Dos clássicos aos pipocas: conheça os 15 melhores filmes de ação!


O que faz um bom filme de ação? Uma bela disputa do bem contra o mal, muita velocidade em perseguições e corridas recheadíssimas de adrenalina e umas boas lutas, com armas ou de próprio punho, mas entusiasmantes.

Levando estes critérios em consideração, preparamos uma lista com o que há de melhor dos filmes de ação de todos os tempos!

15. Kingsman: Serviço Secreto (2015)

Baseado nos quadrinhos de Dave Gibbons e Mark Millar, Kingsman traz uma nova roupagem para os filmes de espionagem. Algo que vai além da alfaiataria que a companhia de espionagem usa como disfarce. Com um humor ácido próprio dos ingleses, nada politicamente correto, o filme consegue brincar o tempo todo com o universo dos filmes clássicos de espionagem sem deixar de oferecer fortes cenas de ação e algumas surpresas no desfecho.

14. Dunkirk (2017)

Dunkirk é um filme de guerra sem protagonistas, quase sem diálogos e com foco nos acontecimentos da evacuação das praias francesas de Dunkirk, onde estavam cerca de 400.000 soldados aliados e que sofreu um forte ataque aéreo pelas tropas alemãs. Christopher Nolan escreveu e dirigiu o belo e emocionante filme.

Confira também os 14 filmes de guerra para assistir bem protegido no conforto da sua casa

13. A Identidade Bourne (2002)

A história do desmemoriado agente Bourne mereceu uma sequência de filmes, mas nenhum se compara ao primeiro. Jason Bourne, interpretado por Matt Damon, é um homem que perdeu a memória depois de levar um tiro. Enquanto tenta descobrir quem é, passa a ser perseguido por assassinos profissionais, mas há coisas que a cabeça pode até esquecer, mas o corpo lembra direitinho e ele mostra que não vai ser nada fácil apanhá-lo.

12. Os Mercenários (2010)

O encontro das grandes estrelas dos filmes de ação dos anos 1980 e 1990 pode ser considerado um encontro de titãs de primeira categoria. Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Randy Couture, Terry Crews, Mickey Rourke, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger, todos juntos em um só filme, é de transbordar testosterona da tela. O filme funciona como uma celebração e resgate do gênero, mostrando ainda que o tempo passou, mas eles continuam bons de briga.

11. Atômica (2017)

Mais uma história em quadrinhos que ganhou as telas. Atômica traz Charlize Theron como uma agente secreta que precisa usar todos os seus recursos para impedir que uma lista de agentes duplos seja revelada, causando o fim de diversas operações. Ambientado nos tempos da Guerra Fria em Berlim, o filme conta com uma trilha sonora primorosa e ótimas atuações da protagonista e do seu parceiro de tela, James McAvoy.

Você sabe quais foram as 10 maiores bilheterias em 2017?

10. 007 – Operação Skyfall (2012)

O terceiro filme a ter Daniel Craig como intérprete do mais famoso espião de todos os tempos, é também o qual celebra 50 anos da trajetória de James Bond nos cinemas. Além disso, também resgata as histórias mais antigas e as combina com a franquia recente. Portanto, é o que retoma a trajetória clássica combinada com os efeitos especiais da atualidade. Melhor receita de sucesso? Impossível.

9. Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Vencedor de 4 Oscars, o primeiro filme da saga Indiana Jones é sem dúvida o mais memorável. A obra conta com pelo menos duas cenas que entraram para o hall dos grandes clássicos do cinema (não vamos dar spoilers). Dirigido por Steven Spielberg, Harrison Ford brilha como o arqueólogo desbravador sempre pronto a enfrentar as maiores dificuldades para encontrar os mais preciosos artefatos históricos.

8. Duro de Matar (1988)

O filme que transformou Bruce Willis no cara em que você confiaria a sua vida sem pestanejar. O policial John McClane vai visitar a esposa durante a festa de natal da empresa onde ela trabalha. Durante a celebração, um grupo de terroristas alemães ataca o prédio, fazendo todos os convidados reféns. Menos McClane que conseguiu escapar e se transforma no pior pesadelo dos bandidos.

7. Tropa de Elite (2007)

O nosso representante brasileiro foi o primeiro filme de ficção dirigido por José Padilha e trouxe muitas críticas à sociedade brasileira para as telas, o que gerou uma grande repercussão na mídia e no debate do dia a dia das pessoas. Levou o Urso de Ouro de Melhor Filme do Festival de Berlim e chegou a ter uma continuação. Um aviso: há cenas fortes, mas se não aguenta, pede pra sair!

6. Kill Bill: Volume 1 (2003)

É quase impossível separar o volume 1 do volume 2, já que os dois filmes contam uma única história. Mas levando em conta que o primeiro filme sobre a história da “Noiva” é o que traz mais ação e adrenalina, é este que entra para a nossa lista. Depois de passar 4 anos em coma, a assassina profissional interpretada por Uma Thurman acorda com sede de vingança e disposta a tudo para matar Bill, o seu antigo amante.

5. Missão Impossível – Nação Secreta (2015)

Se tem uma coisa que Tom Cruise sabe fazer bem nessa vida é ficar pendurado nos filmes do Missão Impossível. Parece até que isso foi melhorando com o passar dos anos, porque o quinto filme da franquia recebeu tantas críticas positivas que já é considerado o melhor dos cinco filmes lançados. Podemos esperar por mais missões que só o agente Ethan Hunt é capaz de executar, e sem dublês para Tom Cruise.

4. Velozes e Furiosos 7 (2015)

Parece que nada pode parar a família de Dom, que desde 2001 vem aparecendo nas telas com seus carros coloridos e, bem, cheios de fúria. É claro que o principal elemento são as corridas de carro, mas a franquia também apresenta grandes embates. Neste sétimo filme, temos até carros aterrissando de paraquedas. Além disso, a despedida de Paul Walker, que faleceu em um acidente de carro sem completar a sua participação no filme, é bastante tocante para a série de filmes.

3. Máquina Mortífera (1987)

A divertidíssima relação da dupla de policiais de Los Angeles vivida por Mel Gibson e Danny Glover parece que não perde a graça, tanto que foi feita uma série de TV baseada nos filmes. Mas não restam dúvidas que o filme de origem é o mais interessante da franquia. Quando o veterano Sargento Roger Murtaugh é posto para trabalhar em parceria com o arruaceiro Martin Riggs para desvendar um assassinato, nenhum dos dois gosta da ideia. Mas no final, é a melhor combinação possível.

2. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Com a melhor nota dos filmes de ação no Imdb, este é considerado o melhor filme da trilogia do Batman dirigida por Christopher Nolan. Com razão, já que traz o embate do Homem-Morcego com o seu principal arqui-inimigo, o Coringa. Indicado a 8 Oscars, foi vencedor de duas estatuetas, entre elas a de Melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger que faleceu após às filmagens. Esta é considerada a melhor atuação do ator e, muitos afirmam ser, a melhor versão do Coringa no cinema.

1. Mad Max: A Estrada da Fúria (2015)

Depois de muitos anos sem continuações, a retomada da franquia Mad Max é uma hipnotizante explosão visual. O primeiro colocado no ranking dos filmes de ação do Rotten Tomatoes é ainda considerado por muitos críticos como o melhor filme de ação já feito. Em um futuro pós-apocalítico onde água e gasolina se tornam os bens mais valiosos, Max e Furiosa, vividos por Tom Hardy e Charlize Theron, cruzam os seus destinos enquanto fogem de Immortan Joe, o líder de um culto e seu exército de fanáticos. O filme recebeu 6 Oscars.

Gostou? Descubra os 12 melhores filmes e séries de viagem no tempo