Os 18 melhores filmes de época que vão transportar você para o passado


Os filmes de época fazem a gente viajar no tempo: dos tempos de Cristo, período em que se passa o épico Ben-Hur, aos anos 30 do século passado, época retratada em Vestígios do Dia. Há produções dos mais diferentes gêneros, com destaque para os filmes românticos.

1. A Favorita (2018)

Gênero: drama
Época: século XVIII

Em A Favorita, acompanhamos a rotina da corte da rainha Anne da Inglaterra (1665-1714) e os acontecimentos políticos da época. Mas o conflito central do filme são as relações da rainha com sua “favorita”. Com a chegada da baronesa Masham ao palácio, o posto de “favorita” ocupado pela duquesa de Marlborough fica ameaçado.

Das 9 indicações ao Oscar, venceu o de Melhor Atriz (Olivia Colman). Foram 4 indicações ao Globo de Ouro e 11 indicações ao BAFTA.

A Favorita

2. Retrato de uma Jovem em Chamas (2019)

Gênero: romance, drama
Época: século XVIII
Disponível em: Telecine Play

A jovem artista Marianne é contratada por uma mulher para pintar o retrato de sua filha Heloïse, que está em idade de se casar. A ideia é enviar o retrato para um pretendente que vive em Milão. Já que a noiva se recusa a ser pintada, Marianne deverá se passar por sua acompanhante de caminhada se quiser se aproximar de Heloïse.

O longa francês faturou muitos prêmios, dentre os quais o de Melhor Roteiro em Cannes, além de ter sido indicado ao BAFTA e ao Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

Retrato de uma jovem em chamas

3. Shakespeare Apaixonado (1998)

Gênero: comédia romântica
Época: século XVI
Disponível em: Telecine Play

Inspirado na vida do poeta inglês William Shakespeare (1564-1616), o filme mistura fatos reais e fictícios para contar uma história de amor com toques de comédia. Num momento de crise criativa, o poeta acaba se envolvendo com a bela Lady Viola, que sonha em ser atriz.

O filme foi um absoluto sucesso de público e crítica. Ganhou nada menos que 7 Oscars (incluindo o de Melhor Filme) e 3 Globos de Ouro.

Shakespeare Apaixonado

4. Adoráveis Mulheres (2019)

Gênero: drama
Época: século XIX
Disponível em: HBO Go

Adoráveis Mulheres é uma adaptação para o cinema de um livro clássico da escritora Louisa May Alcott. A história, que se passa no século XIX, gira em torno dos conflitos vividos por quatro irmãs num momento de muitas dificuldades e escolhas decisivas.

O filme foi indicado ao Oscar em 6 categorias (venceu na de Melhor Figurino).

Adoráveis Mulheres

5. Colette (2018)

Gênero: drama
Época: início do século XX
Disponível em: Amazon Prime Video

Colette é um drama baseado na história da escritora francesa Gabrielle Colette (1873-1954). O filme explora a descoberta de sua vocação de escritora, abafada pelo patriarcalismo da sociedade francesa e pelo egoísmo do marido. A história de Colette é um marco na luta pela libertação da mulher.

Colette

6. Razão e Sensibilidade (1995)

Gênero: romance, drama
Época: século XIX
Disponível em: HBO Go

Adaptação do romance da escritora inglesa Jane Austen (1775-1817), a história explora o conflito entre duas forças em choque: a razão, simbolizada pelos interesses econômicos, e a sensibilidade, representada pelo amor. No meio disso, estão duas jovens irmãs em plena sociedade inglesa do século XIX.

Foram 7 indicações ao Oscar (venceu na categoria Melhor Roteiro Adaptado) e 11 indicações ao BAFTA (venceu em 3 categorias, incluindo Melhor Filme).

Razão e Sensibilidade

7. Orgulho e Preconceito (2005)

Gênero: romance, drama
Época: século XIX
Disponível em: NOW

O filme é uma adaptação do famoso romance da escritora inglesa Jane Austen publicado em 1813. Na Inglaterra do século XIX, as cinco irmãs da família Bennet estão em idade de se casar, e a mãe não vê a hora de as filhas arranjarem logo um bom marido. A trama gira em torno da relação tumultuada entre Elizabeth e Mr. Darcy, marcada pela atração, pelo orgulho e pelo preconceito de classe.

O filme teve várias indicações ao Oscar, Globo de Ouro e BAFTA.

Orgulho e Preconceito

8. Maurice (1987)

Gênero: drama
Época: século XIX

Dois rapazes têm de lidar com todos os conflitos que envolvem sua paixão proibida. Baseado no romance do escritor britânico E. M. Forster (1879-1970), o filme retrata o conservadorismo e o preconceito numa sociedade onde manter relações homossexuais foi considerado crime até 1967.

O filme ganhou o Leão de Prata no Festiva de Veneza e foi indicado ao Oscar 88 na categoria Melhor Figurino.

Maurice

9. 12 Anos de Escravidão (2013)

Gênero: drama
Época: primeira metade do século XIX

Um homem livre é sequestrado em Washington e vendido como escravo no sul dos Estados Unidos. O filme é uma adaptação do romance autobiográfico do escritor abolicionista Solomon Northup (1808-1863).

Das 9 indicações ao Oscar, o filme faturou 3 estatuetas, dentre as quais a de Melhor Filme.

12 anos de escravidão

10. Gladiador (2000)

Gênero: épico, aventura
Época: ano 180 d.C.
Disponível em: Amazon Prime Video

O imperador Marco Aurélio pretende transmitir ao prestigiado general Maximus o governo do Império Romano. Ao saber disso, o sucessor natural ao trono, Comodo, mata o pai e manda matar Maximus e sua família, mas o general consegue escapar. Capturado por mercadores, Maximus é vendido como escravo e obrigado a lutar nas arenas como gladiador.

Sucesso de crítica e bilheteria, o filme faturou 5 Oscars (incluindo o de Melhor Filme).

Gladiador

11. Lincoln (2012)

Gênero: drama biográfico, guerra
Época: século XIX

O filme mostra os esforços do 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln (1809-1865), para conseguir aprovar no Congresso a 13ª Emenda à Constituição, que aboliu oficialmente a escravidão no país.

O filme está na lista dos filmes com maior número de indicações ao Oscar: 12 no total. Venceu em duas categorias: Melhor Ator (Daniel Day-Lewis) e Melhor Design de Produção.

Lincoln

12. O Tigre e o Dragão (2000)

Gênero: ação
Época: século XIX
Disponível em: Netflix

Esse filme é o exemplo perfeito do gênero cinematográfico chinês conhecido como wuxia, que consiste na mistura de artes marciais com elementos de fantasia. Aliás, o filme tem cenas de luta belíssimas, com movimentos corporais que desafiam as leis da gravidade! Na época da última das dinastias chinesas, o destino de duas mulheres se cruza numa jornada marcada pela vingança e pela honra.

Das 10 indicações ao Oscar, venceu em 4 categorias, dentre as quais Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Direção de Arte. No Globo de Ouro, venceu nas categorias Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Direção.

o tigre e o dragão

13. Ben-Hur (1959)

Gênero: épico
Época: ano 26 d.C.

Um dos maiores clássicos do cinema mundial, o filme narra a história fictícia do príncipe judeu Ben-Hur. Após ser traído pelo governador Massala, seu amigo de infância, Ben-Hur é preso e escravizado, mas promete vingança. A trama se passa em Jerusalém, na época de Jesus Cristo.

Ben-Hur detém o recorde de prêmios no Oscar: 11 estatuetas! Só Titanic e Os Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei igualaram essa façanha.

Ben Hur

14. Emma (2020)

Gênero: comédia
Época: século XIX

Adaptação fiel para o cinema de romance de Jane Austen, Emma conta a história de uma moça bela, rica e arrogante que, embora não pense em se casar, se dedica a cuidar da vida amorosa dos outros. Sim, Emma gasta seu tempo brincando de casamenteira, sem medir os riscos de suas intromissões na vida das pessoas.

Emma

Veja também: melhores filmes atuais de 2020 e 2021

15. O Clã das Adagas Voadoras (2004)

Gênero: ação, romance
Época: ano 859 d.C.

Muito elogiado por sua beleza plástica, O Clã das Adagas Voadoras mescla ação e uma bela história de amor. A trama se passa num período de grande instabilidade política na China. Nesse contexto, dois soldados são enviados como espiões a uma sociedade secreta que ameaça a estabilidade do governo. Mas no meio da missão eles conhecem a bela dançarina Mei, que eles julgam ser filha do chefe do clã.

O Clã das Adagas Voadoras

16. As Loucuras do Rei George (1994)

Gênero: drama biográfico, comédia
Época: passagem do século XVIII para o XIX

O filme narra a história de George III, que governou a Inglaterra de 1760 até a sua morte, em 1820. Dois fatos marcaram o reinado de George: a perda das colônias na América e sua “loucura”, provavelmente causada por um distúrbio hereditário chamado porfiria. Isso fez com que George fosse incapaz de governar o reino na sua última década de vida.

Venceu o Oscar de Melhor Direção de Arte e, das 14 indicações ao BAFTA, venceu em 3 categorias, incluindo Melhor Ator (Nigel Hawthorne).

As loucuras do rei George

17. Elizabeth (1998)

Gênero: drama biográfico
Época: segunda metade do século XVI
Disponível em: Starz Play Amazon Channel

O filme narra a trajetória da rainha Elizabeth I, que governou a Inglaterra entre 1558 e 1603. São retratados os primeiros anos do reinado de Elizabeth, marcados por grandes tensões políticas e religiosas. Nesse cenário turbulento, acompanhamos os enormes desafios que a monarca enfrentou para se manter no poder.

Aclamado pela crítica, o filme teve 6 indicações ao Oscar. Cate Blanchett, que intepretou Elizabeth, levou o Globo de Ouro de Melhor Atriz.

Elizabeth

18. Vestígios do Dia (1993)

Gênero: drama
Época: década de 1930
Disponível em: NOW

Adaptação do livro do Nobel de Literatura Kazuo Ishiguro, a história gira em torno do Sr. Stevens, mordomo de uma mansão aristocrática caracterizado por um rigoroso servilismo. Estamos em plenos anos 30, período de ascensão do nazi-fascismo na Europa. Lorde Darlington, patrão de Stevens, reúne em sua casa adeptos do nazismo. Nesse contexto, chega à casa Mary Keaton, a nova governanta.

O filme foi um sucesso absoluto, recebendo 8 nomeações ao Oscar. Destaque para as atuações impecáveis de Emma Thompson e Anthony Hopkins.

Vestígios do Dia

Gostou dessa lista? Então vai gostar também destes conteúdos: