Filmes dos anos 90: 18 filmes inesquecíveis da década


A produção cinematográfica dos anos 90 está repleta de grandes produções que se tornaram verdadeiros clássicos do cinema. Dentre essa vasta produção, selecionamos os 18 filmes melhores filmes - aqueles que marcaram época.

A Lista de Schindler

Ano: 1993
Gênero: drama

A Lista de Schindler é, sem dúvida alguma, um dos melhores filmes da década. Teve 12 indicações ao Oscar: venceu em sete categorias, entre elas as de melhor filme e melhor diretor (Steven Spielberg). O longa é baseado em fatos reais: a história de Oscar Schindler, um empresário alemão que, em plena II Guerra Mundial, foi responsável por salvar a vida de milhares de judeus perseguidos pelos nazistas.

Assista ao trailer:

Pulp Fiction

Ano: 1994
Gênero: ação, drama policial

Pulp Fiction é um super clássico dos anos 90, cultuado até hoje por uma legião de fãs. Com diálogos ágeis, cenas de ação surpreendentes e um roteiro magnífico (ganhou o Oscar de melhor roteiro original), é considerado por muita gente a obra-prima de Quentin Tarantino. O filme narra de forma não linear três histórias que se cruzam. Uma dessas histórias é vivida por uma dupla de assassinos profissionais interpretados por Samuel L. Jackson e John Travolta.

Assista ao trailer:

Filadélfia

Ano: 1993
Gênero: drama

Filadélfia é um dos maiores filmes dos anos 90, sobretudo por trazer à tona, de forma bastante sensível, os temas da homofobia e do preconceito em relação a pessoas portadoras do vírus HIV. A história gira em torno de Andrew Beckett, um jovem advogado que, após ser demitido em razão de sua doença, decide processar a empresa. O filme teve cinco indicações ao Oscar, tendo vencido nas categorias melhor canção e melhor ator (Tom Hanks).

Assista ao trailer:

Veja também: Filmes para chorar como se estivesse cortando cebola

Edward Mãos de Tesoura

Ano: 1990
Gênero: comédia, drama

Outro clássico da Sessão da Tarde, Edward Mãos de Tesoura é uma história cativante de fantasia, com pitadas de drama e romance. Certo dia, numa cidade pacata, uma vendedora de cosméticos decide subir a colina ao lado do bairro onde mora e tocar a campainha de uma mansão sinistra. Lá ela encontra um rapaz pálido e medroso. No lugar das mãos, ele tem enormes e hábeis tesouras.

Assista ao trailer:

A Vida é Bela

Ano: 1998
Gênero: drama

A Vida é Bela marcou época. Foi uma sensação do Oscar 99, quando concorreu em sete categorias - venceu nas de melhor filme estrangeiro e melhor ator (Roberto Benigni). O filme narra a história de uma família de judeus que, durante a II Guerra Mundial, acaba sendo levada a um campo de concentração. Apesar dos horrores do Holocausto, Guido (interpretado por Benigni) consegue encontrar forças para transformar o dia a dia do filho numa grande brincadeira.

Veja algumas cenas do filme:

Forrest Gump

Ano: 1994
Gênero: drama

Forrest Gump foi o grande filme do Oscar 95, com nada menos que 13 indicações. Faturou ao todo seis estatuetas, dentre as quais a de melhor filme e melhor ator (Tom Hanks). Nesse longa hipnotizante, mergulhamos na fantástica história de vida de Forrest Gump, cujas passagens se misturam de forma bastante inusitada com a história dos Estados Unidos na segunda metade do século XX.

Assista ao trailer:

Titanic

Ano: 1997
Gênero: drama

A bordo do navio RMS Titanic, Jack e Rose enfrentam os obstáculos sociais para viver uma incrível história de amor. O filme, embora ficcional, reconstrói um evento real: o trágico naufrágio do navio de passageiros, ocorrido em 1912. Com efeitos visuais incríveis, direção de arte impecável e uma canção original marcante, Titanic é um dos maiores fenômenos do cinema, tendo faturado 11 estatuetas do Oscar.

Assista ao trailer:

Perfume de Mulher

Ano: 1992
Gênero: drama

Impossível falar de Perfume de Mulher sem se lembrar da cena do tango e da atuação primorosa de Al Pacino, que lhe rendeu o Oscar de melhor ator em 1993. Frank é um militar aposentado e cego, que vive enclausurado e deprimido. Um dia, sua sobrinha contrata um jovem estudante chamado Charlie para acompanhá-lo durante o feriado de Ação de Graças. Só que Charlie não sabia dos ousados planos de Frank para o feriado.

Assista à famosa cena do tango:

Central do Brasil

Ano: 1998
Gênero: drama

Central do Brasil comoveu a todos no final dos anos 90 e apresentou ao mundo o talento de Fernanda Montenegro, indicada ao Oscar de melhor atriz. O filme é um road movie (filme de estrada) que narra o incrível encontro de Dora, uma ex-professora amargurada, e Josué, um órfão que vive na Central do Brasil. Juntos, eles cruzam o país em busca da família do pequeno Josué.

Assista ao trailer:

Veja também: Os melhores filmes brasileiros de todos os tempos!

Beleza Americana

Ano: 1999
Gênero: drama

O protagonista de Beleza Americana é Lester Burnham, um homem que vive um casamento falido e não suporta mais seu trabalho. Além disso, começa a ter fantasias sexuais com a amiga de sua filha adolescente. O filme retrata de forma crítica o estilo de vida americano. Ganhou cinco Oscars, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor ator (Kevin Spacey).

Beleza Americana

Matrix

Ano: 1999
Gênero: ação

Matrix marcou época. Primeiro, por seus efeitos visuais revolucionários. Depois, pela trama super original e com altíssima voltagem filosófica. Por trás da eletrizante aventura de Neo, com direito a tiroteios sem fim e fugas mirabolantes, o filme propõe questões existenciais fundamentais, como “O que é a realidade?” e “Quem somos nós?”.

Assista ao trailer:

Clube da Luta

Ano: 1999
Gênero: ação, drama

Cansado do trabalho e sem casa, um homem de classe média vai morar com um cara que acabou de conhecer e com quem tem altas conversas sobre política Numa noite, ambos decidem lutar e fundam, meio que por acaso, um clube de luta clandestino, que atrai cada dia mais adeptos. Clube da Luta tornou-se famoso pela sua trama intrincada, suas cenas de violência e sua crítica feroz ao sistema capitalista.

Assista ao trailer:

Esqueceram de Mim

Ano: 1990
Gênero: comédia, aventura

Quem foi criança nos 90 certamente viu esse filme milhares de vezes. Clássico da Sessão da Tarde em períodos natalinos, o filme conta como Kevin, um garoto de apenas oito anos, consegue se virar sozinho em casa após ser esquecido pela família que saiu de viagem. Para piorar, a mansão onde Kevin mora está sendo visada por uma dupla bem atrapalhada de ladrões.

Assista ao trailer:

Veja também: Filmes de comédia para você se acabar de tanto rir

Toy Story

Ano: 1995
Gênero: comédia, aventura

Toy Story é o primeiro filme da franquia de animação da Pixar. Com três indicações ao Oscar, fez um sucesso estrondoso nos anos 90, agradando a criançada e também os adultos. Trata-se de uma história de rivalidade entre dois brinquedos: o Xerife Woody, o bom e velho boneco favorito de Andy, e a nova sensação da indústria dos brinquedos: o astronauta Buzz Lightyear.

Assista ao trailer:

Jurassic Park

Ano: 1993
Gênero: aventura, ficção científica

Jurassic Park deixou o público boquiaberto no início dos anos 90 com aqueles efeitos visuais e sonoros impressionantes para a época. O filme se tornou a maior bilheteria da história do cinema (sendo ultrapassado em 97 por Titanic). Dirigido por Steven Spielberg, conta a história de um feito extraordinário: a clonagem de dinossauros, seguida pela criação de um parque temático. Porém, a tarefa de controlar essas feras pré-históricas não parece nada simples.

Assista ao trailer:

O Rei Leão

Ano: 1994
Gênero: aventura

O Rei Leão é a animação em 2D com a maior bilheteria da história. O clássico da Disney ainda faz tanto sucesso que em 2019 foi lançada uma versão sua em live action. O filme narra as aventuras de Simba, sucessor de Mufasa ao trono de rei da savana. Após a morte do pai, Simba sente-se culpado e foge do reino, sem saber que na verdade foi seu tio Scar quem matou Mufasa. Nas suas andanças pela savana africana, Simba faz amizades e aprende muito sobre a vida.

Assista ao trailer:

Veja também: Conheça os melhores filmes de animação de todos os tempos!

O Resgate do Soldado Ryan

Ano: 1998
Gênero: guerra

Para quem curte o gênero guerra, O Resgate do Soldado Ryan é um filme absolutamente necessário. Trata-se da história de um grupo de soldados para quem foi dada a missão de encontrar um soldado chamado Ryan e tirá-lo do campo de batalha, onde seus três irmãos já haviam morrido. As cenas de combate são absolutamente eletrizantes, com destaque para a primeira meia hora de filme, que mostra a chegada das tropas aliadas à Normadia, num dos episódios decisivos da II Guerra Mundial: o chamado Dia D.

Assista ao trailer:

Veja também: Os melhores filmes de guerra: da Netflix aos clássicos

Ghost – Do Outro Lado da Vida

Ano: 1990
Gênero: romance

Nos anos 90, Ghost foi reprisado diversas vezes na TV aberta, provando o sucesso do longa protagonizado pelo saudoso Patrick Swayze. O filme conta uma linda e emocionante história de amor que nem a morte é capaz de deter. Destaque para a atuação super divertida da talentosíssima Whoopi Goldberg, que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante em 1991.

Ghost

Gostou desse conteúdo? Então experimente ver estes também: