32 filmes para chorar como se estivesse cortando cebola


Às vezes parece que o maior objetivo de alguns cineastas é arrancar rios de lágrimas dos espectadores.

Então prepare o coração e os lencinhos, porque separamos alguns dos melhores filmes para chorar e se emocionar em 2020 que estão disponíveis na Netflix, na Amazon Prime e também em outras plataformas.

1. História de um Casamento (2019)

Filme História de um Casamento

Disponível em: Netflix
Gênero: Drama

Dirigido por Noah Baumbach, História de um Casamento revela as complexidades do divórcio e dos relacionamentos modernos. O filme segue a história de divórcio entre um diretor de teatro (vivido por Adam Driver) e de uma atriz (interpretada por Scarlett Johansson) que possuem um filho. Baumbach teve a ideia da trama ao pensar em adaptar para o cinema o aclamado musical Company de Stephen Sondheim, que mostra as várias facetas do casamento.

2. Milagre na Cela 7 (2019)

Filme Milagre na Cela 7

Disponível em: Netflix
Gênero: Drama

O emocionante filme alemão original da Netflix Milagre na Cela 7 revela o melhor e o pior da humanidade. Ele conta a história de um pai solteiro com deficiência mental que é acusado de matar uma criança e é sentenciado à pena de morte pelo acontecimento. O puro relacionamento entre pai e filha, assim como as novas amizades que vão nascer na prisão mostram diversos aspectos da condição humana e são garantia de um bom choro do começo ao fim.

3. A Culpa é das Estrelas (2014)

Filme A Culpa é das Estrelas

Disponível em: Netflix
Gênero: Romance dramático

Baseado no aclamado romance de John Green, A Culpa é das Estrelas conta a história de Hazel (Shailene Woodley) e Augustus (Ansel Elgort) que se conhecem em um grupo de apoio para pacientes com câncer. Apesar das adversidades, os dois vão se envolver e viver uma “infinita” história de amor que te farão chorar em vários momentos.

4. O Menino que Descobriu o Vento (2019)

Filme O Menino que descobriu o Vento

Disponível em: Netflix
Gênero: Drama

Em sua estreia como diretor, Chiwetel Ejiofor conta a emocionante história real de um menino que ultrapassa barreiras para salvar sua vila na África. Na história, o jovem William Kamkwamba, nascido no Malauí, planeja a construção de um moinho de vento para fornecer energia a uma bomba de água em sua vila que passa por um extremo período de seca e fome.

5. O Mínimo para Viver (2017)

Filme O Mínimo para Viver

Disponível em: Netflix
Gênero: Comédia dramática

Lily Collins e Keanu Reeves estrelam este delicado e comovente filme sobre uma doença que afeta muitas pessoas ao redor do mundo: a anorexia. Ellen é uma menina que sofre com o transtorno alimentar e vai encontrar em um médico nada ortodoxo uma maneira de enfrentar a doença e melhorar sua saúde. O filme é contado de uma forma leve e em momentos, divertida, sobre o delicado assunto.

6. Por Lugares Incríveis (2020)

Filme Por Lugares Incríveis

Disponível em: Netflix
Gênero: Romance

Baseado no aclamado romance adolescente de Jennifer Niven, Por Lugares Incríveis conta a história de Violet e Theodore, dois jovens que estão enfrentando dificuldades relacionadas à perda e traumas. Eles vão se juntar para um trabalho escolar, onde vão descobrir as maravilhas do estado em que vivem, assim como motivos para ter mais esperança na vida.

7. Querido Menino (2018)

Filme Querido Menino

Disponível em: Amazon Prime
Gênero: Drama

Timothée Chalamet (Me Chame pelo seu Nome) estrela esta comovente história de superação baseada em fatos reais. Dirigido por Felix Van Groeningen, este filme original da Amazon, conta a história de Nic e seus problemas relacionados com o vício em drogas. A trama é focada no relacionamento entre Nic e seu pai (vivido por Steve Carell) e no poder incondicional que é o amor paternal.

8. Os Aeronautas (2019)

Filme Os Aeronautas

Disponível em: Amazon Prime
Gênero: Drama biográfico, Aventura

Uma épica aventura baseada em fatos reais é retratada em Os Aeronautas. Disponível na Amazon Prime, o filme conta a história de um meteorologista e sua missão em analisar mais de perto fenômenos climáticos e atmosféricos em um balão de ar quente. O filme é estrelado pelo vencedor do Oscar Eddie Redmayne e Felicity Jones (A Teoria de Tudo).

9. A Cinco Passos de Você (2019)

Filme A Cinco Passos de Você

Disponível em: Amazon Prime
Gênero: Romance

Se você se emocionou com A Culpa é das Estrelas, provavelmente não conseguirá segurar o choro em A Cinco Passos de Você. O filme conta a história de dois jovens que possuem uma doença rara, chamada de fibrose cística. Pacientes com FC não podem ter contato direto com outras pessoas, mas isso não impedirá com que Stella e Will vivam uma emocionante e apaixonada história de amor.

10. Boyhood (2014)

Filme Boyhood

Disponível em: Amazon Prime
Gênero: Drama

O diretor Richard Linklater é muito conhecido por explorar o tempo em seus filmes, como na trilogia “before”, onde os três filmes são separados por nove anos cada. Em Boyhood, o diretor filmou por 12 anos a história de amadurecimento de um menino, utilizando os mesmos atores ao longo de uma década. A emocionante história acompanha Mason a partir dos 6 anos de idade e finaliza com ele aos 18.

11. Green Book (2018)

Filme Green Book

Disponível em: Amazon Prime
Gênero: Drama biográfico

Vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2019, Green Book conta a história de um aclamado pianista negro dos Estados Unidos nos anos de 1960 e sua luta contra o preconceito e a segregação racial no país. Baseado em fatos reais, o filme acompanha a jornada de Don Shirley e seu motorista Tony Lip em uma turnê que fazem pelo sul do país.

12. A Vida é Bela (1997)

Filme A Vida é Bela

Disponível em: Amazon Prime
Gênero: Guerra, Drama

Um filme clássico e emocionante para ver e rever em qualquer momento da vida. A Vida é Bela conta a história de um judeu e seu filho em um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Guido tenta acalmar o filho diante dos horrores da guerra, criando histórias para o menino acreditar que estão apenas participando de uma brincadeira.

13. Preciosa - Uma História de Esperança (2009)

Filme Preciosa

Disponível em: Amazon Prime
Gênero: Drama

Indicado a seis Oscars, Preciosa conta a conturbada história de vida de uma jovem de 16 anos que está grávida pela segunda vez de seu pai e sofre abusos físicos e psicológicos da mãe. A menina vai encontrar em sua nova professora, a Senhora Blu Rain, a determinação necessária para seguir adiante e lutar por uma vida melhor.

14. Extraordinário (2017)

Filme Extraordinário

Disponível em: Amazon Prime
Gênero: Drama

Baseado no best-seller de R. J. Palacio, Extraordinário é um emocionante filme para todas as idades. Ele conta a história do jovem Auggie, que nasceu com uma deformidade facial e enfrenta os desafios de começar o ano em uma nova escola. Ele vai encontrar nos novos amigos e na família, um motivo para ter orgulho de quem é e lidar com as diferenças que nos tornam especiais.

15. As Vantagens de Ser Invisível (2012)

Filme As Vantagens de ser Invisível

Disponível em: Netflix
Gênero: Drama adolescente

Este emocionante filme adolescente conta a história de um jovem com problemas sociais e traumas passados que se encontra em um novo ano do colegial. Após seu melhor amigo tirar a própria vida, Charlie vai encontrar em um novo círculo de amizades motivos para seguir em frente e aproveitar a vida. O filme é baseado no livro escrito pelo diretor do filme, Stephen Chbosky.

16. Meu Primeiro Amor (1991)

Meu Primeiro Amor

Gênero: Infantil, drama

Quem nunca assistiu na sessão da tarde às aventuras dos amigos Vada e Thomas, tentando atrapalhar o novo namoro do pai da menina? Você pode até não ter visto o filme, mas com certeza se lembra da música tema “My Girl” eternizada pelas vozes dos The Temptations. Mas nem tudo é um mar de rosas para esses dois e o final trágico do filme deixa qualquer um de coração partido.

17. O Menino do Pijama Listrado (2008)

O Menino do Pijama Listrado

Gênero: Guerra, drama

Seguindo ainda a linha das amizades infantis, temos O Menino do Pijama Listrado. Este filme ambientado na Alemanha durante a II Guerra Mundial traz a improvável relação de Bruno, filho de um comandante alemão, e Shmuel, um menino judeu preso em um campo de concentração. A guerra por si só já é algo difícil de lidar, retratada pelo olhar ingênuo e sem maldade de Bruno se torna mais difícil ainda.

18. Para Sempre Alice (2014)

alice

Gênero: Drama

Alice Howland, interpretada por Julianne Moore, é uma importante linguista dos Estados Unidos que é diagnosticada com Alzheimer aos 50 anos de idade. O filme conta como a doença precoce afeta as suas relações familiares e, principalmente, como ela se descobre nesse novo contexto. Vencedora do Oscar de Melhor Atriz (e muitos outros prêmios) por este trabalho, Julianne Moore está impecável no papel.

19. 12 Anos de Escravidão (2013)

12 Anos de Escravidão

Gênero: Drama

Solomon Northup é um músico negro livre que vive no norte dos Estados Unidos no ano de 1841, quando é sequestrado e vendido como escravo no sul do país. Ao longo de 12 anos, Solomon passa por situações degradantes e opressoras juntamente de seus companheiros escravos em duas fazendas diferentes. Ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2014, 12 Anos de Escravidão traz a dura realidade da época para as telas e não desaponta na emoção.

20. Já estou com saudades (2015)

saudades

Gênero: Romance, comédia dramática

Um filme sobre a importância do amor e da amizade nos momentos mais difíceis da vida. A obra aborda com delicadeza e irreverência as implicações que um câncer de mama traz à vida de uma mulher. Uma boa pedida para quem busca uma história de amor diferente, pois aqui “o casal principal” são duas melhores amigas de uma vida inteira.

21. Réquiem para um Sonho (2000)

Requiem paraum Sonho

Gênero: Drama

Darren Aronofsky apresenta o mundo das drogas por seus ângulos mais feios neste belíssimo drama. Harry Goldfarb, vivido por Jared Leto, tem o sonho de abrir um negócio e uma namorada por quem é apaixonado, mas também com quem partilha o vício da heroína. Sua mãe, por sua vez, é dependente de metanfetamina. Acompanhar o degradante caminho dos personagens até o bruto final desta história é um soco no estômago.

22. Lion - A Longa Estrada para Casa (2016)

Lion - A Longa Estrada para Casa

Disponível em: Netflix
Gênero: Drama biográfico

Após se perder do irmão mais velho aos 5 anos de idade em uma estação de trem na Índia, Saroo, vivido por Dev Patel, é adotado por uma família australiana. Já adulto decide encontrar a sua família biológica. Baseada em fatos reais, esta história de encontros e desencontros toca fundo na sua criança interior.

Veja também: Os 24 melhores filmes baseados em fatos reais

23. Se a Rua Beale Falasse (2018)

se a rua

Disponível em: Alugar no Youtube
Gênero: Romance, drama, crime

Uma bela história de amor com tudo para seguir o curso normal da vida… Tish e Fonny se conheceram ainda crianças, se apaixonaram e esperam pelo primeiro filho do casal. Mas a vida no Harlem para um casal negro não é assim tão simples e Fonny é preso injustamente. Tente conter as lágrimas enquanto Tish luta com todas as forças para libertar o amado antes que o bebê deles nasça.

24. Melancolia (2011)

Melancolia

Gênero: Drama, ficção científica

Como o próprio título deixa claro, este não é um filme leve. Melancolia retrata a reação de duas irmãs quando um planeta está prestes a se chocar à Terra e destruir o planeta azul. Dividido em duas parte, a primeira apresenta a depressão profunda vivida por Justine, interpretada por Kirsten Dunst, no que deveria ser o dia mais feliz da sua vida. Na segunda parte, o foco está no desespero crescente de Claire, interpretada por Charlotte Gainsbourg, com a chegada iminente do planeta Melancolia.

25. Meninos não Choram (1999)

Meninos não choram

Disponível em: Alugar no Youtube
Gênero: Drama

O irônico título do filme de Kimberly Peirce traz Hilary Swank no papel de Brandon Teena: uma mulher que não se identifica com o gênero que nasceu. No entanto, ela se muda para uma nova cidade no Nebraska para viver de acordo com o que sente ser o seu verdadeiro eu. Busca da identidade, intolerância, preconceito e violência são temas debatidos com uma veracidade que choca.

26. À Espera de um Milagre (1999)

À Espera de um Miagre

Disponível em: Netflix
Gênero: Drama

Se já não bastasse mandar um inocente com um coração de ouro para a cadeia, o coitado ainda por cima é sentenciado à morte. Como conter as lágrimas? A vida do carcereiro Paul Edgecomb, vivido por Tom Hanks, nunca mais será a mesma depois que John Coffey, interpretado por Michael Clarke Duncan, passa pelo Corredor da Morte onde trabalha. Com poderes sobrenaturais, o grandalhão ensina uma linda lição de amor e esperança ao carcereiro.

27. Amor (2012)

Amor

Gênero: Romance, drama

Um casal de idosos se mantém apaixonado após décadas de casamento e vivem uma vida feliz. O tempo é implacável e Anne, interpretada por Emmanuelle Riva, fica paralisada na metade do corpo após uma cirurgia que corre mal. Os cuidados de Georges, vivido por Jean-Louis Trintignant, e a promessa que faz à esposa são de derreter os corações mais gelados.

28. Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

Moonlight: Sob a Luz do Luar

Disponível em: Netflix
Gênero: Drama

Como se não bastassem os conflitos internos enfrentados pelo protagonista, o pequeno Chiron ainda precisa lidar com a não-aceitação e violência que o seu jeito de ser desperta nas outras pessoas. Acompanhar a trajetória da transformação do menino até a idade adulta, observar as máscaras que usa para sobreviver no mundo da criminalidade e o preconceito que enfrenta vai lhe arrancar boas lágrimas. Não diga que não foi avisado!

29. À Procura da Felicidade (2006)

À Procura da Felicidade

Disponível em: Netflix
Gênero: Drama motivacional

Após ser roubado e despejado de casa, Chris Gardner, interpretado por Will Smith, tem a oportunidade de realizar um estágio não-remunerado para uma empresa de prestígio no mercado de ações. Disposto a dar uma vida melhor para o seu filho, este pai solteiro faz de tudo para realizar o seu sonho.

30. Uma Mulher Fantástica (2017)

mulher fantastica

Gênero: Drama

Uma Mulher Fantástica traz à tela um difícil momento da vida de Marina, uma garçonete aspirante a cantora, quando o seu namorado Orlando sofre um súbito mal-estar e morre. A grande questão é que a hostilidade da família de Orlando perante Marina toma enormes e violentas proporções, pois Marina é transexual. Para além do luto, ela precisa lidar com o ódio e o preconceito para velar o homem que amava. O filme venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

31. Diário de uma Paixão (2004)

Diário de uma Paixão

Disponível em: Netflix
Gênero: Romance

Se você não se emocionar com a história de Noah e Allie deve ganhar o troféu coração de gelo! Vividos por Ryan Gosling e Rachel McAdams, o amor do jovem casal não é bem visto pelos pais da moça e, quando Noah vai para a guerra, a mãe de Allie aproveita a chance para separar os dois. A história escrita em um caderno é contada por um idoso para uma senhora com Alzheimer em um lar de idosos. Preparem os lenços pois esta história de amor bate forte!

32. Uma Lição de Amor (2001)

i am sam

Gênero: Drama

Uma das melhores e mais cativantes interpretações de Sean Penn, com Dakota Fanning ainda criancinha, mas já fazendo um trabalho impressionante. Sam possui deficiência mental e cria a sua filha Lucy de 7 anos. Mas Lucy já está a ultrapassá-lo intelectualmente e, por decisão do Estado, querem levá-la para um orfanato. Sam faz de tudo para poder levar a sua filha para casa e não tem como não se emocionar com a sua força de vontade e determinação maiores do que qualquer deficiência.

Gosta de filmes? Veja também: