Conheça os melhores filmes de animação de todos os tempos!


Dentro do gênero animação, o que não faltam são bons filmes, seja para aqueles que curtem dar boas risadas, seja para os que preferem as cenas de ação de seus super-heróis favoritos. Mas se engana quem pensa que filmes de desenho são só para crianças: há filmes na nossa lista que podem muito bem agradar os mais velhos.

Para quem curte aventura, também apresentamos os melhores do gênero e, ao final, incluímos uma lista dos melhores filmes de desenho de 2019 e os últimos lançamentos de 2020. Bora conferir?

1. Pinóquio

Assista ao início do filme:

Rotten Tomatoes: 100% (crítica) e 73% (público)
Ano: 1940

Este clássico da literatura e do cinema dispensa grandes apresentações. Pinóquio é um bonequinho de madeira feito pelo carpinteiro Geppetto. Certa noite, a fada atende ao desejo de Geppetto e dá vida Pinóquio, que no entanto continua sendo um boneco. Para se tornar um menino de verdade, Pinóquio deverá se mostrar generoso, corajoso e – o mais importante – sincero. Será que o pequeno Pinóquio vai conseguir?

2. Como Treinar o seu Dragão

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 99% (crítica) e 91% (público)
Ano: 2010

O jovem Soluço quer provar para o pai que pode matar dragões. Sim, lá na vila onde Soluço mora os dragões são uma ameaça à paz da população. Mas durante sua primeira caçada Soluço descobre que não é capaz de matar dragões. E pior: acaba fazendo amizade com um deles.

3. Divertida Mente

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 98% (crítica) e 89% (público)
Ano: 2015

Ao mesmo tempo em que assistimos aos conflitos vividos por Rilley, uma garota de 11 anos, acompanhamos o que se passa dentro de sua cabeça, onde cada emoção é representada por um personagem. Sucesso de público e crítica, o filme venceu o Oscar de melhor animação e foi indicado na categoria melhor roteiro original em 2016.

4. Zootopia

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 98% (crítica) e 92% (público)
Ano: 2016

Judy Hopps é uma coelhinha que nasceu no campo. Ela consegue realizar seu desejo, que é se tornar policial e ir morar na cidade grande, Zootopia, onde elefantes, esquilos e leões vivem de forma civilizada. Sendo a única coelha da equipe de polícia, ela precisa vencer o preconceito de seus colegas para mostrar o seu valor.

5. Branca de Neve e os Sete Anões (disponível no YouTube)

Assista a um trecho do filme:

Rotten Tomatoes: 98% (crítica) e 78% (público)
Ano: 1937

Se há um clássico nesta lista, este é Branca de Neve e os Sete Anões. E não é só pela sua idade (o filme foi lançado em 1937). Cenas e personagens, de tão célebres, fazem parte do nosso imaginário e constituem referências para outras histórias que vieram depois. É certamente um marco na história da animação.

6. Homem-Aranha no Aranhaverso

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 97% (crítica) e 93% (público)
Ano: 2018

Este longa de animação sobre o herói aracnídeo foge do padrão. O protagonista Miles Morales, um garoto negro do Brooklyn que é picado por uma aranha radioativa. Mas, devido a um acidente envolvendo um acelerador de partículas, ele irá encontrar outros Homens-Aranhas vindos de outras dimensões...

7. Monstros S.A.

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 96% (crítica) e 90% (público)
Ano: 2013

Sabe os monstros que as crianças veem debaixo da cama ou no armário do quarto? Eles vêm de uma fábrica localizada numa realidade paralela. A missão dessa empresa é produzir sustos. Mas o que será que acontece quando uma criança acaba indo parar na dimensão dos monstros?

8. Ratatouille

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 96% (crítica) e 87% (público)
Ano: 2007

A Disney é craque em criar ratos famosos. Mickey e Minnie são o maior exemplo. Mas dentre essas celebridades roedoras do mundo da animação, certamente Rémy, protagonista de Ratatouille, tem o seu lugarzinho garantido. A história do rato que sonha se tornar chefe de cozinha fez tanto sucesso que deixou ainda mais famosa uma das receitas mais tradicionais da França. Com 5 indicações ao Oscar de 2008, venceu na categoria melhor animação.

9. WALL-E

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 95% (crítica) e 90% (público)
Ano: 2008

Já parou para pensar como vai estar o nosso planeta daqui a 100, 200 anos? E no ano de 2805? É nesse futuro distante que se passa a história de WALL-E, um robô remanescente de um exército de robôs criados para limpar a Terra do lixo. Sim, nesse futuro fictício (mas não impossível), o nosso planeta se tornou um lugar hostil e inabitável, coberto por montanhas e montanhas de lixo produzidos pelos seres humanos. Venceu o Oscar de melhor animação em 2009.

10. Meu Amigo Totoro

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 94% (crítica) e 94% (público)
Ano: 1988

Satsuki e Mei acabam de se mudar para uma casa no campo, próximo do hospital onde a mãe delas está internada. A casa nova é um mundo a ser descoberto: os novos vizinhos, o novo jardim e – uma coisa que só as crianças conseguem ver – criaturas mágicas que moram no quintal.

11. A Pequena Sereia

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 93% (crítica) e 88% (público)
Ano: 1989

Ariel é uma princesa sereia que anda meio aborrecida com a vida no fundo do mar. Certo dia, ela salva a vida de um humano e se apaixona perdidamente por ele, contrariando as rígidas normas de seu pai, o Rei Tritão, que proíbe o contato com os seres humanos. E agora? Será que Ariel vai conseguir realizar sua paixão?

Os melhores filmes de animação de aventura

12. Toy Story

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 100% (crítica) e 92% (público)
Ano: 1995

Toy Story marcou época. As aventuras dos brinquedos animados de Andy fez tanto sucesso que, além da arrecadação espetacular com bilheterias, recebeu 3 indicações ao Oscar de 1996, sendo o primeiro filme de animação a ser indicado na categoria melhor roteiro original. Entrou na lista dos 10 melhores filmes do ano da revista Time. Realmente, um clássico!

13. Procurando Nemo

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 99% (crítica) e 86% (público)
Ano: 2003

As incríveis aventuras do peixe-palhaço Marlin para reencontrar seu filhote Nemo, capturado por pescadores, é até hoje um dos maiores sucessos dos estúdios Pixar. Além de faturar o Oscar de melhor animação de 2004, foi indicado para mais três categorias, incluindo a de melhor roteiro original.

14. Up - Altas Aventuras

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 98% (crítica) e 90% (público)
Ano: 2009

Essa belíssima animação narra as aventuras de uma dupla bastante curiosa: o velho viúvo Carl Fredericksen e o pequeno escoteiro Russel. Com sua casa visada pelo mercado imobiliário e a ameaça de ir a um asilo, Carl consegue transformar a sua casa num enorme dirigível movido a milhares de balões. Venceu 2 Globo de Ouro e 2 Oscar, em ambos na categoria melhor animação e melhor trilha sonora.

15. A Viagem de Chihiro

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 97% (crítica) e 96% (público)
Ano: 2001

Uma mudança para outra cidade acaba se transformando numa grande aventura, na qual a protagonista Chihiro, uma menina de 10 anos, tenta encontrar seus pais e sair do mundo fantástico no qual se meteu. Fenômeno da animação mundial, A Viagem de Chihiro conquistou o Urso de Ouro e é o único filme de língua não inglesa a faturar o Oscar de melhor animação.

16. Viva - A Vida é uma Festa (Coco)

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 97% (crítica) e 94% (público)
Ano: 2017

Um garotinho sonha em se tornar músico. Mas a família, traumatizada com a história do tataravô que abandonou mulher e filhos para seguir a carreira musical, é absolutamente contra. Mas acontecimentos misteriosos começam a acontecer na véspera do Dia dos Mortos, na cidade mexicana de Santa Cecília. Filme com maior bilheteria na história do México, venceu o Globo de Ouro (melhor animação) e 2 Oscar (melhor animação e melhor canção original).

17. Moana

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 95% (crítica) e 89% (público)
Ano: 2016

A jovem Moana é filha do líder de uma tribo que vive numa ilha da Polinésia. Devido a uma maldição, a existência da tribo se encontrada seriamente ameaçada. Moana deverá se lançar ao mar e encontrar o semideus Maui, cujos poderes podem salvar a ilha e restabelecer a paz.

18. Procurando Dory

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 94% (crítica) e 84% (público)
Ano: 2016

Após o sucesso das aventuras de Nemo, desta vez acompanhamos mais de perto a vida de Dory, aquela que tem “memória de peixe”. Mas agora, por incrível que pareça, Dory começa a se lembrar de eventos passados e desenvolve um súbito desejo de rever sua família.

19. O Rei Leão

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 93% (crítica) e 93% (público)
Ano: 1994

Fenômeno dos anos 90, O Rei Leão não tem data de validade, e até hoje seus personagens e suas canções são admirados pelas novas gerações. As aventuras de Simba fizeram tanto sucesso que renderam um remake em 2019. Está entre as 10 maiores bilheterias de toda a história do cinema, tendo vencido 2 Oscar e 3 Globo de Ouro.

20. Frozen - Uma Aventura Congelante

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 90% (crítica) e 85% (público)
Ano: 2013

Elsa é uma princesa que possui um poder incomum: produzir gelo. Durante uma briga com sua irmã, as coisas fogem do controle e Elsa acaba criando um inverno eterno no reino de Arendelle. Será que Elsa será capaz de dar um fim a esse inverno?

Lançamentos: os melhores filmes de desenho de 2020!

Alguns desses filmes estão chegando aos cinemas, outros ainda vão demorar um pouco. Seja como for, 2020 tem ótimos lançamentos para quem adora filmes de animação!

21. Os Irmãos Willoughby

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 90% (crítica) e 66% (público)

Os quatro irmãos Willoughby têm pais bem egoístas e que não estão muito aí para eles. Desejando outra família, eles bolam um plano infalível para se livrar dos pais. E conseguem! Esse é apenas o início das aventuras desse quarteto.

22. Soul

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 90% (crítica) e 66% (público)

O sonho de Joe é tocar num clube de jazz. Quando ele enfim recebe uma boa notícia, um descuido ao andar na rua o faz sofrer um grave acidente. No submundo das almas, Joe tenta retomar a forma humana.

23. Dois Irmãos: uma Jornada Fantástica

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 88% (crítica) e 95% (público)

Num mundo tão desencantado quanto o nosso, mas habitado por seres fantásticos, como unicórnios, dois irmãos elfos adolescentes ganham da mãe um cajado de magia. Com ele, eles tentam trazer seu pai de volta à vida. E trazem! O problema é que eles só conseguem trazer o pai da cintura para baixo...

24. Bob Esponja 3

Assista ao trailer:

Sem avaliação

Gary é o caracolzinho de estimação do nosso querido Bob Esponja. Eles vivem juntos há um tempão. Certo dia, Bob volta pra casa e não encontra Gary em lugar nenhum. Acreditando que ele tenha sido “caracolstrado”, Bob e seu fiel amigo Patrick iniciam uma jornada cheia de aventuras a fim de encontrar Gary.

25. Trolls 2

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 70% (crítica) e 59% (público)

Poppy e Branch descobrem que há diversos tipos de Troll no mundo. E que cada tribo curte um tipo de som. Até aí, tudo bem. O problema surge quando a tribo do rock, liderada pela Rainha Barb e seu pai Rei Metal, planejam impor a todos os Trolls o mesmo estilo musical. Será que Poppy e Branch vão conseguir unir as tribos para afastar a ameaça da uniformização musical do mundo?

26. Sonic - O Filme

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 64% (crítica) e 93% (público)

Curte Sonic nos videogames? Então tem tudo para curtir o ouriço azul nas telinhas, numa mistura de animação e live-action. No filme, Sonic vive há anos escondido no planeta Terra, onde se sente sozinho. Certo dia, após um descuido, Sonic passa a ser perseguido pelo Departamento de Defesa dos EUA. Seu novo amigo Tom Wachowski está diposto a ajudá-lo.

Veja também: Os 30 melhores filmes atuais em 2020 (dos cinemas e da Netflix)

Os melhores filmes de animação de 2019

27. Liga da Justiça Vs Os Cinco Fatais

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 100% (crítica) e 65% (público)

Essa nova atração da DC Comics põe frente a frente os mais poderosos super-heróis da Liga da Justiça - como a Mulher Maravilha, o Superman e o Batman - e uma equipe de vilões vindos do futuro, mais especificamente do século 31! Uma das atrações do filme é a presença de personagens menos conhecidos do grande público.

28. Batman Vs Tartarugas Ninja

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 100% (crítica) e 82% (público)

E se as Tartarugas Ninja atravessassem um portal dimensional e fossem parar em Gotham City? Pois é esse o início dessa grande aventura que une os famosos heróis justiceiros contra os piores inimigos do Homem Morcego. Esse novo crossover da DC se destaca pela combinação de ótimas cenas de ação e muito humor.

29. Toy Story 4

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 97% (crítica) e 94% (público)

Quem não curte Toy Story? O tão aguardado quarto filme da franquia chegou ao Brasil em 20 junho de 2019. Órfãos desde 2010, quando o filme 3 parecia ter encerrado o que se imaginava ser uma trilogia, os fãs agora podem conferir a continuação daquela história magnífica dos brinquedos que ganham vida quando não há humanos por perto. Será a melhor animação do ano? Muitos críticos pensam que sim.

30. Shaun, o Carneiro: Farmageddon

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 97% (crítica). Ainda não há avaliações do público.

A sequência da famosa animação stop-motion, lançada em 2019, chegará ao Brasil só em janeiro de 2020. O segundo filme da franquia britânica promete muita aventura e diversão, bem no estilo do primeiro. Desta vez, o que vem mudar a vida da bicharada da fazenda é a chegada de Lu-La, um alienígena que possui poderes incríveis.

Veja também: Os 20 melhores filmes infantis para a criançada se divertir

31. Como Treinar o seu Dragão 3

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 91% (crítica) e 87% (público)

As aventuras de Soluço, o viking de Berk, e Banguela, um dragão Fúria da Noite, chegam ao seu terceiro capítulo, formando uma trilogia absolutamente imperdível. Será que desta vez eles conseguirão encontrar um lugar seguro onde os dragões possam enfim viver em paz?

32. Missing Link (O Elo Perdido)

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 89% (crítica) e 67% (público).

Produzido pela Laika, o mesmo estúdio de animação stop-motion que fez Coralina, Missing Link é daqueles filmes que agradam mais a crítica do que o público. Foi considerado um fracasso de bilheteria nos EUA, embora seja um filme muito bem feito e com uma história ótima: no final do século XIX, Sir Lionel Frost, pesquisador de criaturas míticas, recebe uma carta relatando a aparição de um Pé-Grande no noroeste do Pacífico. Frost decide investigar e descobre que foi o próprio Pé-Grande quem escreveu a carta.

33. WiFi Ralph: Quebrando a Internet

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 88% (crítica) e 65% (público)

A mais nova produção dos estúdios Walt Disney, que chegou ao Brasil em janeiro de 2019, é a sequência de Detona Ralph, a história do personagem de fliperama que se cansa de ser vilão e parte para uma vida nova. Desta vez, a aventura de Ralph e sua companheira Vanellope é através do universo da internet para salvar uma peça que poderá salvar o videogame Corrida Doce.

34. Uma Aventura LEGO 2

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 85% (crítica) e 69% (público)

Após 5 anos de paz, os heróis de Bricópolis agora se veem diante de uma nova ameaça: invasores LEGO DUPLO, vindos diretamente do espaço sideral, com um poder de destruidor absolutamente avassalador, põem em risco o futuro da cidade. Nessa nova missão, Emmet, Lucy e Batman terão de se deslocar por mundos até então inexplorados.

35. Angry Birds 2 - O Filme

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 73% (crítica) e 84% (público)

No primeiro filme da franquia, os pássaros Red, Bomba e Chuck se juntam para lidar com a invasão suína. Mas agora a missão é outra. A novidade é uma nova ameaça, que deixa tanto a Ilha dos Pássaros quanto a Ilha dos Porcos em alerta. Será que desta vez pássaros e porcos vão se unir para salvar a todos da invasão?

Veja também: Os 15 melhores desenhos animados de 2019 que vão divertir adultos e crianças

36. Perdi meu Corpo

Assista ao trailer:

Rotten Tomatoes: 100% (crítica). Ainda não há avaliações do público.

Esta animação adulta é vencedora da Semana da Crítica de Cannes, tornando-se a primeira animação a realizar esse feito. Em resumo, trata-se de uma história de amor entre o órfão Naoufel, que é aprendiz de marceneiro, e a bibliotecária Gabrielle. Paralelamente a isso, uma mão decepada foge de um laboratório de dissecação e precisa cruzar a cidade para encontrar seu corpo.

Veja também: Os melhores filmes para assistir na Netflix quando não sabe o que ver