30 filmes para chorar na Netflix em 2022: dos atuais aos clássicos


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural

Prepare a pipoca e os lencinhos. Separamos uma lista com alguns dos melhores filmes para chorar que estão disponíveis na Netflix em 2022.

São filmes emocionantes e comoventes, entre clássicos e atuais que são garantia de um bom choro. Entre os gêneros, temos dramas, romances, comédias dramáticas e filmes épicos de guerra e fantasia.

Milagre na Cela 7 (2019)

Milagre na Cela 7 conta a história de um pai solteiro com deficiência mental que é acusado de matar a filha de um militar. O poder do amor que sente pela filha e os novos relacionamentos feitos na prisão serão fundamentais para ele superar as adversidades.

Trailer:

Direção: Mehmet Ada Öztekin
Gênero: Drama

Para chorar do começo ao fim! Este filme turco está em alta para quem procura uma história emocionante e com choro garantido.

Milagre Azul (2021)

Estrelado por Dennis Quaid e Jimmy Gonzales, Milagre Azul conta a história real de um grupo de órfãos que está prestes a perder o abrigo onde moram após a passagem de um furacão na região. O dono da instituição, Papa Omar, vai entrar em uma competição de pesca ao lado do rabugento marinho Wade para ganhar um prêmio que poderá mudar a vida das crianças.

Trailer:

Direção: Julio Quintana
Gênero: Drama, Baseado em fatos reais.

Este longa metragem apresenta o poder da caridade e da luta em conjunto pelo bem.

Como Pétalas que Caem (2022)

O emocionante filme japonês “Como Pétalas que Caem” é baseado no webtoon de grande sucesso chamado “My Lover, Like Cherry Blossoms”, de Uyama Keisuke. Na história, quando Haruto Asakura conhece a charmosa Misaki Ariake em um salão de beleza, um acidente faz com que os dois criem uma conexão intensa. Após se apaixonarem um pelo outro, Misaki descobre que possui uma doença rara, o que vai colocar à prova o amor de Uyama por ela.

Como Pétalas que Caem

Direção: Yoshihiro Fukagawa
Gênero: romance, drama.

Um emocionante filme de romance que vai te cativar do começo ao fim, além de arrancar boas lágrimas com a delicada história.

A Caminho de Casa (2019)

Se você ama filmes emocionantes que possuem cachorros como protagonistas, o filme “A Caminho de Casa” é uma excelente opção para você assistir hoje. Na história, um estudante de medicina veterinária resgata uma cachorrinha de rua que acaba se tornando uma parte importante da sua família. No entanto, a cachorrinha acaba se perdendo dos novos donos quando eles se mudam para uma nova casa. Agora, a cadelinha vai enfrentar uma grande aventura ao tentar retornar para casa.

A Caminho de Casa

Direção: Charles Martin Smith
Gênero: cachorro, drama.

Um excelente filme que revela a conexão entre os animais de estimação e os seus donos.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Um dos filmes LGBT+ brasileiros mais aclamados pelo público e pela crítica especializada, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” é a versão estendida do curta-metragem de grande sucesso “Eu Não Quero Voltar Sozinho”, lançado em 2010. O filme conta a história de um jovem cego chamado Leonardo, que luta por ter mais independência dos pais. Com a chegada de Gabriel, um novo estudante da sua sala, Léo vai começar a nutrir sentimentos pelo novo aluno.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Direção: Daniel Ribeiro
Gênero: LGBT+, romance.

Um delicado e importante filme que demonstra que o amor é uma linguagem universal e pura em todas as suas formas.

O Menino que Descobriu o Vento (2019)

Este comovente filme conta a história de um menino que ultrapassa os seus limites para salvar sua vila de uma terrível seca. William é um jovem do Malawi fascinado em aprender sobre os mais diversos assuntos na escola. Ele vai utilizar sua destreza e conhecimento para tentar construir um moinho de vento e fornecer energia a uma bomba de água com o propósito de salvar as pessoas da sua vila da miséria.

Trailer:

Direção: Chiwetel Ejiofor
Gênero: Drama

O Menino que descobriu o Vento é baseado na história real de William Kamkwamba. Ele revela com emoção uma trama de superação e inspiração em meio às dificuldades.

Victoria e Mistério (2021)

Victoria é uma menina de 8 anos que está em luto pela perda recente da mãe. Ela se muda com o pai para uma pequena aldeia e encontra um cachorrinho perdido que vai ajudá-la a superar os momentos difíceis e trazer um pouco de esperança para sua vida.

Trailer:

Direção: Denis Imbert
Gênero: Drama, Luto.

Um filme emocionante que mostra o poder terapêutico que os animais podem trazer para as pessoas.

Adú (2020)

Três histórias emocionantes e pungentes são contadas em Adú, que está dando o que falar pela quantidade de choro que o filme proporciona. Na narrativa, é contada a história de uma jovem e de seu irmão mais novo, que tentam sair do continente africano rumo à Europa dentro do porão de um avião. Outra história contada é a de ativistas ambientais combatendo a caça ilegal na África. Para finalizar, o filme ainda mostra a história de guardas que trabalham na fronteira entre a Espanha e o Marrocos.

Adú (2020)

Direção: Salvador Calvo
Gênero: Drama

Os problemas relacionados à imigração podem parecer distantes de nós. Mas Adú mostra a dura e triste realidade que acontece nos dias de hoje e afeta milhões de pessoas no continente africano.

História de um Casamento (2019)

Os relacionamentos modernos e a complexidade que o divórcio acarreta na vida das pessoas envolvidas é contado com maestria neste filme de Noah Baumbach. Com cenas fortes e marcantes, o filme foi um dos mais celebrados em 2019 e se destaca por sua história emocionante que é garantia de um bom choro para os espectadores.

Trailer:

Direção: Noah Baumbach
Gênero: Drama

Qualquer pessoa que já passou pelo fim de um relacionamento pode se identificar com esta história de amores que chegam ao fim.

Paternidade (2021)

Estrelado por Kevin Hart, Paternidade conta uma emocionante história de amadurecimento e da força do amor paternal. Na história, a esposa de Matt acaba falecendo quando estava dando à luz à sua filha. Agora ele terá que lidar com as responsabilidades de ser um pai solo e amadurecer ao lado da sua filha pequena.

Trailer:

Direção: Paul Weitz
Gênero: Drama, Comédia, Família.

O comediante Kevin Hart apresenta questões como o luto e a paternidade de maneira tocante e também engraçada neste bonito drama.

Na Mesma Onda (2021)

No filme italiano Na Mesma Onda acompanhamos a história de amor entre Sara e Lorenzo. Os jovens se conhecem em uma paradisíaca ilha no sul da Itália e logo se apaixonam. Contudo, Sara começa a ter diversos problemas de saúde que afetam as suas pernas. Agora os jovens terão que lidar com um grande desafio e terão que amadurecer juntos para manter o amor vivo.

Trailer:

Direção: Massimiliano Camaiti
Gênero: Romance, Drama.

Um emocionante filme de romance para quem ama títulos como “A Culpa é das Estrelas”.

Está Tudo Certo (2018)

No filme alemão Está Tudo Certo, a história de uma mulher que sofre abuso sexual pelo cunhado de seu chefe é contada de forma sensível, delicada e necessária. A trama mostra as consequências deste ato violador e é uma reflexão importante para os dias de hoje.

Filme Está Tudo Certo

Direção: Eva Trobisch
Gênero: Drama

Filme que mostra as consequências do machismo e da violência contra mulher e que deve ser visto por todos.

Por Lugares Incríveis (2020)

Violet e Theodore são dois adolescentes que estão em um momento delicado de suas vidas. Marcados por traumas e perdas, os dois terão a tarefa escolar de descobrir as maravilhas do estado em que moram e, como consequência, redescobrir a esperança em viver e em acreditar que algo de melhor está por vir.

Trailer:

Direção: Brett Haley
Gênero: Romance

Para aquecer o coração, Por Lugares Incríveis vai te emocionar e fazer você querer viver um lindo e novo romance.

O Caderno de Tomy (2020)

O Caderno de Tomy é baseado na história de vida de Heather McManamy, uma mulher que ao descobrir que possuía um câncer terminal decidiu escrever cartas para sua filha para que ela lesse ao longo da vida. No filme argentino baseado nesta história, Maria decide deixar cartas e anotações para o seu filho Tomy. Ela também compartilha suas experiências no Twitter e acaba ganhando popularidade online.

Trailer:

Direção: Carlos Sorín
Gênero: Drama, Baseado em fatos reais.

Um filme sobre como lidar com a perda de maneira saudável e ter um grande impacto na vida dos seus filhos.

Perfeita pra Você (2018)

Este emocionante filme original da Netflix conta a história de um casal quase perfeito. Abbie e Sam se conhecem desde a infância e estão noivos, prestes a se casar. No entanto, Abbie recebe o diagnóstico de um câncer terminal. No filme, ela vai refletir em como deve ser aproveitado os seus últimos dias e como processar tudo isto com o seu amado Sam.

Trailer:

Direção: Stephanie Laing
Gênero: Romance dramático

O filme se destaca pelas brilhantes performances de Gugu Mbatha-Raw (Black Mirror: San Junipero) e Michiel Huisman (Game of Thrones).

Lost Girls - Os Crimes de Long Island (2020)

O emocionante filme Lost Girls - Os Crimes de Long Island apresenta o caso real de uma mãe em busca de sua filha desaparecida. Por causa do descaso da polícia em relação ao desaparecimento, Mari Gilbert vai atrás das respostas e acaba descobrindo diversos outros casos de assassinatos e desaparecimentos que possuem ligações com o de sua filha.

Trailer:

Direção: Liz Garbus
Gênero: Drama, Crime, Baseado em fatos reais.

Uma emocionante jornada de luta e busca por justiça através de uma mãe corajosa e destemida.

Felicidade Por Um Fio (2018)

Neste emocionante filme de empoderamento e inspiração, acompanhamos a história de Venus, uma mulher negra bem sucedida que levava uma vida sobre o seu total controle. No entanto, quando as coisas começam a se complicar no seu relacionamento e trabalho, ela vai perceber que seu cabelo, que tanto cuidava por anos, era também um símbolo de sua vida. Quando um tratamento capilar dá errado, ela raspa o cabelo e vai encontrar em seu novo visual uma nova forma de se enxergar e viver.

Trailer:

Direção: Haifaa al-Mansour
Gênero: Comédia, romance, drama

Para se emocionar e se empoderar, Felicidade Por um Fio mostra que a verdadeira confiança pode ser encontrada dentro da gente.

Pieces of a Woman (2020)

Estrelado por Vanessa Kirby, Pieces of a Woman conta a história de uma mulher que perdeu o bebê e agora tem que lidar com o luto e a depressão que isto causa em sua vida. O filme relata também como este trágico acontecimento afeta o seu relacionamento com o seu marido e a sua mãe.

Trailer:

Direção: Kata Wéber
Gênero: Drama.

Um filme emocionante sobre o sentimento de luto e a busca por esperança.

Jonas (2018)

O sensível filme francês Jonas mostra a história de um jovem em dois momentos de sua vida. Quando adolescente, Jonas começa um relacionamento com um garoto novo da escola. Na casa dos 30 anos, ele se tornou um homem desequilibrado e com traumas que precisarão ser examinados para conseguir seguir com a sua vida.

Filme Jonas

Direção: Christophe Charrier
Gênero: Drama, Lgbt

Um filme que mostra a importância de encararmos nossos traumas e seguir com a vida de uma forma mais leve.

Era uma Vez um Sonho (2020)

Baseado no livro de memórias do empresário de sucesso J.D. Vance, o filme mostra, em tempos distintos, os conflitos familiares que marcaram a trajetória de J.D. rumo a uma carreira de sucesso. Mais do que contar a história de J.D., o filme mostra a dinâmica da família Vance, caracterizada pela pobreza e pela falta de perspectivas.

Trailer:

Direção: Ron Howard
Gênero: Drama

São destaques do filme as atuações de Glenn Close (que interpreta a avó de J.D.) e Amy Adams (que faz o papel da mãe, que sofre de dependência química).

Seu Nome Gravado em Mim (2020)

O filme taiwanês “Seu Nome Gravado em Mim” conta a emocionante história de dois jovens que se apaixonam na adolescência. Sofrendo com diversas pressões familiares e também com as mudanças políticas no país, Jia-han e Birdy encaram muitas adversidades que os impedem de ficarem juntos. Contudo, anos mais tarde, Jia-han tenta entrar em contato com Birdy.

Trailer:

Direção: Liu Kuang-hui
Gênero: Drama, LGBTQ+

Um emocionante filme que revela a resiliência da população LGBTQIA+ na Ásia e uma história de amor que ultrapassa décadas e fronteiras.

Ghost - Do Outro Lado da Vida (1990)

Reprisado à exaustão na TV brasileira, Ghost é um filme que não sai de moda. A história é belíssima: o amor que existe entre Sam (Patrick Swayze) e Molly (Demi Moore) é tão grande que nem a morte pode ser capaz de interrompê-lo. No meio disso tudo, destaque para a figura hilária da médium Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), que garante alguns momentos de riso no meio de tanta choradeira.

Ghost do outro lado da vida

Direção: Jerry Zucker
Gênero: Drama, Romance

Com 5 indicações ao Oscar 1991, Ghost levou 2: melhor roteiro original e melhor atriz coadjuvante (Whoopi Goldberg).

Good Sam (2019)

Baseado no livro de Dete Meserve, Good Sam conta a história de um bom samaritano anônimo que deixa dinheiro na porta de pessoas aparentemente aleatórias. Quando o ato altruísta começa a ser investigado pela jornalista Kate, ela vai perceber que outros atos de bondade estão se espalhando pela cidade. Como já dizia o poeta: “Gentileza gera gentileza”.

Filme Good Sam

Direção: Kate Melville
Gênero: Comédia dramática

Good Sam é um filme para aquecer o coração e nos lembrar do poder da bondade e gentileza entre as pessoas.

O Mínimo para Viver (2017)

Uma emocionante história de superação contada a partir de uma doença que afeta muitas pessoas ao redor do mundo: a anorexia. No filme de Marti Noxon, acompanhamos a jornada de Ellen, que sofre com a doença e vai encontrar nos métodos nada ortodoxos de um novo médico uma razão para acreditar que tudo vai ficar bem.

Trailer:

Direção: Marti Noxon
Gênero: Comédia dramática

Este filme é estrelado por Lily Collins, que estrelou o aclamado romance Simplesmente Acontece e Keanu Reeves, astro da trilogia Matrix.

18 Presentes (2020)

Prepare os lencinhos para acompanhar esta linda história de um amor que transcende a vida e a morte. Em 18 Presentes, filme italiano de Francesco Amato, acompanhamos a jornada de Anna, uma jovem que perdeu a mãe logo após o seu nascimento. Contudo, a mãe a deixou 18 presentes e cartas que lhe são dados um por um a cada ano. Ao longo do filme, acompanhamos a jovem navegar pela vida com a ajuda dos presentes deixados pela mãe.

18 Presentes

Direção: Francesco Amato
Gênero: Drama

Um filme que mostra como as nossas relações familiares nos guiam por toda a nossa vida, independente da distância, da vida e até da morte.

Sonhos Imperiais (2014)

Este filme original da Netflix mostra a emocionante história de um pai lutando por uma vida melhor para o seu filho. Sonhos Imperiais foi filmado nos conjuntos habitacionais Imperial Courts, nos arredores de Los Angeles, e mostra a dura realidade daquela parte da cidade, em especial, para cidadãos negros.

Trailer:

Direção: Malik Vitthal
Gênero: Drama

Apesar da dura realidade apresentada no filme, ele nos mostra o poder da esperança para tentarmos ser pessoas melhores e superar as nossas maiores dificuldades.

Veja também: Filmes para chorar como se estivesse cortando cebola

Batalhas (2018)

Para quem ama um bom drama romântico envolvido pela dança, Batalhas é uma ótima opção para você se emocionar. O filme conta a história de uma jovem bailarina que está se preparando para uma intensa competição de dança. No entanto, complicações em sua vida pessoal vão colocar em risco toda a sua carreira e sonhos.

Filme Batalhas

Direção: Katarina Launing
Gênero: Romance dramático

Inspirador e enigmático, Batalhas mostra com muita emoção o poder da dança e também o verdadeiro significado do amor.

Somos Um Só (2020)

Documentários também podem ser muito emocionantes e nos fazer cair em lágrimas. Em Somos Um Só, acompanhe a emocionante jornada de diversos ativistas de várias localidades do mundo lutando por questões sociais e a participação deles no vídeo Solidarité.

Filme Somos um Só

Direção: Stéphane de Freitas
Gênero: Documentário

Uma exuberante e positiva história que nos faz acreditar no bem da humanidade e na força de quando trabalhamos juntos.

As Vantagens de Ser Invisível (2012)

Baseado no livro de mesmo nome do diretor e roteirista Stephen Chbosky, este drama adolescente possui uma sensibilidade e delicadeza única. Na história, acompanhamos a vida de Charlie, um adolescente com traumas passados que vai encontrar em suas novas amizades uma razão para ter esperança de uma vida mais leve e divertida.

Trailer:

Direção: Stephen Chbosky
Gênero: Drama, adolescente

Para além da comovente história, o filme possui uma trilha sonora impecável, que passa por bandas como The Smiths e cantores como David Bowie.

Como Estrelas na Terra (2007)

Ishaan é uma criança com muitas dificuldades de se concentrar nos estudos. Sem receber a devida atenção e cuidado, é considerado um aluno descompromissado. É então levado para um internato. Lá ele tem a oportunidade de ter aulas de artes com um excelente professor que, ao notar a situação de Ishaan, passa a estimular o menino e orientá-lo para que encontre um caminho que goste. Com a atitude do professor, Ishaan volta aos poucos a sentir prazer pela escola e pela vida.

Como Estrelas na Terra

Direção: Aamir Khan, Amole Gupte
Gênero: Drama, Musical

Este é um sensível e belo filme indiano que aborda o tema da dislexia com cuidado, mostrando as possibilidades e potenciais na aprendizagens dos jovens com dislexia. Como Estrelas na Terra é emocionante.

Quer mais opções de filmes para ver na Netflix? Confira!

Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa e especialista em produção e crítica cultural pela PUC Minas. Atualmente é mestrando em comunicação, arte e cultura pela Universidade do Minho e apaixonado por cinema clássico, séries, musicais, livros e bons papos.