14 filmes de guerra para assistir bem protegido no conforto da sua casa


É muito triste quando nações não conseguem chegar a um acordo e não vêem outra alternativa que não seja a guerra. Esta é uma realidade que não desejamos ser vivida por ninguém.

Por outro lado, as guerras inspiram histórias que nada têm a ver com violência, envolvem companheirismo, empatia, patriotismo, superação… Para a nossa sorte, são essas as histórias que ganham as telas. Mas têm montes de cenas de combate também! Não se preocupe que não falta ação!

Assim, separamos 14 dos melhores filmes de guerra para você assistir seguro no conforto da sua casa:

14. Invencível (2014)

IMDB: 7.2

Rotten Tomatoes: 50%

Desde a década de 1950 que a Universal Studios pretendia fazer um filme contando a história de  Louis "Louie" Zamperini. Durante a II Guerra Mundial, o atleta olímpico sobreviveu à uma queda de avião no mar, ficando naufragado em uma balsa durante 47 dias, só para ser encontrado pelas forças inimigas e ser capturado como prisioneiro de guerra. Foi pelas mãos de Angelina Jolie que o filme saiu do papel.

13. O Patriota (2000)

IMDB: 7.2

Rotten Tomatoes: 61%

Uma superprodução que conta com Mel Gibson e Heath Ledger no elenco como pai e filho. Benjamin Martin, interpretado por Gibson, é um herói de guerra aposentado que escolhe não participar dos embates de 1775, que poderiam resultar na independência dos Estados Unidos. Mas quando a guerra vem parar no seu quintal, ele se vê de novo em combate.

12. O Menino do Pijama Listrado (2008)

IMDB: 7.8

Rotten Tomatoes: 63%

Baseado em um grande bestseller, o filme conta como Bruno e Shmuel se tornaram improváveis amigos. Bruno é o filho de um comandante nazista designado para tomar conta de um campo de concentração, enquanto que Shmuel é um dos presos deste mesmo campo de concentração. Um belo e emocionante retrato de guerra.

11. Sniper Americano (2015)

IMDB: 7.3

Rotten Tomatoes: 72%

Com críticas positivas mas bastante mistas sobre o objetivo anti-guerra do projeto, o filme de Clint Eastwood sobre o mais letal atirador da história do exército americano traz Bradley Cooper no papel principal e mostra a dura batalha no Iraque pelos olhos de Hollywood.

Confira os 10 melhores filmes de suspense para dar nó na sua cabeça

10. Corações de Ferro (2014)

IMDB: 7,6

Rotten Tomatoes: 77%

Brad Pitt, Logan Lerman e Shia LaBeouf não estão para brincadeira dentro do tanque de guerra Fury. No ataque à Alemanha durante a II Guerra Mundial, a equipe liderada pelo sargento Wardaddy (Pitt) precisa enfrentar os inimigos, os seus próprios medos e dilemas para vencer a guerra e voltar intacta para casa.

9. Falcão Negro em Perigo (2001)

IMDB: 7.7

Rotten Tomatoes: 76%

Na Guerra Civil da Somália em 1993, o que era para ser uma operação simples de captura de generais do líder rebelde Mohammed Farah Aidid, se tornou em uma sangrenta e terrível batalha quando os helicópteros UH-60 Black Hawk foram derrubados. O filme baseado neste evento recebeu 2 Óscares e conta com um elenco de peso, com nomes como Ewan McGregor, Josh Hartnett, Eric Bana, Tom Hardy, Sam Shepard e Orlando Bloom.

8. Até o Último Homem (2016)

IMDB: 8.1

Rotten Tomatoes: 86%

São muitos os heróis de guerra, mas não é sempre que vemos um que se recusa a tocar em armas. Ainda mais um que realmente existiu. Baseado em fatos reais, o filme traz um olhar todo novo sobre a guerra e o conceito de heroísmo. Andrew Garfield interpreta Desmond T. Doss, um médico do exército americano membro da Igreja Adventista do Sétimo dia. Devido a sua religião ele se nega a tocar em armas, mas isto não o impede de ser muito valente.

7. Beasts of No Nation (2015)

IMDB: 7.8

Rotten Tomatoes: 92%

Beasts of No Nation traz para a tela um retrato duro da vida das crianças-soldado. Agu é um menino que vive em um país da África Central onde tem início uma guerra civil. Ele é capturado pelas forças rebeldes e integrado ao exército. O filme teve a sua estreia no Festival de Veneza, onde foi o vencedor do prêmio Marcello Mastroianni.

6. Bastardos Inglórios (2009)

IMDB: 8.3

Rotten Tomatoes: 88%

Um dos maiores sucessos de Quentin Tarantino, com Brad Pitt,  Christoph Waltz e Diane Kruger no elenco. Este decididamente é um filme de ficção, que até desrespeita os verdadeiros acontecimentos históricos. Mas é tão bom que a gente perdoa com muita facilidade as licenças poéticas do diretor.

Veja também Os melhores filmes para assistir na Netflix quando não sabe o que ver

5. Dunkirk (2017)

IMDB: 8,0

Rotten Tomatoes: 92%

Christopher Nolan estava mesmo inspirado quando escreveu e dirigiu o belo e emocionante filme que conta os acontecimentos da evacuação das praias francesas de Dunkirk que abrigava 400.000 soldados aliados e foi atacada pelas tropas alemãs.

4. Patton - Rebelde ou Herói? (1970)

IMDB: 8.0

Rotten Tomatoes: 95%

Vencedor de 7 Óscars, entre ele o de Melhor Ator e Melhor Filme, Patton retrata a vida do General George S. Patton, o qual comandou forças militares dos EUA durante a II Guerra Mundial. O general tomou várias decisões ousadas que o deixaram em uma situação complicada junto ao próprio exército do seu país.

3. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

IMDB: 8.6

Rotten Tomatoes: 93%

Um dos filmes de guerra mais amados em todo o mundo. Traz Tom Hanks comandando uma equipe de resgate para salvar o Soldado Ryan, o único sobrevivente de 4 irmãos militares, interpretado por Matt Damon. Dirigido por Steven Spielberg, o filme levou 5 Óscars, entre eles o de Melhor Direção.

2. Apocalipse Now (1979)

IMDB: 8.5

Rotten Tomatoes: 96%

Um icônico retrato da loucura da guerra. O filme também ficou conhecido pelas várias dificuldades enfrentadas pelo diretor Francis Ford Coppola e sua equipe de produção durante as filmagens. Até um tufão atingiu o set de filmagem, imagina só! O filme acompanha o Capitão Benjamin Willard que tem como missão assassinar o Coronel Walter E. Kurtz, que está alegadamente louco. Vencedor de 2 Óscars, 1 Palma de Ouro e 3 Globos de Ouro.

1. A Lista de Schindler (1993)

IMDB: 8.9

Rotten Tomatoes: 97%

Das mais contundentes histórias sobre o Holocausto, A Lista de Schindler levou 7 Óscars e 3 Globos de Ouro para casa. Com Steven Spielberg na direção e Liam Neeson como o protagonista que salva mais de 1000 judeus ao empregá-los em sua fábrica, o filme é bastante aclamado e conta a história real de um herói de guerra que não fazia parte de nenhum exército, mas estava disposto a arriscar tudo para salvar vidas inocentes.

Se você gosta de ação, confira Dos clássicos aos pipocas: conheça os 15 melhores filmes de ação!