Os 21 filmes mais emocionantes baseados em fatos reais


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural

Confira uma seleção de dramas biográficos, filmes de guerra, filmes gospel e diversas histórias de superação e inspiração baseadas em fatos reais repletas de emoção. Selecionamos filmes aclamados pela crítica e disponíveis nas principais plataformas de streaming para você assistir agora mesmo!

Era Uma Vez um Sonho (2020)

Trailer:

Gêneros: Drama
Disponível em: Netflix

Baseado no livro de memórias “Hillbilly Elegy: A Memoir of a Family and Culture”, do escritor J. D. Vance, o filme “Era Uma Vez um Sonho” acompanha a emocionante história de uma família que se muda para o estado do Ohio nos Estados Unidos e deve lidar com a pobreza em um período pós-guerra. Após retornar para casa, o filho mais novo da família reflete sobre questões como o alcoolismo, a pobreza e os traumas de sua família.

Paternidade (2021)

Trailer:

Gêneros: comédia dramática
Disponível em: Netflix

Estrelada pelo aclamado comediante Kevin Hart, a comédia dramática “Paternidade” aborda um delicado tema: a paternidade solo. Na história, após a esposa de Matt morrer durante o trabalho de parto, cabe agora a ele cuidar de sua bebê. Buscando ajuda em grupos de apoio e através do seu ciclo de amigos e familiares, Matt vai tentar contornar os desafios de ser um pai solo e prover o melhor para a vida de sua filha.

Elvis (2022)

Trailer:

Gêneros: drama, música
Disponível em: HBO Max

Escrito e dirigido pelo aclamado realizador Baz Luhrmann (“Moulin Rouge: Amor em Vermelho”, “O Grande Gatsby”) “Elvis” narra a história de um dos maiores e mais influentes músicos do século XX, Elvis Presley. A história segue a jornada do artista, a sua ascensão à fama, o relacionamento com o seu empresário controlador e a sua paixão por Priscila, amor de sua vida e grande inspiração.

A Escavação (2021)

Trailer:

Gêneros: histórico, drama, inspirador
Disponível em: Netflix

Baseado no livro de John Preston, “A Escavação” conta a história de uma família que descobre em 1938 uma grande quantia de ouro na região de Sutton Hoo na Inglaterra. No contexto da Segunda Grande Guerra Mundial, Edith Pretty, uma mulher viúva, contrata um arqueólogo amador para ajudá-la a desvendar as misteriosas formações em suas terras.

Milagre Azul (2021)

Trailer:

Gêneros: drama, tragédia
Disponível em: Netflix

Estrelado por Dennis Quaid e Jimmy Gonzales, "Milagre Azul" conta a história real de um grupo de órfãos que está prestes a perder o abrigo onde moram após a passagem de um furacão na região. O dono da instituição chamado Papa Omar vai então entrar em uma competição de pesca ao lado do rabugento marinho Wade para ganhar um prêmio que poderá mudar a vida das crianças.

A Teoria de Tudo (2015)

Trailer:

Gêneros: drama, biografia
Disponível em: Globo Play, Star+

O filme “A Teoria de Tudo” conta a história de um dos astrofísicos mais influentes da história da humanidade, Stephen Hawking. Na trama, acompanhamos os primeiros anos de Hawking na universidade, suas maiores descobertas e teorias, o encontro com o primeiro grande amor de sua vida e a descoberta da doença que marcaria a sua vida para sempre. Com este filme, Eddie Redmayne recebeu o Oscar de Melhor Ator pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Primeiro, Mataram Meu Pai (2017)

Trailer:

Gêneros: drama, guerra.
Disponível em: Netflix

Uma linda e inspiradora história de sobrevivência te aguarda neste aclamado filme que foi escrito e dirigido pela atriz Angelina Jolie. “Primeiro, Mataram Meu Pai” conta a história de vida de Loung, filha de um oficial do governo do Camboja que vê a sua vida despedaçada após o golpe militar de Estado que se instaurou no país na década de 1970.

Andar Montar Rodeio (2019)

Trailer:

Gêneros: drama, gospel.
Disponível em: Netflix

O filme gospel “Andar Montar Rodeio” conta a jornada de Amberley Snyder, uma jovem apaixonada pelas competições de rodeio profissionais. No entanto, um acidente de carro a deixa sem os movimentos das pernas e ela terá que se adaptar para prosseguir com o seu grande sonho e encontrar esperanças de viver plenamente nesta nova situação.

Elisa e Marcela (2020)

Trailer:

Gêneros: drama, LGBT.
Disponível em: Netflix

O único casamento homoafetivo já realizado pela igreja católica aconteceu em 1901 na região da Galícia na Espanha. A diretora espanhola Isabel Coixet conta esta surpreendente história que por muito tempo ficou escondida. O filme revela a história de amor entre Marcela e Elisa no começo do século XX e como elas conseguiram fingir com que Elisa fosse na verdade o seu falecido primo Mario, para conseguirem se casar.

King Richard: Criando Campeãs (2021)

Trailer:

Gêneros: drama, esporte
Disponível em: HBO Max

Utilizando métodos pouco convencionais, Richard Williams traçou desde cedo um futuro claro para as suas filhas Serena e Venus, que viriam a se tornar duas das maiores tenistas profissionais de todos os tempos. O filme “King Richard: Criando Campeãs” acompanha a jornada e as dificuldades da família que desenvolveu o talento das duas campeãs na região do Compton na Califórnia, um local marcado pela pobreza e falta de infraestrutura.

Intocáveis (2012)

Trailer:

Gêneros: drama, amizade
Disponível em: Telecine

Baseado em uma história real, o emocionante e sensível filme “Intocáveis” apresenta a relação de Philippe, um milionário tetraplégico francês que contrata o pouco adequado Driss para ser o seu auxiliar de enfermagem. Sem a menor experiência no trabalho, o senegalês traz um novo clima e estímulo para a vida de Philippe, justamente por fazer coisas nada adequadas.

Na Natureza Selvagem (2007)

Trailer:

Gêneros: drama, biografia

Dirigido por Sean Penn, o filme “Na Natureza Selvagem” conta a história do jovem Christopher McCandless. Recém-formado, Christopher adota o nome “Alexander Supertramp” e decide embarcar em uma jornada sem rumo pelos locais mais distantes dos Estados Unidos. Sem rumo, Supertramp conhece pessoas que vão tocar a sua vida até que decide ir até o Alasca, onde acaba falecendo.

A Vida é Bela (1999)

Trailer:

Gêneros: drama, guerra
Disponível em: HBO Max

Escrito, dirigido e estrelado por Roberto Benigni, o filme “A Vida é Bela” apresenta um dos retratos mais sensíveis sobre as atrocidades que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial. Na história, Guido e o seu filho Giosué são levados para um campo de concentração e o homem tenta utilizar a imaginação para deixar a vida do pequeno um pouco mais leve.

A Lista de Schindler (1993)

Trailer:

Gêneros: drama, guerra
Disponível em: Telecine

Dirigido pelo aclamado realizador Steven Spielberg, “A Lista de Schindler” conta a emocionante história de Oskar Schindler, um homem associado ao partido nazista que fez de tudo para salvar a vida de judeus dos campos de concentração. O filme revela as atrocidades que aconteceram no Holocausto e como Oskar utilizou de seus contatos para salvar a vida de mais de mil judeus neste período macabro da história da humanidade.

À Procura da Felicidade (2007)

Trailer:

Gêneros: drama, motivação, inspirador
Disponível em: Netflix, HBO Max, Star+

Após ser roubado e despejado de casa, Chris Gardner (Will Smith) consegue a oportunidade de realizar um estágio não-remunerado para uma empresa de prestígio no mercado de ações. Disposto a dar uma vida melhor para o seu filho, Chris, um pai solo e muito sonhador, fará de tudo para mudar de vida.

Frida (2003)

Trailer:

Gêneros: drama, biográfico
Disponível em: HBO Max

Estrelado por Salma Hayek, o filme “Frida” apresenta a história de uma das artistas mais influentes do século XX, a mexicana Frida Kahlo. No filme, conhecemos a conturbada e emocionante jornada inspiradora da pintora, o seu relacionamento com o também artista Diego Rivera, os seus demais romances e as suas lutas.

Um Sonho Possível (2009)

Trailer:

Gêneros: drama, biográfico, esporte
Disponível em: HBO Max

Filme que rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Sandra Bullock, “Um Sonho Possível” conta a história de Michael Oher, um jovem negro que possui uma grande vocação para o futebol americano, mas que se encontra em uma situação de vida repleta de dificuldades. Em um dia de chuva, ele é convidado para passar a noite na casa da socialite Leigh Anne Tuohy, uma mulher que acaba mudando a vida de Michael para sempre.

Yara (2021)

Trailer:

Gêneros: drama, crime
Disponível em: Netflix

A pequena cidade italiana Brembate di Sopra está em choque com o assassinato de uma menina de apenas 13 anos de idade. A procuradora Letizia Ruggeri vai então em busca de provas para conseguir desvendar o caso e trazer um pouco de paz para a família.

Elefante (2003)

Trailer:

Gêneros: drama, crime
Disponível em: HBO Max

O realizador Gus Van Sant conta em “Elefante” uma história baseada no terrível crime conhecido como “O Massacre de Columbine”, episódio em que dois adolescentes portadores de armas letais entraram em uma escola secundária e realizaram um dos maiores assassinatos em massa já vistos nos Estados Unidos. Sob a perspectiva de um adolescente que frequenta a escola, Van Sant busca sensibilizar o espectador através das vidas que foram afetadas para sempre após o massacre.

Cazuza: O Tempo Não Pára (2004)

Trailer:

Gêneros: drama, biografia
Disponível em: HBO Max

Um dos artistas mais aclamados de todos os tempos, o cantor Cazuza teve sua história contada neste filme dirigido por Sandra Werneck e Walter Carvalho. O filme apresenta a ascensão da carreira musical de Cazuza, os seus amores, as suas dores e a doença que tirou a sua vida tão cedo.

Milk: A Voz da Igualdade (2009)

Trailer:

Gêneros: drama, política, biografia
Disponível em: Globo Play, Telecine, Star +

Milk conta a história real do primeiro político assumidamente gay a ser eleito para um cargo público na Califórnia. Harvey Milk foi uma das principais figuras do movimento de libertação gay que aconteceu nos Estados Unidos na década de 1970 e se tornou um político pioneiro ao enfrentar com coragem o preconceito sexual que acontecia intensamente naquele período. Este aclamado filme foi dirigido por Gus Van Sant e rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Original para Dustin Lance Black.

Veja também:

Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa e especialista em produção e crítica cultural pela PUC Minas. Atualmente é mestrando em comunicação, arte e cultura pela Universidade do Minho e apaixonado por cinema clássico, séries, musicais, livros e bons papos.