Os 23 melhores animes de esporte que são pura emoção!


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural

As séries de animação que possuem o esporte como tema central de suas tramas se tornaram um sub-gênero bastante popular nos últimos anos. São histórias repletas de ação e com enredos emocionantes que nos fazem torcer do começo ao fim pelos personagens.

Beisebol, vôlei, futebol, tênis de mesa e até polo aquático já foram temas de animes que conquistaram o coração dos fãs de animações e dos esportes. Confira agora quais são alguns dos melhores animes de esporte já produzidos para você começar a assistir hoje!

Haikyuu!!

Haikyuu!!

Esporte: vôlei

Haikyuu!! não é apenas o anime de esporte mais popular do Japão, como também contribuiu para a ascensão do voleibol no país na última década. Desde o seu lançamento em 2012, o número de estudantes que ingressaram na prática deste esporte cresceu exponencialmente no Japão.

O anime conta a história do jovem Hinata, que apesar da baixa estatura tem o sonho de se tornar um grande jogador de vôlei, tal como o seu ídolo conhecido como “pequeno gigante”. Ao longo das temporadas, acompanhamos as diversas competições em que Hinata e seu companheiro de quadras Kageyama enfrentam.

Prince Of Tennis

Prince Of Tennis

Esporte: tênis

A escola secundária Seishun Gakuen é reconhecida no Japão pelo alto desempenho de seus jogadores de tênis. Atendendo ao pedido do seu pai, o jovem Ryouma Echizen retorna dos Estados Unidos e ingressa na popular academia. O novato logo chama a atenção dos outros estudantes devido às suas grandes habilidades nas quadras. Ryouma vai eventualmente se juntar ao time principal do colégio e competir com outras grandes escolas do país com o objetivo de vencer o torneio nacional.

Yuri!!! On Ice

Yuri!!! On Ice

Esporte: patinação artística
Disponível em: Crunchyroll

Apesar da patinação no gelo ser um esporte pouco conhecido em algumas partes do mundo, o anime Yuri!!! On Ice conquistou o coração de uma legião de fãs ao redor do globo. Ele conta a história de um jovem patinador nipônico que está prestes a desistir das competições após uma temporada fracassada. No entanto, um vídeo onde realiza uma coreografia de seu ídolo viraliza nas redes.

O vídeo chama a atenção do pentacampeão mundial Victor Nikiforov, que decide se mudar para o Japão e treinar Yuri para a nova temporada de competições. Uma linda história de amor e amizade vai surgir a partir desta aproximação.

SK8 The Infinity

SK8 The Infinity

Esporte: skate
Disponível em: Funimation

Com o skate sendo incluído como um novo esporte de competição nas Olimpíadas de Tokyo 2020, a modalidade nunca esteve tão em alta. O anime SK8 The Infinity apresenta as emoções, rivalidades e amizades que surgem através deste esporte. Na série, acompanhamos a chegada de Langa Hasegawa à ilha de Okinawa. Ele acabou de se mudar do Canadá, onde amava praticar snowboard, mas ainda sofre com a perda do pai. No novo ambiente, ele vai fazer amizade com o skatista Reki e juntos vão começar a competir em perigosos desafios de skate clandestinos na cidade.

Wave!!: Surfing Yappe!!

Wave!!: Surfing Yappe!!

Esporte: surfe
Disponível em: Crunchyroll

Wave!!: Surfing Yappe!! é um filme dividido em três episódios que foca sua atenção nas maravilhas proporcionadas pela prática do surfe. Na história, acompanhamos a jornada de Masaki Hinaoka, que cresceu na cidade litorânea de Ooarai no Japão. Nas férias de verão, ele vai conhecer o estudante transferido Shou Akitsuki. Envolvidos pelo surfe, grandes amizades e histórias emocionantes vão acontecer em um cenário paradisíaco.

Kuroko's Basketball

Kuroko‘s Basketball

Esporte: basquete
Disponível em: Netflix

Também conhecido como Kuroko no Basket, este anime foca nos grandes desafios do basquete no Japão. A escola secundária Teikou é conhecida nacionalmente por ter vencido três anos consecutivos o torneio nacional de basquete. Cinco jovens prodígios fazem parte do time. Eventualmente, os jogadores se separam e a escola precisa recrutar novos e habilidosos jogadores para a nova temporada de competições.

Free! Iwatobi Swim Club

Free! Iwatobi Swim Club

Esporte: natação
Disponível em: Crunchyroll

No ensino fundamental, os amigos Haruka, Rin, Nagisa e Makoto compartilhavam o amor pela natação. Juntos, eles conseguiram vencer um grande torneio. Alguns anos se passam e eles se reencontram na escola secundária. No entanto, Rin deseja provar que é um atleta melhor que Haruka e acaba se tornando rival dos seus antigos amigos. Os três vão se juntar ao veterano Rei Ryuugazaki para criar o clube de natação da escola e competir em torneios.

Farewell, My Dear Cramer

Farewell, My Dear Cramer

Esporte: futebol
Disponível em: Crunchyroll

Se você ama animes de futebol, não pode deixar de conferir Farewell, My Dear Cramer, que acompanha a história de um time de futebol feminino. Na história, conhecemos a talentosa Nozomi Onda, que durante a escola sempre jogou no time masculino, por não acreditar no potencial do time feminino. Convencida pelo seu ex-técnico, Onda vai acabar se juntando ao time feminino do secundário, fazer grandes amizades e tentar vencer os maiores campeonatos do país.

Taiso Samurai

Taiso Samurai

Esporte: ginástica
Disponível em: Funimation

Apelidado de samurai devido ao seu corte de cabelo, Joutarou Aragaki está no ápice de sua carreira como ginasta. Após um acidente que tirou a vida de sua esposa, o atleta sofre as consequências de uma lesão no ombro. Com o apoio de sua filha de nove anos e de um novo amigo chamado Leonardo, Joutarou vai fazer de tudo para voltar aos torneios e surpreender o país.

Hajime no Ippo

Hajime no Ippo

Esporte: boxe
Disponível em: Crunchyroll

Uma série de animação clássica que tem como tema central o boxe e a pergunta “o que é realmente ser forte?”. Em Hajime no Ippo, acompanhamos a jornada do adolescente Ippo. Quando ele é encurralado por alguns garotos na saída da escola, Ippo é salvo por um famoso boxeador chamado Mamoru Takamura. O boxeador vai ficar impressionado com a força de Ippo e eventualmente vai começar a treiná-lo para se tornar um grande atleta.

Breakers

Breakers

Esporte: esportes paraolímpicos

Belo e necessário, o anime Breakers tem a atenção focada nos esportes para pessoas com deficiência. A série é centrada em quatro histórias de atletas paraolímpicos que estão treinando para o basquete em cadeira de rodas, salto em altura, goalball (esporte para deficientes visuais) e nado paraolímpico.

Yowamushi Pedal

Yowamushi Pedal

Esporte: ciclismo
Disponível em: Crunchyroll

Sakamichi Onoda é um jovem viciado em anime que deseja mais do que tudo participar do clube de anime na escola. O clube, no entanto, está desativado devido a falta de membros. Ele eventualmente conhece o estudante ciclista Shunsuke Imaizumi, que fica impressionado com a velocidade e força de Sakamichi na bicicleta. Shunsuke faz então uma aposta: se ele for vencido em uma corrida de bike, aceita se juntar ao clube de anime. Este é apenas o início de uma emocionante história sobre as competições de ciclismo.

Slam Dunk

Slam Dunk

Esporte: basquete

Um dos maiores clássicos entre os animes de esporte, Slam Dunk é baseado no aclamado mangá de mesmo nome lançado no começo dos anos de 1990. Ele conta a história do esquentado e mulherengo Hanamichi Sakuragi, que já foi rejeitado inúmeras vezes por dezenas de garotas. Quando uma menina pede para que ele faça uma “enterrada” na cesta, ela fica impressionada com a força de Hanamichi. Eventualmente, ele vai entrar para o time de basquete da escola e fazer boas amizades ao longo do caminho.

Ace Of Diamond

Ace Of Diamond

Esporte: beisebol
Disponível em: Crunchyroll

O beisebol é o segundo esporte mais praticado no Japão. Dessa forma, não é surpresa que um dos melhores animes de esporte fosse baseado nele. Em Ace Of Diamond acompanhamos a jornada do jovem Eijun Sawamura, um arremessador que possui uma técnica nada convencional para controlar a direção das bolas que arremessa. Ao longo do anime, acompanhamos os torneios eletrizantes que Eijun participa durante o secundário.

Days

Days

Esporte: futebol

Tsukushi Tsukamoto é um tímido garoto que vive sofrendo bullying. No secundário, ele vai conhecer um gênio do futebol chamado Jin Kazama, que o salva em um episódio de intimidação de outros garotos. Eventualmente, Tsukushi vai se juntar ao time de futebol do colégio, fazer grandes amizades e competir em torneios eletrizantes.

Ping Pong The Animation

Ping Pong The Animation

Esporte: ping pong
Disponível em: Crunchyroll

Com uma animação espetacular e uma história muito emocionante, Ping Pong the Animation já se tornou um verdadeiro clássico entre as séries de esporte. Na história, acompanhamos a jornada de dois grandes amigos reunidos pelo amor ao ping pong. Makoto Tsukimoto é conhecido como Smile e tem como maior motivador o seu amigo Yutaka Hoshino, conhecido como Peco.

One Outs

One Outs

Esporte: beisebol

One Outs é um anime de beisebol que acompanha a história de Toua Tokuchi, um prodígio em arremessos de bolas, mas que se envolve em diversas apostas de dinheiro. Hiromichi Kojima é um famoso rebatedor do Lycaons e tenta convencer Toua a entrar para o time. Eventualmente, Tokuchi aceita participar do time, mas faz um contrato que pode colocar todo o seu futuro em perigo.

Eyeshield 21

Eyeshield 21

Esporte: futebol americano

Sena é um garoto tímido que é constantemente vítima de bullying por outros garotos da escola. Devido às intimidações, ele está acostumado a fugir de seus agressores correndo o mais rápido que pode. O capitão do time de futebol americano da sua escola, Hiruma, presencia as habilidades de Sena e o convida para fazer parte do time. Ao longo dos episódios, vamos ver todo o time treinar e lutar para conseguir vencer um importante torneio conhecido como Christmas Bowl.

Major

Major

Esporte: beisebol
Disponível em: Crunchyroll

Uma emocionante história que acompanha o amor pelo beisebol e o forte relacionamento estabelecido entre um pai e um filho. Em Major, conhecemos Gorou Honda, um jovem obcecado por beisebol e que tem o seu pai, o atleta Shigeharui, como seu maior ídolo. Após uma lesão no cotovelo, Shigeharu abandona sua posição de arremessador e se torna rebatedor. Ao longo das temporadas, acompanhamos a luta e coragem do pai e do filho em se destacarem no esporte dentro de suas respectivas ligas.

Run With The Wind

Run With The Wind

Esporte: corrida
Disponível em: Crunchyroll

Kakeru Kurahara está passando por grandes dificuldades financeiras. Quando é perseguido após roubar alguns itens em uma loja de conveniência, ele é notado por outro estudante de sua universidade devido a sua velocidade. Haiji vai convencer Kakeru a se mudar para o seu dormitório, onde 8 garotos convivem. Eles fazem parte do clube de corrida da universidade e vão convencer Kakeru a se juntar a eles nas competições.

Baby Steps

Baby Steps

Esporte: tênis

Eiichirou Maruo é um metódico estudante que decide fazer uma atividade nova para melhorar a sua saúde. Ele se junta ao time de tênis da escola onde conhece a energética Natsu Takasaki, que nutre uma grande paixão pelo esporte. Aos poucos, Eiichirou aprimora suas habilidades e desenvolve técnicas únicas no tênis. Eventualmente ele decide se tornar um dos melhores jogadores do país.

Cross Game

Cross Game

Esporte: beisebol

Nesta divertida comédia romântica, acompanhamos a história de Kou Kitamura e Aoba Tsukishima. Apesar de terem crescido com famílias próximas, os jovens são grandes rivais desde a infância. Unidos pelo amor ao beisebol, os dois vão eventualmente descobrir que possuem muito mais em comum do que gostaria de admitir.

Re-Main

Re-Main

Esporte: polo aquático

Re-main conta uma bela história de motivação e de encontrar uma razão para recomeçar. Minato Kiyomizu é um jovem estudante que perdeu a memória após sofrer um acidente de carro. Ele era um habilidoso jogador de polo aquático e vai tentar a todo custo recuperar as habilidades esquecidas no esporte que tanto amava.

Veja também:

Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa e especialista em produção e crítica cultural pela PUC Minas. Atualmente é mestrando em comunicação, arte e cultura pela Universidade do Minho e apaixonado por cinema clássico, séries, musicais, livros e bons papos.