Esses são os 18 melhores filmes motivacionais para você


Há dias em que dá vontade de desistir de tudo: dos sonhos, da carreira, da família… Mas não desista ainda! Quando você se sente desmotivado e sem rumo na vida, não há nada melhor que um bom filme te motivas e te inspirar. Veja esses filmes e recupere seu ânimo perdido.

O Escafandro e a Borboleta (2007)

Jean-do é um influente jornalista francês que sofre um AVC, deixando-o completamente paralisado. Ele aprende a se comunicar apenas piscando o olho esquerdo e vai escrever um livro através desta limitada condição de comunicação. O filme é baseado na história real do editor chefe da revista de moda Elle, Jean-Dominique Bauby, e se tornou uma das histórias de motivação mais inspiradoras das últimas décadas.

Motivação: todas as mudanças e transformações que a vida lhe apresentar, não serão suficientes para você desistir de viver. Se adapte e conquiste o mundo novamente.

O Menino que Descobriu o Vento (2019)

Este filme original da Netflix, conta a história de William, um jovem do Malawi que vai utilizar sua sede de conhecimento para construir um moinho de vento e salvar sua vila da seca. O filme é baseado na história real de William Kamkwamba, que conseguiu construir este moinho para fornecer energia a uma bomba de água em sua vila.

Motivação: independente das suas circunstâncias, nunca deixe de sonhar e lutar pelo que é certo.

Good Sam (2019)

Como já dizia o poeta: “Gentileza gera gentileza”. Good Sam é um filme original da Netflix baseado no livro de Dete Meserve. Ele conta a história de um bom samaritano anônimo que deixa dinheiro na porta de pessoas aparentemente aleatórias. Quando esse ato de bondade altruísta começa a ser investigado pela jornalista Kate, ela vai perceber que outros atos de caridade e gentileza estão se espalhando pela cidade.

Motivação: observar atos de bondade e gentileza nos motiva a sermos pessoas melhores. Este filme nos fazer lembrar sobre o poder e a importância do amor ao próximo e como isto pode afetar o mundo ao nosso redor.

As Aventuras de Pi (2012)

Uma família indiana, dona de um zoológico, decide se mudar para o Canadá e levar em um navio cargueiro os animais que possuem para vender na nova terra. No entanto, uma terrível tempestade faz o navio naufragar. O único sobrevivente do acidente é Pi, o filho mais novo da família que terá que dividir o pequeno espaço de um barco salva vidas com um feroz tigre-de-bengala. Um filme que revela surpresas e especialmente, o poder da mente humana em criar história. Ele foi baseado no livro de mesmo nome de Yann Martel, que por sua vez teve inspiração no livro brasileiro Max e os Felinos de Moacyr Scliar.

Motivação: este filme pode ser analisado de diversas formas, inclusive como uma metáfora sobre as nossas próprias inseguranças e vozes internas. Saber domá-las é a maior motivação para darmos o passo seguinte e sobreviver.

127 Horas (2010)

O que você sacrificaria para salvar a sua vida? No caso do alpinista Aron Ralston, o seu braço direito foi o preço que pagou para continuar vivo. Em 127 Horas, acompanhamos a história real de um homem que, em uma caminhada pelos canyons norte-americanos, acabou ficando com o braço preso entre uma pedra dentro de uma caverna. Avisamos que este filme não é para os fracos, pois apresenta cenas explícitas da agonia de Ralston cortando seu braço para continuar lutando por sua vida.

Motivação: nossa vida é o nosso bem mais precioso. Até que ponto você iria para continuar lutando por ela?

Erin Brockovich (2000)

O filme que rendeu o Oscar de Melhor Atriz à Julia Roberts, conta a história real de uma mulher que superou todos os limites para dar a volta por cima e mudar completamente a sua vida ajudando outras pessoas. No filme, acompanhamos a jornada de uma mãe de três filhos, que após sofrer um acidente vai trabalhar em um escritório de advocacia. Ela desenterra alguns casos arquivados sobre contaminação de água envolvendo grandes companhias e parte para uma batalha jurídica para conseguir indenizar essas pessoas.

Motivação: nunca desista de lutar. E se no meio do caminho, você conseguir ajudar os outros, sua vitória será ainda mais brilhante.

A Teoria de Tudo (2014)

A vida de Stephen Hawking é uma história de motivação por si só. O filme baseado em sua vida é um lembrete de que independente das circunstâncias que a vida nos impõem, nunca devemos deixar de sonhos. A Teoria de Tudo revela algumas passagens da vida do físico britânico, considerado um dos maiores gênios da nossa geração, e sua luta por sobrevivência desde que foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica.

Motivação: não importa o que a vida ou o destino coloca em seu caminho, nossos sonhos e nosso trabalho duro um dia vão valer a pena.

Billy Elliot (2000)

Billy Elliot é um menino pobre do norte da Inglaterra que já tem seu destino traçado: ele vai trabalhar nas minas de carvão, como toda sua família. Mas um dia ele descobre o balé. Enfrentando o preconceito e a ideia que “homens a sério não dançam”, Billy Elliot vai lutar para se tornar bailarino profissional.

Motivação: não deixe de sonhar quando as pessoas dizem que você não tem direito a sonhar com coisas diferentes.

Orgulho e Esperança (2014)

Este é um filme que revela a importância da justiça social, independentemente de classe, raça, gênero ou sexualidade. Orgulho e Esperança conta a história real de um grupo de ativistas LGBTs dos anos 80 que decide ajudar um grupo de mineiros que entram em greve durante o macabro período de governo de Margareth Thatcher. Eles arrecadam dinheiro para livrar essas famílias da miséria e ao longo do filme acabam criando um laço improvável. Desde 1985, o grupo “Lésbicas e Gays apoiam os Mineiros” abrem a parada do orgulho LGBT em Londres, onde os dois grupos de ativistas se unem em apoio mútuo.

Motivação: é sempre bom lembrar que a união faz a força e lutar em conjunto com pessoas diferentes de você pode ser a melhor garantia do sucesso.

Jamaica Abaixo de Zero (1993)

Não há neve na Jamaica mas atleta jamaicano decide que quer competir nos Jogos Olímpicos… de Inverno! Juntando uma equipe improvável, ele vai lutar para entrar nas corridas de trenó e o grupo vai tentar ganhar uma medalha. Mas, sem as condições para treinar nem o dinheiro, como vão conseguir?

Motivação: há sempre um jeito para alcançar seu sonho, nem que você tenha de usar um pouco de criatividade para chegar lá.

Gênio Indomável (1997)

Will Hunting é um jovem muito inteligente mas com um passado conturbado. Ele faz limpezas em uma faculdade mas é mais inteligente que a maioria dos alunos! Um terapeuta vai descobrir seu talento e ajudá-lo a não desperdiçar sua vida, mas o problema é que Will não quer mudar… ainda.

Motivação: não deixe seu passado e suas dúvidas se tornarem um obstáculo para seu talento.

Jerry Maguire: A Grande Virada (1996)

A vida de Jerry Maguire parece perfeita: tem uma boa carreira como agente de atletas, dinheiro e uma noiva bonita. Mas um dia ele descobre que a vida não é só isso. Na sua busca para ser honesto e menos egoísta, Jerry Maguire perde o emprego e quase todos os clientes mas agora tem uma oportunidade para lutar por aquilo que é realmente importante…

Motivação: há coisas mais importantes na vida que dinheiro e fama. Quais são os valores pelos quais você quer lutar?

Gravidade (2013)

Sandra Bullock e George Clooney estrelam este drama de ficção científica que nos deixa aflitos e apreensivos do começo ao fim. No filme, uma tripulação de astronautas sofre um acidente espacial. Sem conexão com a Terra e literalmente à deriva no espaço, a Dra. Ryan Stone terá que fazer o impossível para sobreviver e retornar para casa.

Motivação: um filme que nos ensina o poder da resiliência, da paciência e da adaptação em meio às adversidades.

Forrest Gump (1994)

Forrest Gump não é a pessoa mais inteligente por aí mas tem um grande coração e uma atitude positiva. Ele enfrenta muitos desafios mas também tem grandes aventuras e é uma influência positiva na vida de muitas pessoas. Mas será que vai conseguir ajudar sua amiga de infância, que leva uma vida difícil?

Motivação: você não precisa ser um gênio para ter uma vida boa! Aproveite todas as oportunidades e mantenha-se positivo.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Literatura inglesa não costuma ser uma aula interessante mas um professor vai mudar isso. Com métodos pouco ortodoxos, o professor Keating vai ensinar seus alunos a explorar sua criatividade e a aproveitar cada dia, lutando por seus sonhos. Mas nem todos na escola vão gostar dessas nova ideias…

Motivação: carpe diem, aproveite o dia! Pense por si mesmo e não deixe que outros sufoquem sua criatividade.

Selma: Uma Luta Pela Igualdade (2014)

A vida de Martin Luther King é cheia de inspiração mas esse filme foca apenas em um momento crucial na sua luta pela igualdade racial. Em 1965, ele organiza uma grande marcha que começa na cidade de Selma, para chamar a atenção dos Estados Unidos e do mundo para sua causa. Mas antes, Martin Luther King vai enfrentar pressão e violência de uma sociedade que não quer mudar.

Motivação: há coisas mais poderosas que a violência. Não desista de lutar (pacificamente) por aquilo em que você acredita.

Gandhi (1982)

A inspiração para Martin Luther King e outros movimentos não-violentos, Gandhi foi revolucionário nas suas técnicas de oposição à opressão. Juntando milhares de pessoas na Índia em protestos pacíficos, Gandhi foi essencial na luta da Índia pela independência. Sua vida e seus valores continuam a inspirar pessoas hoje.

Motivação: não comprometa seus valores para alcançar seus sonhos. E sim, você pode fazer a diferença!

À Procura da Felicidade (2006)

Baseado em uma história real, esse filme conta a história de Christopher Gardner, um pai solteiro que luta para sobreviver. Seu negócio de vendedor vai mal, então ele aceita um estágio não remunerado em uma empresa que pode garantir seu futuro. Mas, sem dinheiro e sem casa, como ele vai cuidar de seu filho antes de conseguir o emprego de seus sonhos?

Motivação: nunca desista! Lute por seus sonhos e pelas pessoas mais importantes em sua vida.

Veja também:

Filmes para chorar como se estivesse cortando a cebola mais cruel

Os melhores filmes para assistir na Netflix quando não sabe o que ver

Filmes de luta que todo fã deveria ver

Melhores filmes de ficção científica: da Netflix aos clássicos