Os 25 melhores filmes adolescentes de todos os tempos!


Seja na música, na moda, nas gírias ou dentro de um contexto social específico, filmes adolescentes costumam refletir alguns dos aspectos mais importantes dos jovens de uma determinada época. Selecionamos títulos que se tornaram clássicos do cinema e as mais recentes produções que exploram o interessante período da adolescência!

Clube dos Cinco (1985)

John Hughes dirigiu diversos filmes que marcaram a geração de adolescentes dos anos 80. Contudo, nenhum é tão memorável quanto Clube dos Cinco, uma comédia dramática adolescente que explora as inseguranças, dificuldades e pensamentos de jovens durante este delicado período de amadurecimento. A premissa é simples: cinco adolescentes com personalidades muito diferentes devem passar um sábado em detenção na escola e escreverem uma redação sobre eles mesmos.

Trailer:

Gênero: Comédia dramática.
Impacto do filme: Clube dos Cinco se tornou um dos maiores clássicos adolescentes de todos os tempos ao analisar as complexidades deste período de amadurecimento. Ele foi homenageado 20 anos depois de sua estréia no MTV Movie Awards de 2015 com o prêmio Silver Bucket of Excellence Award.

As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

Inspirado no clássico romance de Jane Austen, Emma, As Patricinhas de Beverly Hills foi um filme que teve um imenso impacto na cultura jovem e na moda dos anos 90. O filme conta a história de uma adolescente rica chamada Cher. Com boas intenções, a jovem tenta ajudar as pessoas a sua volta: fazer com que seus professores encontrem o amor, repaginar o estilo de uma estudante nova e cuidar de seu pai viúvo. Contudo, seus relacionamentos pessoais vão fazê-la questionar sobre os motivos e os problemas de suas atitudes.

Filme As Patricinhas de Bervelly Hills

Gênero: Comédia romântica.
Impacto do filme: Em uma época em que o estilo grunge dominava a cena mundial, este filme apresentou para uma nova geração um estilo de moda sofisticado de roupas de grife com marcas que seriam cultuadas também pelos adolescentes após o seu lançamento.

10 Coisas que eu Odeio em Você (1999)

Nomes de peso como Heath Ledger, Julia Stiles e Joseph Gordon-Levitt ainda nem eram conhecidos quando 10 Coisas que eu Odeio em Você foi lançado. No entanto, eles iriam atingir grande sucesso devido a esta deliciosa comédia romântica para os adolescentes do final dos anos 90. A história é baseada nos personagens da peça de William Shakespeare, A Megera Domada.

Filme 10 Coisas que eu Odeio em Você

Gênero: Comédia romântica.
Impacto do filme: Com diversas referências à Shakespeare e uma forte protagonista feminina, o filme continua a se destacar no gênero por abordar temas como feminismo e repressão parental.

Meninas Malvadas (2004)

Com roteiro da comediante Tina Fey (Saturday Night Live), Meninas Malvadas conta a história de uma adolescente que cresceu na África. Cady nunca estudou em uma escola e vê sua vida ser transformada quando seus pais se mudam com ela para os Estados Unidos. No filme, Cady conhece os clássicos “grupinhos” do ensino médio norte-americano e se vê presa em uma vingança de seus dois amigos contra as garotas mais populares do colégio.

Filme Meninas Malvadas

Gênero: Comédia.
Impacto do filme: O filme se tornou um verdadeiro símbolo cult para a geração dos anos 2000. Diversas referências do filme acabaram se transformando em gírias entre os jovens e o roteiro foi adaptado para um musical da Broadway em 2018.

Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Um adolescente decide matar aula e curtir um dia muito louco na cidade de Chicago na companhia de seu melhor amigo, de sua namorada e de uma Ferrari. As mentiras contadas por Ferris Bueller vão virar uma verdadeira bola de neve e o dia será muito mais surpreendente do que ele havia planejado.

Filme Curtindo a Vida Adoidado

Gênero: Comédia dramática, aventura.
Impacto do filme: O filme que levou Matthew Broderick ao estrelato é ainda uma grande referência pelo seu roteiro que explora a diversidade de pensamentos dos adolescentes e cenas marcantes como a famosa cena musical no final do longa.

Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)

Primeiro filme que alavancou a carreira do diretor Richard Linklater (Boyhood), Jovens, Loucos e Rebeldes conta a história de um grupo de adolescentes no curso do último dia de aulas do ensino médio no ano de 1976. O filme apresentou ao grande público uma nova geração de atores ainda desconhecidos como Ben Affleck, Milla Jovovich e Matthew McConaughey.

Filme Jovens, Rebeldes e Loucos

Gênero: Comédia.
Impacto do filme: Com este filme, Linklater teve um grande impacto no que seria mais tarde conhecido como o gênero "hangout comedy", que poderia ser traduzido como "comédias de sair pra curtir". Este sub-gênero apresenta um grupo de pessoas apenas curtindo alguns momentos em um período de tempo.

Fora de Série (2019)

Filme de estreia da atriz Olivia Wilde como diretora, Booksmart é um dos mais aclamados filmes adolescentes dos últimos anos. Ele conta a história de duas amigas que focaram o ensino médio em tirar boas notas e ficaram longe de confusão para entrarem na universidade dos sonhos. Quando descobrem no último dia de aula que mesmo os alunos mais festeiros da escola também tinham entrado em universidades prestigiadas, elas decidem fazer de sua última noite a mais memorável possível.

Trailer:

Gênero: LGBT,Comédia.
Impacto do filme: O filme conta com duas protagonistas femininas fortes (uma delas lésbica) e um roteiro que desafia as questões das amizades contemporâneas e a pressão das escolas norte-americanas em relação ao ingresso em faculdades de elite.

Dope: Um Deslize Perigoso (2015)

Os altos e baixos de um grupo de adolescentes negros nos Estados Unidos é apresentado neste aclamado filme de Rick Famuyiwa. Na história, Malcolm é um jovem nerd obcecado por hip hop e que tem o sonho de estudar na prestigiada Universidade de Harvard.

Trailer:

Gênero: Comédia dramática.
Impacto do filme: Dope apresenta as dificuldades sociais enfrentadas pelos adolescentes negros norte-americanos devido ao contexto que podem estar inseridos, tais como bairros perigosos e a constante ameaça policial.

Lady Bird (2017)

Uma delicada história de amadurecimento e sobre os relacionamentos entre adolescentes e seus pais. Lady Bird é uma menina que sonha em ir para uma universidade em Nova York e pensa detestar sua cidade natal, Sacramento, na Califórnia. Em seu último ano do ensino médio, ela vai ter seus relacionamentos colocados à prova, enquanto tenta navegar para a próxima etapa de sua vida.

Trailer:

Gênero: Comédia dramática.
Impacto do filme: Escrito e dirigido por Greta Gerwig, o filme é uma carta de amor à cidade onde a diretora cresceu. Gerwig foi indicada ao Oscar de melhor direção pelo filme. Apenas cinco mulheres foram indicadas nessa categoria até hoje e apenas Kathryn Bigelow recebeu a estatueta.

Cooley High (1975)

Este clássico filme adolescente dos anos 70 pode não ser tão conhecido por um grande público, mas seu impacto foi grande quando lançado, ajudando a moldar centenas de histórias similares centradas no ensino médio que surgiriam a partir daí. Essa comédia dramática narra a história dos melhores amigos Leroy "Preach" Jackson e Richard "Cochise" Morris enquanto navegam esta fase de amadurecimento e diversão.

Filme Cooley High

Gênero: Comédia dramática.
Impacto do filme: Em um período onde a população negra dos Estados Unidos era retratada de forma violenta e estereotipada nos filmes, Cooley High colocou seus personagens em situações corriqueiras, apresentando complexidade e aspirações a cada um deles.

Dirty Dancing - Ritmo Quente (1987)

Um filme com um orçamento baixo que estourou nas bilheterias do mundo todo quando lançado no final dos anos 80. Dirty Dancing conta a história de Frances, também conhecida como Baby. A jovem passa todo verão com a família em um resort nas montanhas de Nova York. Baby vai conhecer e se aproximar dos funcionários do local e desenvolver um intenso relacionamento com um dançarino de ritmo quente.

Filme Dirty Dancing

Gênero: Drama musical.
Impacto do filme: Com uma trilha sonora cultuada até os dias de hoje, Dirty Dancing influenciou uma geração de pessoas, especialmente ao levar para o cinema uma dança sensual que até então era marginalizada. A cena final do filme é até hoje uma grande referência no cinema e na televisão que já foi reproduzida inúmeras vezes.

Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978)

John Travolta e Olivia Newton-John estrelam este musical que marcou uma geração de adolescentes nos anos 70 e continua a encantar uma nova geração com suas músicas energéticas. Grease conta a história de Sandy e Danny, que viveram uma bela história de amor em um verão. O que Danny não sabia era que a menina por quem se apaixonou iria frequentar a mesma escola que ele no semestre seguinte. Ele vai ter que conciliar a fama de bad boy que passa na frente dos amigos e o amor que nutre por Sandy.

Filme Grease

Gênero: Musical.
Impacto do filme: Baseado na peça musical de 1971, Grease deu uma nova vida ao gênero musical que tinha sido parcialmente esquecida desde a Era de Ouro de Hollywood. As performances se tornaram um clássico do cinema e a história toca em assuntos delicados, tal como o aborto.

Loucuras de Verão (1973)

Antes de Star Wars, o aclamado diretor George Lucas dirigiu este filme adolescente baseado em suas próprias experiências de juventude nos anos 60. O filme segue um grupo de adolescentes em sua última noite do recesso de verão. Relacionamentos, festas e muito Rock & Roll envolve os cenários de luzes de néon e os coloridos carros que estes jovens dirigem ao longo da trama.

Filme Loucuras de Verão

Gênero: Comédia.
Impacto do filme: O filme retrata com maestria um momento único dos Estados Unidos, onde a mudança na política, economia e cultura iria mudar drasticamente em apenas alguns anos. George Lucas também consegue capturar o clima de nostalgia que hoje é muito comum em filmes de época na visão da adolescência.

Juventude Transviada (1955)

Como era ser um adolescente nos anos 50? Este período foi marcado pelo fim da Segunda Guerra Mundial, no qual os jovens estavam sob um clima de grande pressão e traumas. Em Juventude Transviada temos uma das melhores performances de um dos atores mais emblemáticos de Hollywood, James Dean. Ele vive a história de um adolescente problemático que se muda com a família para Los Angeles. Os problemas familiares, as paixões que surgem e as confusões que causa na nova cidade são retratadas de maneira crua e realista.

Filme Juventude Transviada

Gênero: Drama.
Impacto do filme: O penúltimo filme da vida de James Dean se transformou na maior referência de seu estilo rebelde. Seus figurinos e atitudes transgressoras iriam transformar e influenciar uma geração de adolescentes nos anos 60, em especial, após a ascensão dos Beatles.

Digam o que Quiserem (1989)

Se você já viu um jovem segurando um rádio sobre a cabeça e se declarando para uma garota, saiba que a referência da cena está em um dos mais emblemáticos filmes adolescentes do final dos anos 80, Digam o que Quiserem. O filme conta a história do relacionamento entre Lloyd Dobler (John Cusack) e Diane Court (Ione Skye), sendo o filme de estreia do aclamado diretor Cameron Crowe de Quase Famosos e Jerry Maguire.

Filme Diga o que Quiserem

Gênero: Comédia romântica.
Impacto do filme: O roteiro afiado de Digam o que Quiserem continua a ser o ponto mais forte deste filme, mas a cena final, onde John Cusack segura um rádio sobre a cabeça para se declarar para seu par romântico é sem dúvida a maior influência. A cena foi reproduzida e reimaginada inúmeras vezes na cultura pop.

Com Amor, Simon (2018)

Baseado no livro Simon e a Agenda Homo Sapiens, Com Amor Simon, foi um grande marco na história do cinema norte-americano, sendo o primeiro filme de um grande estúdio de Hollywood com um protagonista gay. Na história, as dificuldades de Simon em assumir sua sexualidade para a família e os amigos se tornam ainda mais complicadas quando um colega de classe o chantageia para se aproximar de sua melhor amiga.

Trailer:

Gênero: LGTB, comédia romântica, drama.
Impacto do filme: Além de ser o primeiro filme com um protagonista gay realizado por um grande estúdio de cinema, Com Amor, Simon se destaca pela delicadeza em revelar as dificuldades da saída do armário entre os adolescentes e as micro agressões que essa população sofre dentro da família e do círculo de amigos.

Atração Mortal (1988)

O suspense e a comédia se misturam neste clássico filme cult estrelado por Winona Ryder. Veronica Sawyer está no círculo de amizades de três meninas más do colégio. Todas se chamam Heathers e tornam a vida dela um verdadeiro inferno. Quando Veronica conhece o rebelde JD, ela vê uma oportunidade para vingança. O filme foi redescoberto por uma nova geração de adolescentes após a adaptação da história para um musical.

Filme Atração Mortal

Gênero: Comédia, suspense.
Impacto do filme: Heathers é uma comédia sombria que revela de forma exagerada a raiva e frustração adolescente. Em anos recentes, o filme teve uma adaptação musical que se tornou um fenômeno mundial e a história também foi adaptada para uma série de televisão em 2018.

A Mentira (2010)

Até que ponto uma mentira disseminada em uma escola pode afetar a vida de um adolescente? Em A Mentira, conhecemos a garota certinha Olive, que acaba mentindo sobre ter perdido a virgindade. Quando a mentira é espalhada por toda a escola, ela vê que os julgamentos das pessoas é pior do que ela poderia imaginar e, como resposta, decide se comportar como uma rebelde.

Trailer:

Gênero: Comédia romântica.
Impacto do filme: Emma Stone se tornou uma das mais reconhecidas atrizes quando A Mentira foi lançado. O filme quebrou estereótipos dos personagens e histórias adolescentes pelo humor peculiar da protagonista e Stone foi indicada ao Globo de Ouro pelo papel.

Donnie Darko (2001)

Os irmãos Jake Gyllenhaal e Maggie Gyllenhaal estrelam este filme adolescente sobre viagem no tempo que se tornou um verdadeiro fenômeno cult no começo dos anos 2000. Com uma estética que homenageia alguns filmes dos anos 80, como ET - O Extraterrestre e Goonies, o filme aborda questões sobre física quântica, buracos de minhoca e transtornos psicológicos em um formato de suspense e mistério.

Trailer:

Gênero: Suspense, drama.
Impacto do filme: As teorias para explicar o roteiro de Donnie Darko apareceram desde o lançamento do filme, e elas continuam a interessar as pessoas. O filme se tornou um verdadeiro símbolo cult e sua referência na cultura pop continua amplamente forte.

O Ódio que Você Semeia (2018)

A violência policial contra a população negra é revelada neste filme sob o olhar de Starr, uma adolescente que presencia o assassinato de seu melhor amigo por um policial branco. Em meio a chantagens e discussões sobre as questões raciais que incendeiam o bairro onde o crime aconteceu, Starr vai usar sua voz para um movimento de protesto contra a violência.

Trailer:

Gênero: Drama.
Impacto do filme: As tensões e injustiças raciais que acontecem no mundo foram exploradas de forma intensa neste filme. Assim como no livro do qual o roteiro foi baseado, o filme também abriu muitas discussões sobre a violência policial nos Estados Unidos.

Juno (2007)

O delicado filme independente Juno faz uma análise sensível sobre as questões da gravidez na adolescência e a possibilidade do aborto. Na história, Juno é uma jovem de 16 anos que fica grávida de seu namorado e vai tentar enfrentar os dilemas de sua escolha.

Trailer:

Gênero: Comédia dramática.
Impacto do filme: Juno foi um filme adolescente de uma produtora independente que conseguiu ser indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2008 por contar uma história intimista e dar voz à personagens interessantes e complexos. A película levou ainda a estatueta de melhor roteiro original no ano.

A Garota de Rosa-Shocking (1986)

Molly Ringwald, John Cryer e Andrew McCarthy estrelam nesta divertida comédia romântica que reuniu alguns dos maiores nomes dos filmes adolescentes dos anos 80. O filme conta a história de Andie, uma garota de classe mais baixa em seu colégio que acaba em um relacionamento com um garoto rico e popular. Contudo, o relacionamento é reprovado pelos melhores amigos de ambas as partes.

Filme A Garota de Rosa-Shocking

Gênero: Comédia romântica.
Impacto do filme: Molly Ringwald se tornou um ícone adolescente nos anos 80 por diversos papéis de destaque incluindo A Garota de Rosa Shocking. O filme teve um impacto positivo ao apresentar uma personagem com baixa renda que conseguia transformar roupas antigas em incríveis peças modernas para a época. Hoje, esta prática é bastante comum entre muitos adolescentes.

Nick & Norah - Uma Noite de Amor e Música (2008)

A música independente dominou os anos 2000 com bandas como The Strokes e Kings of Leon se tornando muito populares. O filme estrelado por Michael Cera e Kat Dennings tenta apresentar o clima deste gênero, onde o melhor presente entre os adolescentes da época era fazer um CD pirata com a seleção das melhores músicas. Na história, uma banda independente de Nova York vai tocar em um local secreto da cidade, e um grupo de amigos passa a noite tentando descobrir onde o show vai acontecer.

Filme Nick & Norah

Gênero: Comédia romântica.
Impacto do filme: Essa trama adolescente de 2008 se transformou em um verdadeiro símbolo cult para quem era jovem na metade dos anos 2000. A trilha sonora também revelou artistas independentes e atores ainda desconhecidos ao grande público.

As Vantagens de ser Invisível (2012)

Escrito e dirigido pelo autor do livro, As Vantagens de Ser Invisível toca em assuntos delicados da adolescência: ansiedade, depressão, traumas e desafios sociais. Na história, acompanhamos Charlie, um tímido garoto que regressa às aulas após o suicídio de seu melhor amigo. Ele vai encontrar em um novo círculo social, alguns motivos para voltar a sorrir e se arriscar mais na vida.

Trailer:

Gênero: Comédia dramática.
Impacto do filme: Questões como o trauma e a saúde mental foram abordados com delicadeza neste filme de Stephen Chbosky. As Vantagens de Ser Invisível é também uma bonita homenagem a estética dos anos 90.

Footloose (1984)

Já imaginou viver em uma cidade onde a dança é proibida? Para Ren McCormack isso também seria um absurdo. Estrelado por Kevin Bacon, Footloose é um clássico filme adolescente que conta a história de uma cidade onde existe grande repressão sobre os jovens. Quando o rebelde Ren se muda para lá, ele vai desafiar as leis da cidade e tentar mostrar uma nova vida às pessoas que conhece ao longo do caminho.

Filme Footloose

Gênero: Comédia musical.
Impacto do filme: Este foi um dos primeiros filmes de Kevin Bacon e o seu papel mais importante até então. Diversas referências a este clássico continuam sendo incorporadas na cultura pop e uma nova versão do filme ganhou uma repaginada em 2011.

Veja também: