Os 23 melhores desenhos animados já transmitidos


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural

As produções de animação tiveram um papel fundamental para a própria história do cinema, e hoje, as séries animadas possuem títulos que se tornaram verdadeiros clássicos do gênero.

Selecionamos alguns dos melhores e mais cultuados desenhos animados já realizados. Desde série antigas como Os Flintstones até as produções mais recentes como Hora de Aventura e Steven Universe.

Batman: A Série Animada (1992 - 1995)

Batman: A Série Animada

Vencedor de 4 Emmys, considerado o Oscar da televisão norte-americana, Batman: A Série Animada foi a primeira história a se passar no Universo Animado DC, que hoje conta com diversas outras produções. Tanto as histórias quanto as imagens foram revolucionárias para a época e a produção se tornou uma das mais aclamadas entre a crítica.

Hora de Aventura (2010 - 2018)

Hora de Aventura

Criado por Pendleton Ward, Hora de Aventura é um dos desenhos animados mais surrealistas já realizados. Ele apresenta a história de Finn, um humano e Jake, um cachorro que é seu melhor amigo e irmão adotivo. Eles moram em um mundo distópico pós-apocalíptico onde interagem com diversas criaturas híbridas, animais e outros seres fantásticos. Hora de Aventura se tornou um grande fenômeno ao redor do mundo por abordar de maneira sensível algumas questões que ainda são tabu em desenhos voltados para crianças.

Samurai Jack (2001 - 2004)

Samurai Jack

Aclamada pelo público e pela crítica, Samurai Jack foi um desenho animado do Cartoon Network que contava a história de um samurai feudal preso em um futuro distópico. Jack tenta em todos os episódios derrotar o grande vilão Abu e retornar para o seu tempo, mas sempre perde a oportunidade. A série terminou sem conclusão, contudo, ficou marcada como uma das mais bem classificadas histórias de animação dos Estados Unidos já realizadas.

Avatar: A Lenda de Aang (2005 - 2008)

Avatar: A Lenda de Aang

No universo distópico de Avatar, humanos e animais híbridos habitam um mundo dividido por quatro nações e em paralelo, um mundo espiritual. Esta aclamada série animada recebeu críticas positivas quando lançada e se tornou um dos mais clássicos recentes na história da animação. Em 2012, a história recebeu uma série de continuação, chamada A Lenda de Korra, que também foi muito bem recebida pelo público.

Tom e Jerry (1940 - 1967)

Tom e Jerry

Tom e Jerry possui um importante local na história da animação mundial e os personagens continuam presentes em novas histórias e filmes até os dias de hoje. Este clássico desenho animado marcou a geração dos anos de 1980 e 1990 ao contar a história de um gato e um rato rivais que bolam planos maquiavélicos para irritar um ao outro.

Liga da Justiça (2001 - 2004)

Liga da Justiça

Dos mesmos animadores de Batman: A Série Animada e Superman: A Série Animada, Liga Justiça foi um grande sucesso ao redor do mundo ao adaptar para a televisão os quadrinhos da Liga da Justiça da América. Na série, acompanhamos histórias dos personagens mais celebrados da DC Comics, como Batman, Superman, Flash, Lanterna-Verde e Mulher-Maravilha.

Os Flintstones (1960 - 1966)

Os Flintstones

A história dos Flintstones se passa no ano 1.040.000 A.C, onde acompanhamos duas famílias pré-históricas que possuem rotinas semelhantes a de uma vida moderna. O contraste apresentado nesta premissa resultou em uma das séries mais bem sucedidas já realizadas. Os Flintstones contou com inúmeras séries spin-off, especiais para televisão e um clássico filme live-action, se tornando um dos desenhos animados mais clássicos de todos os tempos.

South Park (1997 - presente)

South Park

A série animada South Park é destinada para adultos e está em exibição desde 1997. Ela apresenta histórias repletas de críticas sócio-culturais de maneira ácida e, por vezes, controversa. Tocando em assuntos como política, economia e questões sociais, a série foi receptora de 5 prêmios Emmy, além do prestigioso Prêmio Peabody, destinado à reconhecer excelência midiática.

Scooby-Doo, Cadê Você? (1969 - 1971)

Scooby Doo

Scooby Doo conta a história de um grupo de amigos e de um cachorro chamado Scooby que investiga casos sobrenaturais em cada episódio. A franquia produzida originalmente pelo estúdio Hanna-Barbera é o segundo desenho animado com maior número de temporadas já realizado nos Estados Unidos. Os personagens Salsicha, Scooby, Fred, Velma e Daphne já estiveram presentes em inúmeras mídias, incluindo jogos, filmes, produções live-actions e mais.

As Tartarugas Ninja (1987 - 1996)

As Tartarugas Ninja

Os personagens Michelangelo, Rafael, Donatello e Leonardo da icônica franquia As Tartarugas Ninja foram criados pelos artistas Kevin Eastman e Peter Laird. Inicialmente, as histórias em quadrinho eram mais violentas e maduras. No entanto, com o sucesso da série animada, novas edições foram lançadas para um público mais jovem. No final dos anos 80 e início dos anos 90, o desenho foi um dos mais celebrados ao redor do mundo e hoje conta com um revival de grande sucesso ainda no ar.

Daria (1997 - 2002)

Daria

Esse desenho animado original da MTV marcou a geração dos anos 2000 por seus temas satíricos, humor ácido e roteiro original. A série apresenta a protagonista Daria, geralmente estressada, lidando com as preocupações que ocorrem na cidade suburbana onde vive. Com muito sarcasmo, Daria se tornou uma das personagens femininas mais bem construídas em desenhos animados e é hoje considerada um forte símbolo feminista dos anos 2000.

Os Simpsons (1989 - presente)

Os Simpsons

Os Simpsons é sem sombra de dúvidas a série animada mais clássica e cultuada da história que ainda está em transmissão. Ela apresenta a história de uma família de classe média dos Estados Unidos que lida com diversas situações corriqueiras na cidade de Springfield. Desde o seu lançamento, Os Simpsons se tornaram um grande fenômeno da cultura pop e já receberam os maiores nomes da indústria do entretenimento como convidados.

Steven Universe (2013 - 2019)

Steven Universe

Steven Universe foi um dos desenhos mais revolucionários já criados em tempos recentes. A série conta a história de Steven, um garoto que possui uma pedra preciosa em seu umbigo e que lhe dá habilidades sobre humanas. Ele mora com outras personagens fantásticas, as Cristal Gems, que lutam contra forças malignas que assolam a cidade de Beach City. A série abordou questões como consentimento, identidade e orientação sexual de maneira leve e criativa, sendo muito premiadas ao longo de sua exibição.

Naruto (2002 - 2007)

Naruto

Baseado no mangá de mesmo nome, Naruto narra a história de um garoto destemido e sua jornada para se tornar um grande ninja. Sem sombra de dúvidas, um dos animes mais populares de todos os tempos que fez grande sucesso ao redor do planeta e não poderia ficar de fora desta lista. Com mais de 200 episódios, o anime também possui uma sequência de grande sucesso, Naruto Shippuden, e diversas séries baseadas no mesmo universo.

Rick and Morty (2013 - presente)

Rick and Morty

Inspirada na franquia de filmes De Volta para o Futuro, Rick e Morty é um desenho adulto que estreou na sessão noturna do canal Cartoon Network em 2013. Ele acompanha as loucas aventuras de um cientista e seu neto por viagens interdimensionais, além de explorar as relações familiares e outros temas. Desde o seu lançamento, a série se tornou um grande fenômeno cultural e possui fãs espalhados por todas as partes do mundo.

Sailor Moon (1992 - 1993)

Sailor Moon

Sailor Moon segue a história de Usagi Tsukino, uma garota romântica que descobre ser a reencarnação de uma guerreira que luta pela justiça e pelo amor. É considerado o mais influente anime do subgênero Shoujo e teve uma grande repercussão mundial quando lançado no início dos anos 90.

Animaniacs (1993 - 1995)

Animaniacs

Animaniacs apresenta os três irmãos Warner que interagem com personagens do passado e do presente em Hollywood. Eles moram em uma torre de água nos Estúdios da Warner Bros e nas histórias fazem diversas referências à cultura popular da época, além de apresentarem sketches educacionais que marcaram uma geração.

O Laboratório de Dexter (1996 - 2003)

O Laboratório de Dexter

O Laboratório de Dexter teve grande sucesso no Brasil quando exibido pelo canal Cartoon Network, especialmente entre o final dos anos 90 e começo dos anos 2000. A série conta a história de um jovem gênio cientista que possui um imenso laboratório dentro de sua casa. Além do seu arqui-inimigo, Mandark, Dexter também tem que lidar com as perturbações de sua irmã Dee Dee.

Pokémon (1997 - 2002)

Pokémon

A franquia Pokémon continua sendo um grande sucesso comercial em suas mais variadas mídias, mas quando o anime foi lançado pela primeira vez no final dos anos de 1990, ele se tornou uma verdadeira febre ao redor do mundo. A história de Ash Ketchum e sua jornada para se tornar um grande mestre Pokémon teve filmes relacionados à história, além de diversas temporadas com novos personagens.

Os Padrinhos Mágicos (2001 - 2017)

Os Padrinhos Mágicos

Os Padrinhos Mágicos conta a história de Timmy, um garoto de 10 anos que recebe a ajuda de dois personagens mágicos que lhe concedem os mais variados desejos. Quando lançado, foi um dos desenhos de maior sucesso já produzido pela Nickelodeon e continua na memória da geração de crianças dos anos 2000.

Os Jovens Titãs (2003 - 2006)

Os Jovens Titãs

Baseado nas histórias de adolescência de clássicos personagens do universo da DC Comics, Os Jovens Titãs se tornou um dos desenhos infantis mais celebrados em anos recentes. No Brasil, a série foi transmitida pelo SBT e pelo Cartoon Network, tornando-se também um grande fenômeno mundial.

Gravity Falls: Um Verão de Mistérios (2012 - 2016)

Gravity Falls: Um Verão de Mistérios

Gravity Falls conta uma história repleta de mistérios e atividades paranormais de maneira muito divertida. Ele acompanha a jornada dos irmãos gêmeos Dipper Pines e Mabel, que começam a administrar A Cabana do Mistério junto de seu tio-avô Stanford quando visitam a cidade que leva o nome da série.

Dragon Ball Z (1989 - 1996)

Dragon Ball Z

Dragon Ball Z foi um dos animes de maior sucesso no Ocidente, recebendo grande popularidade no Brasil. Na história, o protagonista Son Goku, que já havia sido apresentado na série Dragon Ball, agora está crescido e deve lutar para proteger o planeta de seres alienígenas.

Veja também:

Desenhos animados mais assistidos para adultos e crianças

Os melhores desenhos antigos que marcaram a história

Os melhores filmes infantis para a criançada se divertir

Conheça os melhores filmes de animação de todos os tempos!

Os melhores filmes do Studio Ghibli: ranking completo

Publicado em
Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa e especialista em produção e crítica cultural pela PUC Minas. Atualmente é mestrando em comunicação, arte e cultura pela Universidade do Minho e apaixonado por cinema clássico, séries, musicais, livros e bons papos.