Os 27 melhores filmes antigos disponíveis na Netflix


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural

No catálogo da Netflix podemos encontrar verdadeiros clássicos da história do cinema. Se você procura por um bom filme antigo disponível na plataforma de streaming, confira a nossa seleção com alguns dos melhores títulos.

Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990)

Ghost: Do Outro Lado da Vida

Gêneros: romance, drama, espiritualidade.

Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Atriz Coadjuvante (Whoopi Goldberg), Ghost é definitivamente um dos maiores clássicos dos anos 90. O filme conta a história de uma mulher que teve seu marido morto diante dos seus olhos. No entanto, o espírito do marido não vai para o outro plano e ele utiliza de uma médium para alertar a esposa do perigo que ela corre.

Monty Python em Busca do Cálice Sagrado(1975)

Monty Python em Busca do Cálice Sagrado

Gêneros: comédia, paródia.

Considerado um dos melhores filmes de comédia de todos os tempos, Monty Python em Busca do Cálice Sagrado é uma paródia da clássica história do Rei Arthur e a sua busca pelo Santo Graal. O filme contém algumas das cenas mais clássicas já realizadas pela trupe de comédia britânica e se tornou um fenômeno global quando lançado, recebendo aclamação ao redor do mundo, apesar da censura que obteve em alguns países.

Ela Quer Tudo (1986)

Ela Quer Tudo

Gêneros: romance, comédia.

Dirigido por Spike Lee, Ela Quer Tudo conta a história de Nola Darling, uma jovem bem resolvida do Brooklyn que possui três namorados. Jamie, Greer e Mars possuem personalidades muito diferentes e Nola não consegue ficar totalmente satisfeita com nenhum deles. O filme se tornou um marco no cinema negro estadunidense e ganhou uma série original da Netflix em 2017 também dirigida por Spike Lee.

Akira (1988)

Akira

Gêneros: animação, ficção científica.

Um dos animes japoneses mais aclamados de todos os tempos, Akira é considerado um filme revolucionário tanto para o gênero de animação quanto para os filmes de ficção científica. Esta foi a primeira animação japonesa a ter uma grande distribuição nas salas de cinema no Brasil e é considerado uma grande influência para os filmes que viriam anos depois. Akira se passa em Neo-Tokyo, capital do Japão que foi reconstruída após uma explosão durante a Terceira Guerra Mundial que ocorreu em 1988.

Os Embalos de Sábado à Noite (1977)

Os Embalos de Sábado à Noite

Gêneros: musical, dança, drama.

Estrelado por John Travolta, este clássico dos anos 70 possui uma incrível trilha sonora com músicas do Bee Gees e marcou uma geração pelas suas cenas de dança. O filme conta a história de Tony Manero, um jovem que durante a semana trabalha em uma loja de tintas e aos finais de semana participa de competições de dança disco em boates de sua cidade.

Seven - Os Sete Crimes Capitais (1995)

Filme Seven - Brad Pitt e Morgan Freeman

Gêneros: suspense policial.

Um detetive prestes a se aposentar e um parceiro novato começam a buscar um assassino em série que revela uma curiosa preferência pelas suas vítimas: aquelas envolvidas com algum dos sete pecados capitais. Com Morgan Freeman, Brad Pitt e Gwyneth Paltrow, este é um filme inteligente e envolvente, que mantém o mistério até o fim.

Forrest Gump (1994)

Forrest Gump

Gêneros: comédia, drama, épico.

Forrest Gump rendeu a Tom Hanks o seu segundo consecutivo Oscar de melhor atuação. Neste épico repleto de aventuras, conhecemos a história de vida de um homem que apesar de possuir um raciocínio lento, se destaca em várias áreas: seja nos campos de futebol americano quando criança, na Guerra do Vietnã, onde foi um soldado, até sendo um capitão em um barco de pesca de camarões. Gump acaba inspirando todos a sua volta por causa do seu otimismo em relação à vida.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

Gêneros: aventura, ação.

Primeiro filme da saga Indiana Jones, Os Caçadores da Arca Perdida é um dos maiores clássicos dirigidos por Steven Spielberg. Estrelado por Harrison Ford, o filme nos apresenta pela primeira vez as jornadas de aventura do arqueólogo que viaja o mundo para realizar diversas missões e desvendar mistérios do mundo antigo.

Joe Kidd (1972)

Joe Kidd (1972)

Gêneros: faroeste, drama.

Neste clássico filme estrelado por Clint Eastwood e dirigido por John Sturges, acompanhamos a jornada de Joe, um ex-caçador de recompensas que aceita ajudar um latifundiário a lutar contra o líder de um grupo de revolucionários mexicanos. O filme apresenta alguns dos melhores elementos do faroeste que levaram Eastwood ao estrelato. Se você ama um filme repleto de ação, Joe Kidd é a opção perfeita para assistir hoje.

Lendas da Paixão (1994)

Lendas da Paixão

Gêneros: guerra, épico, romance, drama.

Este épico de romance apresenta a história de três irmãos em conflito devido à paixão que nutrem por uma mesma mulher. Estrelado por Anthony Hopkins, Brad Pitt e Aidan Quinn, o filme é um clássico do gênero e está disponível para você assistir agora mesmo na Netflix. O filme foi baseado na novela de mesmo nome lançada em 1979 e recebeu três indicações ao Oscar.

Um Tira da Pesada (1984)

Um Tira da Pesada

Gêneros: comédia, ação, policial.

Estrelado por Eddie Murphy, Um Tira da Pesada é uma ótima sugestão de comédia policial disponível na plataforma da Netflix. Ele conta a história de um policial que, após o assassinato do seu amigo de infância, vai para a Califórnia investigar o caso. O protagonista, no entanto, apronta diversas artimanhas ao longo de sua investigação e passa por diversas confusões hilárias.

La Bamba (1987)

La Bamba (1987)

Gêneros: musical, drama biográfico

A música “La Bamba” ficou eternizada na cultura popular através da voz do cantor estadunidense descendente de mexicanos Ritchie Valens. O filme dirigido por Luis Valdez apresenta a história de vida, ascensão à fama e morte do cantor que estava no auge de sua carreira durante a década de 1950. Um filme repleto de momentos eletrizantes que revela a vida de uma promissora voz que faleceu com apenas 17 anos de idade, vítima de um acidente de avião.

Instinto Selvagem (1992)

Instinto Selvagem

Gêneros: thriller, mistério, suspense.

Em Instinto Selvagem, Sharon Stone vive uma de suas personagens mais conhecidas e populares, a sedutora Catherine Tramell. O filme dirigido por Paul Verhoeven, conta a história de um policial que se sente atraído pela principal suspeita de um assassinato, uma escritora que possui muitos mistérios ligados ao seu nome. Apesar de saber que está colocando a sua própria vida em risco, o policial se rende às seduções de Catherine.

Os Donos da Rua (1991)

Os Donos da Rua

Gêneros: crime, drama.

No violento bairro South Central de Los Angeles, um jovem aprenderá lições valiosas sobre a vida e o ambiente em que se encontra. Em Os Donos da Rua, acompanhamos a jornada de Tre, um jovem problemático que é mandado para a casa do seu pai, após a mãe não saber mais o que fazer com ele. Apesar da personalidade dura, o pai de Tre ensinará valores como o respeito para que o menino mude de vida.

O Estranho sem Nome (1973)

O Estranho sem Nome (1973)

Gêneros: faroeste, suspense

Escrito, dirigido e protagonizado por Clint Eastwood, “O Estranho sem Nome” é uma ótima opção de faroeste clássico para você assistir na Netflix hoje. Na trama, um justiceiro fora-da-lei chega em uma pequena cidade do Arizona e comete uma pequena chacina, matando três homens. Após o acontecimento, ele aceita ser o protetor da cidade que está prestes a receber uma gangue. Contudo, os termos que propõe para esta oferta são tão obscuros quanto o seu passado.

A Escolha de Sofia (1982)

A Escolha de Sofia

Gêneros: drama, romance.

Baseado no romance de grande sucesso de William Styron, A Escolha de Sofia apresenta uma das mais emblemáticas performances de Meryl Street, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz no ano de 1983. O filme conta a história de uma sobrevivente do Holocausto que se muda para os Estados Unidos, mas que continua atormentada pelo seu passado marcado por tragédias e perdas.

O Signo de Vênus (1955)

O Signo de Vênus

Gêneros: romance, drama, comédia.

Estrelado por Sophia Loren, esta comédia dramática italiana é uma ótima opção se você procura por um filme clássico disponível na Netflix. O Signo de Vênus conta a história de Cesira, uma mulher de meia idade que não consegue arrumar pretendentes. Todos os homens da cidade estão mesmo interessados em sua prima, a bela Agnese. Cesira vai em busca de respostas através de uma consulta com uma cartomante.

Entre Dois Amores (1985)

Entre Dois Amores

Gêneros: romance, drama.

Este filme baseado em fatos reais se tornou um dos maiores clássicos do gênero de romance. Entre dois Amores conta a história de uma dinamarquesa rica que se muda para o Quênia, onde seu marido possui uma fazenda de café. Após descobrir que o marido está sendo infiel, a mulher acaba se apaixonando por um aristocrata simples e de espírito livre vindo da Inglaterra.

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)

Gêneros: comédia, drama.

Um dos maiores clássicos do cinema espanhol, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos foi dirigido pelo aclamado diretor Pedro Almodóvar e está disponível na Netflix para você assistir hoje. O filme conta a história de quatro mulheres que estão passando por dificuldades em suas vidas e o estresse acaba tomando conta de suas relações.

Razão e Sensibilidade (1995)

Razão e Sensibilidade (1995)

Gêneros: romance, baseado em clássicos da literatura

Estrelado por Emma Thompson e Kate Winslet, duas grandes veteranas do cinema britânico, o filme “Razão e Sensibilidade” é uma superprodução baseada no clássico romance de mesmo nome da autora Jane Austen. Na história, uma viúva se vê forçada a abandonar a casa em que mora em virtude da morte do marido. Ela e suas três filhas vão então morar em uma casa de campo, onde fazem novas amizades e criam novas relações. Além disso, novos relacionamentos amorosos movidos por razões e sensibilidades distintas surgem ao longo da narrativa.

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)

Gêneros: drama, romance.

Um dos maiores clássicos contemporâneos já dirigidos pelo realizador Michel Gondry, “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” conta a história do casal Joel e Clementine. Quando terminam o relacionamento, Clementine decide passar por um procedimento que fará com que Joel seja eliminado de suas lembranças. Ao descobrir tal fato, Joel decide passar pelo mesmo procedimento. Contudo, no meio do processo, ele desiste de esquecer Clementine e começa a encaixá-la em diferentes memórias de sua vida. Um filme repleto de momentos inesquecíveis e incrível roteiro.

Meu Primeiro Amor (1991)

Meu Primeiro Amor

Gêneros: drama, adolescente, romance.

Neste clássico filme adolescente, uma filha de um agente funerário tem uma espécie de obsessão pela morte, pois perdeu sua mãe muito cedo. Ainda, ela precisa lidar com o fato de que o seu pai não lhe dá muita atenção. Como apoio, ela conta com a grande amizade de um menino que é cheio de alergias. Juntos, formam uma bela dupla companheira.

Garota, Interrompida (1999)

Garota, Interrompida (1999)

Gêneros: drama.

Estrelado pelas veteranas Winona Ryder e Angelina Jolie, “Garota, Interrompida" é considerado um dos maiores e mais aclamados thrillers psicológicos já realizados em Hollywood. Na história, após a adolescente Susanna ser diagnosticada com um distúrbio psicológico por um médico que nunca tinha visto antes, ela vai parar em uma clínica psiquiátrica onde conhece diversas mulheres enfrentando seus próprios transtornos. Entre elas, a enigmática Lisa, que está planejando fugir da instituição.

As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

Gêneros: comédia, romance, adolescente.

Um dos maiores clássicos entre os filmes adolescentes dos anos de 1990, “As Patricinhas de Beverly Hills” é uma reimaginação da aclamada obra literária Emma, da celebrada escritora britânica Jane Austen. Na história, Cher é um menina rica e privilegiada que frequenta uma escola em Beverly Hills. Sem interesse no amor e desafiada pelo ex meio-irmão Josh, ela tenta ajudar mais as pessoas à sua volta com o objetivo de se tornar mais altruísta. Contudo, algumas reviravoltas vão lhe mostrar que as suas prioridades devem ser revistas.

Pão, Amor e… (1955)

Pão, Amor e…

Gêneros: comédia, romance.

Este clássico filme italiano da década de 50 é estrelado por Sophia Loren e Vittorio de Sica e está disponível para assistir na Netflix. Nesta comédia romântica, acompanhamos a vida de uma mulherengo chamado Antonio Carotenuto, que ao assumir o cargo de chefe da guarda municipal promete não se meter em novas aventuras amorosas. Contudo, a bela e sedutora Sofia pode vir a quebrar o seu plano.

Taxi Driver (1976)

Taxi Driver

Gêneros: drama.

Um verdadeiro clássico do cinema. Travis Bickle é um veterano da Guerra no Vietnã que tem algumas dificuldades de voltar a se adaptar à vida na rua. Dirigindo um táxi, ele lida diariamente com situações de violência e corrupção. Perturbado com estas cenas do cotidiano e atordoado com a sua solidão, ele fica obcecado em proteger uma adolescente prostituta de um cruel cafetão.

A Câmara 36 de Shaolin (1978)

A Câmara 36 de Shaolin

Gêneros: artes marciais, ação.

Dirigido por Lau Kar-leung, este clássico filme que reúne kung fu e histórias das antigas dinastias chinesas é uma ótima opção para os fãs do gênero de artes marciais. O filme é baseado na história de San Te, um lendário discípulo Shaolin do período medieval asiático. No filme, conhecemos a história deste jovem em busca de vingança, que após conseguir fugir do ataque de um grupo de patriotas vai treinar arduamente suas habilidades de luta no templo de Shaolin.

Veja também:

Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa e especialista em produção e crítica cultural pela PUC Minas. Atualmente é mestrando em comunicação, arte e cultura pela Universidade do Minho e apaixonado por cinema clássico, séries, musicais, livros e bons papos.