Os 25 melhores desenhos animados para ver em 2020 que vão divertir adultos e crianças!


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural

Se antes os desenhos animados eram voltados quase que exclusivamente para o público infantil, hoje eles ganharam uma nova audiência e algumas produções exclusivas para o público adulto.

Nesta lista, separamos os melhores desenhos animados para assistir em 2020 por sua popularidade e aclamação de crítica. Algumas destas animações são voltadas para o público mais maduro e outras são diversões garantidas para toda a família.

1. Trem Infinito (2019-)

IMDB: 8,6
Rotten Tomatoes: 94%

mm-trem-infinito

Talvez a maior surpresa de estreia de 2019 tenha sido Trem Infinito. Inicialmente planejado para ser um filme, seus criadores decidiram dividir a história e transformá-la em uma série animada. O desenho conta a história de Tulip, uma menina de 12 anos que está viajando em um trem com seu robô dois-em-um. Cada vagão dá acesso a um universo totalmente diferente e surreal. O maior objetivo de Tulip é desembarcar do trem e conseguir voltar para casa. A produção estreou com grande aclamação pelo público e os números mostram isso.

2. Rick e Morty (2013- )

IMDB: 9,3
Rotten Tomatoes: 95%

mm-rick-e-morty

Inspirada na franquia de filmes De Volta para o Futuro, Rick e Morty é um desenho adulto que estreou na sessão noturna do canal Cartoon Network. Ele acompanha as loucas aventuras de um cientista e seu neto por viagens interdimensionais, além de explorar as relações familiares e outros temas.

3. Steven Universe (2013-2020)

IMDB: 8,3
Rotten Tomatoes: 92%

mm-steven-universe

Um desenho que vem quebrando barreiras pelos temas e críticas sociais contemporâneas, Steven Universe é considerado um grande marco na televisão. Ele foi o primeiro desenho do Cartoon Network criado inteiramente por uma mulher e conta a história de Steven e suas aventuras com as Crystal Gems, seres mágicos feitos de cristal que vieram do espaço.

Para além de temas como amor e família, a criadora Rebecca Sugar diz que é muito importante que crianças aprendam sobre consentimento, identidade e que todas se vejam representadas de alguma maneira em seu show.

4. O Incrível Mundo de Gumball (2011-2019)

IMDB: 8,1
Rotten Tomatoes: 97%

mm-gumball

Este desenho se despede esse ano das telinhas depois de seis temporadas e com certeza ficará na memória de muitas crianças e adultos. Realmente, o mundo de Gumball é incrível! Utilizando diversas técnicas de animação como CGI, desenhos a mão, stop-motion e até fantoches, o universo de Gumball é único.

A animação conta a história de Gumball, um híbrido de gato e coelho de doze anos, e as suas peripécias com seu irmão adotivo peixinho, Darwin. Na cidade de Elmore, eles vão aprontar diversas confusões. Esta foi a primeira produção do estúdio europeu do Cartoon Network e um possível filme está sendo cogitado para concluir a história dos personagens.

5. Star vs. as Forças do Mal (2015-2019)

IMDB: 8,1
Rotten Tomatoes: 86%

mm-star-vs-forcas-do-mal

Esta adorável série da Disney teve quatro temporadas, encerrando sua história em 2019. A história é a seguinte: com 14 anos de idade a princesa Star recebe sua varinha mágica e por acidente coloca o castelo da família em chamas. Os pais de Star decidem mandá-la para o planeta Terra em um programa de intercâmbio estudantil. No novo planeta ela vai fazer amizade com Marco Diaz. Os dois enfrentarão tanto a rotina da escola quanto as aventuras de proteger o mundo das forças do mal.

6. Hilda (2018-)

IMDB: 8,7
Rotten Tomatoes: 99%

mm-hilda

A mais nova produção de animação da Netflix conta a história de uma menina de cabelos azuis chamada Hilda. Ela mora em uma floresta com a mãe e vive diversas aventuras com seres fantásticos. Após um gigante destruir a casa das duas, elas têm que se mudar para a cidade de Trollburgo, onde Hilda vai fazer novos amigos e explorar a cidade que é rodeada de mistérios. A série foi renovada para uma segunda temporada que deve estrear no começo de 2020.

7. Ursos sem Curso (2014-)

IMDB: 8,0
Rotten Tomatoes: 92%

mm-ursos-sem-curso

Três ursos lutando contra seus instintos para se inserirem na sociedade humana imitando seus comportamentos. Essa premissa dá pano para a manga na construção de situações hilárias. Ursos sem Curso estreou em 2014 e acompanha a história de Panda, Pardo e Polar, três irmãos adotivos ursos que vivem na Califórnia. A história é baseada nos quadrinhos online de Daniel Chong, The Three Bare Bears. Se você procura uma boa distração com gargalhadas garantidas, vai se divertir com as situações hilárias proporcionadas por estes cativantes personagens.

8. Carmen Sandiego (2019-)

IMDB: 8,0
Rotten Tomatoes: 88%

mm-Carmen-Sandiego

Quem viveu os anos 90 e tinha um computador em casa vai se lembrar do jogo educativo Carmen Sandiego. Nele, um detetive tentava encontrar Carmen ao redor do mundo. Para isso, perguntas sobre geografia eram apresentadas para os jogadores. O jogo ficou no imaginário popular e em 1995 o primeiro desenho foi criado. Em 2019, a Netflix lançou o mais novo desenho da franquia com a voz de Gina Rodriguez como Carmen. Nessa nova versão, ele apresenta a enigmática personagem como a heroína que viaja pelo mundo.

9. She-Ra e as Princesas do Poder (2018-)

IMDB: 7,2
Rotten Tomatoes: 81%

mm-she-ra-e-as-princesas-guerreiras

“Pela honra de Grayskull! Eu sou She-Ra”. Quem viveu nos anos 80 e 90 deve se lembrar deste clássico desenho animado sobre a princesa Adora que quando encontra uma espada mágica se transforma na empoderada heroína She-Ra. A Dreamworks juntamente com a Netflix lançaram em 2018 um reboot deste desenho que ficou por anos no imaginário de muitos adultos. A série segue a mesma premissa da original, lançada em 1985, e vem sendo aclamada pela crítica e pelo público.

10. Operação Big Hero: A Série (2017-)

IMDB: 7,1
Rotten Tomatoes: 89%

mm-big-hero-serie

O filme Operação Big Hero foi um grande sucesso de bilheteria quando lançado em 2014 e chegou a ganhar o Oscar de Melhor Animação no ano de 2015. A Disney decidiu produzir a série animada de mesmo nome dando continuidade à história de Hiro Hamada e o robô Baymax. Junto de seus amigos, eles vão defender a cidade futurista San Fransoyko (uma divertida mistura das cidades de São Francisco e Tokyo) contra diversos vilões. A série está em sua segunda temporada em 2019 e já foi confirmada para uma terceira.

11. Bob’s Burger (2011-)

IMDB: 8,1
Rotten Tomatoes: 89%

mm-bobs-burguers

Este sarcástico desenho animado voltado para o público adulto teve sua estreia em 2011 e acompanha Bob, dono de uma lanchonete de hambúrgueres, e sua peculiar familiar: a esposa Linda e os filhos Tina, Gene e Louise. Bob’s Burgers é um dos desenhos animados mais populares da televisão atualmente com altos números de audiência. Além de muitas pessoas se identificarem com os personagens, eles dão margem a diversos memes pela internet.

12. Love, Death & Robots (2019-)

IMDB: 8,6
Rotten Tomatoes: 79% (Críticos)

mm-love-death-and-robots

Esta série de animação é a única desta lista não apropriada para menores de 18 anos. Isso porque os temas de terror, sexo e violência estão em quase todos os curtas. A Netflix desenvolveu esta super produção com os consagrados diretores Tim Miller e David Fincher. A série consiste em 18 episódios que não possuem ligação uns com os outros. Também é notório os diferentes tipos de técnicas de animação utilizados em cada uma das histórias, que foram inspiradas nos mais diversos contos e textos, inclusive, contos publicados em fóruns da internet.

25 melhores animes para ver na Netflix em 2020

13. BoJack Horseman (2014-)

IMDB: 8,6
Rotten Tomatoes: 95%

mm-bojack-horseman

Considerado por muitos críticos como uma das melhores séries da Netflix, BoJack Horseman aborda diversos temas filosóficos e existencialistas através de personagens híbridos. O protagonista é um cavalo humanoide, ex-ator de sucesso em Hollywood, que vive a vida procrastinando, usando drogas e bebendo. A série também faz uma sátira à própria indústria cinematográfica hollywoodiana e a mídia norte-americana. A produção da Netflix foi renovada para sua sexta temporada que deve chegar ao serviço de streaming ainda este ano.

14. Miraculous: As Aventuras de Ladybug (2015-)

IMDB: 7,9
Rotten Tomatoes: 89%

mm-miraculous-ladybug

Esta produção francesa fez muito sucesso pelo mundo, especialmente no Brasil. Tanto que a Gloob (canal do grupo brasileiro GloboSat) anunciou que co-produzirá as próximas temporadas das Aventuras de Ladybug e podemos esperar ainda a integração de uma personagem brasileira no desenho. A série conta a história de dois adolescentes que se transformam nos heróis Ladybug e Noir Cat quando algum mal aparece.

15. My Little Pony: A Amizade é Mágica (2010-2019)

IMDB: 7,6
Rotten Tomatoes: 80%

mm-my-little-pony

Você sabia que existe um fã clube masculino do popular show infantil My Little Pony? Eles são chamados de Bronies e se juntam em convenções e encontros online para compartilhar a paixão pelos coloridos personagens que inicialmente foram criados para atrair um público infantil feminino. Aparentemente, as lições de amizade e perseverança dos divertidos pôneis acabaram atraindo também homens adultos e adolescentes. O seriado teve 9 temporadas e vai terminar sua história em outubro de 2019.

16. Caçadores de Bugs (2020- )

IMDB: 7,9
Rotten Tomatoes: 100%

Desenho caçadores de bugs

Uma super produção entre a Netflix e a Nickelodeon, Caçadores de Bugs teve sua estreia em 2020 e já está disponível na plataforma de streaming. A história conta as lutas e desafios de adolescentes que trabalham em uma loja de jogos e que foram escolhidos para lutar contra os monstros que saíram de alguns vídeo games.

Conheça os melhores filmes de animação de todos os tempos!

17. Kipo e os Animonstros (2020- )

IMDB: 8,3
Rotten Tomatoes: 95%

Desenho Kipo e os animonstros

Criaturas fantásticas e a perseverança de uma jovem lendária te aguardam na produção original da Netflix Kipo e os Animonstros. A série é baseada nos quadrinhos para web de Radford Sechrist e conta a história de uma menina de 13 anos que está em busca de seu pai, após ser forçada a viver em uma cidade subterrânea pra lá de perigosa.

18. Irmão do Jorel (2014- )

IMDB: 9,1
Rotten Tomatoes: -

Desenho irmão do jorel

A primeira produção brasileira do Cartoon Network, Irmão do Jorel foi um fenômeno quando lançado em 2014. O desenho conta a história de uma família brasileira excêntrica dos anos de 1980, onde o filho do meio, Jorel é o mais popular. Contudo, o protagonista desta história é o seu irmão que tenta de tudo para se destacar em meio a muitas confusões que se envolve.

19. A Casa da Coruja (2020- )

IMDB: 7,5
Rotten Tomatoes: 82%

Desenho a casa da coruja

Luz é uma aprendiz de bruxa que encontrou um portal para um mundo fantástico e cheio de possibilidades mágicas. Ela tem como mentora a rebelde bruxa mais velha Eda e como companheiro um adorável monstrinho chamado King. A Casa da Coruja é uma produção da Disney Channel e encantou os fãs pela comédia excêntrica e história bem desenvolvida dos personagens.

20. O Príncipe Dragão (2018- )

IMDB: 8,4
Rotten Tomatoes: 93%

Desenho o príncipe dragão

Em uma terra mágica no continente de Xadia, humanos, elfos e outros criaturas fantásticas vão se unir para descobrir o que aconteceu com o herdeiro do rei dragão. Esta super produção da Netflix apresenta incríveis efeitos visuais que vai deixar qualquer aficionado por desenhos agarrado ao sofá.

21. The Midnight Gospel (2020- )

IMDB: 8,3
Rotten Tomatoes: 90%

Desenho The Midnight Gospel

O criador do aclamado desenho animado Hora de Aventura, Pendleton Ward se uniu ao excêntrico ator Duncan Trussell para criar uma das séries mais originais e malucas dos últimos anos para a Netflix. The Midnight Gospel é uma série animada para adultos que aborda temas filosóficos, culturais e sociais de forma psicodélica e alucinante.

Em cada episódio, o protagonista Clancy Gilroy explora um planeta diferente através de seu simulador. Seu objetivo é entrevistar os personagens que encontra em suas jornadas pelo universo para transmitir em seu videocast intergalático.

22. Amphibia (2019- )

IMDB: 7,8
Rotten Tomatoes: 90%

Desenho Amphibia

A nova série animada da Disney Channel, Amphibia conta a história de uma menina curiosa de 13 anos que abre uma caixa mágica e é teletransportada para um universo fantástico onde vivem sapos falantes. A jovem Anne terá que se adaptar ao novo lar e tentar trazer um pouco de seu próprio mundo aos divertidos animais que conhece ao longo de sua jornada de descobertas e aventuras.

23. Central Park (2020- )

IMDB: 6,6
Rotten Tomatoes: 75%

Desenho Central Park

A nova série musical animada da Apple TV+ gira em torno de um dos parques mais famosos de todo o mundo, o Central Park de Nova York. Na história, uma família tenta salvar o parque da destruição quando uma herdeira tem a ideia de comprar toda a terra e construir mais condomínios e restaurantes no lugar.

24. Final Space (2018- )

IMDB: 8,3
Rotten Tomatoes: 90%

Desenho Final Space

Disponível na Netflix, Final Space segue a história de um preso intergalático que embarca em jornadas épicas pelo espaço para desvendar os mistérios do universo. Gary cumpre uma pena de cinco anos, após destruir naves espaciais e fingir ser um piloto. Junto de seu fiel escudeiro, Mooncake, ele vai tentar descobrir onde se encontra o tal “espaço final”.

25. Close Enough (2020- )

IMDB: 8,0
Rotten Tomatoes: 84%

Desenho Close Enough

Uma sitcom (série de comédia) hilária e animada que chegou à HBO. Close Enough conta a história de uma excêntrica família norte-americana, sua filha de cinco anos e amigos divorciados com quem compartilham o apartamento. A série possui uma grande aclamação entre o público que procura uma boa comédia e a crítica especializada.

Curtiu a nossa lista? Veja também:

Os 25 melhores filmes infantis para a criançada se divertir

Os 27 melhores filmes para assistir com a família!

Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado desde 2013 pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em produção e crítica cultural pela PUC Minas. Atualmente é mestrando em comunicação, arte e cultura pela Universidade do Minho e apaixonado por cinema clássico, musicais, livros e bons papos.