Os 23 melhores filmes de terror baseados em fatos reais para assistir em 2022


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural

Os filmes de terror baseados em histórias reais dão sempre uma sensação de medo ainda maior. Para quem ama essas histórias, selecionamos os melhores filmes de terror com espíritos, sobrenaturais, do gênero slasher, de assassinatos e com outros temas para você levar grandes sustos e se arrepiar do começo ao fim.

O Exorcista (1973)

O Exorcista (1973)

Disponível em: HBO Max
Classificação indicativa: 14 anos

Um dos maiores clássicos de terror de todos os tempos, “O Exorcista” foi estrelado por Linda Blair e continua sendo uma das maiores referências do gênero. O filme foi baseado no livro de mesmo nome do escritor William Peter Blatty, que teve como fonte a história de um suposto menino de 13 anos possuído na década de 1940 nos Estados Unidos.

No filme, uma atriz percebe que a sua filha adolescente está apresentando comportamentos estranhos e assustadores. Ela então entra em contato com especialistas que sugerem que ela chame um sacerdote especializado em exorcismos para a sua casa.

O Massacre da Serra Elétrica (1974)

O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Disponível em: Looke
Classificação indicativa: 18 anos

Considerado um dos maiores clássicos de terror slasher de todos os tempos, “O Massacre da Serra Elétrica” foi baseado não apenas em um assassino, mas teve inspiração em diversas histórias macabras reais. A mais notória delas é a de Ed Gein, que retirava cadáveres de cemitérios e coletava ossos e peles. A polícia chegou a encontrar inclusive uma máscara feita de pele humana, sendo esta a maior inspiração para o personagem Leatherface.

No filme, os irmãos Franklin e Sally viajam com amigos para o Texas com o objetivo de verificarem a tumba do avô, após notícias de vandalismo na região. Contudo, uma série de eventos macabros e assassinatos começam a colocar a vida de todos do grupo em risco.

O Exorcismo de Emily Rose (2005)

O Exorcismo de Emily Rose (2005)

Disponível em: Netflix
Classificação indicativa: 14 anos

Baseado em uma história real que aconteceu com uma jovem alemã no final da década de 1960, “O Exorcismo de Emily Rose” é um clássico contemporâneo de terror que está disponível na Netflix para você assistir hoje. Na história, um sacerdote aceita realizar um ritual de exorcismo em uma jovem que sofre com alucinações e convulsões. Contudo, Emily acaba morrendo. Agora a cética advogada Erin Bruner ficará encarregada de defender o padre na justiça, o que colocará em prova a sua crença nos inexplicáveis acontecimentos em volta do caso.

A Hora do Pesadelo (2010)

A Hora do Pesadelo (2010)

Disponível em: HBO Max
Classificação indicativa: 14 anos

Freddy Krueger é um dos vilões de terror mais icônicos da história do cinema e já esteve presente em inúmeros filmes desta grande franquia de sucesso. A história que inspirou os filmes foi baseada em um artigo do Los Angeles Times sobre uma família de imigrantes do Camboja, que após sobreviverem a uma série de assassinatos consegue refúgio nos Estados Unidos. Contudo, o filho adolescente da família começou a relatar que um monstro o perseguia em seus pesadelos. Eventualmente, o jovem morreu no meio de um pesadelo que estava sofrendo.

O remake de 2010, estrelado por Rooney Mara, Jackie Earle Haley e Kyle Gallner, está disponível na HBO Max e é garantia de bons sustos do começo ao fim.

O Ritual (2011)

O Ritual (2011)

Disponível em: Netflix e HBO Max
Classificação indicativa: 14 anos

O filme “O Ritual” conta com um elenco de peso na produção e foi baseado no livro “The Making of a Modern Exorcist”, do escritor estadunidense Matt Baglio. Na história, um jovem seminarista cético está decidido a abandonar a vida como missionário no Vaticano. Mas tudo muda quando ele conhece um padre veterano especializado em exorcismos, que fará ele questionar tudo o que acredita sobre Deus e o diabo.

Verónica (2017)

Verónica (2017)

Disponível em: Netflix
Classificação indicativa: 16 anos

Baseado em um caso real e assustador que aconteceu na Espanha na década de 1990, o filme "Verónica" se tornou um dos títulos do gênero de terror mais assistidos da Netflix. O filme conta a história de uma jovem adolescente que certo dia utiliza uma tábua Ouija com as suas amigas. A partir desta “brincadeira”, diversos acontecimentos bizarros começam a acontecer na vida da jovem e de sua família. Até hoje, a polícia não conseguiu encontrar respostas para o que realmente aconteceu naquela época.

Annabelle (2014)

Annabelle (2014)

Disponível em: HBO Max
Classificação indicativa: 14 anos

Baseado em acontecimentos sobrenaturais relacionados à uma boneca de pano que hoje está guardada em uma casa que funciona como museu, “Annabelle” faz parte do mesmo universo de histórias de terror dos filmes “Invocação do Mal” e “Invocação do Mal 2”. Na história, o casal Warren tem sua casa invadida por uma seita satânica e, após sobreviverem aos ataques, decidem se mudar. Levando a boneca com eles, diversos acontecimentos assustadores e sobrenaturais começam a acontecer no novo local.

Livrai-nos do Mal (2014)

Livrai-nos do Mal (2014)

Disponível em: Netflix
Classificação indicativa: 16 anos

Baseado no livro de memórias do policial estadunidense Ralph Sarchie, o filme “Livrai-nos do Mal” é uma ótima pedida de terror disponível no catálogo da Netflix Brasil. Na história, o policial Ralph, interpretado por Eric Bana, investiga dois casos criminais contra crianças. Ao investigar mais a fundo o que estava acontecendo pelas noites escuras da cidade, ele se depara com situações paranormais que vão colocar à prova sua fé.

O Despertar de um Assassino (2017)

O Despertar de um Assassino (2017)

Classificação indicativa: 16 anos

Baseado no livro “Meu Amigo Dahmer”, este surpreendente filme apresenta uma atuação impressionante de Ross Lynch e roteiro e direção certeiros de Marc Meyers. O filme conta a história do assassino em série Jeffrey Dahmer, que cometeu o assassinato de 17 pessoas entre os anos de 1978 e 1991. O filme foca especialmente na adolescência de Dahmer na década de 1970, seu perturbado ambiente familiar e o relacionamento que estabeleceu com os seus amigos, especial com Backderf, que publicou uma HQ sobre a amizade dos dois.

A Maldição da Casa Winchester (2018)

A Maldição da Casa Winchester (2018)

Disponível em: Telecine
Classificação indicativa: 14 anos

Baseado na história de vida de Sarah Lockwood Winchester, herdeira de uma grande companhia de rifles nos Estados Unidos, “A Maldição da Casa Winchester”, estrelado por Helen Mirren, é uma garantia de bons sustos do começo ao fim. No filme, após perder tragicamente o filho e o marido, a viúva Winchester decide construir uma enorme mansão com o objetivo de prender supostos espíritos que atormentam a sua família.

Brinquedo Assassino (1988)

Brinquedo Assassino (1988)

Disponível em: Apple TV
Classificação indicativa: 16 anos

O boneco assassino mais conhecido de todos os tempos, Chucky, foi baseado em três assassinos reais: Charles Manson, Lee Harvey Oswald e James Earl Ray. Além disso, um boneco macabro chamado Robert the Doll também serviu como inspiração para a história de Chucky.

Neste clássico dos anos de 1980, um serial killer é morto pela polícia, mas consegue transferir a sua alma para um boneco. Dessa forma, ele continua a cometer assassinatos e aterrorizar a vida de todas as pessoas da região.

Horror em Amityville (2005)

Horror em Amityville (2005)

Disponível em: Looke e iTunes
Classificação indicativa: 16 anos

Baseado em uma sangrenta e assustadora história que aconteceu na década de 1970 na vila de Amityville em Nova York, este filme é garantia de muitos sustos do começo ao fim. Na história, um jovem matou toda a sua família e relatou que cometeu os assassinatos devido às vozes misteriosas que escutava dentro da casa. Depois de um ano, uma nova família vai morar no local e eventos macabros começam a tomar conta da casa novamente.

A Casa Silenciosa (2011)

A Casa Silenciosa (2011)

Classificação indicativa: 14 anos

Estrelado por Elizabeth Olsen, “A Casa Silenciosa” é um remake de um filme uruguaio baseado em acontecimentos sobrenaturais que se passaram em uma pequena vila do Uruguai na década de 1940. Na história, Sarah, seu pai John e seu tio Peter estão arrumando uma casa de campo com o objetivo de reformá-la e vendê-la. Contudo, após um desentendimento entre Peter e John, pai e filha são deixados sozinhos na propriedade, onde acontecimentos sobrenaturais começam a acontecer.

Evocando Espíritos (2009)

Evocando Espíritos (2009)

Classificação indicativa: 16 anos

Dirigido por Peter Cornwell, o filme “Evocando Espíritos” conta uma história sobrenatural baseada em fatos reais que aconteceu nos Estados Unidos. Na trama, quando o jovem Matt é diagnosticado com câncer e seus pais, Sara e Peter, decidem mudar para uma propriedade localizada mais próxima à clínica de tratamento. Aos poucos, eles descobrem segredos macabros e histórias passadas da nova casa.

The Watcher (2016)

The Watcher (2016)

Classificação indicativa: 16 anos

Em “The Watcher”, quando Emma e Noah se mudam para uma nova casa em Los Angeles, eles começam a receber correspondências macabras dizendo que eles devem se mudar do local. Este filme de terror e suspense é baseado em uma história real de um casal que recebia cartas similares quando se mudaram para uma propriedade em Nova Jersey.

A Marca do Medo (2014)

A Marca do Medo (2014)

Disponível em: iTunes
Classificação indicativa: 14 anos

Baseado em uma história real que aconteceu na Inglaterra na década de 1970, o filme “A Marca do Medo” conta a história de um professor de Oxford que decidiu realizar experimentos em uma paciente diagnosticada com esquizofrenia. Na trama, o professor tenta provar a existência de fenômenos sobrenaturais e recruta três alunos para realizar uma experiência com Jane, que supostamente estava possuída por demônios.

Os Crimes de Snowtown (2011)

Os Crimes de Snowtown (2011)

Disponível em: Claro NOW
Classificação indicativa: 16 anos

Baseado em uma série de crimes que aconteceu na Austrália durante a década de 1990, “Os Crimes de Snowtown” acompanha a história de Jamie, um adolescente de 16 anos que se aproxima cegamente do namorado da mãe, o aventureiro de espírito livre John Bunting. Aos poucos, John recruta um pequeno grupo de pessoas para fazer justiça com as próprias mãos.

Invocação do Mal (2013)

Invocação do Mal (2013)

Disponível em: HBO Max
Classificação indicativa: 14 anos

Uma das franquias de terror de maior sucesso das últimas décadas, “Invocação do Mal” acompanha um casal que se muda com suas cinco filhas para uma nova propriedade. Acontecimentos estranhos e paranormais começam a assombrar a casa e eles vão contar com a ajuda dos investigadores Ed e Lorraine Warren para revelar segredos demoníacos que se escondem no local.

Possessão (2012)

Possessão (2012)

Classificação indicativa: 14 anos

Baseado em uma história real que aconteceu em 2001, “Possessão” conta a história de uma jovem que adquiriu uma antiga caixa de vinho em uma venda de garagem nos Estados Unidos. Após abri-la, acontecimentos estranhos e sobrenaturais começam a rodear a sua vida. Agora, os seus pais devem correr contra o tempo para tentar salvá-la.

The Afflicted (2011)

The Afflicted (2011)

Classificação indicativa: 16 anos

Uma mãe de quatro adolescentes se baseia em suas próprias interpretações da bíblia para abusar e maltratar dos seus filhos. Quando o seu marido tenta fugir de casa, ela o mata com um taco de baseball. Agora os filhos do casal passam por uma tortura psicológica e física pela cruel e neurótica mãe.

A Maldição de Sharon Tate (2019)

A Maldição de Sharon Tate (2019)

Disponível em: Telecine
Classificação indicativa: 16 anos

Em “A Maldição de Sharon Tate”, Hilary Duff dá vida à atriz que foi brutalmente assassinada pelos seguidores de Charles Manson, líder de uma seita que aterrorizou os Estados Unidos no final dos anos de 1960. No filme, Sharon está no auge de sua vida. Ela tinha acabado de ser indicada ao Globo de Ouro por sua atuação em “O Vale das Bonecas” e estava grávida de seu primeiro filho com o diretor Roman Polanski. Contudo, os seguidores de Manson colocariam um fim aos seus sonhos e a sua vida em uma chacina que também tirou a vida de várias pessoas ao seu redor.

Hounds of Love (2016)

Hounds of Love (2016)

Disponível em: Amazon Prime
Classificação indicativa: 18 anos

“Hounds of Love” conta a história real de uma série de crimes cometidos por um casal australiano no final da década de 1980. No filme, uma jovem é sequestrada por John e Evelyn White. Agora ela precisa criar uma estratégia para conseguir sair viva dessa situação. O diretor Ben Young retrata neste filme um caso macabro que aconteceu em um pequeno subúrbio australiano quando David e Catherine Birnie sequestraram, abusaram e assassinaram quatro mulheres no período de cinco semanas.

A Última Profecia (2002)

A Última Profecia (2002)

Disponível em: Amazon Prime
Classificação indicativa: 14 anos

Baseado no livro "The Mothman Prophecies", do escritor John A. Keel, “A Última Profecia” conta a história de um jornalista que sofre um acidente de carro com a esposa. Momentos antes de morrer, Mary diz que teve uma visão de uma criatura em forma de mariposa que a fez sair da direção e causar o acidente. Com o objetivo de entender o que aconteceu, o jornalista começa uma investigação repleta de acontecimentos sobrenaturais.

Veja também:

Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa e especialista em produção e crítica cultural pela PUC Minas. Atualmente é mestrando em comunicação, arte e cultura pela Universidade do Minho e apaixonado por cinema clássico, séries, musicais, livros e bons papos.