Os 28 melhores filmes inteligentes para assistir em 2023


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural

Confira uma seleção com alguns dos filmes que possuem os roteiros mais inteligentes e surpreendentes para você assistir hoje.

Selecionamos filmes de diversos gêneros e que estão disponíveis na Netflix, na Amazon Prime, na HBO Max, na Globo Play e em outras plataformas de streaming.

Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças (2004)

Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças (2004)

Gêneros: drama, ficção científica, romance.
Disponível em: Netflix
Classificação indicativa: 14 anos

Estrelado por Jim Carrey e Kate Winslet, “Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças” se tornou um verdadeiro clássico cult quando lançado em meados dos anos 2000. O filme apresenta a história de Joel e Clementine, um casal que tentou por anos fazer com que o relacionamento desse certo.

Para esquecer Joel, Clementine aceita participar de um experimento que fará com que as lembranças de seu ex-namorado sejam apagadas de sua memória. Quando Joel decide realizar o mesmo processo, ele não consegue seguir em frente e durante a sessão, começa a incluir Clementine em outras memórias com o objetivo de não esquecê-la por completo. Um filme que apresenta uma história envolvente, plot twists reveladores e um roteiro muito inteligente.

Ataque dos Cães (2021)

Ataque dos Cães (2021)

Gêneros: drama, faroeste.
Disponível em: Netflix
Classificação indicativa: 14 anos

A aclamada diretora Jane Campion ganhou o Oscar de Melhor Direção em 2022 por “Ataque dos Cães”, uma produção original da Netflix repleta de atuações memoráveis e uma trama muito inteligente. Na história, os irmãos Phil e George Burbank não poderiam ser mais diferentes. Enquanto o primeiro é um cowboy grosseiro e rude, George é mais sensível e polido.

Eventualmente, George decide se casar com uma viúva chamada Rose. Como consequência, Rose e seu filho, Peter, acabam indo morar na residência dos Burbank . Phil agora se sente ameaçado e vai fazer de tudo para que a vida dos novos moradores seja um verdadeiro inferno. No entanto, o relacionamento que começa a surgir entre ele e Peter também vai revelar histórias do passado de Phil.

Mãe! (2017)

Mãe! (2017)

Gêneros: suspense, drama.
Disponível em: Netflix
Classificação indicativa: 16 anos

Escrito e dirigido por Darren Aronofsky, o filme “Mãe!” possui um roteiro repleto de metáforas que vão te fazer pensar por horas e te fazer tentar entender todas as referências contidas nele. Na história, um casal se muda para uma antiga casa de campo e têm suas vidas viradas de cabeça para baixo com a chegada de inúmeros visitantes que possuem intenções maliciosas para a vida deles.

Gattaca - Experiência Genética (1997)

Gattaca - Experiência Genética (1997)

Gêneros: drama, ficção científica.
Classificação indicativa: 14 anos

Em "Gattaca", estrelado por Ethan Hawke, Uma Thurman e Jude Law, somos transportados para um futuro próximo, onde a sociedade é meticulosamente moldada por manipulação genética. Vincent Freeman, interpretado por Hawke, desafia as limitações impostas por sua herança genética considerada inferior, nutrindo o ousado sonho de se tornar astronauta. Em um mundo onde a excelência genética dita o destino, Vincent, um "inválido", busca alcançar as estrelas ao assumir a identidade de um homem perfeito geneticamente, mas com limitações físicas. Esta intrigante narrativa aborda questões de identidade, determinação e a luta contra a inevitabilidade genética, levando os espectadores a refletir sobre o verdadeiro significado de ser humano.

O Espião que Sabia Demais (2012)

O Espião que Sabia Demais (2012)

Gêneros: drama, ação, suspense.
Disponível em: HBO Max
Classificação indicativa: 14 anos

Durante a Guerra Fria, George Smiley é um espião treinado pelo serviço secreto britânico que investiga a vida de um agente duplo que trabalhou por anos para a União Soviética. Após a morte de seu ex-chefe, ele vai investigar todos a sua volta e buscar respostas sobre a real identidade de seus companheiros de trabalho. Baseado no aclamado livro de espionagem “Tinker Tailor Soldier Spy”, este filme vai te prender do começo ao fim e te fazer questionar todos os personagens até mesmo quando o filme terminar.

Bacurau (2019)

Bacurau (2019)

Gêneros: drama, suspense.
Disponível em: Globo Play
Classificação indicativa: 16 anos

Dirigido pelos aclamados realizadores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, “Bacurau” venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2019 e se tornou uma das produções mais celebradas do cinema nacional em anos recentes.

Na história, moradores de uma pequena vila localizada no sertão do Brasil percebem que a cidade não consta em nenhum mapa. Eventualmente, eles começam a ser atacados por inimigos ocultos e diversos cadáveres começam a aparecer na cidade. Agora eles vão unir forças para contra atacar e entender os motivos por trás de todo o derrame de sangue.

A Árvore da Vida (2011)

A Árvore da Vida (2011)

Gêneros: drama.
Disponível em: Globo Play e Amazon Prime
Classificação indicativa: 10 anos

Escrito e dirigido por Terrence Malick, o filme “Árvore da Vida” possui uma cinematografia deslumbrante e acompanha um recorte de vida que atravessa gerações. Na história, acompanhamos momentos da vida dos O'Brien, um jovem casal do subúrbio que possui três filhos. O mais velho deles, Jack, reflete no futuro sobre a pressão imposta pelo seu pai durante a sua infância. O filme nos faz refletir tanto sobre o significado da vida, mas também sobre o amor e o perdão em uma história repleta de passagens fantásticas e instigantes.

Infiltrado (2021)

Infiltrado (2021)

Gêneros: drama, suspense.
Disponível em: Amazon Prime
Classificação indicativa: 16 anos

Se você ama uma história inteligente, repleta de momentos de ação e suspense, o filme “Infiltrado” do diretor Guy Ritchie pode ser a opção perfeita para você assistir hoje! Ele acompanha a história de Harry, um homem que começa a trabalhar em uma empresa de carros-fortes transportando regularmente milhões de dólares em dinheiro. Quando consegue se livrar de um assalto utilizando técnicas impressionantes, os seus colegas de trabalho vão começar a questionar o passado de Harry e as suas motivações em trabalhar na empresa.

Parasita (2019)

Parasita (2019)

Gêneros: drama, comédia.
Disponível em: Telecine
Classificação indicativa: 16 anos

Primeiro filme de língua não inglesa a ganhar uma estatueta do Oscar na categoria de Melhor Filme, “Parasita” do aclamado diretor sul-coreano Bong Joon Ho, já se estabeleceu como um verdadeiro clássico moderno.

Na história, acompanhamos a vida da família Ki-taek, na qual todos os membros estão desempregados e passando por dificuldades financeiras. Quando o filho mais velho da família recebe a oportunidade de dar aulas de inglês para a filha mais velha de uma família burguesa, um plano surge. Aos poucos, cada membro da família Ki-taek começa a se infiltrar na mansão desempenhando diferentes funções. Contudo, as mentiras necessárias para continuarem nesta jornada financeira podem ter um preço mais alto do que eles pensavam.

Os Pequenos Vestígios (2021)

Os Pequenos Vestígios (2021)

Gêneros: drama, suspense, policial, serial-killer.
Disponível em: HBO Max
Classificação indicativa: 16 anos

Em “Os Pequenos Vestígios”, Denzel Washington dá vida ao policial Deke, um homem que possui uma grande habilidade em encontrar evidências em pequenos detalhes. Com um passado misterioso, ele vai unir forças com o detetive Baxter para investigar os crimes cometidos por um serial killer vivido por Jared Leto. O filme apresenta uma trama instigante e e está disponível para você assistir hoje na HBO Max.

Não Olhe Para Cima (2021)

Não Olhe Para Cima (2021)

Gêneros: drama, ficção científica, comédia.
Disponível em: Netflix
Classificação indicativa: 16 anos

Com um elenco de peso, que conta com nomes como Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e Meryl Streep, o filme original da Netflix “Não Olhe Para Cima” deu o que falar quando lançado em 2021. Ele aborda diversas questões como o negacionismo contemporâneo, fake news, extremismos e o perigo apresentado pelos bilionários que comandam o mundo atualmente.

Na história, quando os astrônomos Randall e Kate descobrem que um meteoro está prestes a colidir com a Terra e acabar com toda a vida existente, eles tentam alertar o mundo de diversas maneiras. Contudo, as propagandas falsas sobre o assunto vão aflorar em parte da população que levará muito tempo para acreditar nas evidências.

Tenet (2020)

Tenet (2020)

Gêneros: ação, ficção científica.
Disponível em: HBO Max
Classificação indicativa: 14 anos

Dirigido por Christopher Nolan, aclamado realizador de filmes como “Insônia”, “Amnésia” e “A Origem”, o filme “Ternet” apresenta uma trama instigante e repleta de plot twists que vão te prender do começo ao fim.

Na história, um homem com o nome de Protagonista começa a trabalhar em uma organização chamada Tenet, que está tentando impedir com que o um oligarca russo que tem a capacidade de se comunicar com o futuro dê início à Terceira Guerra Mundial. Contudo, uma arma que faz com que o tempo passe ao contrário será utilizada como grande valia para a organização impedir esta catástrofe.

Millennium: os Homens que não Amavam as Mulheres (2012)

Millennium: os Homens que não Amavam as Mulheres (2012)

Gêneros: suspense, drama, investigação.
Disponível em: HBO Max
Classificação indicativa: 16 anos

Baseado na aclamada trilogia escrita pelo jornalista sueco Stieg Larsson, “Millennium: os Homens que não Amavam as Mulheres” se tornou uma celebrada adaptação para quem já era fã das histórias de Larsson. No filme, acompanhamos a investigação do desaparecimento de Harriet Vanger, que há 36 anos desapareceu nas propriedades da família Vanger. O jornalista Mikael Bomkvist, que trabalha para a revista Millennium, vai começar a investigar o caso com a ajuda da misteriosa investigadora Lisbeth Salander.

Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995)

Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995)

Gêneros: policial, investigação, drama, serial killer.
Disponível em: HBO Max
Classificação indicativa: 14 anos

Um dos maiores clássicos já estrelados pelos veteranos Brad Pitt e Morgan Freeman, o filme “Seven: Os Sete Crimes Capitais” acompanha dois policiais que começam a investigar um serial killer que parece estar cometendo os seus crimes seguindo as características dos sete pecados capitais encontrados na Bíblia. Dirigido por David Fincher, vale a pena assistir Seven mais de uma vez para se encantar com a maestria de um bom roteiro.

O Abutre (2014)

O Abutre (2014)

Gêneros: investigação, suspense, drama.
Disponível em: HBO Max
Classificação indicativa: 14 anos

Jake Gyllenhaal foi amplamente aclamado pela crítica cinematográfica pelo seu papel em “O Abutre”, filme escrito e dirigido pelo realizador Dan Gilroy. Na história, Jake vive Louis Bloom, um jovem desempregado que decide entrar para o mundo do jornalismo investigativo independente de Los Angeles.

Sem qualquer senso de ética ou escrúpulos, Louis vai atrás dos crimes mais chocantes na cidade para tentar vender as histórias para veículos de comunicação interessados. Mas quanto mais se envolve neste cenário, mais sanguinário também se torna.

2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968)

2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968)

Gêneros: ficção científica.
Disponível em: HBO Max
Classificação indicativa: Livre

Um dos maiores clássicos já realizados na história do cinema, “2001 - Uma Odisséia no Espaço” é talvez um dos filmes mais aclamados do diretor e realizador Stanley Kubrick. No filme, acompanhamos diversos momentos da história da civilização humana e o aparecimento de um misterioso monolito preto que parece emitir sinais de outras partes do universo.

No século XXI, dois astronautas são enviados para Júpiter com o objetivo de investigar o monolito. No entanto, tudo parece sair do controle quando a inteligência artificial que controla a nave dos astronautas começa a ter novos objetivos para a missão.

Interstellar (2014)

Interstellar (2014)

Gêneros: ficção científica.
Disponível em: HBO Max
Classificação indicativa: 10 anos

Um dos filmes de ficção científica mais aclamados dos últimos anos, “Interstellar”, dirigido por Christopher Nolan, foi muito bem avaliado por físicos renomados da área de astronomia por sua exatidão em fatos que realmente poderiam acontecer no futuro.

No filme, acompanhamos a jornada de Cooper, um homem que é chamado para liderar uma equipe de astronautas que estão em busca de um planeta habitável para as pessoas da Terra, agora que ela está em colapso. Anos se passam e a filha de Cooper, Murph, também inicia uma jornada de investigação que está conectada a de seu pai na tentativa de encontrar uma solução para salvar a vida na Terra.

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (2022)

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (2022)

Gêneros: comédia, drama, ação, multiverso
Disponível em: Amazon Prime
Classificação indicativa: 14 anos

Grande vencedor do Oscar em 2023, o filme “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” já se tornou um clássico contemporâneo do subgênero multiverso. Escrito e dirigido pelos realizadores conhecidos como “Daniels”, o filme conta a história de Evelyn Wang, uma imigrante chinesa que em um dia estressante descobre que o mundo que ela conhece está ameaçado de existir e que a única forma é entrar em contato com suas diferentes versões presentes em uma infinidade de universos.

Triângulo da Tristeza (2023)

Triângulo da Tristeza (2023)

Gêneros: comédia, sátira
Disponível em: Amazon Prime
Classificação indicativa: 14 anos

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2022, o filme “Triângulo da Tristeza” aborda de forma satírica a hipocrisia da grande elite que domina o mundo. No enredo, um jovem casal de modelos e influenciadores digitais é convidado para uma estadia em um iate de luxo por vários dias. Após uma turbulenta noite em alto mar comandada por um capitão comunista alcoólatra, o navio sofre um ataque pirata e apenas alguns hóspedes sobrevivem em uma ilha deserta. As tensões entre os sobreviventes aumentam, à medida que os papéis sociais entre eles são estabelecidos naquele novo ambiente inóspito.

Cisne Negro (2010)

Cisne Negro (2010)

Gêneros: drama, thriller
Disponível em: Star+
Classificação indicativa: 16 anos

Dirigido pelo aclamado realizador Darren Aronofsky, o filme “Cisne Negro” recebeu grande aclamação da crítica especializada pelo seu enredo complexo e instigante. Na história, a jovem bailarina Nina está ensaiando para assumir o papel de protagonista em uma adaptação de “O Lago dos Cisnes”. Contudo, as pressões que envolvem a busca pela perfeição vão fazer ela enxergar um lado sombrio de algumas ameaças: sua colega Lilly e a si mesma.

A Filha Perdida (2021)

A Filha Perdida (2021)

Gêneros: drama.
Disponível em: Netflix
Classificação indicativa: 16 anos

Estreia de Maggie Gyllenhaal como diretora, “A Filha Perdida” é estrelada pela ganhadora do Oscar Olivia Colman. Neste drama psicológico, acompanhamos Leda, uma mulher de meia-idade que decide tirar um tempo de descanso em uma cidade litorânea na Grécia. Coma a chegada de outras famílias na região, Leda vai começar a refletir sobre o seu passado, a maternidade e diversos traumas que ainda carrega dos períodos difíceis de quando tomava conta de suas duas filhas.

O Espião Inglês (2021)

O Espião Inglês (2021)

Gêneros: investigação, guerra, baseado em fatos reais.
Disponível em: Amazon Prime
Classificação indicativa: 16 anos

Estrelado por Benedict Cumberbatch, “O Espião Inglês” é um ótimo filme de investigação e guerra baseado em fatos reais e disponível na Amazon Prime para você assistir hoje. No filme, acompanhamos a história de Greville Wynne, que durante a Guerra Fria foi recrutado pelo serviço de inteligência britânica para ser um espião em Moscou. Eventualmente, Wynne se tornou uma figura importante durante a guerra por determinar o fim da crise dos mísseis em Cuba na década de 1970.

O Lobo de Wall Street (2014)

O Lobo de Wall Street (2014)

Gêneros: drama, comédia, baseado em fatos reais.
Disponível em: Amazon Prime
Classificação indicativa: 18 anos

“O Lobo de Wall Street”, dirigido pelo aclamado realizador Martin Scorsese, acompanha a história de ascensão e queda Jordan Belfort, um corretor de Wall Street que utilizou diversos métodos criminosos para fazer uma fortuna. O filme apresenta os detalhes insanos de sua vida, seu casamento e como tudo foi por água abaixo ao longo de sua vida. Estrelado por Leonardo DiCaprio, Jonah Hill e Margot Robbie, este filme vai te deixar intrigado do começo ao fim.

Perdi Meu Corpo (2019)

Perdi Meu Corpo (2019)

Gêneros: animação, fantasia, drama.
Disponível em: Netflix
Classificação indicativa: 13 anos

A animação “Perdi Meu Corpo”, uma produção francesa original da Netflix, encantou os espectadores ao contar uma história emocionante de fantasia repleta de metáforas e questionamentos. Na trama, a mão de um rapaz se encontra deslocada do seu corpo e vagando pelas ruas de Paris, onde tenta encontrar o seu dono. Ao longo de sua jornada, ela se recorda das histórias do rapaz, dos seus amores e da sua infância.

O Som ao Redor (2012)

O Som ao Redor (2012)

Gêneros: drama, suspense.
Disponível em: Netflix, Globo Play e Telecine
Classificação indicativa: 12 anos

Dirigido pelo aclamado realizador brasileiro Kleber Mendonça Filho, “O Som ao Redor” já se tornou um verdadeiro clássico do cinema nacional. Utilizando de uma maneira pungente o som, o filme acompanha recortes de vida de alguns moradores de uma região de classe média de Recife. A chegada de um grupo de seguranças particulares na região vai trazer desconforto para uns e alívio para outros.

Efeito Borboleta (2004)

Efeito Borboleta (2004)

Gêneros: drama, suspense, fantasia.
Disponível em: Netflix
Classificação indicativa: 14 anos

O filme “Efeito Borboleta”, estrelado por Ashton Kutcher, se tornou um verdadeiro clássico cult que continua surpreendendo novos espectadores. No filme, acompanhamos a jornada de Evan, um jovem marcado por diversos acontecimentos traumáticos que experienciou na infância. Quando ele encontra uma forma de retornar ao passado e corrigir alguns destes acontecimentos, toda a sua vida no futuro é alterada e a cada vez que retorna para corrigir novos problemas, outros, ainda mais perigosos, surgem em sua vida.

A Origem (2010)

A Origem (2010)

Gêneros: suspense, ficção científica.
Disponível em: HBO Max
Classificação indicativa: 14 anos

Escrito e dirigido por Christopher Nolan, “A Origem” é um filme repleto de surpresas e com uma cinematografia deslumbrante que vai te prender do começo ao fim. Na história, Cobb trabalha como um removedor de segredos das mentes de pessoas poderosas. Através de uma técnica que o permite infiltrar nos sonhos das pessoas, ele consegue criar uma realidade paralela e invadir os seus pensamentos.

Sua nova missão é inserir uma ideia na mente de um poderoso herdeiro. Esta pode ser a sua única chance de rever os seus filhos e sair do exílio, após acontecimentos traumáticos que aconteceram no seu passado.

Donnie Darko (2000)

Donnie Darko (2000)

Gêneros: suspense, drama, ficção científica.
Disponível em: Amazon Prime, Telecine
Classificação indicativa: 14 anos

Estrelado pelos irmãos Jake e Maggie Gyllenhaal, o filme “Donnie Darko” se transformou em um verdadeiro clássico cult que continua sendo reverenciado pela sua história instigante, trilha sonora marcante e um roteiro repleto de surpresas.

No filme, o jovem Donnie Darko acorda misteriosamente em um campo de golfe, e ao retornar para casa, descobre que a turbina de um avião caiu exatamente em cima do seu quarto. A partir deste acontecimento, ele começa a ser perseguido pela visão de um coelho gigante, que revela para Donnie que o mundo irá acabar em um alguns dias. Tentando solucionar outros problemas que acontecem na cidade, o jovem iniciará uma investigação sobre viagem no tempo e buracos de minhoca.

Veja também:

Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em Produção e Crítica Cultural pela PUC Minas e Mestre em Comunicação, Arte e Cultura pela Universidade do Minho. Apaixonado por cinema clássico, séries, musicais, livros e bons papos.