Os 27 melhores desenhos antigos que marcaram a história


Atualizado em

Desenhos animados têm o poder de marcar a nossa infância e nos trazer muita nostalgia depois de alguns anos.

Confira alguns dos melhores desenhos animados antigos que marcaram as gerações dos anos 80, 90 e 2000, suas datas de estreia, seu período de exibição inicial no Brasil e as emissoras que transmitiram estes desenhos inicialmente no país.

Pokémon (1997)

Pokémon

Exibição no Brasil: final dos anos 90 e começo dos anos 2000
Emissora inicial: Record

O anime Pokémon se tornou uma verdadeira febre entre as crianças nos anos 2000. Transmitido inicialmente no programa Eliana e Alegria, da emissora Record, as primeiras temporadas originais introduziram o universo dos monstrinhos de bolso ao público brasileiro. Na época, também foram lançados diversos produtos relacionados à série no país. Com o passar dos anos, Pokémon também foi transmitido na TV aberta pela Globo e pela Rede TV.

Com diversos spin-offs, filmes e episódios especiais, Pokémon continua no ar e pode ser apreciado tanto pela geração antiga, que ainda consome os produtos relacionados à série, quanto pela geração mais nova, que está descobrindo este universo fantástico.

O Laboratório do Dexter (1996)

O Laboratório do Dexter

Exibição no Brasil: meados dos anos 90 e começo dos anos 2000
Emissora inicial: Cartoon Network

O Laboratório de Dexter conta a história de um jovem gênio cientista que possui um imenso laboratório dentro de sua casa. Além do seu arqui-inimigo, Mandark, Dexter também deve ter que lidar com as perturbações de sua irmã Dee Dee. O desenho teve grande sucesso no país pelo canal Cartoon Network, especialmente entre o final dos anos 90 e começo dos anos 2000.

Caverna do Dragão (1983)

Caverna do Dragão

Exibição no Brasil: final dos anos 80 e começo dos anos 90
Emissora inicial: Globo

Baseado no jogo de RPG chamado Dungeons & Dragons, Caverna do Dragão acompanha um grupo de jovens que certo dia entram em uma montanha russa e são transportados para um mundo fantástico. Agora, cada deles possui uma super habilidade e além de lutar contra monstros terríveis, vão tentar encontrar o caminho de volta para casa.

Os Ursinhos Carinhosos (1985)

Os Ursinhos Carinhosos

Exibição no Brasil: anos 90 e começo dos anos 2000
Emissora inicial: SBT

Inicialmente, os Ursinhos Carinhosos eram apenas um conjunto de personagens que ilustravam cartões de aniversário nos Estados Unidos. Foi em 1986 que a série de televisão animada levou os personagens para milhões de pessoas ao redor do mundo. A série apresenta uma família de ursos que protegem o planeta das forças do mal, espalhando o amor e bons sentimentos.

Tom e Jerry (1940)

Tom e Jerry

Exibição no Brasil: dos anos 60 aos anos 90
Emissora inicial: Globo e SBT

A história de Tom e Jerry data dos anos de 1940, quando os personagens foram apresentados pela primeira vez através de curtas metragens para os cinemas. No Brasil, a série animada começou a ser transmitida pela Rede Globo nos anos de 1960, mas marcou as gerações de crianças dos anos de 1980 e 1990 quando começou a ser exibido pelo SBT. Tom e Jerry possui um importante local na história da animação mundial e os personagens continuam presentes em novas histórias e filmes até os dias de hoje.

As Meninas Super Poderosas (1998)

As Meninas Super Poderosas

Exibição no Brasil: final dos anos 90 e anos 2000
Emissora inicial: SBT

Florzinha, Lindinha e Docinho foram criadas em um laboratório pelo Professor Utônio, que acidentalmente deixou cair o elemento X quando tentava criar a garota perfeita. Assim nasceram as meninas super poderosas, três garotas com super poderes que tentam salvar o mundo dos mais terríveis inimigos. Inicialmente, a série foi transmitida pela emissora SBT, mas depois ganhou mais regularidade no Cartoon Network.

Doug Funnie (1991)

Doug Funnie

Exibição no Brasil: anos 90
Emissora inicial: TV Cultura e SBT

Doug Funnie acompanha a história de um adolescente sonhador e com uma imaginação pra lá de excêntrica. A série sem dúvida marcou a geração dos anos 90 ao apresentar o dia a dia de Doug e suas interações com outros personagens, como Skeeter, Costelinha e seu maior amor, Patti Maionese. Inicialmente, o programa foi exibido pela TV Cultura e pelo SBT, mas depois entrou na programação da Band no programa PicNick Band.

Animaniacs (1993)

Animaniacs

Exibição no Brasil: anos 90
Emissora inicial: Globo

Um desenho que marcou a história da televisão devido às diversas referências à cultura pop e às suas sketches educacionais. Animaniacs foi inicialmente transmitido no Brasil pela Rede Globo dentro de alguns programas infantis da emissora. O desenho apresenta os três irmãos Warner que interagem com personagens do passado e do presente e que moram em uma torre de água nos Estúdios da Warner Bros em Hollywood.

Rugrats: Os Anjinhos (1991)

Rugrats: Os Anjinhos

Exibição no Brasil: anos 90
Emissora inicial: TV Cultura / SBT / Rede Globo

Produzido pela Nickelodeon, Rugrats marcou uma geração de crianças dos anos de 1990. A série acompanha um grupo de bebês que conseguem se comunicar entre si e aprontam diversas travessuras quando estão juntos. O desenho animado foi transmitido por vários canais de TV aberta desde o seu lançamento e três filmes já fazem parte desta franquia.

O Fantástico Mundo de Bobby (1990)

O Fantástico Mundo de Bobby

Exibição no Brasil: anos 90
Emissora inicial: SBT

Bobby é uma criança de quatro anos com uma imaginação de outro mundo. Na sua mente, o mundo é realmente fantástico e ele consegue visualizar diversas situações mágicas ao seu redor. O Fantástico Mundo de Bobby foi um grande sucesso no Brasil, sendo transmitido inicialmente pelos programas infantis do SBT, como o Bom Dia e Cia e o Sábado Animado.

Johnny Bravo (1995)

Johnny Bravo

Exibição no Brasil: final dos anos 90 e começo dos anos 2000
Emissora inicial: Cartoon Network

Um clássico do canal Cartoon Network, Johnny Bravo conta a história de um típico playboy malhado e narcisista que pensa que pode conquistar qualquer coisa com a sua beleza. Brincando com estereótipos e o colocando em situações cômicas, Johnny Bravo fez parte de uma grande era dos desenhos da emissora, sendo até hoje, um dos protagonistas mais reconhecidos do canal.

Coragem, o Cão Covarde (1997)

Coragem, o Cão Covarde

Exibição no Brasil: final dos anos 90 e começo dos anos 2000
Emissora inicial: Cartoon Network

Muriel e Eustácio são um casal de velhinhos que mora em uma fazenda isolada com seu cachorrinho de estimação chamado Coragem. O local é alvo de macabros acontecimentos e invasões de monstros. No entanto, apenas Coragem consegue se dar conta desses episódios sobrenaturais. Apesar do medo, Coragem sempre salva os seus donos dos piores pesadelos.

Digimon (1999)

Digimon

Exibição no Brasil: final dos anos 90 e começo dos anos 2000
Emissora inicial: Fox Kids / Globo

O Digimon apareceu pela primeira vez como um pet de estimação eletrônico de mesmo nome, muito semelhante ao original Tamagochi. A diferença é que este pet podia lutar em batalhas, treinar e evoluir. O desenho animado Digimon estreou nas telinhas através de um filme e logo depois ganhou sua primeira série para televisão. No Brasil, ele fez um grande sucesso na Globo, especialmente, no começo dos anos 2000.

Sakura Card Captors (1998)

Sakura Card Captors

Exibição no Brasil: começo dos anos 2000
Emissora inicial: Cartoon Network / Globo

Um dos animes mais aclamados ao redor do mundo, Cardcaptor Sakura conta a história de uma menina de 10 anos que ao abrir um misterioso livro acaba espalhando por sua cidade 52 cartas mágicas. A partir daí, sua vida se transformará, pois ela terá que se transformar em uma jovem guerreira caçadora das cartas que foram liberadas. No Brasil, a série começou a ser transmitida pelo canal Cartoon Network, mas logo passou a fazer parte da programação da TV Globinho.

X-Men: Evolution (2000)

X-Men: Evolution

Exibição no Brasil: começo dos anos 2000
Emissora inicial: SBT

Parte da franquia de super-heróis da Marvel Comics, X-Men: Evolution marcou a geração dos anos 2000 quando foi exibido pela primeira vez no SBT. A série animada acompanha as aventuras e missões dos clássicos personagens de X-Man, como o Professor Xavier, Ciclope, Wolverine, Tempestade e mais!

Jimmy Neutron (2002)

Jimmy Neutron

Exibição no Brasil: começo dos anos 2000
Emissora inicial: Nickelodeon

Após o grande sucesso do filme “Jimmy Neutron: O Menino Gênio'' em 2001, uma série de televisão foi produzida pela Nickelodeon e se popularizou em todo o mundo ao longo dos anos 2000. A história acompanha a vida de um jovem inventor que para além de enfrentar desafios com a família, os amigos e a escola, também salva o mundo através de suas inovadoras invenções.

Os Padrinhos Mágicos (2001)

Os Padrinhos Mágicos

Exibição no Brasil: começo dos anos 2000
Emissora inicial: Fox Kids

Um dos desenhos animados de maior sucesso já produzido pela Nickelodeon, Os Padrinhos Mágicos estreou no Brasil em 2002 pela Fox Kids, mas anos depois foi exibido por outras emissoras, como a Rede Globo, a Bandeirantes e o Disney Channel. A série conta a história de um garoto de 10 anos que recebe a ajuda de dois padrinhos mágicos que lhe concedem diversos desejos.

Três Espiãs Demais! (2001)

Três Espiãs Demais!

Exibição no Brasil: começo dos anos 2000
Emissora inicial: Fox Kids / Globo

Inspirado na aclamada franquia As Panteras, Três Espiãs Demais! conta a história de três jovens em Bervely Hills nos Estados Unidos que trabalham para uma agência de espionagem ultra secreta. As jovens vão enfrentar diversos desafios e aventuras em missões pra lá de eletrizantes. No Brasil, a série chegou a ser transmitida por várias emissoras, mas inicialmente fez um grande sucesso na Rede Globo e no Fox Kids no começo dos anos 2000.

Kim Possible (2002)

Kim Possible

Exibição no Brasil: começo dos anos 2000
Emissora inicial: SBT / Globo

Com uma protagonista feminina forte e muito destemida, Kim Possible se tornou um dos maiores fenômenos de programas da Disney Channel. A série gira em torno de Kim, uma adolescente que se torna espiã e luta diariamente contra o crime, além de ter que enfrentar os desafios escolares e familiares. O desenho passou pelas emissoras SBT e Rede Globo e, em 2019, ganhou um filme live-action.

Du, Dudu e Edu (1999)

Du, Dudu e Edu

Exibição no Brasil: final dos anos 90 e começo dos anos 2000
Emissora inicial: Cartoon Network

Os Dus são três amigos que vivem na cidade fictícia de Peach Creek, onde tentam a todo custo conseguir dinheiro para comprar suas guloseimas preferidas, balinhas de caramelo. O divertido trio composto por Du, Dudu e Edu foi criado por Danny Antonucci e teve sua estreia na televisão brasileira pelo canal Cartoon Network, onde foram um sucesso entre o final dos anos 90 e começo dos anos 2000.

Dragon Ball Z (1989)

Dragon Ball Z

Exibição no Brasil: anos 90 e começo dos anos 2000
Emissora inicial: Globo

Dragon Ball Z faz parte da imensa franquia japonesa Dragon Ball, que hoje conta com inúmeros spin-offs, filmes e revistas em quadrinhos. Após o grande sucesso da série original, Dragon Ball Z foi produzido pela Toei Animation e exibido originalmente no Brasil pela Rede Globo, onde teve um grande sucesso de audiência por anos.

Os Thornberrys (1998)

Os Thornberrys

Exibição no Brasil: final dos anos 90 e começo dos anos 2000
Emissora inicial: SBT

Este divertido e peculiar desenho animado foi ar no Brasil nos 2000 e conquistou uma geração de crianças. A série narra a história de Eliza, uma menina que viaja o mundo com seus pais dentro de um trailer. Eliza é uma criança muito especial, pois possui a habilidade de conversar com animais. A jovem embarca em diversas aventuras com seus irmãos pela natureza selvagem.

A Vaca e o Frango (1997)

A Vaca e o Frango

Exibição no Brasil: final dos anos 90 e começo dos anos 2000
Emissora inicial: Cartoon Network

A Vaca e o Frango é, sem sombra de dúvidas, um dos desenhos animados mais surrealistas que já passaram pelo Cartoon Network. A série conta a história de uma vaca que é irmã de um frango e os dois são filhos de humanos. A vaca também possui um alter-ego, a Supervaca, uma heroína que tenta de tudo manter sua identidade secreta do vilão Bum de Fora.

Os Cavaleiros do Zodíaco (1986)

Os Cavaleiros do Zodíaco

Exibição no Brasil: anos 90
Emissora inicial: Manchete

O anime japonês Os Cavaleiros dos Zodíacos teve sua estreia no Brasil no ano de 1994 pela Rede Manchete. A série que une mitologia grega com diversas questões de astrologia caiu na graça do público e se tornou um dos desenhos animados mais populares nos anos 90 em várias partes do mundo. A série foi responsável por aumentar a audiência da Rede Manchete e ainda foi reprisada por emissoras como a Band e o Cartoon Network.

Turma do Pateta (1992)

Turma do Pateta

Exibição no Brasil: anos 90 e começo dos anos 2000
Emissora inicial: SBT

A Turma do Pateta apresentou o icônico melhor amigo de Mickey realizando diversas peripécias com alguns outros personagens da Disney. Esse desenho marcou uma geração que acompanhava os programas infantis do Disney Club e do Disney Cruj, transmitidos pelo SBT no final dos anos 90.

Os Smurfs (1981)

Os Smurfs

Exibição no Brasil: anos 80 e anos 90
Emissora inicial: Globo

Os icônicos personagens Smurfs foram criados nos anos de 1950 pelo cartunista Peyo. O desenho animado apresentava o dia a dia dessas pequenas criaturas azuis que viviam em florestas e faziam de tudo para escapar do vilão Gargamel. No Brasil, a série foi transmitida entre os anos de 1980 e 1990 em programas como Balão Mágico e Xou da Xuxa. Também foi reprisada no SBT e e pela RedeTV ao longo dos anos 90.

O Programa de Charlie Brown e Snoopy (1983)

O Programa de Charlie Brown e Snoopy

Exibição no Brasil: anos 80
Emissora inicial: SBT / Rede Record

No Brasil, a série de animação de Snoopy também ficou conhecida como A Turma do Charlie Brown ou O Programa de Charlie Brown e Snoopy. Ele foi originalmente exibido nos anos de 1980 e conquistou uma legião de crianças com seus personagens simples e charmosos. O protagonista da história é Charlie Brown, uma criança boa, mas também muito desastrada. Ele possui um cãozinho nada comum, Snoopy, que tem a habilidade de jogar vários esportes e que dorme no telhado de sua casinha.

Veja também:

Desenhos animados mais assistidos de para adultos e crianças

Os melhores desenhos animados já transmitidos

Os animes mais populares de todos os tempos!

Conheça os melhores filmes de animação de todos os tempos!

Os melhores animes de todos os tempos, segundo os fãs