Os 15 melhores filmes de suspense para dar nó na sua cabeça


Ana Laura Cruz
Ana Laura Cruz
Mestre em Gestão e Estudos da Cultura

Se você adora juntar as pecinhas e dar uma de detetive (ou de vidente mesmo) enquanto assiste a um bom filme, esta lista é perfeita para pôr as suas habilidades à prova. Reunimos o que há de melhor do cinema de suspense! Se prepare que a seguir vêm um monte de intrigas e conspirações para mexer com a sua cabeça:

Um Lugar Silencioso (2018)

Imagina viver sem poder fazer nenhum barulho, se você espirrar pode morrer! Agora imagina viver assim com crianças... Esta é a essência do filme Um Lugar Silencioso, no qual uma família tenta sobreviver em um mundo pós-apocalíptico, no qual a Terra foi invadida por extra-terrestres que caçam através do som.

Seven – Sete Pecados Mortais (1995)

Daquelas histórias que te surpreendem até o finalzinho, Seven traz Brad Pitt e Morgan Freeman tentando apanhar um serial killer que comete os seus crimes baseados nos sete pecados capitais: gula, vaidade, ira, luxúria, inveja, avareza e preguiça.

O Sexto Sentido (1999)

Quem não lembra da famosa frase "I see dead people" (Eu vejo pessoas mortas)? O Sexto Sentido é um dos maiores clássicos do gênero e foi nomeado a seis Óscares, incluindo o de Melhor Filme. Quando o psicólogo Malcolm Crowe, interpretado por Bruce Willis, tenta ajudar ao pequeno Cole, acaba descobrindo que há mais mistérios entre o céu e a terra que a sua vã filosofia.

Rua Cloverfield, 10 (2016)

A jovem Michele sofre um acidente de carro e acorda em um abrigo com dois homens desconhecidos. Eles lhe informam que o mundo como conhece acabou e o lugar mais seguro onde pode estar é ali. Suspeito, não? E é nessa desconfiança que o filme é desenvolvido, segurando o espectador do início ao fim.

O Bebê de Rosemary (1968)

Roman Polanski sabe como ninguém deixar todo mundo de orelha em pé. Não seria diferente com O Bebê de Rosemary. Vencedor de um Oscar e um Globo de Ouro, o filme mostra a história de um casal que vai viver em um apartamento antigo e com uma vizinhança cheia de mistérios. Rosemary engravida de uma maneira bastante duvidosa e sua vida se transforma em um verdadeiro inferno.

Garota Exemplar (2014)

Cuidado, as aparência enganam... E muito! Um dia, Nick chega em casa e descobre que Amy, sua esposa, desapareceu. Rapidamente ele se transforma no principal suspeito pelo suposto assassinato da mulher. Mas há muito mais para descobrir nessa surpreendente história...

Veja também 14 filmes de guerra para assistir bem protegido no conforto da sua casa

Psicopata Americano (2000)

Uma das atuações mais aclamadas de Christian Bale. Não é sempre que temos a oportunidade de acompanhar o vilão nos filmes, mas neste surpreendente suspense o protagonista é o bonito, rico, bem-sucedido e mortal assassino Patrick Bateman.

O Lobo Atrás da Porta (2013)

Uma criança é sequestrada e seus pais vão à delegacia. Até aí tudo bem. Mas o pai tem uma amante e quando esta é chamada para depor, a situação fica um tanto mais complicada. Um suspense brasileiro com Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabiula Nascimento, e Juliano Cazarré no papel do detetive.

Janela Indiscreta (1954)

Um dos maiores clássicos de Alfred Hitchcock, Janela Indiscreta foi nomeado a quatro Óscares e contou no elenco com James Stewart e Grace Kelly. O fotógrafo Jeff está com a perna quebrada e precisa ficar em casa de repouso. Sem mais nada para fazer, aproveita para observar os vizinhos do prédio em frente, até que suspeita que um deles tenha assassinado a esposa.

A Chave Mestra (2005)

A enfermeira Caroline aceita trabalhar em uma casa afastada como cuidadora do idoso Ben, sob as ordens da sua esposa Violet. Ela recebe uma chave que teoricamente pode abrir todas as portas da estranha casa. Com o passar do tempo, coisas estranhas começam a acontecer e Caroline passa a duvidar da própria sanidade. 

A Garota no Trem (2016)

Emily Blunt dá vida a Rachel, uma mulher alcoólatra e deprimida após o seu divórcio, que passa os dias a andar de trem entre Ashbury e Londres. Do trem observa a casa onde vive o ex-marido com a nova esposa, mas também um casal vizinho pelo qual desenvolve uma certa obsessão. Certo dia, ela vê algo intrigante na casa dos vizinhos e, na sequência, a mulher do casal desaparece. Investigar o caso dá um novo sentido à vida de Rachel.

Sob o Domínio do Mal (2004)

Ir para a guerra já é um pesadelo, mas voltar de lá tendo passado por uma lavagem cerebral consegue deixar a coisa bem pior. Anos depois de voltar da Guerra do Golfo, onde foi sequestrado por inimigos, Ben Marco começa a lembrar do que realmente aconteceu e tenta alertar aos outros soldados que passaram pela mesma experiência. Porém um deles está concorrendo a um alto cargo político e  algo não lhe soa bem. Uma refilmagem de outra obra cinematográfica com o mesmo nome de 1962, mas pode assistir a qualquer um dos dois que vão lhe deixar com pesadelos.

Amnésia (2000)

Contado de trás para frente, este é um dos primeiros grandes sucessos de Christopher Nolan. Leonard é um homem que sofre de amnésia anterógrada, que faz com que ele não tenha a memória recente, nem seja capaz de criar novas memórias. A última coisa que lembra é que a esposa foi assassinada. Agora ele está cheio de ódio e sede de vingança. Como encontrar o assassino quando ele não consegue se lembrar nem do que comeu no café da manhã?

Em Chamas (2018)

Baseado em um conto de Haruki Murakami, este grande filme de Lee Chang-dong instala um clima de suspeita e paranoia entre três amigos / triângulo amoroso. A princípio tudo parece ser uma questão de ciúmes, mas a história vai muito além quando um deles confessa ter um hábito no mínimo estranho.

O Silêncio dos Inocentes (1991)

O primeiro filme de suspense da história a vencer o Oscar de Melhor Filme. Na mesma noite, ele também levou mais quatro estatuetas para casa! Também pudera, as atuações impecáveis de Anthony Hopkings e Jodie Foster deixaram o mundo todo sob tensão. Obrigado, Clarice, obrigado.

Confira também Os 12 melhores filmes de terror para tomar os piores sustos!

Ana Laura Cruz
Ana Laura Cruz
Mestre em Gestão e Estudos da Cultura, especializada em Comunicação Audiovisual desde 2009. Produz textos e eventos culturais. Viaja no mundo e na maionese, sempre que possível de carona.