Os 23 melhores filmes LGBT para você assistir hoje


Publicado em

Confira uma seleção com alguns dos melhores filmes com temática LGBT+ e onde assisti-los. Selecionamos título diversos que passam pelos gêneros de drama, romance, ação, documentários, comédias e musicais que estão disponíveis na Netflix, no Amazon Prime e em outras plataformas de streaming.

Felizes Juntos (1997)

Assista ao trailer:

Disponível em: Amazon Prime
Temas: relacionamento, amadurecimento, viagem.

O diretor Wong Kar-wai é conhecido por sua cinematografia hipnotizante e suas histórias sobre a complexidade dos relacionamentos modernos. Em Feliz Juntos, filme pelo qual recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes, o diretor explora a relação de Lai Yiu-fai e Ho Po-Wing, dois homens que possuem personalidades muito distintas: um é introvertido e o outro extremamente impulsivo. Eles decidem viajar de Hong Kong para a Argentina com o objetivo de encontrarem as Cataratas do Iguaçú. Na viagem, a relação dos dois vai passar por diversas provas e eles terão que amadurecer para conseguirem sobreviver no país estrangeiro.

Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

Assista ao trailer:

Disponível em: Amazon Prime
Temas: questões raciais, drogas, crime.

Vencedor do Oscar de melhor filme em 2017, Moonlight acompanha três momentos da vida do personagem Chiron, um jovem negro que cresceu na periferia de Miami. No filme, acompanhamos suas dificuldades na infância, as questões relativas à sua sexualidade na adolescência e o universo do crime e das drogas nos Estados Unidos dos anos 80.

Me Chame Pelo Seu Nome (2017)

Assista ao trailer:

Disponível em: Netflix
Temas: amadurecimento, descobertas.

Dirigido pelo prestigiado diretor italiano Luca Guadagnino, Me Chame Pelo Seu Nome é uma adaptação da obra literária do escritor André Aciman. O filme conta a história de Élio e Oliver, que acabam se apaixonando em um verão no norte da Itália no final dos anos 80. Com uma fotografia de tirar o fôlego e uma trilha sonora original delicada, o filme foi vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2018 e conquistou uma legião de fãs ao redor do mundo.

Elisa y Marcela (2020)

Assista ao trailer:

Disponível em: Netflix
Temas: histórico, baseado em fatos reais, relacionamento entre duas mulheres.

O único casamento homoafetivo já realizado pela igreja católica aconteceu em 1901 na região da Galícia na Espanha. A diretora espanhola Isabel Coixet conta esta surpreendente história que por muito tempo ficou escondida. O filme revela a história de amor entre Marcela e Elisa no começo do século XX e como elas conseguiram fingir com que Elisa fosse na verdade o seu falecido primo Mario, para conseguirem se casar.

Tatuagem (2013)

Assista ao trailer:

Disponível em: Netflix
Temas: ditadura militar, romance, política.

Escrito e dirigido por Hilton Lacerda, Tatuagem se passa na cidade de Recife em Pernambuco durante o período da ditadura militar no Brasil. Clécio é o líder de uma trupe teatral provocadora que apresenta sketches repletas de deboche e cinismo sobre os mais variados temas da sociedade. Quando Fininha, um jovem militar, conhece a trupe, ele se encanta por Clécio e um relacionamento inesperado e complexo vai se iniciar entre os dois.

Tudo Sobre Minha Mãe (1999)

Assista ao trailer:

Disponível em: Amazon Prime e Telecine
Temas: identidade de gênero, hiv, religião.

Esteban é um jovem escritor que no dia do seu aniversário morre atropelado quando tentava pegar o autógrafo de sua atriz favorita, Huma Rojo. A mãe de Esteban, Manuela, retorna à Barcelona para contar a notícia para o pai do menino, que agora vive como uma mulher transexual na cidade espanhola. Manuela vai acabar se aproximando de Rojo e conhecer também a freira Rosa ao longo de sua jornada. Dirigido por Pedro Almodóvar, Tudo Sobre Minha Mãe é um dos filmes mais aclamados deste celebrado diretor espanhol.

Tangerine (2015)

Assista ao trailer:

Disponível em: Amazon Prime
Temas: trangêneros, prostituição, crime.

Quando a transexual Sin-Dee sai da prisão, ela descobre que o seu namorado Chester está namorando uma mulher cisgênero. Agora, ela vai atrás de respostas ao lado de sua melhor amiga Alexandra. As duas vão acabar se metendo em diversas situações perigosas e perseguições policiais no bairro periférico de Tinseltown, em Los Angeles.

O Segredo de Brokeback Mountain (2005)

Assista ao trailer:

Disponível em: Netflix
Temas: descobertas, amadurecimento, romance.

Neste aclamado filme dirigido por Ang Lee e estrelado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal, acompanhamos a história dos jovens Jack e Ennie. No verão de 1963, os dois são contratados para cuidar de ovelhas na montanha de Brokeback. Isolados por semanas, os jovens iniciam um intenso relacionamento amoroso. Quando a temporada de trabalho termina, os dois seguem suas vidas separados. No entanto, o relacionamento que desenvolveram naquele verão, mudaria para sempre cada um deles.

Seu Nome Gravado em Mim (2020)

Assista ao trailer:

Disponível em: Netflix
Temas: descobertas, amadurecimento, romance, política.

Este filme Taiwanês original da Netflix apresenta a história de A-han e Birdy, dois jovens que se conhecem no colégio e acabam se aproximando rapidamente. O filme se passa no período em que a chamada Lei Marcia chegava ao fim em Taiwan, o que trouxe diversas mudanças políticas e culturais, especialmente, para os jovens da época. Com uma fotografia deslumbrante e uma direção sensível, Seu Nome Gravado em Mim já se tornou um clássico contemporâneo LGBT+.

Hoje eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Assista ao trailer:

Disponível em: Netflix
Temas: deficiência visual, primeiro amor.

Após o grande sucesso do curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho, o diretor brasileiro Daniel Ribeiro iniciou as preparações para o longa-metragem Hoje Eu Quero Voltar Sozinho. O filme conta a história de um jovem cego chamado Leonardo, que luta por ter mais independência dos pais. Com a chegada de Gabriel, um novo estudante da sua sala, Léo vai começar a nutrir sentimentos pelo novo aluno.

Maurice (1987)

Assista ao trailer:

Disponível em: Amazon Prime
Temas: romance de época.

Baseado no romance de época de E. M. Forster e dirigido por James Ivory, Maurice relata a história do amor proibido entre dois garotos no começo do século XIX. Clive e Maurice se conhecem na Universiade de Cambridge e acabam se apaixonando. No entanto, as responsabilidades profissionais e as expectativas que suas famílias possuem sobre suas vidas particulares colocam o relacionamento dos dois em risco.

Paris is Burning (1991)

Assista ao trailer:

Disponível em: Amazon Prime
Temas: documentário.

Este importante documentário apresenta as histórias relacionadas à comunidade LGBT+ de Nova York no final dos anos 80. O filme foca nas histórias de vida das pessoas que participavam de competições de gala e de dança voguing nos bairros periféricos da cidade.

Carol (2015)

Assista ao trailer:

Disponível em: Looke
Temas: romance.

Therese Belivet é uma jovem que trabalha na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Quando a elegante Carol está à procura de um presente de natal para a sua filha, as duas vão se atrair imediatamente. Carol está passando por um divórcio e convida Therese para realizar uma viagem pelos Estados Unidos. Um intenso e complexo relacionamento se iniciará entre as duas.

Milk, A Voz da Igualdade (2009)

Assista ao trailer:

Disponível em: Telecine
Temas: política, ativismo.

Milk conta a história real do primeiro político assumidamente gay a ser eleito para um cargo público na Califórnia. Harvey Milk foi uma das principais figuras do movimento de libertação gay que aconteceu nos Estados Unidos na década de 70 e se tornou um político pioneiro ao enfrentar com coragem o preconceito sexual que acontecia intensamente naquele período. Este aclamado filme foi dirigido por Gus Van Sant e rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Original para Dustin Lance Black.

Orgulho e Esperança (2014)

Assista ao trailer:

Temas: política, ativismo.

Este filme britânico conta a história real de um grupo de ativistas LGBT que decidiu arrecadar dinheiro para famílias de mineiros que estavam passando por dificuldades no regime de Margaret Thatcher. Engraçado, emocionante e extremamente inspirador, o filme revela as intersecções da luta do movimento LGBT nos anos 80. A aliança formada entre as associações de mineiros britânicos e o movimento do orgulho LGBT é refletida politicamente até nos dias de hoje no Reino Unido.

Rafiki (2018)

Assista ao trailer:

Disponível em: Telecine
Temas: mulheres trans.

Este importante e belo filme queniano acompanha as jovens Kena e Ziki, que possuem famílias rivais na política. As duas sempre estiveram juntas se apoiando e a relação de amizade vai acabar se transformando em uma história de amor. O romance das jovens vai acabar afetando a comunidade conservadora da qual elas fazem parte e as duas terão que decidir se vão lutar pelo amor que nutrem uma pela outra.

A Festa de Formatura (2020)

Assista ao trailer:

Disponível em: Netflix
Temas: musical, romance.

Adaptação do musical da Broadway chamado The Prom, A Festa de Formatura conta a história de uma jovem adolescente que deseja levar a sua namorada para o baile de fim de ano. Quando a festa é cancelada, Emma revela a situação através das redes sociais e acaba chamando a atenção de um grupo de atores da Broadway em declínio. Eles decidem ir até a pequena cidade para mudar a ideia dos conservadores do local e ajudar Emma a conquistar o sonho da festa de formatura perfeita.

Querido Ex (2018)

Assista ao trailer:

Disponível em: Netflix
Temas: luto, amadurecimento, problemas familiares.

Intenso, divertido e muito emocionante, Querido Ex apresenta a história de uma família disfuncional que está em luto. Quando Liu Salian descobre que o seu falecido marido deixou toda a herança para o amante Jay, ela vai confrontar o homem para que ele abra mão do dinheiro. O filho adolescente de Liu acaba indo morar com este homem, não apenas para se rebelar, mas para tentar entender o relacionamento que o pai nutria por Jay.

A Vida e a Morte de Marsha P. Johnson (2017)

Assista ao trailer:

Disponível: Netflix
Temas: documentário.

Este importante documentário original da Netflix apresenta a história de vida de uma das figuras mais importantes do movimento de libertação gay, Marsha P. Johnson. Transexual e ativista, Marsha foi uma das fundadoras do grupo Street Transvestites Action Revolutionaries e foi uma das principais figuras dos acontecimentos que se deram no bar Stonewall Inn em Nova York no ano de 1969.

Variações (2019)

Assista ao trailer:

Disponível em: Amazon Prime
Temas: drama biográfico.

O drama biográfico Variações apresenta a história de vida de um dos artistas mais emblemáticos da música portuguesa, António Variações. Nascido em uma pequena cidade do norte de Portugal, António se mudou para Lisboa, onde exerceu a profissão de barbeiro. Sua personalidade excêntrica e o seu desejo pela performance o levou ao mundo da música. Variações teve sua vida interrompida pela pandemia da Aids no início dos anos 80, mas deixou um eterno legado para a história da música portuguesa.

Conquistar, Amar e Viver Intensamente (2018)

Assista ao trailer:

Disponível em: Telecine
Temas: hiv, romance.

Um dos maiores diretores franceses da atualidade, Christophe Honoré apresenta uma sensível e delicada história de amor nos anos 90, período marcado especialmente pela pandemia da Aids que afetou especialmente homens gays em todo o mundo. No filme, Jacques, um escritor que possui o vírus, encontra o jovem Arthur, um estudante que se sente imediatamente atraído por ele. Os dois vão tentar manter uma relação, mas Jacques se sente deprimido por saber que sua vida está prestes a ter um fim.

Retrato de uma Jovem em Chamas (2020)

Assista ao trailer:

Disponível em: Telecine
Temas: romance de época.

Neste filme dirigido por Céline Sciamma, Marianne é uma pintora que foi contratada para fazer o retrato de Héloïse em segredo, para que a pintura fosse enviada para o futuro marido da dama. Ela vai fingir ser sua dama de companhia, mas uma intensa e forte relação vai acabar se desenvolvendo entre as duas.

Indianara (2019)

Assista ao trailer:

Disponível em: Telecine
Temas: documentário, ativismo.

Este importante documentário acompanha a história da ativista Indianara Siqueira, que lidera um grupo de mulheres trans e luta pelos direitos desta população marginalizada no país que mais mata a população LGBT+ no mundo. O documentário apresenta a força e coragem de Indianara, especialmente dentro da política brasileira.

Veja também:

Os melhores filmes para assistir na Netflix quando não sabe o que ver

Os melhores filmes de superação para se inspirar

Os melhores filmes de romance na Netflix

Os melhores filmes de romance disponíveis para assistir hoje!

Os melhores doramas BL disponíveis para você assistir