Os 19 melhores filmes de robô de todos os tempos


Marcela Endres Balbão
Marcela Endres Balbão
Redatora

Alguns filmes ficaram muito famosos por terem robôs marcantes e inesquecíveis. Pensando nisso, fizemos uma seleção de filmes de diferentes estilos com robôs que roubaram a cena e marcaram a história do cinema.

Ex-Machina: Instinto Artificial

Trailer:

Ano: 2014
Gênero: ficção científica e thriller
Disponível em: Prime Video

Um jovem programador ganhou um prêmio: passar alguns dias na casa da montanha do CEO da sua empresa. No entanto, o que ele desconhece é que parte do prêmio envolve algo inusitado: interagir com uma robô de inteligência artificial. Apesar de tratar-se de uma robô, ela apresenta a forma de uma bela jovem. Diante do comportamento sedutor da robô, o jovem ficará numa situação complicada, tendo dificuldade em perceber o que é real ou não.

I Am Mother

Trailer:

Ano: 2019
Gênero: ficção científica e suspense
Disponível em: Netflix

Num mundo pós-apocalíptico, uma jovem adolescente foi criada por um androide. Certo dia, ela tem seu primeiro contato com outro humano, o que a leva a questionar toda a sua vida e as suas interações. Um ótimo filme de ficção científica para quem gosta da interação entre robôs e humanos.

Eu, Robô

Trailer:

Ano: 2004
Gênero: ficção científica e ação
Disponível em: Star+

No ano de 2035, os robôs assumem todas as tarefas do cotidiano: das domésticas às administrativas. Em tese, os robôs estão programados para nunca fazerem mal aos humanos. No entanto, o detetive Del Spooner logo desconfia de um rebelde robô quando ocorre um suicídio pouco provável. Diante disto, o filme questiona: será que os robôs podem adquirir inteligência para reprogramarem o sistema e rebelarem-se contra os humanos?

Ela

Trailer:

Ano: 2013
Gênero: ficção científica e romance
Disponível em: Star+

Afinal, os filmes de robôs podem também ser filmes de romance! O escritor Theodore está passando por uma fase difícil na sua vida: o fim de uma história de amor. Um dia, para facilitar sua rotina, ele compra um software que, com voz própria e denominado de Samantha, tem a função de facilitar todas as tarefas diárias dos humanos. Aos poucos, Theodore desenvolve uma inesperada relação de sintonia e amizade com o programa, passando a crer que está apaixonado pela figura platônica da doce voz de Samantha.

BigBug

Trailer:

Ano: 2022
Gênero: ficção científica e comédia
Disponível em: Netflix

Do mesmo diretor de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, BigBug tem a proposta de ser um filme engraçado sobre robôs. Por isso, cria uma história futurista, fazendo-nos viajar para 2045: neste ano, os robôs assumem tarefas variadas na sociedade e auxiliam em todos os tipos de atividades domésticas. No entanto, certo dia, eles resolvem se revoltar, e um grupo de vizinhos fica preso do lado de dentro de casa.

O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário

Ano: 1999
Gênero: ficção científica e romance
Disponível em: -

Um filme clássico que inspirou muitos outros filmes futuros de robô. Em 2005, uma família comprou um robô para executar as tarefas domésticas. No entanto, aos poucos o robô começou a revelar sinais de inteligência e personalidade próprias. Tomando consciência de si, ele passa a querer ocupar seu espaço e ser tratado com um humano. Um filme especial para quem busca se encantar por um robô!

Mulheres Perfeitas

Trailer:

Ano: 2004
Gênero: ficção científica, comédia, thriller
Disponível em: -

Jonna é uma empresária dedicada que sofre um colapso nervoso após o fracasso de um reality show idealizado por ela. Para relaxar, ela vai com o marido e com dois filhos para a pequena cidade de Stepford. Ao chegar lá, ela começa a notar que todas as mulheres têm comportamentos estranhamente organizados nas tarefas do lar e que nunca brigam com os companheiros. Logo ela nota que há algo de errado com estas mulheres. Este é um filme de robôs que surpreende, pois eles são usados como forma de organizar uma sociedade de modo bastante intencional.

Bumblebee

Trailer:

Ano: 2018
Gênero: ficção científica e ação
Disponível em: Netflix

Bumblebee, um dos personagens do Transformers, está escondido num ferro-velho graças à ajuda da adolescente Charlie Watson. Apesar disso, logo começam a se sentir perseguidos pela agência governamental Setor 7 e percebem que há mais Transformers espalhados pelo mundo, mas nem todos são do bem.

Star Wars

Trailer:

Ano: a franquia completa
Gênero: ficção científica e ação
Disponível em: Disney+

Para quem procura um filme com robôs, a franquia de Star Wars é uma das melhores opções. Há robôs para todos os estilos, como o pessimista C-3PO, o salvador R2-D2, o queridinho BB-8 e os soldados Battle Droids.

Alien: Covenant

Trailer:

Ano: 2017
Gênero: ficção científica e terror
Disponível em: Star+

Interpretado por Michael Fassbender, o robô Walter entra em cena no filme Alien: Covenant, contracenando com o robô David, que já estava presente no outro filme da franquia (Prometheus). No Alien: Covenant, uma tripulação embarca numa missão para encontrar um paraíso escondido, mas, na verdade, está prestes a encontrar uma perigosa ameaça.

Wall-E

Trailer:

Ano: 2008
Gênero: ficção científica e aventura, infantil
Disponível em: Disney+

Um filme infantil com um robô carismático. A humanidade destruiu o planeta Terra e precisou refugiar-se numa nave enquanto robôs ficaram com a missão de limpar todo o lixo encontrado no planeta. O problema é que quase todos os robôs deixaram de funcionar e Wall-E é um dos poucos que seguiu ativo. Ele tem o trabalho de compactar o lixo e, como hobby, coleciona os objetos engraçados que encontra. Um dia a sua rotina muda completamente com a chegada de uma nova robô: Eva.

O Exterminador do Futuro

Trailer:

Ano: a saga completa
Gênero: ficção científica e ação
Disponível em: Prime Video e Telecine

A série de filmes O Exterminador do Futuro traz muitos robôs para a tela. Afinal, a história gira em torno da luta entre os humanos e as máquinas. Com a intenção de vencer no futuro, as máquinas enviam um androide ao passado para matar a mãe daquele que será o maior inimigo delas. Este é um estilo de filme especial para quem busca muita ação.

Blade Runner: O Caçador de Androides

Trailer:

Ano: 1982
Gênero: ficção científica e ação
Disponível em: HBO Max

Grupos de clones humanos, denominados de replicantes, foram desenvolvidos com o objetivo de serem enviados para trabalharem como escravos em outros planetas. No entanto, alguns destes androides estão vivendo escondidos em Los Angeles e, por isso, um ex-policial é convocado para caçá-los e detê-los.

Para conferir esse filme, você pode assinar a HBO Max aqui

A.I. - Inteligência Artificial

Trailer:

Ano: 2001
Gênero: ficção científica e drama
Disponível em: HBO Max

Num mundo futuro repleto de tecnologias avançadas, David, um robô com corpo de criança, é considerado o primeiro sistema de inteligência artificial capaz de amar. Assim, David é adotado por uma família e logo passa a tentar integrar-se com todos. Apesar disso, ele terá dificuldades de encaixar-se, por ter diferenças em relação aos humanos às máquinas. Este é um belo filme que explora a jornada de autodescoberta de um robô com sentimentos.

Transformers

Trailer:

Ano: a saga completa
Gênero: ficção científica e ação
Disponível em: Netflix, HBO Max, Telecine, Star+

Dois grupos de alienígenas robôs, os Autobots e os Decepticons, travavam disputas no seu planeta natal até que este acabou destruído. Agora estes robôs estão espalhadas pelo universo e alguns deles foram parar no planeta Terra. A série de filmes Transformers é ótima para quem busca filmes de ação com robôs.

Operação Big Hero

Trailer:

Ano: 2014
Gênero: ficção científica, comédia, aventura
Disponível em: Disney+

Um filme infantil de aventura com um robô inflável. Ele, um grupo de jovens e um menino genial estão sempre prontos para assumirem papéis de heróis e salvarem o mundo do mal.

Chappie

Trailer:

Ano: 2015
Gênero: ficção científica e ação
Disponível em: Netflix, Star+

Num mundo futuro, policiais são substituídos por máquinas. Um delas, Chappie, tem características especiais, pois passou pelo experimento de um cientista e desenvolveu a capacidade de pensar e sentir. No entanto, logo Chappie passa a ser visto como uma possível ameaça e as autoridades resolvem exterminá-lo.

Passageiros

Trailer:

Ano: 2016
Gênero: ficção científica e romance
Disponível em: -

Uma nave que com cerca de cinco mil passageiros está programada para que todos despertem em 90 anos. No entanto, por um erro, dois destes passageiros despertam antes do tempo. O encontro inusitado provoca uma aproximação dos dois. Para além disso, eles precisarão garantir que a nave escape de algo que coloca em grande risco a vida de todos. Para trazer um tom cômico ao filme, o robô Arthur, atendente do bar, é uma peça importante.

RoboCop: O Policial do Futuro

Trailer:

Ano: 1987
Gênero: ficção científica e ação
Disponível em: Telecine

Após um policial da cidade ser morto, ele é transformado numa espécie de robô para seguir defendendo sua cidade. No entanto, ele aos poucos volta a ter lembranças da sua vida passada, o que perturba seus dias e o seu comportamento.

Recomendamos também:

Marcela Endres Balbão
Marcela Endres Balbão
Formada em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Ciências da Educação na Universidade do Porto. Apaixonada pela escrita, ama ler e contar histórias. Adora filmes e séries de suspense, mas não recusa um bom romance.