21 melhores filmes motivacionais na Netflix


Os melhores filmes de motivação, inspiração e superação disponíveis na Netflix. Selecionamos títulos que passam pelo drama, esporte, questões sociais e culturais, baseados em fatos reais e ficionais para aqueles momentos que precisamos de um pouco mais de inspiração nas nossas vidas.

Um Homem Entre Gigantes (2015)

Trailer:

Gênero: drama, esporte, baseado em fatos reais.

A determinação de um médico que mudou o mundo. Um Homem Entre Gigantes conta a história verídica do Doutor Bennet Omalu, interpretado por Will Smith, que denunciou traumas cerebrais recorrentes em jogadores de futebol americano. Apesar de todas as adversidades, como ir contra uma das maiores empresas do mundo, a NFL (National Football League), Omalu não deixou de lutar pelo que era certo para expôr um perigo que tirou a vida de muitos jogadores ao longo das últimas décadas.

Lições do filme: não importa o tamanho das nossas dificuldades e as adversidades que nos são colocadas no caminho, se você tem um objetivo e trabalha pelo bem, você terá sucesso.

Amador (2018)

Amador

Gênero: drama, esporte, superação.

Até que ponto você iria para realizar os seus sonhos? Em Amador, acompanhamos a jornada de superação de Terron Forte, um garoto de 14 anos apaixonado pelo basquete que tem o sonho de jogar na NBA (National Basketball Association). Prodígio no esporte, o menino vai chamar a atenção de uma escola de elite que vai recrutá-lo. Diante de muitas adversidades, Forte terá que colocar suas prioridades em ordem a fim de conquistar o que sempre almejou.

Lição do filme: saber escutar os conselhos das pessoas que querem o nosso sucesso é um sinal de amadurecimento.

O Menino que Descobriu o Vento (2019)

Trailer:

Gênero: drama, superação, baseado em fatos reais.

Baseado na história real de William Kamkwamba, este filme original da Netflix conta a história de um jovem do Malawi que vai utilizar sua aptidão para os estudos para salvar sua pequena vila que sofre com a seca. Acompanhamos a jornada de William ao tentar construir um moinho de vento para fornecer energia a uma bomba de água e salvar sua vila e as pessoas que mais ama da miséria.

Lição do filme: independente da situação que nos encontramos, lutar pelo bem coletivo é um dever de todos.

Felicidade por um Fio (2018)

Trailer:

Gênero: comédia, drama, superação, autoestima.

Neste filme de empoderamento e inspiração, acompanhamos a jornada de Venus, uma mulher negra bem sucedida que levava uma vida sobre o seu total controle. Contudo, quando as coisas começam a se complicar em seu relacionamento aparentemente perfeito e no trabalho ideal, ela vai perceber que seu cabelo, que tanto cuidava por anos, era também um símbolo de sua vida e de seu aprisionamento. Quando Venus realiza um tratamento capilar que dá errado, ela raspa o cabelo e vai encontrar em seu novo visual uma nova forma de se enxergar, viver e se libertar.

Lição do filme: quando achamos que estamos no fundo do poço, sempre existe uma nova maneira de enxergar a vida e ter esperança de começar de novo.

Batalhas (2018)

Trailer:

Gênero: drama, dança, superação

Um drama romântico envolvido pela dança e por uma incrível história de superação de obstáculos, Batalhas é uma ótimo título para você se emocionar e se inspirar. O filme conta a história de uma jovem bailarina que está se preparando para uma intensa competição de dança. No entanto, complicações em sua vida pessoal vão colocar em risco toda a sua carreira e sonhos.

Lição do filme: nunca desista de lutar pelos seus sonhos, mesmo que a vida lhe jogue algumas pedras ao longa da sua jornada.

Alice Júnior (2019)

Trailer:

Gênero: LGBTQ, superação, bullying, drama, comédia.

Este filme brasileiro dirigido por Gil Baroni, conta uma importante história de superação e aceitação através dos olhos de uma adolescente trans, Alice, interpretada por Anne Celestino Mota. Nesta jornada, acompanhamos a jovem que se muda do Recife para uma cidade do interior do Paraná. Na nova escola, a jovem terá que enfrentar a dura realidade de um ambiente mais preconceituoso e retrógrado do que estava acostumada e vai ter que lutar pelo simples direito de ser quem é.

Lição do filme: respeito, compreensão e amor não deve ser o privilégio de alguns, mas sim o direito de todos, independente de quem você seja.

Era uma vez um Sonho (2020)

Trailer:

Gênero: drama, questões sociais, baseado em fatos reais.

Esta comovente história baseada em fatos reais acompanha uma família de três gerações enfrentando as adversidades de uma vida pós guerra na luta pelo sonho americano. J.D. é o mais jovem da família, ele vai cursar direito da prestigiada Universidade de Yale e ao retornar para casa, vai se deparar com todas as contradições e problemas que sempre estiverem presentes na sua vida, como o alcoolismo, o racismo e os abusos. Estrelado por Glenn Close e Amy Adams, este filme apresenta atuações memoráveis envolvidas por uma história de luta e esperança.

Lição do filme: nosso passado pode nos deixar marcas, mas aprender com ele e superar as expectativas dos outros é uma conquista que você vai celebrar com ainda mais gosto.

Rosa e Momo (2020)

Trailer:

Gênero: drama.

Este comovente e inspirador filme estrelado por um das maiores atrizes italianas de todos os tempos, Sophia Loren, apresenta a jornada de vida de uma sobrevivente do Holocausto, Rosa, que acolhe em sua casa um menino de 12 anos que a assaltou recentemente. O filme foi baseado no romance de Romain Gary e é garantia para você se emocionar e se inspirar com uma história envolvida pelo amor, pela esperança e pela bondade humana.

Lição do filme: emocionante filme que nos mostra o poder do amor, da caridade e do acolhimento como bens essenciais na nossa vida.

Marshall: Igualdade e Justiça (2017)

Trailer:

Gênero: drama jurídico.

Este filme biográfico estrelado por Chadwick Boseman (Pantera Negra), apresenta a história do primeiro juíz negro da Suprema Corte Americana. Thurgood Marshall teve que enfrentar inúmeras adversidades para seguir sua brilhante e inspiradora carreira que teve um impacto profundo na luta pela igualdade e direitos civis nos Estados Unidos. Um filme emocionante e inspirador que vai te deixar ainda mais confiante na luta pelos seus sonhos.

Lição do filme: nunca desista de lutar pelos seus sonhos e pelo que você acredita. Se conseguir ajudar outros no meio do caminho, sua vitória será ainda mais significativa.

A Caminho da Lua (2020)

Trailer:

Gênero: animação, fantasia, aventura.

Com uma protagonista feminina forte e destemida, A Caminho da Lua é uma ótima opção de filme para família que vai inspirar e motivar todo mundo. Ele conta a história de Fei Fei, que vai construir uma nave espacial e partir para uma épica jornada na Lua, pois quer provar a existência de uma divindade que supostamente habita o nosso satélite. Com uma trilha sonora de tirar o fôlego, o filme revela também uma emocionante história do amor entre pai e filha e revela a esperança aos olhos de uma criança.

Lição do filme: a imaginação de uma criança nunca deve ser deixada de lado quando crescemos. Continue tendo sonhos absurdos, um dia eles poderão se tornar realidade.

The 40-Year-Old Version (2020)

Trailer:

Gênero: comédia, drama.

Será que os nossos sonhos possuem data de validade? Neste filme original da Netflix, acompanhamos a história de uma dramaturga, que agora aos 40 anos, enfrenta a rejeição na comunidade teatral da qual faz parte. Sua vida terá uma nova reviravolta quando Radha retorna a sua grande paixão: o rap. Agora em sua nova versão, ela vai perceber que os seus sonhos não têm hora para começar.

Lição do filme: Não importa a idade que você tenha, se você tem um sonhe, lute por ele, se adapte e não deixe de ser quem você é.

Good Sam (2019)

Trailer:

Gênero: inspiração, drama.

Good Sam é um filme original da Netflix baseado no livro de Dete Meserve que demonstra antes de tudo o poder da gentileza. Ele conta a história de um bom samaritano anônimo que deixa dinheiro na porta de pessoas aparentemente aleatórias. Quando esse ato de bondade altruísta começa a ser investigado pela jornalista Kate, ela vai perceber que outros atos de caridade e gentileza estão se espalhando pela cidade.

Lição do filme: Como já dizia o poeta: Gentileza gera gentileza. Essa mensagem de amor e caridade é sempre um bom lembrete para resgatar a fé na humanidade.

Rocky Balboa (2006)

Trailer:

Gênero: ação, esporte, competição, romance.

Os filmes do icônico personagem de Sylvester Stallone estão disponíveis na Netflix para você maratonar e se inspirar com sua história de garra, coragem e determinação. Escrito, dirigido e estrelado pelo ator, o filme de 2006, Rocky Balboa, acompanha uma nova parte da história do boxeador. Aposentado e trabalhando em um restaurante na Filadélfia, Rocky aceita o desafio de voltar aos ringues para lutar contra o atual campeão de pesos pesados e encontrar um novo significado para sua vida.

Lição do filme: não importa o momento da sua vida, sempre existem motivos para continuar a lutar pelos seus sonhos e ter esperança em novos recomeços.

Coach Carter – Treino para a vida (2005)

Trailer:

Gênero: esporte, amadurecimento, drama.

Nossos professores e mentores da adolescência podem deixar marcas positivas por toda a nossa vida, ajudando até mesmo a moldar a nossa personalidade e nossos triunfos. Nessa bela e emocionante história de aprendizado, disciplina e respeito, acompanhamos a jornada de um treinador de basquete que retornar a sua antiga escola na Califórnia para não apenas treinar um novo time, mas também ensinar lições valiosas aos jovens.

Lição do filme: confiança e determinação são virtudes que podem ser aprendidas se temos como mentores pessoas do bem.

Hip-Hop Beats (2019)

Trailer:

Gênero: música, questões sociais, drama, comédia.

Um filme de inspiração movido pela música e pela esperança. Hip-Hop Beats acompanha a história de August, um jovem prodígio da música que teve sua vida marcada por traumas. Convivendo apenas com a sua mãe, o jovem está desmotivado com a vida. Quando Romelo, o segurança da sua escola, entra em sua vida, as coisas começam a mudar, pois este mentor entenderá o potencial do talento de August.

Lição do filme: não podemos deixar que os nossos traumas tomem conta da nossa vida e moldem o nosso futuro. Sempre existe uma luz no fim do túnel.

Andar Montar Rodeio - A Virada de Amberley (2019)

Trailer:

Gênero: baseado em fatos reais, superação, inspiração.

Baseado em uma história real, este filme conta a jornada de Amberley Snyder, uma jovem apaixonada pelas competições de rodeio profissionais. No entanto, um acidente de carro vai deixá-la sem os movimentos das pernas e Amberley terá que se adaptar para prosseguir com o seu grande sonho e encontrar esperanças de viver plenamente nesta nova situação.

Lição do filme: independente do que a vida lhe apresente, todos os obstáculos e pedras no meio da sua jornada serão um dia uma escada para o seu verdadeiro sucesso.

Let's Dance (2019)

Trailer:

Gênero: dança, superação, comédia, romance.

Dirigido por Ladislas Chollat, Let’s Dance é um filme francês que tem como pano de fundo a dança. Joseph é um apaixonado dançarino de hip-hop, ele vai se recusar a entrar na companhia de dança do pai para tentar a sorte em Paris. Na capital francesa, o jovem vai tentar ganhar uma importante competição de hip-hop, mas antes disso, vai se tornar professor em uma tradicional escola de dança clássica. Um filme movido pela dança, pela música e pela quebra de preconceitos em relação a diferentes estilos de dança que podem unir e separar os apaixonados pela arte.

Lição do filme: trabalhar com alguma coisa que você seja apaixonado é muito gratificante, mas aprender também com as diferenças podem te abrir novas portas e te revelar novos sonhos.

Feministas: o que elas estavam pensando? (2018)

Trailer:

Gênero: documentário, feminismo.

Este incrível documentário dirigido por Johanna Demetrakas explora questões do feminismo nos Estados Unidos através do registro de diversas mulheres que apareceram em um avassalador álbum de fotos na década de 1970. Os impactos culturais e sociais desde o lançamento do livro é relatado nas vozes de figuras como Jane Fonda, Lily Tomlin e Michelle Phillips.

Lição do filme: a luta pela igualdade ainda está longe de terminar, mas observar as conquistas que tivemos em algumas décadas é sempre uma forma de nos inspirar para continuar lutando.

Minhas Famílias (2019)

Trailer:

Gênero: documentário, LGBTQ.

O diretor chinês Hao Wu explora neste documentário de duração média (40 minutos) a relação que tem com sua família e como eles enxergam e lidam com a sua homossexualidade. Em Minhas Famílias, Wu traz um retrato pessoal de suas experiências nos Estados Unidos e na China, agora que está pronto para ser pai e viver uma relação homoafetiva abertamente com seu parceiro.

Lição do filme: não podemos mudar o nosso passado ou mesmo as pessoas que a gente mais ama. Mas aprender a respeitar e encontrar um meio do caminho pode ser a melhor solução.

Por Lugares Incríveis (2020)

Trailer:

Gênero: romance, adolescente, drama.

Estrelado por Elle Fanning e Justice Smith, Por Lugares Incríveis é baseado no romance de Jennifer Niven e conta a história de Violet e Theodore, dois adolescentes que estão em um momento delicado de suas vidas. Marcados por traumas e perdas, os jovens terão uma tarefa escolar que consiste em explorar as maravilhas do estado em que moram. Como consequência, vão redescobrir a esperança em viver e em acreditar que algo de melhor pode acontecer para os dois.

Lição do filme: não deixe que as marcas do seu passado determinem o seu futuro. Acontecimentos brilhantes podem estar na sua frente se você tiver esperança e confiar nas pessoas que estão ao seu lado.

Efeito Pigmaleão (2019)

Efeito Pigmaleão

Gênero: inspiração, superação, amadurecimento.

Na periferia de Paris, Samia Zibra vai se tornar a nova orientadora educacional de uma escola onde os jovens já não enxergam mais um futuro promissor. A realidade destes jovens é marcada por traumas, pobreza e outras adversidades. Samia vai não só mudar a vida dos jovens que encontra, como também de vários professores que possuem também realidades duras naquela parte da cidade francesa.

Lição do filme: são nas pessoas que acreditam no nosso potencial que podemos conseguir enxergar um futuro melhor para o mundo.

Veja também: