Os 21 melhores filmes de fantasia para você assistir


Os melhores filmes e sagas de fantasia para você começar a assistir hoje. Selecionamos filmes dos mais variados gêneros que utilizam a magia e a fantasia como plano de fundo para histórias emocionantes e divertidas.

Trilogia O Senhor dos Anéis (2001 - 2003)

Assista ao trailer:

Gêneros: épico, fantasia, medieval, aventura, ação.

A mais premiada saga de fantasia de todos os tempos, O Senhor dos Anéis possui três filmes de grande aclamação pela crítica especializada e pelos fãs das histórias de Tolkien. A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei são, sem dúvidas, uma ótima opção se você procura um clássico de fantasia para maratonar. A saga conta a jornada de Frodo, um hobbit que terá a grande missão de destruir um poderoso anel na era da Terra-Média.

A Bela e a Fera (2017)

Assista ao trailer:

Gêneros: conto de fadas, fantasia, aventura.
Disponível em: Disney+

A adaptação do clássico da Disney, A Bela e a Fera, recebeu grande elogio pelo uso de efeitos especiais e por manter a história relevante para os dias de hoje. Neste deslumbrante conto de fadas, temos Emma Watson no papel de Bela, uma camponesa que tem o seu pai raptado por um monstro que vive em um antigo castelo nas proximidades de sua vila. Bela decide se entregar à fera para salvar o seu pai e, dentro do castelo, conhecerá objetos fantásticos e descobrirá os mistérios que envolvem a maldição da fera.

Saga Harry Potter (2001 - 2011)

Assista ao trailer:

Gêneros: fantasia, bruxaria, ação, aventura.

Uma das franquias de maior sucesso no mundo, Harry Potter conta a história de um jovem órfão que aos 11 anos descobre que é bruxo. Ele irá frequentar a mais prestigiada escola de magia e bruxaria do mundo, Hogwarts. Ao longo da jornada, Harry descobrirá os segredos sobre a morte dos seus pais e enfrentará os mistérios que envolvem aquele-que-não-deve-ser-nomeado. Os oito filmes desta saga são uma ótima opção de um universo de magia e aventura para você explorar e se envolver.

A Viagem de Chihiro (2001)

A Viagem de Chihiro

Gêneros: animação, aventura, mistério, fantasia.
Disponível em: Netflix

Nesta obra prima de Hayao Miyazaki, acompanhamos a jornada de uma garota de dez anos que está se mudando de cidade com seus pais. Ao longo da viagem, a menina vai se perder dos familiares, para depois descobrir que eles se transformaram em porcos. Com a ajuda do jovem Haku, Chihiro vai embarcar em uma aventura sem precedentes. A Viagem de Chihiro é o único filme de língua não inglesa a ganhar o Oscar de Melhor Filme de Animação.

As Crônicas de Nárnia (2005 - )

Assista ao trailer:

Gêneros: aventura, fantasia, épico.
Disponível em: Disney+

As Crônicas de Nárnia é uma série de 7 livros de alta fantasia escrita pelo autor irlandês C. S. Lewis. Considerado um clássico da literatura mundial, três histórias já foram adaptadas até o momento para filmes: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Príncipe Caspian e A Viagem do Peregrino da Alvorada. Nestas histórias fantásticas, acompanhamos jovens que descobrem um grande reino chamado Nárnia dentro de um guarda-roupa em uma velha mansão.

Aladdin (2019)

Assista ao trailer:

Gêneros: conto de fadas, aventura, fantasia.
Disponível em: Disney+

Este remake em live-action do clássico filme da Disney, foi bastante aguardado pelos fãs da história. Dirigido por Guy Ritchie, Aladdin conta a história de um jovem pobre em uma cidade fictícia da Arábia que encontra uma lâmpada mágica. O gênio que estava dentro da lâmpada concede ao jovem três desejos. Ao longo da épica jornada de aventura, Aladdin também vai se apaixonar pela princesa Jasmin e terá que enfrentar um grande vilão, um feiticeiro chamado Jafar.

Coraline e o Mundo Secreto (2009)

Coraline e o Mundo Secreto

Gêneros: mistério, fantasia, animação.

Um dos maiores clássicos infantis do escritor Neil Gaiman, Coraline recebeu uma prestigiada animação que agradou não só os fãs da história, mas também a crítica especializada. Coraline conta a história de uma menina que ao explorar sua nova casa, descobre uma porta que a leva para um mundo muito parecido com o seu. A diferença é que todas as pessoas à sua volta possuem botões no lugar dos olhos e parecem ser muito mais interessantes e gentis do que no seu. Coraline vai acabar descobrindo mistérios sobre este mundo novo e terá que tomar uma difícil decisão.

A História Sem Fim (1984)

Assista ao trailer:

Gêneros: fantasia, aventura, ação, magia.

Este clássico filme de fantasia dos anos 80 marcou uma geração de crianças e adolescentes e é uma ótima opção para apresentar para crianças mais novas. Em A História Sem Fim, acompanhamos a jornada de aventuras do jovem Bastian, que encontra um livro mágico em uma livraria. Ao ler o livro, ele é transportado para uma terra mágica, onde existem dragões, elfos e toda uma sociedade aristocrática. A terra, no entanto, está em perigo e a única salvação está nas mãos de um corajoso guerreiro.

Labirinto (1986)

Assista ao trailer:

Gêneros: aventura, fantasia, musical.

Estrelado por David Bowie, Labirinto é um dos mais aclamados filmes de fantasia de todos os tempos. Ele conta a história da jovem Sarah, que está frustrada por ter que cuidar do irmão mais novo que não para de chorar. Atendendo ao seu pedido, o rei dos duendes aparece em sua casa e rapta o menino. Sara, no entanto, se arrepende e vai em busca de seu irmão. Para isso, ela terá que ultrapassar um gigantesco labirinto repleto de armadilhas. Se ela não conseguir resgatar o irmão até a 00:00, ele se transformará em um duende.

Edward Mãos de Tesoura (1990)

Assista ao trailer:

Gêneros: drama, comédia, fantasia.
Disponível em: Disney+

Um dos maiores clássicos filmes de fantasia dos anos de 1990, Edward Mãos de Tesoura é uma das mais conhecidas obras do diretor Tim Burton. No filme, uma vendedora de cosméticos que mora em uma cidade suburbana, encontra um jovem isolado em um castelo. O castelo em questão era de um inventor, que criou Edward, mas que faleceu antes de substituir as tesouras dele pelas mãos criadas. Edward vai para a casa da vendedora e será perseguido pelos moradores da cidade conservadora que o veem como uma ameaça.

O Clã das Adagas Voadoras (2004)

O Clã das Adagas Voadoras

Gêneros: drama-histórico, épico, fantasia, artes marciais.

Neste épico drama do diretor chinês Zhang Yimou, acompanhamos uma história de artes marciais com cenas de tirar o fôlego. O filme se passa durante o reinado da dinastia Tang na China, onde uma organização secreta chamada “O Clã das Adagas Voadoras” se opõe ao governo. Uma jovem dançarina é investigada como possível membro do clã, mas as coisas se tornam ainda mais complicadas quando um policial se une a ela para investigar mais a fundo a organização.

O Labirinto do Fauno (2006)

O Labirinto do Fauno

Gêneros: terror, aventura, fantasia, drama-histórico, suspense, guerra.
Classificação indicativa: maiores de 16 anos

O universo dos filmes do diretor mexicano Guillermo del Toro é repleto de fantasia e um dos mais aclamados filmes de sua cinematografia é sem dúvidas O Labirinto do Fauno. Vencedor de três Oscars, o filme conta a história de Ophelia, que vai morar em um acampamento militar, onde sua mãe irá se casar com um terrível capitão. A jovem encontra naquele ambiente, diversos seres fantásticos e alguns muito assustadores e terá que desvendar vários mistérios para conseguir sobreviver e retornar ao seu legítimo lar.

O Mágico de Oz (1939)

O Mágico de Oz

Gêneros: musical, fantasia, clássico, infantil.
Disponível em: Google Play

O clássico musical O Mágico de Oz continua como um dos preferidos entre os filmes de fantasia infantil. Com músicas clássicas eternizadas na voz de Judy Garland, o filme conta a história de Dorothy, que mora em uma fazenda no estado do Kansas. Quando um ciclone devasta subitamente a fazenda, Dorothy é transportada para o mundo mágico de Oz, onde terá que encontrar um misterioso mágico para conseguir retornar para casa.

Viva: A Vida é uma Festa (2017)

Assista ao trailer:

Gêneros: fantasia, aventura, animação.
Disponível em: Disney+

Esta celebrada animação da Pixar mistura o melhor da fantasia, da aventura e do drama para contar uma história épica e muito divertida. Em Viva, o jovem Miguel é um apaixonado por música, mas sua família o proíbe de tocar qualquer instrumento musical. No Dia dos Mortos, Miguel vai tocar um antigo violão de seu ídolo, Ernesto de la Cruz, e vai acabar sendo transportado para o mundo dos mortos. Essa aventura só está começando.

Caminhos da Floresta (2014)

Assista ao trailer:

Gêneros: musical, fantasia, contos de fadas.
Disponível em: Disney+

Este musical de Stephen Sondheim foi adaptado para o cinema com um elenco de peso, com nomes como Meryl Streep, Anna Kendrick e Emily Blunt. Diversos contos de fadas se misturam nesta história repleta de aventura e muita magia. Saiba o que acontece com Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, a Cinderela e a bruxa má quando um padeiro e sua esposa acabam interferindo em suas histórias.

Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003)

Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas

Gêneros: drama, fantasia, guerra, aventura.
Disponível em: Netflix

Um filme de fantasia com cenas espetaculares e uma história muito interessante. Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas conta, principalmente, a história de relacionamento entre um pai e um filho. Ed é um magnífico contador de histórias e adora contar as histórias fantásticas que teve ao viajar pelo mundo. Seu filho Will, é descrente das histórias que envolvem fantasia e seres fantásticos, mas vai acabar indo atrás da verdade para entender melhor o pai.

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

A Fantástica Fábrica de Chocolate

Gêneros: aventura, fantasia, musical.

A clássica história de Roald Dahl já recebeu duas adaptações para o cinema e a mais recente é a dirigida por Tim Burton. Na história, um excêntrico dono de uma fábrica de chocolate abre uma competição para convidar algumas crianças a visitar sua fábrica mágica. O jovem Charlie é uma dessas crianças sortudas, que entra na fábrica com o seu avô. Ao longo da turnê, diversos incidentes hilários vão acontecer, principalmente, devido à má criação das outras crianças.

Matilda (1996)

Matilda

Gêneros: fantasia, magia, aventura, drama, comédia.
Disponível em: Netflix

Neste clássico filme de fantasia dos anos 90, conhecemos a jovem Matilda, uma garota muito inteligente e especial que foi criada com pais extremamente grosseiros e negligentes. Quando Matilda descobre que possui poderes mágicos, seus pais a matriculam em uma rígida escola dirigida pela terrível Agatha Trunchbull. Matilda terá, então, que usar seus poderes para proteger seus amigos e sua professora. A celebrada história ganhou também um musical muito celebrado em 2010.

Mogli - O Menino Lobo (2016)

Assista ao trailer:

Gêneros: fantasia, aventura, drama.
Disponível em: Disney+

A adaptação live-action desta clássica animação da Disney agradou tanto os fãs da saga quanto a crítica especializada pelo magnífico trabalho de efeitos especiais. Mogli conta a história de um menino criado por lobos, que é adorado por vários animais da floresta. Contudo, o tigre Shere Khan o considera uma ameaça. Mogli vai então se afastar e embarcar em uma jornada de autodescoberta para proteger sua família de lobos.

Mary Poppins (1964)

Mary Poppins

Gêneros: fantasia, comédia, aventura.
Disponível em: Disney+

Este clássico filme infantil contém o melhor dos gêneros de fantasia e comédia. Mary Poppins conta a história da família Banks, cujas crianças são bastante encrenqueiras e nenhuma babá consegue ficar tempo suficiente para tomar conta delas. Isso até a chegada da babá mágica Mary Poppins, que vai ensinar lições de vida valiosas a essas crianças através da música e de brincadeiras.

Meu Amigo, o Dragão (2016)

Assista ao trailer:

Gêneros: aventura, fantasia, épico.
Disponível em: Disney+

Neste emocionante filme, acompanhamos a história de um jovem órfão que acaba conhecendo um dragão que cuida dele no meio de uma floresta. Seis anos se passam e o jovem é encontrado por uma guarda florestal. Agora, a vida do dragão Elliot está em perigo e Pete terá que usar toda a sua coragem para conseguir protegê-lo.

Veja também:

Os melhores filmes para assistir com a família!

Os melhores filmes para assistir na Netflix quando não sabe o que ver

Melhores filmes de guerra: da Netflix aos clássicos

Os melhores filmes de suspense para dar nó na sua cabeça