Os 27 melhores filmes antigos disponíveis na Netflix


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural

No catálogo da Netflix podemos encontrar verdadeiros clássicos da história do cinema. Se você procura por um bom filme antigo disponível na plataforma de streaming, confira a nossa seleção com alguns dos melhores títulos.

Scarface (1983)

Scarface

Gêneros: crime, máfia, drama.

Estrelado por Al Pacino e dirigido por Brian de Palma, Scarface é um dos melhores filmes de máfia já realizados na história do cinema. O filme chegou a ser censurado em vários países pela linguagem e pela violência apresentada, mas recebeu aclamação da crítica pela história bem construída. Scarface conta a jornada de ascensão de um mafioso cubano que chega à Miami e logo se torna um dos maiores chefes do crime no país. O filme é também um dos mais reverenciados na cultura pop e um dos maiores clássicos disponíveis na Netflix.

Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990)

Ghost: Do Outro Lado da Vida

Gêneros: romance, drama, espiritualidade.

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante (Whoopi Goldberg), Ghost é definitivamente um dos maiores clássicos dos anos 90. O filme conta a história de uma mulher que teve seu marido morto diante dos seus olhos. No entanto, o espírito do marido não vai para o outro plano e ele utiliza de uma médium para alertar a esposa do perigo que ela corre.

O Profissional (1994)

O Profissional

Gêneros: suspense, policial, drama.

Natalie Portman tinha apenas 12 anos quando estreou neste filme policial francês que se tornou um verdadeiro clássico do cinema independente. Na história, somos apresentados a um assassino profissional desmotivado com a vida chamado Léon. Quando uma família vizinha é brutalmente assassinada, ele decide tomar conta da única sobrevivente, Mathilda, uma menina de 12 anos que deseja vingar a morte da família.

Monty Python em Busca do Cálice Sagrado(1975)

Monty Python em Busca do Cálice Sagrado

Gêneros: comédia, paródia.

Considerado um dos melhores filmes de comédia de todos os tempos, Monty Python em Busca do Cálice Sagrado é uma paródia da clássica história do Rei Arthur e a sua busca pelo Santo Graal. O filme contém algumas das cenas mais clássicas já realizadas pela trupe de comédia britânica e se tornou um fenômeno global quando lançado, recebendo aclamação ao redor do mundo, apesar da censura que obteve em alguns países.

Ela Quer Tudo (1986)

Ela Quer Tudo

Gêneros: romance, comédia.

Dirigido por Spike Lee, Ela Quer Tudo conta a história de Nola Darling, uma jovem bem resolvida do Brooklyn que possui três namorados. Jamie, Greer e Mars possuem personalidades muito diferentes e Nola não consegue ficar totalmente satisfeita com nenhum deles. O filme se tornou um marco no cinema negro estadunidense e ganhou uma série original da Netflix em 2017 também dirigida por Spike Lee.

Akira (1988)

Akira

Gêneros: animação, ficção científica.

Um dos animes japoneses mais aclamados de todos os tempos, Akira é considerado um filme revolucionário tanto para o gênero de animação quanto para os filmes de ficção científica. Esta foi a primeira animação japonesa a ter uma grande distribuição nas salas de cinema no Brasil e é considerado uma grande influência para os filmes que viriam anos depois. Akira se passa em Neo-Tokyo, capital do Japão que foi reconstruída após uma explosão durante a Terceira Guerra Mundial que ocorreu em 1988.

Um Sonho de Liberdade (1994)

Um sonho de liberdade

Gêneros: drama.

Um banqueiro é condenado pelo assassinato da sua esposa e do amante dela, apesar de ser inocente. Destinado à prisão perpétua, vai parar numa penitenciária que é o pesadelo de qualquer preso. Na prisão, desenvolve uma amizade com um homem que já cumpre pena há anos. Juntos partilham suas vidas e as possibilidades de sobrevivência no ambiente hostil da cadeia.

Os Embalos de Sábado à Noite (1977)

Os Embalos de Sábado à Noite

Gêneros: musical, dança, drama.

Estrelado por John Travolta, este clássico dos anos 70 possui uma incrível trilha sonora com músicas do Bee Gees e marcou uma geração pelas suas cenas de dança. O filme conta a história de Tony Manero, um jovem que durante a semana trabalha em uma loja de tintas e aos finais de semana participa de competições de dança disco em boates de sua cidade.

Seven - Os Sete Crimes Capitais (1995)

Filme Seven - Brad Pitt e Morgan Freeman

Gêneros: suspense policial.

Um detetive prestes a se aposentar e um parceiro novato começam a buscar um assassino em série que revela uma curiosa preferência pelas suas vítimas: aquelas envolvidas com algum dos sete pecados capitais. Com Morgan Freeman, Brad Pitt e Gwyneth Paltrow, este é um filme inteligente e envolvente, que mantém o mistério até o fim.

Forrest Gump (1994)

Forrest Gump

Gêneros: comédia, drama, épico.

Forrest Gump rendeu a Tom Hanks o seu segundo consecutivo Oscar de melhor atuação. Neste épico repleto de aventuras, conhecemos a história de vida de um homem que apesar de possuir um raciocínio lento, se destaca em várias áreas: seja nos campos de futebol americano quando criança, na Guerra do Vietnã, onde foi um soldado, até sendo um capitão em um barco de pesca de camarões. Gump acaba inspirando todos a sua volta por causa do seu otimismo em relação à vida.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

Gêneros: aventura, ação.

Primeiro filme da saga Indiana Jones, Os Caçadores da Arca Perdida é um dos maiores clássicos dirigidos por Steven Spielberg. Estrelado por Harrison Ford, o filme nos apresenta pela primeira vez as jornadas de aventura do arqueólogo que viaja o mundo para realizar diversas missões e desvendar mistérios do mundo antigo.

A Época da Inocência(1993)

A Época da Inocência

Gêneros: filme de época, romance, drama.

Dirigido por Martin Scorsese, A Época da Inocência é um grande clássico de romance que está disponível na Netflix. O filme conta a história de um advogado no ano de 1870, que acaba de se casar com uma bela jovem recatada em Nova York. Quando a prima de sua recém esposa chega na cidade após se separar do marido, o advogado vai acabar se apaixonando pela mulher independente e de espírito livre.

Lendas da Paixão (1994)

Lendas da Paixão

Gêneros: guerra, épico, romance, drama.

Este épico de romance apresenta a história de três irmãos em conflito devido à paixão que nutrem por uma mesma mulher. Estrelado por Anthony Hopkins, Brad Pitt e Aidan Quinn, o filme é um clássico do gênero e está disponível para você assistir agora mesmo na Netflix. O filme foi baseado na novela de mesmo nome lançada em 1979 e recebeu três indicações ao Oscar.

Um Tira da Pesada (1984)

Um Tira da Pesada

Gêneros: comédia, ação, policial.

Estrelado por Eddie Murphy, Um Tira da Pesada é uma ótima sugestão de comédia policial disponível na plataforma da Netflix. Ele conta a história de um policial que, após o assassinato do seu amigo de infância, vai para a Califórnia investigar o caso. O protagonista, no entanto, apronta diversas artimanhas ao longo de sua investigação e passa por diversas confusões hilárias.

Top Gun - Ases Indomáveis (1986)

Top Gun - Ases Indomáveis

Gêneros: ação, aventura, romance.

Um dos maiores clássicos estrelados por Tom Cruise, Top Gun conta a história de um piloto rebelde que é enviado para uma escola de aviação. Sua personalidade arrogante faz com que ele tenha conflitos com os seus colegas e superiores. Ao mesmo tempo, ele tenta ganhar o coração de sua instrutora, a bela Charlotte, interpretada por Kelly McGillis.

Instinto Selvagem (1992)

Instinto Selvagem

Gêneros: thriller, mistério, suspense.

Em Instinto Selvagem, Sharon Stone vive uma de suas personagens mais conhecidas e populares, a sedutora Catherine Tramell. O filme dirigido por Paul Verhoeven, conta a história de um policial que se sente atraído pela principal suspeita de um assassinato, uma escritora que possui muitos mistérios ligados ao seu nome. Apesar de saber que está colocando a sua própria vida em risco, o policial se rende às seduções de Catherine.

Os Donos da Rua (1991)

Os Donos da Rua

Gêneros: crime, drama.

No violento bairro South Central de Los Angeles, um jovem aprenderá lições valiosas sobre a vida e o ambiente em que se encontra. Em Os Donos da Rua, acompanhamos a jornada de Tre, um jovem problemático que é mandado para a casa do seu pai, após a mãe não saber mais o que fazer com ele. Apesar da personalidade dura, o pai de Tre ensinará valores como o respeito para que o menino mude de vida.

A Escolha de Sofia (1982)

A Escolha de Sofia

Gêneros: drama, romance.

Baseado no romance de grande sucesso de William Styron, A Escolha de Sofia apresenta uma das mais emblemáticas performances de Meryl Street, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz no ano de 1983. O filme conta a história de uma sobrevivente do Holocausto que se muda para os Estados Unidos, mas que continua atormentada pelo seu passado marcado por tragédias e perdas.

Rocky, um Lutador (1976)

Rocky um Lutador

Gêneros: drama, luta, romance.

Este é o primeiro filme em que somos apresentados ao icônico personagem de Sylvester Stallone, Rocky Balboa. O protagonista trabalha como agiota na cidade da Filadélfia e participa de um clube de boxe de pequeno porte. Sua chance de melhorar de vida acontece quando ele recebe a oportunidade de lutar em um grande campeonato mundial de pesos pesados.

O Signo de Vênus (1955)

O Signo de Vênus

Gêneros: romance, drama, comédia.

Estrelado por Sophia Loren, esta comédia dramática italiana é uma ótima opção se você procura por um filme clássico disponível na Netflix. O Signo de Vênus conta a história de Cesira, uma mulher de meia idade que não consegue arrumar pretendentes. Todos os homens da cidade estão mesmo interessados em sua prima, a bela Agnese. Cesira vai em busca de respostas através de uma consulta com uma cartomante.

Entre Dois Amores (1985)

Entre Dois Amores

Gêneros: romance, drama.

Este filme baseado em fatos reais se tornou um dos maiores clássicos do gênero de romance. Entre dois Amores conta a história de uma dinamarquesa rica que se muda para o Quênia, onde seu marido possui uma fazenda de café. Após descobrir que o marido está sendo infiel, a mulher acaba se apaixonando por um aristocrata simples e de espírito livre vindo da Inglaterra.

De Volta para o Futuro (1985)

De Volta para o Futuro

Gêneros: ficção científica, ação, aventura.

Primeiro filme da celebrada trilogia de Robert Zemeckis, De Volta para o Futuro apresenta a história de Marty McFly, um adolescente que vive em uma pequena cidade da Califórnia. Quando seu amigo, o cientista Emmett Brown, experimenta sua nova invenção, Marty vai acabar indo parar na década de 1950.

Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993)

Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros

Gêneros: ação, aventura, ficção científica.

Quando lançado na década de 90, Parque dos Dinossauros se tornou um dos filmes mais celebrados da história do cinema pelo seu uso revolucionário de efeitos especiais. A história segue um grupo de paleontólogos que são convidados a conhecerem uma ilha habitada por dinossauros. Isso foi possível graças a um bilionário que utilizou um DNA pré-histórico para gerar artificialmente os animais. No entanto, o passeio acaba se tornando um pesadelo, pois vários dinossauros estão soltos e à caça ao redor da ilha.

Karatê Kid - A Hora da Verdade (1984)

Karatê Kid - A Hora da Verdade

Gêneros: adolescente, aventura.

Este filme adolescente possui diversos ensinamentos, não apenas no campo das artes marciais, mas também sobre a vida e o respeito. Karate Kid é o primeiro filme de uma celebrada trilogia que conta a história de Daniel, um jovem que é frequentemente perturbado por valentões da cidade. Quando conhece um velho mestre em caratê, Daniel começa a estudar as práticas desta arte marcial para se defender.

Pão, Amor e… (1955)

Pão, Amor e…

Gêneros: comédia, romance.

Este clássico filme italiano da década de 50 é estrelado por Sophia Loren e Vittorio de Sica e está disponível para assistir na Netflix. Nesta comédia romântica, acompanhamos a vida de uma mulherengo chamado Antonio Carotenuto, que ao assumir o cargo de chefe da guarda municipal promete não se meter em novas aventuras amorosas. Contudo, a bela e sedutora Sofia pode vir a quebrar o seu plano.

Jasão e os Argonautas (1963)

Jasão e os Argonautas

Gêneros: fantasia, ação, aventura.

Se você ama as histórias da mitologia grega, este filme pode ser uma ótima opção para conhecer ainda mais sobre essas lendas. Neste mito, Jasão é um aventureiro que retorna à sua cidade após 20 anos. Para reconquistar seu trono, ele deve ir atrás de um artefato de ouro. Para isso, ele reúne uma poderosa equipe, que inclui o lendário herói Hércules.

A Câmara 36 de Shaolin (1978)

A Câmara 36 de Shaolin

Gêneros: artes marciais, ação.

Dirigido por Lau Kar-leung, este clássico filme que reúne kung fu e histórias das antigas dinastias chinesas é uma ótima opção para os fãs do gênero de artes marciais. O filme é baseado na história de San Te, um lendário discípulo Shaolin do período medieval asiático. No filme, conhecemos a história deste jovem em busca de vingança, que após conseguir fugir do ataque de um grupo de patriotas vai treinar arduamente suas habilidades de luta no templo de Shaolin.

Veja também:

Atualizado em
Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa e especialista em produção e crítica cultural pela PUC Minas. Atualmente é mestrando em comunicação, arte e cultura pela Universidade do Minho e apaixonado por cinema clássico, séries, musicais, livros e bons papos.