Os filmes de época fazem a gente viajar no tempo: dos tempos de Cristo, período em que se passa o épico Ben-Hur, aos anos 30 do século passado, época retratada em Vestígios do Dia. Há produções dos mais diferentes gêneros, com destaque para os filmes românticos.
A Favorita (2018)
Gênero: drama
Época: século XVIII
Em A Favorita, acompanhamos a rotina da corte da rainha Anne da Inglaterra (1665-1714) e os acontecimentos políticos da época. Mas o conflito central do filme são as relações da rainha com sua “favorita”. Com a chegada da baronesa Masham ao palácio, o posto de “favorita” ocupado pela duquesa de Marlborough fica ameaçado.
Das 9 indicações ao Oscar, venceu o de Melhor Atriz (Olivia Colman). Foram 4 indicações ao Globo de Ouro e 11 indicações ao BAFTA.
Desejo e Reparação (2007)
Gênero: drama
Época: Século XX
Disponível em: Telecine
Sob a direção do aclamado cineasta Joe Wright, "Desejo e Reparação" narra a impactante história de uma família dilacerada por uma acusação falsa que deixou cicatrizes profundas. No contexto da Segunda Guerra Mundial, Briony Tallis, agora adulta, reflete sobre um momento crucial quando, aos 13 anos, acusou injustamente o filho de uma empregada de um crime que ele não cometera. O motivo? A percepção da afeição entre sua irmã e o jovem homem, desencadeando uma série de eventos que mudariam para sempre o destino de todos os envolvidos.
A Criada (2017)
Gênero: drama, thriller, romance
Época: Século XX
Disponível em: Telecine
Neste aclamado thriller do diretor Park Chan-wook somos transportados para a Coreia da década de 30. Na história, a jovem Sook-Hee é contratada como criada de uma herdeira japonesa que vive sob os olhares do dominante tutor Kouzuki. Sook-hee está ligada ao vigarista Fujiwara, que planeja se casar com a herdeira e interná-la em um hospício. Os planos começam a dar certo, mas a jovem criada começa a nutrir uma amizade e sentimentos maiores pela herdeira.
Anna Karenina (2012)
Gênero: drama
Época: Século XIX
Nesta envolvente adaptação da épica história de Anna Karenina, inspirada na obra do escritor russo Liev Tolstói, as performances brilhantes de Keira Knightley e Jude Law ganham destaque. Anna, casada com Alexei, um influente funcionário do governo, vê sua vida transformada quando consola a cunhada em crise. A atração irresistível entre Anna e o enigmático conde Vronsky desencadeia uma saga de paixão e dilemas morais. Ao tentar buscar o divórcio, ela enfrenta obstáculos inimagináveis, mergulhando em um drama emocional e social inesquecível.
Retrato de uma Jovem em Chamas (2019)
Gênero: romance, drama
Época: século XVIII
Disponível em: Telecine Play
A jovem artista Marianne é contratada por uma mulher para pintar o retrato de sua filha Heloïse, que está em idade de se casar. A ideia é enviar o retrato para um pretendente que vive em Milão. Já que a noiva se recusa a ser pintada, Marianne deverá se passar por sua acompanhante de caminhada se quiser se aproximar de Heloïse.
O longa francês faturou muitos prêmios, dentre os quais o de Melhor Roteiro em Cannes, além de ter sido indicado ao BAFTA e ao Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Estrangeiro.
Shakespeare Apaixonado (1998)
Gênero: comédia romântica
Época: século XVI
Disponível em: Telecine Play
Inspirado na vida do poeta inglês William Shakespeare (1564-1616), o filme mistura fatos reais e fictícios para contar uma história de amor com toques de comédia. Num momento de crise criativa, o poeta acaba se envolvendo com a bela Lady Viola, que sonha em ser atriz.
O filme foi um absoluto sucesso de público e crítica. Ganhou nada menos que 7 Oscars (incluindo o de Melhor Filme) e 3 Globos de Ouro.
Adoráveis Mulheres (2019)
Gênero: drama
Época: século XIX
Disponível em: HBO Go
Adoráveis Mulheres é uma adaptação para o cinema de um livro clássico da escritora Louisa May Alcott. A história, que se passa no século XIX, gira em torno dos conflitos vividos por quatro irmãs num momento de muitas dificuldades e escolhas decisivas.
O filme foi indicado ao Oscar em 6 categorias (venceu na de Melhor Figurino).
Colette (2018)
Gênero: drama
Época: início do século XX
Disponível em: Amazon Prime Video
Colette é um drama baseado na história da escritora francesa Gabrielle Colette (1873-1954). O filme explora a descoberta de sua vocação de escritora, abafada pelo patriarcalismo da sociedade francesa e pelo egoísmo do marido. A história de Colette é um marco na luta pela libertação da mulher.
Razão e Sensibilidade (1995)
Gênero: romance, drama
Época: século XIX
Disponível em: HBO Go
Adaptação do romance da escritora inglesa Jane Austen (1775-1817), a história explora o conflito entre duas forças em choque: a razão, simbolizada pelos interesses econômicos, e a sensibilidade, representada pelo amor. No meio disso, estão duas jovens irmãs em plena sociedade inglesa do século XIX.
Foram 7 indicações ao Oscar (venceu na categoria Melhor Roteiro Adaptado) e 11 indicações ao BAFTA (venceu em 3 categorias, incluindo Melhor Filme).
Orgulho e Preconceito (2005)
Gênero: romance, drama
Época: século XIX
Disponível em: NOW
O filme é uma adaptação do famoso romance da escritora inglesa Jane Austen publicado em 1813. Na Inglaterra do século XIX, as cinco irmãs da família Bennet estão em idade de se casar, e a mãe não vê a hora de as filhas arranjarem logo um bom marido. A trama gira em torno da relação tumultuada entre Elizabeth e Mr. Darcy, marcada pela atração, pelo orgulho e pelo preconceito de classe.
O filme teve várias indicações ao Oscar, Globo de Ouro e BAFTA.
Maurice (1987)
Gênero: drama
Época: século XIX
Dois rapazes têm de lidar com todos os conflitos que envolvem sua paixão proibida. Baseado no romance do escritor britânico E. M. Forster (1879-1970), o filme retrata o conservadorismo e o preconceito numa sociedade onde manter relações homossexuais foi considerado crime até 1967.
O filme ganhou o Leão de Prata no Festiva de Veneza e foi indicado ao Oscar 88 na categoria Melhor Figurino.
12 Anos de Escravidão (2013)
Gênero: drama
Época: primeira metade do século XIX
Um homem livre é sequestrado em Washington e vendido como escravo no sul dos Estados Unidos. O filme é uma adaptação do romance autobiográfico do escritor abolicionista Solomon Northup (1808-1863).
Das 9 indicações ao Oscar, o filme faturou 3 estatuetas, dentre as quais a de Melhor Filme.
Gladiador (2000)
Gênero: épico, aventura
Época: ano 180 d.C.
Disponível em: Amazon Prime Video
O imperador Marco Aurélio pretende transmitir ao prestigiado general Maximus o governo do Império Romano. Ao saber disso, o sucessor natural ao trono, Comodo, mata o pai e manda matar Maximus e sua família, mas o general consegue escapar. Capturado por mercadores, Maximus é vendido como escravo e obrigado a lutar nas arenas como gladiador.
Sucesso de crítica e bilheteria, o filme faturou 5 Oscars (incluindo o de Melhor Filme).
Lincoln (2012)
Gênero: drama biográfico, guerra
Época: século XIX
O filme mostra os esforços do 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln (1809-1865), para conseguir aprovar no Congresso a 13ª Emenda à Constituição, que aboliu oficialmente a escravidão no país.
O filme está na lista dos filmes com maior número de indicações ao Oscar: 12 no total. Venceu em duas categorias: Melhor Ator (Daniel Day-Lewis) e Melhor Design de Produção.
O Tigre e o Dragão (2000)
Gênero: ação
Época: século XIX
Esse filme é o exemplo perfeito do gênero cinematográfico chinês conhecido como wuxia, que consiste na mistura de artes marciais com elementos de fantasia. Aliás, o filme tem cenas de luta belíssimas, com movimentos corporais que desafiam as leis da gravidade! Na época da última das dinastias chinesas, o destino de duas mulheres se cruza numa jornada marcada pela vingança e pela honra.
Das 10 indicações ao Oscar, venceu em 4 categorias, dentre as quais Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Direção de Arte. No Globo de Ouro, venceu nas categorias Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Direção.
Ben-Hur (1959)
Gênero: épico
Época: ano 26 d.C.
Um dos maiores clássicos do cinema mundial, o filme narra a história fictícia do príncipe judeu Ben-Hur. Após ser traído pelo governador Massala, seu amigo de infância, Ben-Hur é preso e escravizado, mas promete vingança. A trama se passa em Jerusalém, na época de Jesus Cristo.
Ben-Hur detém o recorde de prêmios no Oscar: 11 estatuetas! Só Titanic e Os Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei igualaram essa façanha.
Emma (2020)
Gênero: comédia
Época: século XIX
Adaptação fiel para o cinema de romance de Jane Austen, Emma conta a história de uma moça bela, rica e arrogante que, embora não pense em se casar, se dedica a cuidar da vida amorosa dos outros. Sim, Emma gasta seu tempo brincando de casamenteira, sem medir os riscos de suas intromissões na vida das pessoas.
O Clã das Adagas Voadoras (2004)
Gênero: ação, romance
Época: ano 859 d.C.
Muito elogiado por sua beleza plástica, O Clã das Adagas Voadoras mescla ação e uma bela história de amor. A trama se passa num período de grande instabilidade política na China. Nesse contexto, dois soldados são enviados como espiões a uma sociedade secreta que ameaça a estabilidade do governo. Mas no meio da missão eles conhecem a bela dançarina Mei, que eles julgam ser filha do chefe do clã.
As Loucuras do Rei George (1994)
Gênero: drama biográfico, comédia
Época: passagem do século XVIII para o XIX
O filme narra a história de George III, que governou a Inglaterra de 1760 até a sua morte, em 1820. Dois fatos marcaram o reinado de George: a perda das colônias na América e sua “loucura”, provavelmente causada por um distúrbio hereditário chamado porfiria. Isso fez com que George fosse incapaz de governar o reino na sua última década de vida.
Venceu o Oscar de Melhor Direção de Arte e, das 14 indicações ao BAFTA, venceu em 3 categorias, incluindo Melhor Ator (Nigel Hawthorne).
Elizabeth (1998)
Gênero: drama biográfico
Época: segunda metade do século XVI
Disponível em: Starz Play Amazon Channel
O filme narra a trajetória da rainha Elizabeth I, que governou a Inglaterra entre 1558 e 1603. São retratados os primeiros anos do reinado de Elizabeth, marcados por grandes tensões políticas e religiosas. Nesse cenário turbulento, acompanhamos os enormes desafios que a monarca enfrentou para se manter no poder.
Aclamado pela crítica, o filme teve 6 indicações ao Oscar. Cate Blanchett, que intepretou Elizabeth, levou o Globo de Ouro de Melhor Atriz.
Vestígios do Dia (1993)
Gênero: drama
Época: década de 1930
Disponível em: NOW
Adaptação do livro do Nobel de Literatura Kazuo Ishiguro, a história gira em torno do Sr. Stevens, mordomo de uma mansão aristocrática caracterizado por um rigoroso servilismo. Estamos em plenos anos 30, período de ascensão do nazi-fascismo na Europa. Lorde Darlington, patrão de Stevens, reúne em sua casa adeptos do nazismo. Nesse contexto, chega à casa Mary Keaton, a nova governanta.
O filme foi um sucesso absoluto, recebendo 8 nomeações ao Oscar. Destaque para as atuações impecáveis de Emma Thompson e Anthony Hopkins.
Veja também:
- Filmes para chorar como se estivesse cortando cebola
- Melhores filmes para assistir na Netflix quando não sabe o que ver
- Melhores filmes de ação de todos os tempos (dos clássicos aos pipoca)
- Melhores filmes medievais de todos os tempos
- Os melhores filmes de romance disponíveis para assistir hoje!
- Os melhores filmes de romance na Netflix
- Os melhores filmes para assistir no Youtube