Os 19 filmes de terror mais pesados e assustadores


Selecionamos os filmes de terror mais pesados de todos os tempos: dos atuais aos clássicos do gênero. Algumas histórias são realmente perturbadoras. Você está preparado?

Mártires (2008)

Quinze anos após ser sequestrada e submetida a terríveis torturas, Lucie está disposta a se vingar dos seus torturadores.

Um crítico do jornal britânico Telegraph alerta: "Você realmente não precisa ver isso". Cenas de automutilação, massacre, tortura... Difícil descrever um filme tão perturbador, cruel e intenso quanto esse gore francês, sem dúvida um dos melhores representantes do gênero já produzidos.

Não disponível em plataformas de streaming

Mártires

O Exorcista (1973)

O Exorcista conta a história de uma menina de 12 anos que é possuída por uma força demoníaca. O longa é um legítimo clássico do cinema de terror e é considerado por muita gente o filme mais assustador de todos os tempos.

Algumas cenas são verdadeiramente perturbadoras e muito pesadas, mesmo para os padrões atuais.

Não disponível em plataformas de streaming

O Exorcista

As Fitas de Poughkeepsie (2009)

As Fitas de Poughkeepsie é um falso documentário em que o telespectador acompanha as atrocidades cometidas por um assassino em série. O enredo é construído em cima da descoberta, por parte do FBI, de centenas de fitas contendo cenas macabras de tortura, mutilações e assassinatos.

O filme é bastante pesado e chegou a ser proibido nos EUA e em outros países por suas cenas de terror gráfico realistas e violência extrema.

Não disponível em plataformas de streaming

As Fitas de Poughkeepsie

Grotesque (2009)

Sem uma razão aparente, um casal é sequestrado e submetido às piores torturas físicas e psicológicas imagináveis. Não há muita história além disso. É tortura, sangue e violência gratuita, na linha de Jogos Mortais e O Albergue - só que ainda mais pesado.

O filme é tão pesado que foi proibido pela Agência Britânica de Cinema, que alegou o seguinte: “Grotesque apresenta narrativa mínima, assim como desenvolvimento dos personagens, e apresenta ao público com mais que um cenário implacável de humilhação, brutalidade e sadismo".

Não disponível em plataformas de streaming

Grotesque

O Albergue (2005)

Dois amigos curtem a vida adoidado viajando pela Europa. Um islandês se junta à trupe no meio do caminho. Em Amsterdã, eles combinam os próximos passos na capital da Eslováquia, onde esperam encontrar muita diversão e belas garotas. Não podiam imaginar que lá se deparariam com o pior de seus pesadelos…

O filme pertence ao subgênero gore, caracterizado por cenas excessivamente nojentas. Além disso, o longa é conhecido por sua violência extrema e cenas de tortura. Leva o nome de Quentin Tarantino na coprodução.

Disponível em: Netflix

O Albergue

Hereditário (2018)

Eventos sobrenaturais começam a acontecer na família Graham após a morte da matriarca. Sua neta, Charlie, é a mais afetada. Aos poucos, muitos segredos sombrios do passado da família começam a vir à tona.

Hereditário é um dos filmes de terror mais comentados e elogiados dos últimos tempos. Segundo o jornal norte-americano USA Today, Hereditário é o filme mais aterrorizante do ano de 2018.

Disponível em: Amazon Prime Video

Hereditário

A Morte do Demônio (2013)

Esse longa é a nova versão do clássico dos anos 80 Evil Dead. Viciada em drogas, Mia vai acompanhada do irmão e alguns amigos à cabana da família. A ideia é passar uma temporada em isolamento para tentar se livrar do vício. Porém, o grupo passa a ser atormentado por uma estranha maldição.

Para quem curte terrorzão mais trash, com cenas bem nojentas e horripilantes, esse filme é a escolha perfeita.

Não disponível em plataformas de streaming

A Morte do Demônio

Abismo do Medo (2005)

Abismo do Medo é a história de um grupo de amigas que saem de viagem e, apaixonadas por aventuras, decidem explorar uma caverna. Mas o que elas não sabem é que essa caverna, até então inexplorada, reserva segredos aterrorizantes.

Prepare-se: o filme é angustiante, tenso, claustrofóbico. Muito claustrofóbico!

Disponível em: não disponível em plataformas de streaming

Abismo do medo

Corrente do Mal (2014)

Esse filme traz em seu roteiro algo bastante original. A boa e velha maldição dos filmes de terror não está numa casa, num objeto ou numa pessoa específica, mas é algo que pode ser transmitido através do sexo, como uma DST.

Elogiado pela crítica, o filme mantém um clima de tensão e suspense do início ao fim.

Disponível em: Amazon Prime Video

Corrente do Mal

Babadook (2014)

Enquanto uma mulher viúva lida com um trauma do passado, seu filho de seis anos é atormentado por pesadelos assustadores. Mas as coisas pioram quando o menino encontra um misterioso livro na estante de casa sobre um personagem chamado Sr. Babadook.

O clima de suspense e terror psicológico é realmente um ponto forte desse filme.

Não disponível em plataformas de streaming

Babadook

A Entidade (2012)

Uma família se muda para uma casa isolada. Casa nova, vida nova. Mas o otimismo da mudança é interrompido por uma descoberta macabra no sótão: uma caixa contendo filmes antigos com cenas de assassinatos brutais. Intrigado, o pai começa a investigar, sem saber que está mexendo com assuntos bem perigosos.

Apesar dos clichês, uma coisa é certa: o filme é tenso e dá bastante medo.

Disponível em: Amazon Prime Video

A Entidade

Invocação do Mal (2013)

Uma família se muda para uma mansão situada num local isolado. Aos poucos, acontecimentos perturbadores vão tornando a vida da família insuportável. Os investigadores paranormais Lorraine e Ed Warren são chamados para ver o que está acontecendo.

Invocação do Mal, primeiro filme da famosa franquia de terror, promete cenas de terror sobrenatural de tirar o fôlego. O filme é baseado numa história real.

Não disponível em plataformas de streaming

Invocação do mal

A Bruxa de Blair (1999)

Um grupo de estudantes de cinema entra numa floresta nos arredores de uma pequena cidade no Maryland (EUA) para investigar a famosa lenda de uma bruxa. A ideia é que a incursão na sombria floresta resulte num documentário. Mas ao longo dos dias coisas sinistras começam a acontecer e o desespero vai tomando conta dos jovens.

A Bruxa de Blair foi uma sensação no final dos anos 90. Isso porque o filme, idealizado como um falso documentário, fez muita gente acreditar que as cenas ali mostradas são reais. O filme é bastante eficaz em construir uma atmosfera de medo e desespero sem apelar para o terror gráfico.

Disponível em: Amazon Prime Video

A Bruxa de Blair

O Exorcismo de Emily Rose (2005)

A vida de uma estudante universitária muda quando a garota começa a ser atormentada por alucinações. Além das alucinações, Emily começa a agir de forma estranha, como se estivesse possuída por forças diabólicas. Sem saber como lidar com isso, ela aceita ser submetida a um processo de exorcismo.

O filme é bem aterrorizante e garante bons sustos. Dá ainda mais medo pensar que o longa é baseado numa história real ocorrida na Alemanha, em meados dos anos 70.

Disponível em: Netflix

O Exorcismo de Emily Rose

Veja também: Filmes de terror na Netflix em 2021: os melhores e mais assustadores

A Hora do Pesadelo (1984)

Esse filme atormentou as noites da criançada (e dos adultos!) ao longo dos anos 80. É um super clássico do terror, com um dos personagens mais famosos do gênero: Freddy Krueger. A história se passa numa pequena cidade norte-americana, onde um grupo de adolescentes passa a ser atormentado por pesadelos horripilantes - e bastante reais.

A grande jogada desse filme é trabalhar com o limite entre sonho e realidade. As situações de perseguição e suspense, além da imagem deformada de Freddy, garantem bons sustos.

Não disponível em plataformas de streaming

A Hora do Pesadelo

Poltergeist - O Fenômeno (1982)

Super clássico do gênero, Poltergeist gira em torno de uma família aterrorizada por espíritos agressivos. A coisa se complica quando a pequena Carol Anne é raptada e aprisionada numa outra dimensão. O filme, cujo roteiro é assinado por Steven Spielberg, teve 3 indicações ao Oscar. Ganhou uma refilmagem em 2015.

Algumas das cenas de Poltergeist, como a do palhaço, estão entre as mais famosas de toda a história do cinema de terror.

Não disponível em plataformas de streaming

Poltergeist

A Visita (2015)

Dois irmãos vão passar uma semana na casa dos avós, que vivem numa fazenda isolada. No início, tudo vai bem. Mas com o passar dos dias as crianças começam a notar coisas estranhas no comportamento dos idosos.

Do mesmo diretor de O Sexto Sentido (M. Night Shyamalan), o filme consegue criar suspense e tem cenas bem bizarras e desconfortáveis.

Não disponível em plataformas de streaming

A Visita

Sobrenatural (2010)

O primeiro filme da franquia traz um enredo bem clássico: uma família se muda para uma nova casa e coisas estranhas começam a acontecer. O filho de Josh e Renai sofre um acidente e entra em coma. Aos poucos, porém, nota-se que a criança não está exatamente em coma…

Embora não seja um dos melhores do gênero, o filme consegue criar uma atmosfera de terror e suspense e dar bons sustos.

Não disponível em plataformas de streaming

Sobrenatural

Ringu - O Chamado (1998)

Ringu é um dos responsáveis por dar fama mundial ao terror japonês. O filme conta a história de uma jornalista que acaba caindo numa trama macabra ao investigar a morte de algumas pessoas, inclusive a sua sobrinha. Ela descobre que essas pessoas morreram após assistir a uma fita de vídeo - fita que ela acabou de assistir…

O filme é bem elogiado pelos amantes do gênero e chegou a ganhar um remake em 2002.

Não disponível em plataformas de streaming

Ringu

Gostou dessa lista? Então vai gostar destas também: