25 melhores filmes de guerra: da Netflix aos clássicos


De clássicos do cinema como O Resgate do Soldado Ryan e A Lista de Schindler aos mais novos lançamentos da Netflix como Beasts of No Nation e Resgate. As guerras podem revelar o pior da humanidade, mas, por vezes, também inspirar histórias que nada têm a ver com violência, pois envolvem companheirismo, empatia, patriotismo e superação.

Confira quais são os melhores filmes de guerra divididos pelos títulos que estão disponíveis na Netflix, os mais novos lançamentos e alguns dos maiores clássicos deste gênero de todos os tempos!

Melhores filmes de guerra disponíveis na Netflix

1. A Lista de Schindler (1993)

Trailer:

IMDb: 8.9
Rotten Tomatoes: 97%
Onde assistir: Netflix
*Baseado em fatos reais

Das mais contundentes histórias sobre o Holocausto, A Lista de Schindler levou 7 Oscars e 3 Globos de Ouro para casa. Com Steven Spielberg na direção e Liam Neeson como o protagonista que salva mais de 1000 judeus ao empregá-los em sua fábrica, o filme é bastante aclamado e conta a história real de um herói de guerra que não fazia parte de nenhum exército, mas estava disposto a arriscar tudo para salvar vidas inocentes.

Já não está no catálogo? Conta para a gente.

2. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Trailer:

IMDB: 8.6
Rotten Tomatoes: 93%
Onde assistir: Netflix

Um dos filmes de guerra mais amados em todo o mundo apresenta Tom Hanks comandando uma equipe de resgate para salvar o Soldado Ryan, o único sobrevivente de 4 irmãos militares, interpretado por Matt Damon. Dirigido por Steven Spielberg, o filme levou 5 Oscars, entre eles o de Melhor Direção.

Já não está no catálogo? Conta para a gente.

3. Beasts of No Nation (2015)

Trailer:

IMDb: 7.8
Rotten Tomatoes: 92%
Onde assistir: Netflix

Beasts of No Nation traz para a tela um retrato duro da vida das crianças soldados. Agu é um menino que vive em um país da África Central onde tem início uma guerra civil. Ele é capturado pelas forças rebeldes e integrado ao exército. O filme teve a sua estreia no Festival de Veneza, onde foi o vencedor do prêmio Marcello Mastroianni.

4. Invencível (2014)

Trailer:

IMDb: 7.2
Rotten Tomatoes: 50%
Onde assistir: Netflix
*Baseado em fatos reais

Desde a década de 1950 que a Universal Studios pretendia fazer um filme contando a história de Louis "Louie" Zamperini. Durante a II Guerra Mundial, o atleta olímpico sobreviveu à uma queda de avião no mar, ficando naufragado em uma balsa durante 47 dias, só para ser encontrado pelas forças inimigas e ser capturado como prisioneiro de guerra. Foi pelas mãos de Angelina Jolie que o filme saiu do papel.

Já não está no catálogo? Conta para a gente.

5. Resgate (2020)

Trailer:

IMDb: 6,7
Rotten Tomatoes: 68%
Onde assistir: Netflix

Baseado nos quadrinhos Ciudad, Resgate é um filme original de guerra da Netflix estrelado por Chris Hemsworth e dirigido por Sam Hargrave. Eletrizante e repleto de cenas de ação de tirar o fôlego, a história se passa em Bangladesh, na Índia, onde o mercenário Tyler Rayke é recrutado para resgatar o filho do maior traficante de drogas do país. Muitas reviravoltas e uma conexão improvável acontecerá entre o jovem Ovin e o mercenário Tyler, que enfrentarão diversos desafios nesta história de redenção e salvamento.

6. Destacamento Blood (2020)

Trailer:

IMDb: 6,6
Rotten Tomatoes: 92%
Onde assistir: Netflix

Destacamento Blood é um dos mais ambiciosos filmes já realizados pelo aclamado diretor norte-americano Spike Lee. O filme conta a história de um grupo de veteranos negros que serviram na Guerra do Vietnã na década de 1960 e que voltam ao país anos depois para resgatar o corpo de seu comandante e tentar encontrar um tesouro que esconderam quando estiveram no país em meio ao horror da guerra.

7. Primeiro, Mataram o meu Pai (2017)

Trailer:

IMDb: 7,2
Rotten Tomatoes: 87%
Onde assistir: Netflix
*Baseado em fatos reais

Dirigido por Angelina Jolie, Primeiro, Mataram o meu Pai, conta a triste e cruel história do genocídio que aconteceu no Camboja na década de 1970. Quando o regime comunista assumiu o controle da capital do país, Loung Ung (autora da autobiografia que deu origem ao filme) se viu obrigada a seguir com sua família para um campo de trabalho forçado, onde enfrentou a fome e outros horrores da guerra política que se instalou em seu país.

Gosta de filmes? Veja também: Os 30 melhores filmes atuais em 2020 (dos cinemas e da Netflix)

Melhores filmes de guerra lançados nos últimos anos

8. Greyhound (2020)

Trailer:

IMDb: 7,1
Rotten Tomatoes: 79%
Onde assistir: Apple TV+
*Baseado em fatos reais

O aclamado ator norte-americano Tom Hanks não apenas estrela neste épico filme de guerra de 2020, mas também foi o roteirista da película baseada na novela de C.S. Forester. O filme conta a história da Batalha do Atlântico que se deu alguns meses após os Estados Unidos entrarem oficialmente na Segunda Guerra Mundial. Energético e recheado de tomadas de tirar o fôlego em alto mar, o filme teve sua estreia no cinema cancelada, sendo lançado oficialmente pela Apple TV+.

9. 1917 (2019)

Trailer:

IMDb: 8,3
Rotten Tomatoes: 89%
Onde assistir: -

Um dos filmes de guerra mais ambiciosos dos últimos anos, 1917 se destaca pela maestria de filmagem e direção astuta do realizador britânico Sam Mendes. A história se passa durante a Primeira Guerra Mundial, onde dois soldados possuem a missão de entregar uma mensagem que salvará a vida de mais de 1.600 homens. O filme foi filmado em longas tomadas, dando a impressão de ser um eterno plano-sequência. Ele foi aclamado pelos críticos e garantiu o Globo de Ouro de melhor filme do ano.

10. Dunkirk (2017)

Trailer:

IMDb: 8,0
Rotten Tomatoes: 92%
Onde assistir: Alugar no Youtube
*Baseado em fatos reais

Christopher Nolan estava mesmo inspirado quando escreveu e dirigiu o belo e emocionante filme que conta os acontecimentos da evacuação das praias francesas de Dunkirk que abrigava 400.000 soldados aliados e foi atacada pelas tropas alemãs.

11. O Destino de uma Nação (2017)

Trailer:

IMDb: 7,4
Rotten Tomatoes: 84%
Onde assistir: Alugar no Youtube
*Baseado em fatos reais

Um dos maiores dramas políticos que ocorreu em meio à Segunda Guerra Mundial é retratado com maestria neste filme de Joe Wright (Orgulho e Preconceito e Anna Karenina). O Destino de uma Nação conta a história do idolatrado primeiro-ministro britânico Winston Churchill e seu papel nas estratégias para conseguir um acordo de paz com a Alemanha nazista de Adolf Hitler. O filme foi muito bem recebido pela crítica e garantiu o Oscar de melhor ator para Gary Oldman que interpretou Churchill.

12. Até o Último Homem (2016)

Trailer:

IMDb: 8.1
Rotten Tomatoes: 86%
Onde assistir: -
*Baseado em fatos reais

São muitos os heróis de guerra, mas não é sempre que vemos um que se recusa a tocar em armas. Ainda mais um que realmente existiu. Baseado em fatos reais, o filme traz um olhar novo sobre a guerra e o conceito de heroísmo. Andrew Garfield interpreta Desmond T. Doss, um médico do exército americano membro da Igreja Adventista do Sétimo dia. Devido a sua religião, ele se nega a tocar em armas, mas isto não o impede de ser muito valente.

13. Sniper Americano (2015)

Trailer:

IMDb: 7.3
Rotten Tomatoes: 72%
Onde assistir: Alugar no Youtube
*Baseado em fatos reais

Com críticas positivas mas bastante mistas sobre o objetivo anti-guerra do projeto, o filme de Clint Eastwood sobre o mais letal atirador da história do exército americano traz Bradley Cooper no papel principal e mostra a dura batalha no Iraque pelos olhos de Hollywood.

14. Corações de Ferro (2014)

Trailer:

IMDB: 7,6
Rotten Tomatoes: 77%
Onde assistir: -

Brad Pitt, Logan Lerman e Shia LaBeouf não estão para brincadeira dentro do tanque de guerra Fury. No ataque à Alemanha durante a II Guerra Mundial, a equipe liderada pelo sargento Wardaddy (Pitt) precisa enfrentar os inimigos, os seus próprios medos e dilemas para vencer a guerra e voltar intacta para casa.

15. Bastardos Inglórios (2009)

Trailer:

IMDb: 8.3
Rotten Tomatoes: 88%
Onde assistir: Alugar no Youtube

Um dos maiores sucessos de Quentin Tarantino, com Brad Pitt, Christoph Waltz e Diane Kruger no elenco. Este decididamente é um filme de ficção, que até desrespeita os verdadeiros acontecimentos históricos. Mas é tão bom que a gente perdoa com muita facilidade as licenças poéticas do diretor.

16. O Patriota (2000)

Trailer:

IMDb: 7.2
Rotten Tomatoes: 61%
Onde assistir: Alugar no Youtube

Uma superprodução que conta com Mel Gibson e Heath Ledger no elenco como pai e filho. Benjamin Martin, interpretado por Gibson, é um herói de guerra aposentado que escolhe não participar dos embates de 1775, que poderiam resultar na independência dos Estados Unidos. Mas quando a guerra vem parar no seu quintal, ele se vê de novo em combate.

17. O Menino do Pijama Listrado (2008)

Trailer:

IMDb: 7.8
Rotten Tomatoes: 63%
Onde assistir: -

Baseado em um grande bestseller, o filme conta como os personagens Bruno e Shmuel se tornaram improváveis amigos. Bruno é o filho de um comandante nazista designado para tomar conta de um campo de concentração, enquanto que Shmuel é um dos presos deste mesmo campo de concentração.

18. Falcão Negro em Perigo (2001)

Trailer:

IMDb: 7.7
Rotten Tomatoes: 76%
Onde assistir: -
*Baseado em fatos reais

Na Guerra Civil da Somália em 1993, o que era para ser uma operação simples de captura de generais do líder rebelde Mohammed Farah Aidid, se tornou em uma sangrenta e terrível batalha quando os helicópteros UH-60 Black Hawk foram derrubados. O filme baseado neste evento recebeu 2 Oscars e conta com um elenco de peso, com nomes como Ewan McGregor, Josh Hartnett, Eric Bana, Tom Hardy, Sam Shepard e Orlando Bloom.

Veja também: Os 24 melhores filmes baseados em fatos reais

19. Pearl Harbor (2001)

Trailer:

IMDb: 6,2
Rotten Tomatoes: 24%
Onde assistir: Alugar no Youtube

Este é um filme para quem ama não apenas o gênero de guerra, mas também aprecia um belo romance. Pearl Harbor é um clássico dos dois gêneros que retrata um triângulo amoroso cheio de reviravoltas em meio ao ataque japonês à estação norte-americana no Havaí. Dirigido por Michael Bay, o filme traz no elenco nomes de peso como Ben Affleck, Josh Hartnett e Kate Beckinsale.

20. O Pianista (2002)

Trailer:

IMDb: 8,5
Rotten Tomatoes: 95%
Onde assistir: -
*Baseado em fatos reais

O filme baseado na história do pianista polaco Władysław Szpilman, é um clássico para aqueles que apreciam conhecer um pouco mais sobre os detalhes de algumas histórias “escondidas” da Segunda Guerra Mundial. O Pianista conta a história de vida de Szpilman e como ele conseguiu se esconder durante a invasão nazista na cidade de Varsóvia, na Polônia. O Pianista ganhou três Oscars e a Palma de Ouro em Cannes.

Melhores filmes de guerra clássicos!

21. Apocalipse Now (1979)

Trailer:

IMDB: 8.5
Rotten Tomatoes: 96%
Onde asssitir: -

Um icônico retrato da loucura da guerra. O filme também ficou conhecido pelas várias dificuldades enfrentadas pelo diretor Francis Ford Coppola e sua equipe de produção durante as filmagens. Até um tufão atingiu o set de filmagem, imagina só! O filme acompanha o Capitão Benjamin Willard que tem como missão assassinar o Coronel Walter E. Kurtz, que está alegadamente louco. Vencedor de 2 Oscars, 1 Palma de Ouro e 3 Globos de Ouro.

22. Patton - Rebelde ou Herói? (1970)

Trailer:

IMDb: 8.0
Rotten Tomatoes: 95%
Onde assistir: Alugar no Youtube

Vencedor de 7 Oscars, entre eles o de Melhor Ator e Melhor Filme, Patton retrata a vida do General George S. Patton, que comandou forças militares dos EUA durante a II Guerra Mundial. O general tomou várias decisões ousadas que o deixaram em uma situação complicada junto ao próprio exército do seu país.

23. Dr. Fantástico (1964)

Trailer:

IMDb: 8,4
Rotten Tomatoes: 94%
Onde assistir: -

O diretor Stanley Kubrick ficou conhecido por sua versatilidade em contar as mais diferentes histórias e levar sua genialidade a cada película que produziu. Em Dr. Fantástico não foi diferente. O filme é uma comédia de ficção que se passa durante o período da Guerra Fria, onde um general norte-americano maluco tem um plano de iniciar uma guerra nuclear contra a União Soviética. Esta é considerada uma das mais brilhantes comédias de todos os tempos.

24. Fugindo do Inferno (1963)

Trailer:

IMDb: 8,3
Rotten Tomatoes: 94%
Onde assistir: Alugar no Youtube
*Baseado em fatos reais

O clássico filme de guerra estrelado por Steve McQueen, Fugindo do Inferno, conta a história baseada em fatos reais de um grupo de soldados aliados presos pelo governo nazista alemão durante a Segunda Guerra Mundial. No grupo, existem especialistas em diversas áreas e eles vão desenvolver um plano para construir três túneis com o objetivo de libertar 250 prisioneiros.

25. Doutor Jivago (1965)

Trailer:

IMDb: 8,0
Rotten Tomatoes: 83%
Onde assistir: Alugar no Youtube

O épico romance de guerra Doutor Jivago é uma das mais celebradas películas do gênero de todos os tempos. O filme acompanha a história de vida de um jovem médico chamado Yuri Jivago durante os períodos da Revolução Russa de 1917. Com uma produção de tirar o fôlego, o filme possui ainda uma trilha sonora que se tornou extremamente popular quando o filme foi lançado. Ele é baseado no romance de Boris Pasternak e ganhou cinco estatuetas do Oscar, incluindo Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Direção de Arte.

Se você gosta de ação, confira Dos clássicos aos pipocas: conheça os 15 melhores filmes de ação!