Os 17 filmes de comédia brasileiros mais engraçados


O cinema nacional está cheio de excelentes opções super engraçadas, que vão do humor mais escrachado à comédia mais inteligente. Para criar o nosso ranking dos filmes mais engraçados, inventamos uma escala de humor: 1 - Divertido 😃, 2 - Engraçado 😄, 3 - Muito Engraçado 😅, 4 - Hilariante 😂, 5 - Engraçadíssimo 🤣.

1. Minha Mãe É uma Peça

Escala de humor: 5 - Engraçadíssimo 🤣

Dona Hermínia é a famosa mãe coruja. Aposentada e divorciada, o que ela faz é tomar conta da casa e dos dois filhos - que, aliás, estão longe de serem as criancinhas que ela criou com tanto carinho. Quando descobre que os filhos a acham controladora, ela resolve dar o fora. Destaque para o talento de Paulo Gustavo, roteirista e ator, que criou e deu alma a essa personagem fabulosa e super engraçada. O filme é baseado na peça homônima de muito sucesso e já se tornou uma franquia, com três filmes - todos eles bem engraçados.

Lançado no final de 2019, o terceiro filme da franquia tornou-se a maior bilheteria de toda a história do cinema nacional. Um verdadeiro fenômeno!

Assista ao trailer do primeiro filme da franquia:

2. Os Normais – O Filme

Escala de humor: 5 - Engraçadíssimo 🤣

A série de sucesso virou filme – para delírio dos fãs! O filme conta em detalhes como foi que Rui e Vani se conheceram, após duas tentativas frustradas de casamento. Tal como a série da TV, o filme explora um humor cotidiano, centrado em questões da vida adulta. Em Os Normais, o absurdo parece até corriqueiro.

Assista ao trailer:

3. O Auto da Compadecida

Escala de humor: 4 - Hilariante 😂

Baseado na peça de Ariano Suassuna, o filme narra as aventuras de João Grilo e Chicó, uma dupla bastante esperta que se vira como pode para sobreviver num vilarejo do sertão paraibano. Com diálogos dinâmicos e hilários e situações bem inusitadas, o filme satiriza instituições sociais como a família e a Igreja. As atuações de Matheus Nachtergaele e Selton Mello são pontos altos do longa.

Assista ao trailer:

4. Ó Paí, Ó

Escala de humor: 3 - Muito Engraçado 😅

Adaptado de uma peça da Banda de Teatro Olodum, a comédia-musical Ó Paí, Ó (gíria de Salvador que significa “Olhe para aí, olhe”) narra o dia a dia de um cortiço do Pelourinho, com todos os seus conflitos e confusões, e tudo isso às vésperas do Carnaval. O protagonista é Roque (Lázaro Ramos), um pintor de carrinhos cujo sonho é se tornar cantor. Além de dar boas risadas, você irá mergulhar na realidade social e cultural de um dos bairros mais icônicos do Brasil: o Pelourinho. É muita brasilidade!

Assista ao trailer:

5. O Palhaço

Escala de humor: 3 - Muito Engraçado 😅

O Circo Esperança leva muita alegria por onde passa. Porém, por trás das acrobacias, das piadas e das fantasias, nem tudo são flores. Cansado da vida itinerante e vivendo uma crise existencial, Benjamin (palhaço Pangaré), filho do velho Valdemar (palhaço Puro Sangue), decide dar outro rumo à sua vida. Para começar, ele tem de providenciar um RG e arrumar um emprego. O Palhaço consegue mesclar bem o tom sério da crise existencial do protagonista com uma sucessão de piadas bem engraçadas.

Assista ao trailer:

6. Um Namorado para Minha Mulher

Escala de humor: 3 - Muito Engraçado 😅

Chico não aguenta mais as reclamações da esposa, com quem convive há muitos e muitos anos. Mas quem disse que ele tem coragem de pedir o divórcio? Por isso, decide providenciar um motivo para a separação: ele contrata um cara para dar em cima dela, mas é claro que esse plano não sai exatamente como ele gostaria. Uma comédia romântica com enredo simples e cenas bem cômicas. Vale a pena conferir.

Assista ao trailer:

7. Saneamento Básico

Escala de humor: 3 - Muito Engraçado 😅

Num vilarejo do interior do Rio Grande do Sul, um grupo de moradores se reúne para reivindicar obras de saneamento básico na região. A prefeitura não dispõe de verba para isso. Há, no entanto, a quantia de 10 mil reais para a produção de um filme de ficção. Os moradores têm a ideia de rodar “O monstro do fosso” e, com o dinheiro que sobrar, fazer a obra. Será que vai dar?

Saneamento Básico é para quem curte um humor inteligente, com críticas à burocracia estatal e ótimas piadas internas do mundo do cinema (afinal, trata-se de um filme dentro do filme).

Assista ao trailer:

8. A Grande Família – O Filme

Escala de humor: 3 - Muito Engraçado 😅

Obcecado com a iminência da morte, Lineu teme pelo futuro de sua família: será que eles conseguirão sobreviver sem ele? Deprimido, Lineu desiste de ir ao baile em que ele e Nenê se conheceram, há 40 anos. Isso abre espaço para que Carlinhos, um antigo pretendente de Nenê, entre em cena. Com seu humor leve e cenas que exploram o universo suburbano carioca, A Grande Família - O Filme é uma transposição para as telonas da fórmula mais do que bem-sucedida das telinhas.

Assista ao trailer:

9. Vai que Dá Certo

Escala de humor: 3 - Muito Engraçado 😅

Cinco amigos de longa data, todos eles mal de grana, decidem partir para o mundo do crime para levantar uma bolada. A ideia é aproveitar que um deles trabalha numa transportadora de valores, forjar um sequestro e assaltar um carro-forte da empresa. Para isso, eles descolam um armamento da pesada. Personagens babacas e atrapalhados garantem momentos bem cômicos. Se você curte humor escrachado de qualidade, esse filme é a escolha certa.

Assista ao trailer:

10. Meu Passado me Condena

Escala de humor: 3 - Muito Engraçado 😅

Fábio e Miá acabaram de se casar e embarcaram num cruzeiro em direção à Europa. O problema é que eles se conhecem há pouco tempo, e muitas coisas do passado vêm à tona quando, em plena lua de mel, eles encontram velhas paixões a bordo do navio. Esse encontro vai abalar as estruturas do novo casal. Apesar do enredo meio clichê e previsível, essa comédia romântica tem momentos engraçados e a hilária atuação de Fábio Porchat.

Assista ao trailer:

11. Lisbela e o Prisioneiro

Escala de humor: 2 - Engraçado 😄

Leléu é um pequeno comerciante trapaceiro que viaja de cidade em cidade atrás de dinheiro e alguma aventura. Numa dessas paradas, ele acaba se envolvendo com uma mulher casada – o marido é o pistoleiro mais temido do local. Fugido, Leléu vai parar em outra cidade, onde se apaixona pela romântica Lisbela, filha do Tenente Guedes e noiva de Douglas. Do mesmo diretor de O Auto da Compadecida (Guel Arraes), o filme é ideal para quem curte comédias românticas super divertidas.

Assista ao trailer:

Veja também: Comédias românticas de derreter o coração!

12. A Mulher Invisível

Após ser abandonado pela mulher, Pedro se isola e cai em depressão. Certo dia, porém, uma bela mulher toca a campainha de seu apartamento para pedir uma xícara de açúcar: é Amanda. Eles começam a se relacionar e a vida de Pedro muda da água para o vinho. O problema é que ninguém, além de Pedro, consegue ver Amanda.

Mais uma comédia romântica divertida e bem feita para quem é fã do gênero.

Escala de humor: 2 - Engraçado 😄

Assista ao trailer:

13. O Concurso

Escala de humor: 2 - Engraçado 😄

Tem um gaúcho, um paulista, um cearense e um carioca – parece até começo de piada. Os quatro querem passar no concurso público para o cargo de juiz federal e estão dispostos a tudo para passar na prova final – até roubar o gabarito da prova, se for preciso. No dia que antecede o exame, eles se metem nas maiores roubadas em plena Cidade Maravilhosa. O Concurso apela para um humor mais escrachado e que não hesita em trabalhar com estereótipos para fazer rir (o que, inclusive, lhe rendeu algumas críticas negativas).

Assista ao trailer:

14. Se Eu Fosse Você

Escala de humor: 2 - Engraçado 😄

Uma coincidência astronômica dá origem a um evento absurdo: após uma discussão, Cláudio e Helena acordam no dia seguinte com os corpos trocados. Vivendo uma rotina de casal há muitos anos, eles têm de se virar como podem para dar conta dos novos papéis que lhes caíram no colo. Ideal para quem curte filmes leves, bem divertidos e com um toque de fantasia.

Assista ao trailer:

15. Os Homens São de Marte e É pra lá que Eu Vou

Escala de humor: 2 - Engraçado 😄

Já ouviu a expressão “em casa de ferreiro, espeto é de pau”? Pois ela se aplica perfeitamente à vida de Fernanda. Ela tem uma empresa que promove casamentos, mas por mais que tente, não consegue encontrar o seu amor. Essa comédia romântica é estrelada por grandes astros como Mônica Marte, Eduardo Moscovis e Marcos Palmeira. Adaptação para o cinema da peça super bem sucedida de de Mônica Martelli, essa comédia romântica é divertida para todos (não só para mulheres).

Assista ao trailer:

16. Até que a Sorte nos Separe

Escala de humor: 2 - Engraçado 😄

Já imaginou ficar milionário da noite para o dia? É exatamente isso que acontece com o casal Tino e Jane. Porém, não há grana que resista a uma vida de excessos. 15 anos depois de ganhar na loteria, Tino descobre que eles estão zerados. Jane está grávida e, segundo o médico, ela não pode sofrer fortes emoções. Como Tino fará para arrumar as finanças da família sem falar para a esposa que eles estão pobres? Se você gosta de humor escrachado, vai adorar esse filme.

Assista ao trailer:

17. Cilada.com

Escala de humor: 1 - Divertido 😃

Bruno é surpreendido traindo a namorada durante uma festa de casamento. Não bastasse o constrangimento da cena e o término da relação, a ex-namorada resolve se vingar e posta na internet um vídeo comprometedor de Bruno. Agora, com a autoestima lá embaixo, Bruno precisa se virar para refazer sua imagem e reconquistar Fernanda. Apesar de apelar para estereótipos e nem sempre conseguir ser engraçado, o filme Cilada.com, estreia de Bruno Mazzeo no cinema, transpõe para as telonas a fórmula que deu certo na TV.

Assista ao trailer:

Gostou deste conteúdo? Veja também:

Atualizado em