Os 29 melhores filmes espíritas para ficar pensativo


Publicado em

Confira a lista com alguns dos melhores filmes de espiritismo de todos os tempos. Há opções para diferentes estilos: biografias de médiuns, histórias de superação e reflexões sobre a vida após a morte.

Kardec

Trailer:

Ano: 2019
Disponível em: Netflix

Um filme que conta a história de Allan Kardec, pseudônimo do pedagogo Léon Rivail. Ao lado de sua esposa Amélie-Gabrielle Boudet, ele começa a decodificar o espiritismo, buscando uma compreensão do mundo espiritual. Com isso, ele se torna um porta-voz do espiritismo, mas também passa a sofrer com repreensões daqueles que não acreditam no seu trabalho.

Para refletir: uma oportunidade de conhecer a biografia de um dos grandes nomes do espiritismo.

A Menina Índigo

Trailer:

Ano: 2017
Disponível em: Netflix

Um filme brasileiro espírita que conta a história de uma menina de grande sensibilidade que consegue sentir os problemas de outras pessoas e, dando conselhos, possibilita que dores passem. Com esse poder de cura, alguns pensam que isto é uma dádiva da vida, mas outros acreditam que há algo de errado com ela. Sem saberem lidar com a menina, ela passa dificuldades para se afirmar.

Para refletir: um filme que explora a vida de um menina com dons de cura, mostrando que como a descrença de certas pessoas pode também atrapalhar o desenvolvimento da pequena.

Soul

Trailer:

Ano: 2020
Disponível em: Disney+, Google Play Filmes

Um professor de música tem a oportunidade de se apresentar num grande clube de jazz da cidade. Mas, antes disso, vai parar acidentalmente num local onde ficam as almas antes de irem para a Terra. Lá ele encontra a 22, uma alma que não teve a oportunidade de experienciar a beleza da vida e que tem uma perspectiva bastante negativa. Juntos começam a partilhar momentos, enquanto descobrem o que movimenta as paixões de quem vive.

Para refletir: um filme sobre as coisas belas e importantes da vida.

A Cabana

Trailer:

Ano: 2010
Disponível em: Netflix

Baseado no livro de "A Cabana" de William P. Young. Um pai está de luto após perder a sua filha, que teria sido violentada e morta numa cabana na floresta. Após um tempo, ele recebe uma carta convidando-o para voltar lá. O pai decide aceitar o convite e, quando chega no local, descobre um novo ambiente, repleto de magia e espiritualidade. Aos poucos, passa a enfrentar a sua dor em direção ao caminho da fé.

Para refletir: A Cabana aborda a superação após a morte, dando forças para ultrapassar o luto pela redenção e pela busca na paz de espírito.

O Céu é de Verdade

Trailer:

Ano: 2015
Disponível em: Netflix

Um menino com apendicite precisa ser operado com urgência e sobrevive por um milagre. Após o episódio de quase-morte, relata para o pai, que é pastor, o que viu quando esteva inconsciente. Conforme as descrições do menino, logo se percebe que ele teve contato com pessoas falecidas. É impossível não acreditar nele, pois ele conta com detalhes quem viu. O fato milagroso provoca uma verdadeira mudança de consciência na cidade.

Para refletir: um filme espírita que aborda vida após a morte, mostrando outras formas de se pensar no que acontece com aqueles que falecem.

Se Algo Acontecer... Te Amo

Trailer:

Ano: 2020
Disponível em: Netflix

Um curta que trata sobre o luto. Num tiroteio na escola, um casal perde a filha. Agora, precisam lidar com o vazio que foi deixado, tentando apreciar as lembranças deixadas por ela e se reaproximar enquanto casal. É um belo filme de animação com desenhos feitos à mão.

Para refletir: Se Algo Acontecer... Te Amo apresenta de forma profunda o abalo de uma morte inesperada e a necessidade de enfrentar este momento.

Personal Shopper

Trailer:

Ano: 2016
Disponível em: Google Play Filmes

Uma jovem que trabalha comprando roupas para uma cliente tinha um pacto com seu irmão: quem morresse antes enviaria um sinal do além para o outro. Apesar de temer a possibilidade disto acontecer, ela recebe um sinal e uma entidade passa a se comunicar com ela. Um filme espírita com suspense e drama.

Para refletir: a trama aborda a comunicação entre o mundo dos mortos e vivos, assim como o desejo de voltar a entrar em contato com aqueles que já faleceram.

Somos Todos Iguais

Trailer:

Ano: 2018
Disponível em: Netflix

Um filme baseado num livro que conta uma historia real, com o título: Somos Todos Iguais: Um Escravo dos Dias de Hoje, um Negociante Internacional de Arte e uma Improvável Mulher que os Aproximou. Um casal rico se aproxima de um homem que está em situação de rua, após um sonho da mulher. A partir desse encontro, o homem que vive na rua passa a partilhar sua noção de mundo e, assim, muda a forma como o casal enxerga a realidade.

Para refletir: Somos Todos Iguais é um filme que inspira e traz uma perspectiva mais espiritualizada sobre a vida.

Milagres do Paraíso

Trailer:

Ano: 2016
Disponível em: Netflix

Um casal de cristãos têm três filhas e uma delas fica gravemente doente. Tentam diferentes tratamentos para garantir a cura da jovem, mas o seu destino parece estar nas mãos de um verdadeiro milagre. Um filme que explora a possibilidade de cura após uma experiência de quase-morte.

Para refletir: os poderes de cura podem superar a ciência e a medicina, encontrando respostas apenas no mundo espiritual.

Além da Morte

Trailer:

Ano: 2017
Disponível em: Netflix

Um grupo de jovens resolve iniciar experimentos científicos em que ficam, por instantes, mortos. Inicialmente, tudo parece fascinante: voltam com novos talentos e capacidades do episódio de morte. No entanto, aos poucos surgem alguns efeitos colaterais e eles começam a ser caçados por criaturas indefinidas do mundo dos mortos.

Para refletir: um filme de suspense e ficção científica sobre a curiosidade de saber como seria morrer por alguns instantes (e suas consequências).

Irmã Dulce

Trailer:

Ano: 2014
Disponível em: Netflix

Um filme brasileiro emocionante que conta a história da irmã Dulce: uma santa brasileira que foi um verdadeiro exemplo de bondade. Espiritualmente evoluída, irmã Dulce enfrentou problemas pessoais e barreiras para dedicar a sua vida a ajudar os mais humildes e oprimidos

Para refletir: uma oportunidade para conhecer e se inspirar na história da santa conhecida como “Anjo Bom da Bahia”.

A Cinco Passos de Você

Trailer:

Ano: 2019
Disponível em: Amazon Prime Video

Dois pacientes com fibrose cística se conhecem e se apaixonam. No entanto, precisam estar sempre a 1,5 metros de distância para evitarem contágios que possam colocar em risco suas vidas. Com essa história, o filme aborda o que é realmente importante na vida e como é lidar com a proximidade da morte.

Para refletir: A Cinco Passos de Você apresenta, em forma de romance, um olhar de valorização para as formas de se aproveitar a vida.

Um Olhar do Paraíso

Trailer:

Ano: 2009
Disponível em: Telecine, Netflix

Um filme espirita de mistério e drama sobre uma jovem que foi assassinada e vai parar numa dimensão que parece o paraíso. O problema é que ela está presa neste local e só se libertará quando se fizer justiça com a prisão do seu assassino. Enquanto isto, a menina também tenta auxiliar a família a superar a sua morte.

Para refletir: com suspense, o filme aborda a superação da morte e o sentimento de vingança.

Sombras da Vida

Trailer:

Ano: 2017
Disponível em: -

Após ter falecido, um homem retorna na forma de um fantasma para consolar a sua esposa que está sofrendo com o luto. Logo ele descobre que só pode observá-la passivamente, afastando-se aos poucos da presença física dela e vivendo apenas nas lembranças dela. Um filme emocionante que revive as memórias de alguém que, após morrer, retorna para ver como ficou tudo o que deixou.

Para refletir: Sombras da Vida aborda a passagem do tempo, os efeitos da morte na realidade das pessoas que seguem vivas e as memórias que ficam quando alguém deixa a vida.

Hereafter – Além da vida

Trailer:

Ano: 2010
Disponível em: Google Play Filmes

Três pessoas em diferentes locais do mundo têm experiências próximas à morte. Há uma jornalista francesa que escapou por pouco de um tsunami, há um menino em Londres que perdeu uma pessoa muito importante para ele e há um jovem dos Estados Unidos que, desde pequeno, tem contato com o mundo espiritual, mas que não se sente bem com isto e quer levar uma vida normal. Os três terão seus caminhos cruzados, tendo a oportunidade de aprender sobre os seus sentimentos com a morte.

Reflexões trazidas pelo filme: a vida após a morte e a importância de se aproveitar os momentos do presente.

Amor além da Vida

Trailer:

Ano: 1998
Disponível em: -

Uma família unida começa a sofrer perdas aos poucos. Primeiro, os filhos falecem num acidente, depois o marido e, por fim, a esposa resolve cometer suicídio. Quando ela acorda, está entre o Céu e o Inferno. O marido resolve então buscá-la para que se junte no céu ao resto da família.

Para refletir: um filme sobre a força do amor e a conexão espiritual para além da morte.

As Mães de Chico Xavier

Trailer:

Ano: 2011
Disponível em: Netflix

Um filme brasileiro baseado em histórias reais. Conta o papel do médium Chico Xavier na vida de três mulheres que são mães e tem dificuldades nas suas casas. Em forma de ensinamentos, Chico Xavier partilha verdadeiras lições de vida e reflexões sobre a morte.

Para refletir: um filme que traz esperança e inspiração sobre a passagem da vida para a morte e as formas de lidar com isto.

Quando os Anjos Falam

Trailer:

Ano: 2000
Disponível em: -

Um jovem de 12 anos perdeu sua mãe e tenta se adaptar à nova realidade ao lado do pai. Certo dia, o menino e sua vizinha, que perdeu um filho no passado, começam a conversar e, aos poucos desenvolvem uma relação de apoio e amizade. Com ela, ele passa a acreditar em anjos.

Para refletir: Quando os Anjos Falam aborda a superação da morte e o modo de enxergá-la como uma passagem para o mundo espiritual.

Deixe-me Viver

Trailer:

Ano: 2016
Disponível em: Looke

Para escrever um livro relacionado ao espiritismo, Luiz Sérgio embarca numa jornada de aproximação de espíritos que estão pagando pelos seus pecados. Nesse caminho, ele precisa resgatar alguns espíritos e fortalecer laços anteriormente rompidos.

Para refletir: um filme sobre os caminhos que espíritos podem levar e os regastes espirituais.

Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito

Trailer:

Ano: 2008
Disponível em: -

Um filme documental que conta a história do famoso Doutor Bezerra de Menezes, conhecido como o "médico dos pobres". Com uma ligação espiritual, o médico era uma pessoa generosa que dedicou a sua vida a atos de caridade.

Para refletir: uma oportunidade para conhecer mais sobre o médico e o seu papel de dedicação em vida a quem mais precisava dos seus cuidados.

Viva - A Vida é uma Festa

Trailer:

Ano: 2017
Disponível em: Disney+

Um filme com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, que celebra a vida e a presença dos mortos entre eles. Para conseguir a atenção da família e conseguir autorização para virar um músico, um jovem de 12 anos mobiliza a todos e embarca na solução de um antigo mistério.

Para refletir: um filme que traz em cena uma celebração bonita sobre os mortos, mostrando um forma diferente de homenagear aqueles que faleceram.

Cidade dos Anjos

Trailer:

Ano: 1998
Disponível em: Google Play Filmes, Telecine

Um anjo que atua na cidade de Los Angeles apaixona-se por uma cirurgiã que acabou de perder um paciente. Interessado por ela, ele começa a questionar a sua imortalidade, cogitando deixar de ser um anjo e voltar à vida para ser amado por ela.

Para refletir: Cidade dos Anjos aborda episódios de morte e aposta na crença de que há anjos ao redor de nós.

Chico Xavier - O Filme

Trailer:

Ano: 2010
Disponível em: -

Um filme documental que conta parte da biografia do famoso médium brasileiro Chico Xavier, que psicografou mais de 400 livros. Desacreditado por muitas pessoas, o médium precisou sempre provar suas capacidades, deixando as pessoas surpresas com o seu poder de se comunicar com o mundo espiritual.

Para refletir: para quem se interessa por espiritismo, este é um filme fundamental, que retrata a vida e as experiências de Chico Xavier.

Ghost - Do Outro Lado da Vida

Trailer:

Ano: 1990
Disponível em: Google Play Filmes, Telecine

Um casal apaixonado e feliz sofre com um acontecimento inesperado: Sam, o rapaz, é morto. No entanto, ele não vai logo para um plano espiritual, ficando preso no mundo terreno. Querendo vingança daquele que o matou, ele nota que a sua namorada também está correndo risco de vida. Para salvá-la, consegue entrar em contato com uma médium.

Para refletir: um filme espírita de romance, suspense e crime. Perfeito para quem gosta do tema, mas busca algo com mais mistério e ação.

A Reencarnação de Peter Proud

Trailer:

Ano: 1975
Disponível em: -

Um filme de terror psicológico. Peter Proud é um professor que costuma ter muitos pesadelos. Certo dia, pesquisando mais sobre a origem deles, descobre que ele é a reencarnação de outra pessoa e decide ir atrás da antiga família. No entanto, chegando lá, descobre que não será tão fácil estabelecer uma relação e resolver as coisas do passado.

Para refletir: explorando o tema do espiritismo, A Reencarnação de Peter Proud traz momentos de terror, mostrando que nem sempre as outras vidas deixaram o mundo terreno de modo tranquilo.

Dilvado – O Homem Mensageiro da Paz

Trailer:

Ano: 2019
Disponível em: -

Filme documental que conta parte da biografia do médium baiano Divaldo Franco. Até os 17 anos, Divaldo precisou esconder sua mediunidade, que não era bem vista pelo pai nem pelos colegas de classe. Entretanto, depois de partir, com a sua mãe, para Salvador, passa a ser o que estava destinado: um médium capaz de confortar outras pessoas.

Para refletir: uma possibilidade de se aprofundar no tema do espiritismo e conhecer o trabalho do médium baiano Divaldo Franco.

Nosso Lar

Trailer:

Ano: 2010
Disponível em: Telecine

O filme espirita retrata uma das histórias escritas nos livros de Chico Xavier. Um médico que retornou depois da morte comenta ao médium a experiência que passou numa espécie de purgatório e depois a passagem para uma cidade espiritual.

Para refletir: Nosso Lar aborda como poderia ser a "vida após a vida", inspirando-se no livro de Chico Xavier.

Manika – A Menina que Nasceu Duas Vezes

Manika

Ano: 1991
Disponível em: -

Baseado numa história real, o filme descreve a história de Manika, menina pobre, nascida na Índia, que teria sido uma mulher rica e casada na sua encarnação anterior. Com constantes lembranças da vida passada, a menina retorna ao local da encarnação anterior.

Para refletir: uma história surpreendente que, baseando-se em fatos reais, provoca reflexões sobre a possibilidade de outras encarnações.

O Sexto Sentido

Ano: 1999
Disponível em: -

Um clássico dos cinemas sobre um garotinho dotado de grande sensibilidade para o mundo espiritual. Com dificuldades para se adaptar na escola, ele se aproxima do psicólogo Malcolm, que está se recuperando do trauma de ter tido um paciente que se suicidou na sua frente.

Para refletir: O Sexto Sentido é um filme de drama e suspense que lida de forma sobrenatural com a morte.

Recomendamos também:

Esses são os melhores filmes motivacionais para você

Os melhores filmes de suspense para dar nó na sua cabeça

Os melhores filmes de suspense na Netflix que vão dar aquele friozinho na barriga!