Os 22 melhores filmes da Segunda Guerra Mundial


A Segunda Guerra Mundial é tema de muitos filmes, que abordam diferentes batalhas e temáticas. Selecionamos os 22 melhores filmes de todos os tempos, dos clássicos, como Casablanca, aos mais recentes, como Operação Final (disponível na Netflix).

1. A Lista de Schindler (1993)

Segundo o Instituto Americano de Cinema, A Lista de Schindler é o 8º melhor filme norte-americano de todos os tempos. Baseado na história real de Oskar Schindler (1908-1974), industrial alemão responsável por salvar a vida de cerca de 1200 judeus durante a Segunda Guerra, o longa está entre os maiores vencedores do Oscar, com 7 estatuetas (incluindo a de Melhor Filme).

Assista ao trailer:

2. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Disponível na Netflix

Um pequeno grupo de soldados, liderado pelo capitão John Miller (Tom Hanks), é encarregado da missão de localizar e resgatar o único filho sobrevivente da família Ryan. Vencedor de 5 Oscars, incluindo o de Melhor Diretor (Steven Spielberg), o filme é famoso por suas cenas de ação impecáveis, com destaque para a reconstituição eletrizante da invasão da Normandia, durante o chamado “Dia D”.

O Resgate do Soldado Ryan

3. A Ponte do Rio Kwai (1957)

Um dos mais famosos filmes de guerra de todos os tempos se passa na Birmânia, em 1943. Trata-se da história de um grupo de prisioneiros britânicos encarregados de construir uma ponte sobre o rio Kwai, de fundamental importância para as estratégias de seus inimigos. O longa abocanhou nada menos que 7 estatuetas do Oscar 58, entre as quais as de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Assista ao trailer:

4. O Pianista (2002)

Um pianista judeu luta pela própria sobrevivência após a invasão da Polônia pelos exércitos alemães. O filme é baseado nas memórias do pianista Władysław Szpilman (1911-2000). Das 7 indicações ao Oscar, ganhou em 3 categorias: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator e Melhor Diretor (Roman Polanski).

O Pianista

5. Dunkirk (2017)

Com cenas de ação de tirar o fôlego e pouquíssimos diálogos, o longa Dunkirk mostra uma das mais famosas operações da Segunda Guerra Mundial: a retirada estratégica de quase 400 mil soldados aliados da cidade de Dunquerque, no norte da França. O filme teve 8 indicações ao Oscar, tendo vencido em 3 categorias.

Assista ao trailer:

6. A Vida é Bela (1997)

O filme narra os esforços de um pai para tornar suportável a vida de seu pequeno filho dentro de um campo de concentração. Com criatividade e muito jogo de cintura, Guido consegue convencer Giosué de que tudo aquilo não passa de um jogo. O filme levou 3 Oscars, entre os quais os de Melhor Ator e Melhor Filme Estrangeiro.

A Vida é Bela

7. Casablanca (1942)

O filme se passa quase todo dentro do "Rick's Cafe", na cidade marroquina de Casablanca. Em plena Segunda Guerra, a cidade é ponto de passagem de quem deseja fugir para a América. É nesse contexto que o proprietário do café, Rick (Humphrey Bogart), reencontra sua ex-amante, Ilsa Laszlo (Ingrid Bergman). O marido de Ilsa, Victor, é um ativista político procurado pelos nazistas.

Casablanca venceu três Oscars em 1944, incluindo o de Melhor Filme.

Assista ao trailer:

8. Jojo Rabbit (2019)

Um garotinho alemão, integrante da Juventude Hitlerista, tem como amigo imaginário um Hitler meio histérico e caricatural que lhe dá conselhos. As convicções do menino são abaladas quando ele descobre que uma garota judia vive escondida dentro de sua própria casa. O filme teve 6 indicações ao Oscar e foi considerado um dos 10 melhores filmes de 2019 pelo Instituto Americano de Cinema.

Assista ao trailer:

9. Vá e Veja (1985)

Vá e Veja é um dos filmes mais perturbadores já feitos sobre guerras. Nele se narra um dos episódios mais trágicos da Segunda Guerra Mundial: a invasão nazista da Bielorrússia, em 1941, que culminou na aniquilação de vilas e o massacre de cerca de ¼ da população do país. A história gira em torno de Florya, um garoto de 13 anos que se junta à resistência soviética contra a ocupação alemã.

vá e veja

10. O Jogo da Imitação (2014)

Disponível na Amazon Prime Video

O Jogo da Imitação é baseado na biografia do matemático Alan Turing (1912-1954), que durante a Segunda Guerra Mundial integrou um grupo de cientistas encarregados de decifrar o código usado pelos alemães para se comunicarem com seus submarinos. O filme teve 8 indicações ao Oscar (venceu na categoria Melhor Roteiro Adaptado).

O Jogo da Imitação

11. Além da Linha Vermelha (1998)

A história de Além da Linha Vermelha se passa na Guerra do Pacífico, mais precisamente durante a Campanha de Guadalcanal, nas Ilhas Salomão. O filme se destaca por trazer o lado humano dos soldados, propondo reflexões sobre os horrores da guerra a partir de vários pontos de vista. O filme teve 7 indicações ao Oscar e faturou o maior prêmio do Festival de Berlim, o Urso de Ouro.

Além da Linha Vermelha

12. Bastardos Inglórios (2009)

Disponível na Netflix

O filme acompanha as operações militares ultrassecretas de um grupo de judeus americanos durante a Segunda Guerra. O objetivo do grupo é bastante claro: matar nazistas. Com ótimas cenas de ação e um toque de humor (marcas do diretor Tarantino), o longa constrói uma história alternativa àquela que todos conhecemos.

Bastardos Inglórios

13. Stalingrado: A Batalha Final (1992)

A história de Stalingrado: A Batalha Final se passa num dos momentos decisivos da Segunda Guerra Mundial: a Batalha de Stalingrado (1942-1943), que alterou os rumos da guerra em favor das forças aliadas. O filme acompanha um pelotão alemão dentro de território soviético e mostra os horrores de uma das mais terríveis e sangrentas batalhas de toda a história.

Stalingrado A Batalha Final

14. Roma, Cidade Aberta (1945)

Referência do neorrealismo italiano, Roma, Cidade Aberta foi filmado durante a Segunda Guerra, logo após a retomada da cidade de Roma pelos Aliados. A história se passa durante a ocupação nazista e gira em torno da perseguição ao militante comunista Giorgio Manfredi, um dos líderes da resistência.

Roma Cidade Aberta

15. A Queda! As Últimas Horas de Hitler (2004)

Disponível na Amazon Prime Video

Baseado no livro de memórias escrito por Traudl Junge, a última secretária de Hitler, o filme narra os últimos momentos da vida do ditador, durante a Batalha de Berlim. Destaque para a atuação impressionante do ator suíço Bruno Ganz, que encarou o complexo desafio de interpretar Adolf Hitler.

A Queda

16. Cartas de Iwo Jima (2006)

O que era para ser uma batalha rápida e relativamente fácil se transformou num dos desafios mais duros enfrentados pelas forças americanas durante a Segunda Guerra Mundial. Isso porque o exército japonês, apesar da falta de suprimentos e munições, estava determinado a lutar até a morte para defender a ilha vulcânica de Iwo Jima.

As Cartas de Iwo Jima

17. Túmulo dos Vagalumes (1988)

Túmulo dos Vagalumes é uma das mais belas animações dos estúdios Ghibli. Nesse filme comovente acompanhamos a história de dois irmãos que, após a morte da mãe, lutam pela sobrevivência durante os terríveis bombardeios americanos que devastaram a cidade de Kobe, no Japão.

Túmulo dos Vagalumes

18. O Barco - Inferno no Mar (1981)

O Barco é um dos poucos filmes sobre a Batalha do Atlântico, confronto marítimo que marcou a Segunda Guerra do início ao fim. O filme gira em torno da tripulação de um U-Boat, nome dado aos temidos submarinos alemães. O longa foi indicado ao Oscar em 6 categorias e é muito elogiado sobretudo por sua fotografia.

O Barco Inferno no Mar

19.Operação Final (2018)

Disponível na Netflix

Baseado em fatos reais, Operação Final trata da perseguição a Adolf Eichmann (1906-1962), arquiteto da chamada “solução final”, que previa o genocídio das populações judaicas em campos de extermínio. Embora a história se passe em 1960, por meio de flashbacks tomamos conhecimento de importantes eventos da Segunda Guerra.

Assista ao trailer:

Veja também: Melhores filmes atuais de 2020 e 2021

20. Império do Sol (1987)

Disponível na HBO Go

Império do Sol aborda o tema da Segunda Guerra sob a ótica de uma criança de 11 anos. Vivendo na China com seus pais, o jovem inglês acaba indo parar num campo de concentração quando o país é invadido pelo Japão. Em meio às dificuldades e privações da nova vida, o garoto terá de lutar pela própria sobrevivência. O filme, dirigido por Steven Spielberg, teve 6 indicações ao Oscar em 1988.

Império do Sol

21. O Destino de uma Nação (2017)

O filme é centrado na figura de Winston Churchill (1874-1965), que assume o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido em pleno início da Segunda Guerra Mundial. Não se trata, portanto, de um filme de guerra. A história é mais focada nas questões políticas envolvendo um dos maiores estadistas da história recente.

Assista ao trailer:

22. Trem da Vida (1998)

Tal como A Vida é Bela, Trem da Vida é um filme que consegue abordar um dos períodos mais sombrios da história com leveza e humor. A história, totalmente fictícia, gira em torno de uma comunidade judaica que, para driblar a perseguição nazista e a ameaça dos campos de concentração, põe em prática um plano infalível: fazem uma falsa deportação de si mesmos.

Trem da Vida

Gostou dessa lista? Então vai gostar destas também: