Os melhores filmes do Studio Ghibli: ranking completo


Um dos mais prestigiados estúdios de animação de todo o mundo, o Studio Ghibli virou uma referência em contar histórias que emocionam, fazem os espectador rir, chorar, além de despertar a imaginação das crianças.

Não é à toa que o estúdio se transformou em um dos mais premiados de toda a história do cinema com filmes que passam por gêneros como drama, aventura, comédia, fantasia e ficção científica. Confira a nossa lista com todos os filmes já produzidos pelo Studio Ghibli, dos mais aclamados aos menos populares pelo público e crítica.

1. A Viagem de Chihiro (2001)

A Viagem de Chihiro (2001)

Temas: aventura, fantasia, amadurecimento, mistério.

Único filme de língua não inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Filme de Animação, a Viagem de Chihiro é antes de tudo, uma história de descobertas da infância e amadurecimento. Nesta obra prima de Hayao Miyazaki, acompanhamos a jornada de uma garota de dez anos que está se mudando de cidade com seus pais. Ao longo da viagem, a menina vai se perder dos familiares, para depois descobrir que eles se transformaram em porcos. Com a ajuda do jovem Haku, Chihiro vai embarcar em uma aventura sem precedentes para salvar os seus pais, ao mesmo tempo que vai conhecer outros personagens pra lá de macabros e excêntricos.

2. Meu Amigo Totoro (1988)

Meu Amigo Totoro (1988)

Temas: aventura, fantasia, aventura.

Mei e sua irmã se mudam para uma cidade para ficarem mais próximas ao hospital onde sua mãe está internada. As meninas vão descobrir um atalho escondido em seu quintal que as leva para um terra mágica, onde conhecem um espírito da floresta chamado Totoro. Uma linda relação de amizade vai surgir, assim como uma épica aventura que vai destacar o amor entre irmãs e o poder da imaginação infantil.

3. Túmulo dos Vagalumes (1988)

Túmulo dos Vagalumes (1988)

Temas: guerra, drama.

Um dos filmes mais tocantes do Studio Ghibli, Túmulo dos Vagalumes retrata com delicadeza e maestria os horrores pós Segunda Guerra Mundial. A história é semi biográfica, pois tanto o livro que foi inspirado, quanto as experiências do diretor Isao Takahata serviram de inspiração para detalhes na história. Considerado também um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos, o enredo narra a história de dois irmãos que devem lutar contra a fome e as adversidades causadas pela guerra para sobreviverem após a morte da mãe e a convocação do pai para o exército.

4. O Castelo no Céu (1986)

O Castelo no Céu (1986)

Temas: romance, steampunk, fantasia, aventura, ação.

Este filme se tornou um marco do gênero de animação e também de ficção científica. Hayao Miyazaki dirige esta fabulosa aventura pelos ares que acompanha a jornada de dois personagens órfãos, Sheeta e Pazu. Unindo forças, os jovens vão tentar descobrir a mitológica cidade flutuante de Laputa, enquanto são perseguidos por piratas gananciosos. Este foi o primeiro filme de animação produzido oficialmente pelo Studio Ghibli e ainda mora no coração dos aficionados pelo estúdio.

5. O Conto da Princesa Kaguya (2013)

O Conto da Princesa Kaguya (2013)

Temas: aventura, fantasia, drama, amadurecimento.

Baseado no folclore japonês, O Conto do Cortador de Bambu, este filme dirigido por Isao Takahata, apresenta a história de uma menina que é encontrada dentro de um tronco de bambu. Quando cresce, ela se torna uma aristocrata, recebendo o título de princesa Kaguya. A jovem é cortejada por diversos homens da realeza, mas sem mostrar interesse por nenhum deles, vai exigir com que os homens realizem missões impossíveis para evitar um casamento. Com um traço delicado e uma história emocionante, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação em 2015.

6. O Castelo Animado (2004)

O Castelo Animado (2004)

Temas: romance, drama, fantasia, ação.

Em um mundo encantado e habitado por criaturas fantásticas, a jovem Sophie vai sofrer uma terrível maldição: ela será transformada em uma velha senhora por uma maligna feiticeira. Sua jornada para quebrar o feitiço a levará ao castelo animado, habitado por um misterioso feiticeiro que pode salvá-la de sua maldição. Este aclamado filme de Hayao Miyazaki, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação e recebeu diversos prêmios após a sua estreia.

7. Princesa Mononoke (1997)

Princesa Mononoke (1997)

Temas: épica, guerra, ficção histórica, fantasia, aventura.

Um destemido príncipe vai lutar contra um monstro demoníaco que invadiu a sua aldeia. Ferido e amaldiçoado, Ashitaka vai ter que ir atrás de uma cura e em sua jornada vai conhecer San, uma garota criada por uma tribo de deuses-lobo. Este foi o filme que colocou o Studio Ghibli não só no mapa dos aficionados por animação, mas ganhou uma proporção mundial de prestígio.

8. Tartaruga Vermelha (2016)

Tartaruga Vermelha (2016)

Temas: fantasia, romance, aventura.

Co-produzido entre o Studio Ghibli e a distribuidora alemã Wild Bunch, esta delicada e emocionante história dirigida por Michaël Dudok de Wit narra a jornada de um náufrago, que se encontra isolado em uma ilha deserta. Sua jangada é constantemente destruída por uma misteriosa tartaruga vermelha. Em um ataque de fúria, ele vai matar o animal, que magicamente vai ressuscitar em uma linda mulher de cabelos vermelhos. Apaixonados, eles agora vão construir uma vida nesta ilha e conviver com a natureza. Sem diálogos, este filme mostra o poder de uma excelente história animada e uma trilha sonora emocionante.

9. O Serviço de Entregas da Kiki (1989)

O Serviço de Entregas da Kiki (1989)

Temas: drama, fantasia, aventura.

A jovem feiticeira Kiki completou 13 anos e agora deve passar um ano fora de casa para aprender a viver de forma independente. Junto de seu leal gatinho falante, Kiki se muda para a cidade de Korico, onde vai ter que lidar com muitas adversidades, como, por exemplo, o fato de que os hotéis da região não permitem bruxas.

10. Memórias de Ontem (1991)

Memórias de Ontem (1991)

Temas: romance, melodrama, amadurecimento.

Este delicado drama envolvido pelo sentimento de nostalgia, apresenta a história de Taeko Okajima. A protagonista tem 27 anos e trabalha em um escritório em Tóquio. Ela decide viajar para o interior do país, onde vai ajudar numa temporada de colheita de familiares. Ao longo do filme, ela vai se lembrar de vários acontecimentos de sua infância e adolescência, tentando entender essas memórias e as marcas que lhe causaram agora em sua vida adulta.

11. Pom Poko — A Grande Batalha dos Guaxinins (1994)

Pom Poko — A Grande Batalha dos Guaxinins (1994)

Temas: comédia, drama, fantasia.

Neste filme de Isao Takahata, acompanhamos a jornada de seres mágicos, guaxinins metamorfos que lutam pela sobrevivência da floresta em que vivem contra o desenvolvimento urbano que destrói a vegetação. Um filme ambientalista do Studio Ghibli que foi baseado no folclore japonês chamado Os Tanukis.

12. Ponyo (2008)

Ponyo (2008)

Temas: comédia, drama, aventura, fantasia.

Os sentidos delicados da imaginação de Hayao Miyazaki tomam novas proporções em Ponyo, um de seus grandes clássicos do Studio Ghibli. Na história, acompanhamos a amizade entre um garoto que um dia encontra um peixinho dourado falante chamada Ponyo. Ganhando vida, acompanhamos a real missão e história de Ponyo, que agora pode acabar colocando em risco o vilarejo de seu amigo.

13. Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992)

Porco Rosso: O Último Herói Romântico (1992)

Temas: romance, comédia, aventura, fantasia.

Ambientado na Itália entre as duas Grandes Guerras Mundiais, Porco Rosso é baseado no mangá do célebre diretor Hayao Miyazaki e dirigido por ele mesmo. Na história, acompanhamos as aventuras de um ex-piloto da força aérea italiana que agora, com uma cabeça de porco, luta contra os piratas aéreos que roubam turistas na região italiana.

14. Meus Vizinhos, os Yamadas (1999)

Meus Vizinhos, os Yamadas (1999)

Temas: comédia.

O primeiro filme digital do Studio Ghibli, Meus Vizinhos, Os Yamadas foi dirigido por Isao Takahata, que desejava um estilo de arte aquarela ao filme. Isso faz com que o filme seja uma das produções artísticas mais peculiares dessa casa de estúdios de animação. Ele conta a história de uma tradicional família japonesa, composta por um patriarca, uma mãe, uma avó, um filho pré-adolescente, uma filha mais nova e o cachorrinho da família. Todos passam por pequenas situações que trazem também uma grande lição.

15. Sussurros do Coração (1995)

Sussurros do Coração (1995)

Temas: romance, musical, aventura, amadurecimento.

Uma comédia romântica enigmática sobre amadurecimento e os impactos do primeiro amor. Em Sussurros do Coração, dirigido por Yoshifumi Kondo, acompanhamos a história de Shizuku, que começa a perceber que os livros que pega na biblioteca são geralmente emprestados também a um menino chamado Seiji. Um amor inesperado entre duas pessoas muito diferentes vai nascer a partir daí.

16. Vidas ao Vento (2013)

Vidas ao Vento (2013)

Temas: guerra, drama, romance.

Este poético filme de Hayao Miyazaki narra a história de Jiro Horikoshi, cujo sonho de infância é se tornar um piloto de avião. Na verdade, voar em um avião em formato de pássaro. Ao longo de sua jornada, ele vai conhecer a bela Naoko, por quem vai se apaixonar. Seus destinos serão traçados mais de uma vez. No entanto, a mulher da sua vida vai desenvolver uma grave doença e Jiro terá que se dividir entre o seu sonho de infância e a sua amada.

17. O Mundo dos Pequeninos (2010)

O Mundo dos Pequeninos (2010)

Temas: aventura, fantasia.

Os pequeninos fazem parte de uma minúscula família que vive escondida no assoalho de uma casa nos subúrbios de Tóquio. A família possui regras estritas para não serem descobertos pelas pessoas, roubando itens essenciais para sua sobrevivência. No entanto, a jovem Arrietty vai acabar conhecendo um menino de tamanho normal e tentar manter uma relação de amizade, apesar de colocar em risco a existência de sua pequena família.

18. As Memórias de Marnie (2014)

As Memórias de Marnie (2014)

Temas: drama, mistério.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação, As Memórias de Marnie apresenta a jornada de Anna, uma garota de 12 anos de idade, filha de pais adotivos, que é bastante solitária e introvertida. Como recomendação médica, ela vai passar o verão em uma casa litorânea, onde vai entrar em uma mansão abandonada e conhecer uma menina loira chamada Marnie. Os segredos de Marnie, no entanto, são mais profundos do que Anna poderia compreender e essa amizade transformará a sua vida para sempre.

19. Da Colina Kokuriko (2011)

Da Colina Kokuriko (2011)

Temas: romance, drama.

Dirigido por Goro Miyazaki, filho do patriarca do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, Da Colina Kokuriko conta uma história de amor que sofre diversas influências e complicações devido ao passado. No filme, acompanhamos a jornada de Umi, que mora no topo de uma colina e costuma hastear bandeiras em homenagem aos marinheiros do porto. Este ato vai chamar a atenção do jovem Shun, que vai acabar, eventualmente, se apaixonando por ela. No entanto, uma fotografia do passado vai fazê-los se desaproximar e investigar um passado repleto de mistério sobre os dois.

20. Ocean Waves (1993)

Ocean Waves (1993)

Temas: romance, drama.

Baseado no romance da escritora japonesa Saeko Himuro, Ocean Waves é um filme para televisão animado pelo Studio Ghibli que conta uma história delicada de nostalgia, amadurecimento e amores passados. No filme, conhecemos a história de Taku Morisaki, que volta para sua cidade natal durante o período de férias da faculdade. Passeando pela cidade, ele vai se lembrar dos seus anos no colegial e de seus antigos amores.

21. O Reino dos Gatos (2002)

O Reino dos Gatos (2002)

Temas: romance, comédia, aventura, fantasia.

O filme de estreia da direção de Hiroyuki Morita para o Studio Ghibli é um deleite para os olhos e apresenta uma fantástica história que envolve qualquer aficionado pelas comédias de animação. Na história, acompanhamos a jornada de Haru, uma menina de 17 anos, que um dia acaba salvando a vida de um gatinho. Ela só não esperava que o gato que salvou era na realidade um nobre gato falante, que a convida para conhecer o reino dos gatos, onde terá a oportunidade de viver como os animaizinhos e se tornar uma realeza felina.

22. Contos de Terramar (2006)

Contos de Terramar (2006)

Temas: drama, aventura, fantasia.

Dirigido por Goro Miyazaki, filho do patriarca do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, Contos de Terramar é uma adaptação de uma popular franquia de romances japonês da autora Ursula K. Le Guin. Na história, uma terra mágica começa a apresentar desequilíbrio, quando dragões vindos de terras distantes entram em guerra. O poderoso mago Ged vai atrás de investigar este desequilíbrio e em sua aventura vai conhecer o príncipe Arren, com quem vai unir forças.

Veja também: