Os 27 melhores filmes antigos disponíveis na Netflix


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural

No catálogo da Netflix podemos encontrar verdadeiros clássicos da história do cinema. Se você procura por um bom filme antigo disponível na plataforma de streaming, confira a nossa seleção com alguns dos melhores títulos.

Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990)

Ghost: Do Outro Lado da Vida

Gêneros: romance, drama, espiritualidade.

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante (Whoopi Goldberg), Ghost é definitivamente um dos maiores clássicos dos anos 90. O filme conta a história de uma mulher que teve seu marido morto diante dos seus olhos. No entanto, o espírito do marido não vai para o outro plano e ele utiliza de uma médium para alertar a esposa do perigo que ela corre.

Conta Comigo (1986)

Conta Comigo (1986)

Gêneros: drama.

Baseado no aclamado conto "O Outono da Inocência — O Corpo" do renomado escritor Stephen King, o filme "Conta Comigo" é uma obra-prima do cinema que agora está disponível para ser apreciada na plataforma Netflix. A história cativante segue um grupo de jovens que ouve um rumor sobre o corpo de um adolescente da mesma idade deles, supostamente localizado em uma floresta a alguns quilômetros de distância de suas casas. Determinados, eles embarcam em uma jornada que irá afetar para sempre a história de cada um deles.

Donnie Brasco (1997)

Donnie Brasco (1997)

Gêneros: drama, máfia.

Estrelado pelos renomados Al Pacino e Johnny Depp, "Donnie Brasco" é um clássico dirigido por Mike Newell. Inspirado em eventos reais, o filme desvenda a história do agente do FBI Joseph D. 'Joe' Pistone, que assume a identidade fictícia de Donnie Brasco para se infiltrar no submundo da máfia e conduzir uma investigação profunda. Sob a orientação do poderoso chefão Lefty Ruggiero, Pistone se encontra dividido entre sua lealdade aos mafiosos e a crescente ameaça à sua própria vida e disfarce. Uma narrativa envolvente que mergulha nas complexidades do crime organizado, destacando os dilemas morais e os perigos enfrentados por um homem dentro da perigosa teia da máfia.

O Profissional (1995)

O Profissional (1995)

Gêneros: drama.

Dirigido pelo aclamado realizador francês Luc Besson, o filme “O Profissional” colocou a renomada atriz Natalie Portman nos holofotes de Hollywood quando ela tinha apenas 12 anos de idade. Na história, um assassino profissional que mora em Nova York decide proteger uma menina que teve toda a sua família brutalmente assassinada. Em busca de vingança, a garota começa a aprender as questões básicas do manuseio de uma arma e, em troca, ensina o assassino a ler e a escrever.

Akira (1988)

Akira

Gêneros: animação, ficção científica.

Um dos animes japoneses mais aclamados de todos os tempos, Akira é considerado um filme revolucionário tanto para o gênero de animação quanto para os filmes de ficção científica. Esta foi a primeira animação japonesa a ter uma grande distribuição nas salas de cinema no Brasil e é considerado uma grande influência para os filmes que viriam anos depois. Akira se passa em Neo-Tokyo, capital do Japão que foi reconstruída após uma explosão durante a Terceira Guerra Mundial que ocorreu em 1988.

Os Embalos de Sábado à Noite (1977)

Os Embalos de Sábado à Noite

Gêneros: musical, dança, drama.

Estrelado por John Travolta, este clássico dos anos 70 possui uma incrível trilha sonora com músicas do Bee Gees e marcou uma geração pelas suas cenas de dança. O filme conta a história de Tony Manero, um jovem que durante a semana trabalha em uma loja de tintas e aos finais de semana participa de competições de dança disco em boates de sua cidade.

Lado a Lado (1999)

Lado a Lado (1999)

Gêneros: drama

Protagonizado pelas aclamadas atrizes Julia Roberts e Susan Sarandon, “Lado a Lado” é uma clássica obra do cinema dirigida por Chris Columbus que vai te emocionar do começo ao fim. Na história, duas crianças apresentam dificuldades em lidar com a nova namorada de seu pai, uma fotógrafa talentosa que faz de tudo para conquistar o coração dos jovens. Para piorar a situação, a mãe das crianças também apresenta dificuldades em aceitar a relação da mulher com os seus filhos. No entanto, uma notícia devastadora faz com que a relação entre as duas mulheres se torne ainda mais complexa.

Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993)

Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993)

Gêneros: ação, aventura, ficção científica

Um dos maiores clássicos dirigidos por Steven Spielberg, “Jurassic Park” é baseado no livro de Michael Crichton e apresenta a criação de um parque temático com dinossauros reais através de clonagem. Porém, quando as criaturas escapam de controle, um grupo de pessoas precisa lutar pela sobrevivência na ilha infestada de dinossauros. Com uma trilha sonora lendária de John Williams, este clássico é garantia de uma boa diversão!

O Castelo Animado (2004)

O Castelo Animado (2004)

Gêneros: animação

Um dos maiores clássicos da animação japonesa, “O Castelo Animado” conta a história de Sophie, uma jovem artesã que recebe uma maldição de uma bruxa e é transformada em uma senhorinha. Para quebrar a maldição, a jovem vai em busca do auxílio do mago Howl, que vive em um castelo mágico repleto de parafernálias e personagens encantadores.

Seven - Os Sete Crimes Capitais (1995)

Filme Seven - Brad Pitt e Morgan Freeman

Gêneros: suspense policial.

Um detetive prestes a se aposentar e um parceiro novato começam a buscar um assassino em série que revela uma curiosa preferência pelas suas vítimas: aquelas envolvidas com algum dos sete pecados capitais. Com Morgan Freeman, Brad Pitt e Gwyneth Paltrow, este é um filme inteligente e envolvente, que mantém o mistério até o fim.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

Gêneros: aventura, ação.

Primeiro filme da saga Indiana Jones, Os Caçadores da Arca Perdida é um dos maiores clássicos dirigidos por Steven Spielberg. Estrelado por Harrison Ford, o filme nos apresenta pela primeira vez as jornadas de aventura do arqueólogo que viaja o mundo para realizar diversas missões e desvendar mistérios do mundo antigo.

Lendas da Paixão (1994)

Lendas da Paixão

Gêneros: guerra, épico, romance, drama.

Este épico de romance apresenta a história de três irmãos em conflito devido à paixão que nutrem por uma mesma mulher. Estrelado por Anthony Hopkins, Brad Pitt e Aidan Quinn, o filme é um clássico do gênero e está disponível para você assistir agora mesmo na Netflix. O filme foi baseado na novela de mesmo nome lançada em 1979 e recebeu três indicações ao Oscar.

Perfume de Mulher (1993)

Perfume de Mulher (1993)

Gêneros: drama.

Estrelado pelo icônico ator hollywoodiano Al Pacino, “Perfume de Mulher” conta a história de um veterano de guerra cego que deseja viver uma viagem inesquecível antes de sua morte. Para isso, ele contrata o jovem Charlie como seu acompanhante até a cidade de Nova York. Na glamurosa viagem planejada por Frank, os dois vão acabar criando uma conexão e o veterano começa a esquecer de sua vida infeliz no interior.

Sete Anos no Tibet (1998)

Sete Anos no Tibet (1998)

Gêneros: drama

Baseado em uma história real, o filme “Sete Anos no Tibet” conta a jornada do alpinista austriaco Heinrich Harrer que, após se tornar um prisioneiro de guerra, consegue fugir com outro alpinista para uma cidade sagrada no Tibet. Com um passado de egocentrismo, Harrer vai acabar mudando a forma como enxerga o mundo neste novo local e se tornar um confidente do Dalai Lama.

Silverado (1985)

Silverado (1985)

Gêneros: faroeste, ação

Embrace o espírito do faroeste com o clássico "Silverado", agora disponível na Netflix. Com Kevin Kline, Scott Glenn e Kevin Costner no elenco, o filme narra a saga de um grupo de pistoleiros determinados a desafiar a corrupção de um xerife e transformar o destino não apenas da cidade, mas também o deles próprios. Uma jornada envolvente repleta de ação, moralidade e reviravoltas emocionantes.

Bicho de Sete Cabeças (2001)

Bicho de Sete Cabeças (2001)

Gêneros: drama

Protagonizado por Rodrigo Santoro, o clássico filme “Bicho de Sete Cabeças”, dirigido pela realizadora Laís Bodanzky, está disponível para você assistir na Netflix. Na história, pai e filho possuem um conturbado relacionamento que envolve muita violência. O filho, Neto, é mandado para uma instituição de saúde mental, onde vai ter que lidar com inúmeros monstros que atormentam a sua cabeça.

Instinto Selvagem (1992)

Instinto Selvagem

Gêneros: thriller, mistério, suspense.

Em Instinto Selvagem, Sharon Stone vive uma de suas personagens mais conhecidas e populares, a sedutora Catherine Tramell. O filme dirigido por Paul Verhoeven, conta a história de um policial que se sente atraído pela principal suspeita de um assassinato, uma escritora que possui muitos mistérios ligados ao seu nome. Apesar de saber que está colocando a sua própria vida em risco, o policial se rende às seduções de Catherine.

O Estranho sem Nome (1973)

O Estranho sem Nome (1973)

Gêneros: faroeste, suspense

Escrito, dirigido e protagonizado por Clint Eastwood, “O Estranho sem Nome” é uma ótima opção de faroeste clássico para você assistir na Netflix hoje. Na trama, um justiceiro fora-da-lei chega em uma pequena cidade do Arizona e comete uma pequena chacina, matando três homens. Após o acontecimento, ele aceita ser o protetor da cidade que está prestes a receber uma gangue. Contudo, os termos que propõe para esta oferta são tão obscuros quanto o seu passado.

A Escolha de Sofia (1982)

A Escolha de Sofia

Gêneros: drama, romance.

Baseado no romance de grande sucesso de William Styron, A Escolha de Sofia apresenta uma das mais emblemáticas performances de Meryl Street, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz no ano de 1983. O filme conta a história de uma sobrevivente do Holocausto que se muda para os Estados Unidos, mas que continua atormentada pelo seu passado marcado por tragédias e perdas.

O Signo de Vênus (1955)

O Signo de Vênus

Gêneros: romance, drama, comédia.

Estrelado por Sophia Loren, esta comédia dramática italiana é uma ótima opção se você procura por um filme clássico disponível na Netflix. O Signo de Vênus conta a história de Cesira, uma mulher de meia idade que não consegue arrumar pretendentes. Todos os homens da cidade estão mesmo interessados em sua prima, a bela Agnese. Cesira vai em busca de respostas através de uma consulta com uma cartomante.

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)

Gêneros: comédia, drama.

Um dos maiores clássicos do cinema espanhol, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos foi dirigido pelo aclamado diretor Pedro Almodóvar e está disponível na Netflix para você assistir hoje. O filme conta a história de quatro mulheres que estão passando por dificuldades em suas vidas e o estresse acaba tomando conta de suas relações.

Razão e Sensibilidade (1995)

Razão e Sensibilidade (1995)

Gêneros: romance, baseado em clássicos da literatura

Estrelado por Emma Thompson e Kate Winslet, duas grandes veteranas do cinema britânico, o filme “Razão e Sensibilidade” é uma superprodução baseada no clássico romance de mesmo nome da autora Jane Austen. Na história, uma viúva se vê forçada a abandonar a casa em que mora em virtude da morte do marido. Ela e suas três filhas vão então morar em uma casa de campo, onde fazem novas amizades e criam novas relações. Além disso, novos relacionamentos amorosos movidos por razões e sensibilidades distintas surgem ao longo da narrativa.

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)

Gêneros: drama, romance.

Um dos maiores clássicos contemporâneos já dirigidos pelo realizador Michel Gondry, “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” conta a história do casal Joel e Clementine. Quando terminam o relacionamento, Clementine decide passar por um procedimento que fará com que Joel seja eliminado de suas lembranças. Ao descobrir tal fato, Joel decide passar pelo mesmo procedimento. Contudo, no meio do processo, ele desiste de esquecer Clementine e começa a encaixá-la em diferentes memórias de sua vida. Um filme repleto de momentos inesquecíveis e incrível roteiro.

Meu Primeiro Amor (1991)

Meu Primeiro Amor

Gêneros: drama, adolescente, romance.

Neste clássico filme adolescente, uma filha de um agente funerário tem uma espécie de obsessão pela morte, pois perdeu sua mãe muito cedo. Ainda, ela precisa lidar com o fato de que o seu pai não lhe dá muita atenção. Como apoio, ela conta com a grande amizade de um menino que é cheio de alergias. Juntos, formam uma bela dupla companheira.

Garota, Interrompida (1999)

Garota, Interrompida (1999)

Gêneros: drama.

Estrelado pelas veteranas Winona Ryder e Angelina Jolie, “Garota, Interrompida" é considerado um dos maiores e mais aclamados thrillers psicológicos já realizados em Hollywood. Na história, após a adolescente Susanna ser diagnosticada com um distúrbio psicológico por um médico que nunca tinha visto antes, ela vai parar em uma clínica psiquiátrica onde conhece diversas mulheres enfrentando seus próprios transtornos. Entre elas, a enigmática Lisa, que está planejando fugir da instituição.

Pão, Amor e… (1955)

Pão, Amor e…

Gêneros: comédia, romance.

Este clássico filme italiano da década de 50 é estrelado por Sophia Loren e Vittorio de Sica e está disponível para assistir na Netflix. Nesta comédia romântica, acompanhamos a vida de uma mulherengo chamado Antonio Carotenuto, que ao assumir o cargo de chefe da guarda municipal promete não se meter em novas aventuras amorosas. Contudo, a bela e sedutora Sofia pode vir a quebrar o seu plano.

A Câmara 36 de Shaolin (1978)

A Câmara 36 de Shaolin

Gêneros: artes marciais, ação.

Dirigido por Lau Kar-leung, este clássico filme que reúne kung fu e histórias das antigas dinastias chinesas é uma ótima opção para os fãs do gênero de artes marciais. O filme é baseado na história de San Te, um lendário discípulo Shaolin do período medieval asiático. No filme, conhecemos a história deste jovem em busca de vingança, que após conseguir fugir do ataque de um grupo de patriotas vai treinar arduamente suas habilidades de luta no templo de Shaolin.

Veja também:

Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em Produção e Crítica Cultural pela PUC Minas e Mestre em Comunicação, Arte e Cultura pela Universidade do Minho. Apaixonado por cinema clássico, séries, musicais, livros e bons papos.