Os 23 melhores filmes de terror antigos para assistir hoje


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural

Se você é fã de filmes de terror, deve saber que vários clássicos do gênero são ótimas opções para quando você quer levar um bom susto e se entreter com uma história bem contada. Pensando nisso, selecionamos alguns dos melhores e mais aclamados filmes de terror antigos para você assistir hoje mesmo.

Psicose (1960)

Psicose

Temas: terror psicológico, assassinato, mistério.

Obra prima mais conhecida de Alfred Hitchcock, Psicose é um dos mais aclamados filmes de terror psicológico da história do cinema. A história foi baseada em um caso real e adaptado do livro de mesmo nome do escritor Robert Bloch. Ele segue a história de uma secretária que rouba 40 mil dólares da empresa que trabalha. Marion foge com o pacote de dinheiro e acaba tendo que se hospedar em um decadente motel, onde é recepcionada por um tímido e estranho rapaz chamado Norman Bates.

O Iluminado (1980)

O Iluminado

Temas: terror psicológico, sobrenatural.

Um dos filmes de terror mais influentes da história do cinema, O Iluminado é baseado na obra literária de Stephen King e foi adaptado pelo lendário diretor Stanley Kubrick. A história acompanha Jack, um escritor que se muda para um antigo hotel no Colorado com seu filho e sua esposa. O isolamento causado pelo inverno torna Jack cada vez mais psicótico e perigoso, enquanto seu filho começa a ter visões sobre o passado do hotel e as maldições que ali habitam.

O Enigma do Outro Mundo (1982)

O Enigma do Outro Mundo

Temas: terror, ficção científica.

Este clássico cult dos anos 80 foi altamente criticado quando lançado, mas ganhou uma legião de fãs quando a versão em VHS chegou ao público. O filme mistura o melhor dos gêneros de terror e ficção científica para contar uma macabra história envolvendo alienígenas. O filme se passa na Antártida, onde doze homens isolados se deparam com um organismo alienígena que possui o poder de dominar e assimilar a sua vítima, se tornando uma cópia perfeita da pessoa.

Nosferatu (1922)

Nosferatu

Temas: terror, vampiro, drama, mudo.

Se você é fã dos filmes de terror, por que não conhecer suas origens? Nosferatu é considerado um dos primeiros filmes do gênero, sendo uma das mais conhecidas obras do diretor alemão F.W. Murnau. O filme conta a história de um vampiro milenar que acaba se atraindo pela esposa de um agente imobiliário. Ao longo da história, ele vai levar o horror e o pânico para a cidade de Bremen, na Alemanha.

Drácula (1931)

Drácula

Temas: terror, vampiro, mudo.

O romance gótico Drácula já foi adaptado inúmeras vezes ao longo da história do cinema e uma das primeiras adaptações se tornou uma referência para os filmes de vampiro. Dirigido por Tod Browning, o filme apresenta a história do conde vampiro que em Londres transforma uma jovem em vampira após beber o seu sangue. O pai de sua próxima vítima, no entanto, se chama Van Helsing, um especialista em vampiros que vai caçá-lo a todo custo.

O Bebê de Rosemary (1968)

O Bebê de Rosemary

Temas: terror psicológico, mistério, sobrenatural.

Mia Farrow estrela este filme que é considerado uma das maiores obras de terror de todos os tempos. Dirigido por Roman Polanski, o filme acompanha a macabra jornada de um casal que se muda para um antigo edifício em Nova York. Quando engravida, Rosemary percebe que acontecimentos estranhos envolvendo os vizinhos tem ligação com seu filho: uma seita deseja que ela dê à luz ao filho das trevas.

O Exorcista (1973)

O Exorcista

Temas: terror, sobrenatural, exorcismo.

Diversos acontecimentos estranhos e macabros aconteceram durante e após as filmagens deste clássico dos filmes de terror. Tudo isso, tornou a lenda do filme ainda mais instigante para os fãs do gênero. O Exorcista foi baseado em um caso real de exorcismo que aconteceu em 1949 nos Estados Unidos. O filme conta a história de uma atriz que acredita que sua filha de 12 anos está possuída pelo demônio e pede ajuda de um sacerdote para realizar um exorcismo.

O Massacre da Serra Elétrica (1974)

O Massacre da Serra Elétrica

Temas: terror, serial killer.

Este clássico cult do gênero de terror se tornou um verdadeiro fenômeno quando lançado na década de 70, apesar do baixo orçamento da produção. Levemente baseado nos crimes em série do assassino Ed Gein, o filme conta a história de um grupo de jovens que acabam entrando no caminho de uma família, cujo filho utiliza uma serra elétrica para assassinar suas vítimas. O personagem Leatherface é, sem dúvida, um dos mais lendários personagens de filmes de terror e reconhecido mundialmente por sua macabra máscara feita de pele humana.

Carrie, a Estranha (1976)

Carrie, a Estranha

Temas: terror, sobrenatural.

Considerado por muitos como uma das melhores adaptações de uma história de Stephen King, Carrie, a Estranha foi um verdadeiro marco no gênero de terror quando lançado na década de 1970, sendo aclamado tanto pela crítica especializada quanto pelo público. O filme apresenta a história de uma jovem reprimida em casa pela mãe e que sofre com os abusos psicológicos dos seus colegas de escola. Quando os estudantes pregam uma peça em Carrie, ela utiliza seus poderes telecinéticos para vingança.

Suspiria (1977)

Suspiria

Temas: terror, mistério, sobrenatural, assassinato.

Este filme italiano se tornou um verdadeiro clássico entre os filmes de terror sendo amplamente cultuado ao redor do mundo pelos fãs do gênero. É considerado um dos filmes mais importantes dentro da filmografia de Dario Argento e conta a história de uma jovem estudante de dança que se muda para uma conceituada academia alemã. Lá, a jovem descobre que a velha mansão guarda segredos obscuros e acontecimentos macabros acontecem com a sua chegada.

Halloween - O Regresso do Mal (1978)

Halloween - O Regresso do Mal

Temas: terror, serial killer.

Michael Myers talvez seja o personagem de serial killer mais aclamado de todos os tempos, não à toa, a franquia Halloween já possui um total de 11 filmes e outras sequências serão lançadas nos próximos anos. No primeiro filme da saga, O Regresso do Mal, conhecemos a primeira história de Myers, que quando tinha seis anos matou sua irmã na noite do dia das bruxas. Anos depois, ele foge do hospital psiquiátrico e retorna para sua cidade para continuar sua jornada sanguinária.

Alien: O Oitavo Passageiro (1979)

Alien: O Oitavo Passageiro

Temas: terror, ficção científica, alienígenas.

Poucos filmes de terror receberam uma aclamação tão grande da crítica especializada quanto Alien, que chegou a ganhar o Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 1980. O filme conta a história de astronautas que recebem um estranho sinal após retornarem à Terra. O embrião de um alienígena extremamente perigoso agora está entre os cientistas e sua sede de morte colocará a vida de todos em perigo.

À Meia Noite Levarei sua Alma (1964)

À Meia Noite Levarei sua Alma

Temas: terror, sobrenatural.

Não poderíamos deixar de fora ao menos um filme do aclamado José Mojica Marins, mais conhecido pelo seu icônico personagem, Zé do Caixão. Neste filme, acompanhamos a primeira parte da história do sadístico coveiro, que deseja mais do que tudo ter um filho perfeito. Sua mulher não consegue engravidar e ele viola a esposa de seu melhor amigo, que acaba tentando se suicidar para levar a alma de Zé do Caixão ao mundo dos mortos.

Tubarão (1975)

Tubarão

Temas: terror, mistério.

Dentro da extensa filmografia de Steven Spielberg, temos um dos filmes de terror e suspense mais bem construídos da história do cinema. Com a impecável trilha sonora de John Williams, o filme se tornou um dos maiores clássicos do gênero de terror e suspense e continua a ser lembrado como um dos melhores filmes já realizados por Spielberg.

O Gato Preto (1968)

O Gato Preto

Temas: terror, sobrenatural.

Também conhecido como Kuroneko, este filme japonês de Kaneto Shindo é uma adaptação de um conto folclórico asiático sobre fantasmas e acontecimentos sobrenaturais. A história se passa no período medieval japonês, onde samurais violam e matam duas mulheres indefesas. Quando retornam ao local do crime para se livrarem de seus corpos, descobrem que as mulheres se transformaram em espíritos cruéis com sede de vingança.

A Hora do Pesadelo (1984)

A Hora do Pesadelo

Temas: terror, serial killer.

Um dos maiores clássicos do gênero slasher (filmes de terror com serial killers), A Hora do Pesadelo é o primeiro filme desta grande franquia que continua agradando os fãs do gênero de terror. Neste filme, somos apresentados pela primeira vez ao temível Freddy Krueger, que consegue invadir os sonhos de adolescentes para cometer assassinatos. A única escapatória para eles é ficarem acordados, o que não é uma tarefa fácil.

Poltergeist - O Fenômeno (1982)

Poltergeist - O Fenômeno

Temas: terror, sobrenatural.

Um dos maiores sucessos comerciais da década de 1980, Poltergeist tem a fama de ser um filme amaldiçoado devido a morte de várias pessoas que estavam associadas na produção do filme. Dirigido por Steven Spielberg, o filme conta a história de uma família que começa a perceber manifestações sobrenaturais em sua casa, culminando no desaparecimento da filha mais nova através do aparelho de televisão.

O Brinquedo Assassino (1988)

O Brinquedo Assassino

Temas: terror, sobrenatural, assassinato.

Várias histórias de terror envolvendo brinquedos infantis assassinos e amaldiçoados já foram criadas ao longo da história, mas o personagem de Chuck é, sem dúvida, um dos mais emblemáticos. No primeiro filme desta franquia de grande sucesso, somos apresentados ao serial killer Charles Lee Ray, que antes de morrer consegue transferir sua alma para um boneco. Quando uma criança recebe este boneco de presente, ele tenta alertar às pessoas que ele está vivo. O intuito de Chuck é transferir sua alma para o corpo do menino, que agora corre grande perigo.

Sexta-Feira 13 (1980)

Sexta-Feira 13

Temas: terror, serial killer.

Um programa de televisão, jogos de videogame, histórias em quadrinho e doze filmes fazem parte da celebrada franquia de terror Sexta-Feira 13. O primeiro filme desta saga é um verdadeiro clássico do gênero e nos apresenta a história de assassinatos em massa em um acampamento. Mesmo após a morte de um casal de jovens anos antes no local, novos monitores resolvem retornar ao acampanmento e um por um acaba sendo violentamente assassinado.

A Noite dos Mortos Vivos (1968)

A Noite dos Mortos Vivos

Temas: terror, ficção científica, sobrenatural.

Apesar do baixo orçamento, este filme teve um grande impacto na cultura popular dos Estados Unidos por apresentar, por meio de simbolismos, críticas contra a situação política e cultural da época. Quando um satélite cai na Terra trazendo uma poderosa radiação capaz de trazer os mortos de volta à vida, um grupo de pessoas terá uma aterrorizante noite ao tentar escapar dos mortos vivos comedores de gente.

Museu de Cera (1953)

Museu de Cera

Temas: terror, mistério, assassinato.

Histórias macabras relacionadas a museus de cera foram exploradas inúmeras vezes ao longo da história do cinema, sendo o mais recente, o filme A Casa de Cera, de 2005. O filme de 1953, contudo, consegue ser mais assustador e melhor construído para os fãs do gênero de terror. Na história, acompanhamos dois sócios de um museu de cera, que entram em conflito e um deles acaba incendiando o local para receber o dinheiro do seguro. O outro aparentemente morreu no incêndio, mas logo descobrimos que ele está vivo e agora produz estátuas de cera através de pessoas que assassinou.

A Mosca (1986)

A Mosca

Temas: terror, ficção científica, monstros.

Neste clássico filme de terror e ficção científica estrelado por Jeff Goldblum e Geena Davis, acompanhamos a história de um excêntrico cientista que está criando uma máquina de teletransporte. Quando tenta fazer um experimento em si, uma mosca entra no aparelho e o seu DNA acaba se fundindo com o do inseto, o que faz com que o cientista comece a se transformar em um terrível monstro.

Os Inocentes (1961)

Os Inocentes

Temas: terror psicológico, sobrenatural.

Este filme britânico da década de 60 reúne o melhor do terror psicológico para criar uma grande história sobrenatural que te dá medo do começo ao fim. Baseado no livro do escritor Henry James, o filme conta a história de uma governanta que é contratada para trabalhar em uma propriedade aristocrata rural da Inglaterra. Mistérios que assolam o local começam a se manifestar em seus sonhos, como a visão da antiga governanta da casa que havia sido assassinada por um ser misterioso.

Veja também:

Atualizado em
Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa e especialista em produção e crítica cultural pela PUC Minas. Atualmente é mestrando em comunicação, arte e cultura pela Universidade do Minho e apaixonado por cinema clássico, séries, musicais, livros e bons papos.