Os 22 melhores filmes dos anos 80 para ver e rever


Marcela Endres Balbão
Marcela Endres Balbão
Redatora

Fizemos uma seleção dos filmes dos anos 1980 que marcaram a década e que são até hoje lembrados. Com diferentes gêneros (do terror à ficção científica), estes filmes serviram de inspiração para outras produções do cinema. Confira a lista e viaje para os anos 80!

Sociedade dos Poetas Mortos

Sociedade dos Poetas Mortos

Ano: 1989
Gênero: drama
Disponível em: -

Um professor ingressa numa escola tradicional de hábitos rígidos. Apesar da estrutura da escola, o professor resolve inovar e apresentar um mundo que vai muito além dos livros. Os estudantes, acostumados com uma rotina de estudos, estranham quando o professor utiliza outros métodos didáticos, mas, aos poucos, encantam-se.

Esse filme marcou os anos 1980 por mostrar os potenciais da educação voltada para a vida, a poesia e a amizade. É um filme inspirador que mostra que a escola pode ser um local para construir-se como pessoa e cultivar sonhos.

O Clube dos Cinco

O Clube dos Cinco

Ano: 1985
Gênero: drama, adolescente e comédia
Disponível em: -

Cinco jovens são colocados de castigo e precisam passar o sábado na escola escrevendo um texto sobre eles. Com perfis e estilos totalmente diferentes, estes jovens começam a se aproximar, encontrando pontos em comum.

Este é um filme que aborda a amizade, as confissões da adolescência e o respeito pelas diferenças.

De Volta para o Futuro

De Volta para o Futuro

Ano: 1985
Gênero: comédia e ficção científica
Disponível em: Telecine e Netflix

O cientista Doc Brown desenvolveu uma máquina e o jovem Marty McFly acidentalmente aciona a mesma. Com o erro, o jovem vai parar nos anos 50. Lá ele conhece seus pais quando adolescentes e precisa garantir que se apaixonem para que Marty venha a nascer de fato.

O filme virou uma trilogia de sucesso e fez inúmeras previsões sobre como seriam os tempos atuais. Entre chamadas por vídeo, biometria e videogames, é possível dizer que acertaram bem como seria o futuro.

Os Caça-Fantasmas

Os Caça-Fantasmas

Ano: 1984
Gênero: comédia e fantasia
Disponível em: -

Três professores universitários de psicologia, com interesse no estudo de comportamentos sobrenaturais, são despedidos. Em razão disso, eles decidem abrir um negócio próprio para caçar fantasmas. Com estranhas aparições, deuses e demônios vindos das profundezas, o grupo precisa saber como controlar suas ferramentas e impedir que a cidade seja controlada por fantasmas.

Esse é um filme de comédia e ficção científica que inspirou a continuação da história em outros filmes, tendo uma produção em 2021.

Rain Man

Rain Man

Ano: 1988
Gênero: drama
Disponível em: -

Um filme emocionante sobre um homem que descobre ter um irmão autista que herdou milhões do falecido pai. Inicialmente interessado na herança, Charlie resolve tentar entrar em contato com o irmão para colocar as mãos no dinheiro, mas depois descobre que há uma conexão muito forte entre os dois.

Rain Main é belo, inspirador e sensível.

Faça a coisa certa

Faça a coisa certa

Ano: 1989
Gênero: drama
Disponível em: Telecine

Um italiano tem uma pizzaria no Brooklyn com a parede repleta de quadros e imagens de artistas italianos. Buggin' Out, um artista morador do Brooklyn, acha um absurdo que a parede não tenha imagens dos artistas locais, que são, em maioria, afrodescendentes e latinos. Assim, eles iniciam uma grande disputa.

Um filme que aborda questões étnicas e sociais.

Três Mulheres, Três Amores

Três Mulheres, Três Amores

Ano: 1988
Gênero: comédia romântica
Disponível em: -

Um bom romance sobre três jovens que vivem histórias de amor em pleno verão. Funcionárias de uma pizzaria, cada uma vive um amor de verão que, entre acertos e desapontamentos, acompanha o amadurecimento delas.

Blade Runner

Blade Runner

Ano: 1982
Gênero: ação e ficção científica
Disponível em: HBO Max

Futurista, Blade Runner conta a história de um mundo em que clones humanos são usados como escravos em colônias fora da Terra. Mais fortes e inteligentes que os humanos, são denominados de replicantes. No entanto, descobre-se que alguns destes clones estão vivendo disfarçados em Los Angeles e agora precisam ser capturados.

Essa é uma produção que revolucionou os filmes de ficção científica. Com o passar dos anos, inspirou várias outras histórias.

Como Eliminar Seu Chefe

Como Eliminar o Seu Chefe

Ano: 1980
Gênero: comédia
Disponível em: -

Três secretárias precisam diariamente aturar um chefe machista e desagradável no escritório. Com desejos de mudança, resolvem sequestrá-lo e exigirem que ele mude o comportamento. Este é um filme divertido que toca num assunto importante: as condições precárias e machistas enfrentadas no ambiente de trabalho por mulheres.

Scarface

Scarface

Ano: 1983
Gênero: crime e drama
Disponível em: Netflix

Tony Montana ingressa nos Estados Unidos legalmente após assassinar um oficial do governo cubano. Logo ele torna-se um dos maiores traficantes de drogas da Flórida. Apesar do sucesso, precisa lidar com cartéis e com a polícia.

Este é um filme épico que explora a violência e escalada no poder, assim como a descida para o abismo.

Um Príncipe em Nova York

Um Príncipe em Nova York

Ano: 1988
Gênero: comédia e romance
Disponível em: Telecine

Um príncipe de Zamunda decide ir para os Estados Unidos para fugir de um casamento arranjado. Evitando revelar sua identidade de herdeiro, disfarça-se de estudante e passa a trabalhar numa lanchonete. Infiltrado na nova vida, apaixona-se.

Esse é um excelente e divertido filme de Eddie Murphy que certamente marcou a carreira do ator e a década de 80.

Fitzcarraldo

Fitzcarraldo

Ano: 1980
Gênero: drama
Disponível em: -

Brian Fitzgerald tem a ambiciosa ideia de construir a maior casa de ópera do mundo em plena floresta amazônica no Peru. Para isso, precisa caminhar por locais de difícil acesso e transportar uma embarcação de 300 toneladas. Um filme contrastante que traz um embate entre a natureza e uma figura da cidade.

É um filme politicamente controverso, mas que marcou os anos 1980 pela grande produção dentro da Amazônia e pelo modo lunático como conta a história.

Digam o Que Quiserem

Digam o Que Quiserem

Ano: 1989
Gênero: romance
Disponível em: -

Um jovem confiante e despreocupado com o futuro faz de tudo para conquistar uma das garotas mais inteligentes e bonitas de uma escola. Depois de conseguir chamar a atenção dela, precisa enfrentar o pai da garota, que fará de tudo para acabar com a relação.

Um filme divertido e charmoso com muito romance garantido.

Um Tira da Pesada

Um Tira da Pesada

Ano: 1984
Gênero: drama e ação
Disponível em: Prime Video, Telecine e HBO Max

Um policial rebelde está atrás de pistas para descobrir quem matou seu grande amigo da infância. Nas investigações, ele começa a desconfiar do dono de uma famosa galeria de artes de Beverly Hills. No entanto, para seguir com as pistas, ele precisa convencer outros policias a confiarem nele.

Uma ótima história que gerou uma sequência de filmes depois.

The Karatê Kid

The Karatê Kid

Ano: 1984
Gênero: ação e drama
Disponível em: Netflix e Telecine

Um jovem envolveu-se com uma menina da escola e, por isso, viu-se enrascado com o ex-namorado dela, que é um valentão. Para defender-se, ele contará com o apoio de um mestre de karatê, que auxiliará o garoto com técnicas de autodefesa.

Esse é um filme bonito e nostálgico dessa época.

O Iluminado

O Iluminado

Ano: 1980
Gênero: terror
Disponível em: Telecine e HBO Max

Um escritor está enfrentando um bloqueio criativo e, para tentar voltar a escrever, resolve virar caseiro de um hotel localizado numa região fria e remota. Com a esposa e um filho que sofre com premonições, hospedam-se no local. Apesar do plano, o que acontece é o contrário: o bloqueio para escrever piora e o filho passa a ter mais atormentações. Pesquisando sobre a história do hotel, o escritor descobre histórias perturbadores e começa a tornar-se um maníaco.

A Hora da Estrela

A hora da estrela

Ano: 1985
Gênero: drama
Disponível em: -

Um filme de Suzana Amaral sobre o livro de mesmo nome da escritora Clarice Lispector. Macabéa é uma jovem datilógrafa alagoana que vai morar numa pensão em São Paulo. Com uma vida sem muitas emoções, ela vê seu namorado trocando-a pela colega de trabalho dela.

Melancólico e sensível, este é um belo drama brasileiro dessa década.

E.T. O Extraterrestre

E.T. O Extraterrestre

Ano: 1982
Gênero: ficção científica
Disponível em: Prime Video e Telecine

Um menino encontra um ET e, admirado pela criatura diferente, começa a aproximar-se dele e decide escondê-lo em casa. Nessa bela história de amizade, o garoto protege o ET de ser capturado e transformado em cobaia.

Esse é um filme de aventura e fantasia que conquistou muitos corações nos anos 1980.

O Exterminador do Futuro

O Exterminador do Futuro

Ano: 1984
Gênero: ação e ficção científica
Disponível em: Telecine

Num mundo de humanos e máquinas em guerra, um androide foi enviado ao passado para exterminar a mãe de um homem que virá a ser no futuro um dos maiores inimigos das máquinas. Para impedir isto, um humano fica encarregado de proteger a mulher.

Repleto de efeitos sonoros e cenas de ação, esse filme inspirou inúmeros outros na sequência.

Aliens - O Resgate

Aliens - O Resgate

Ano: 1986
Gênero: ação, terror e ficção científica
Disponível em: -

Na continuação de Alien, o 8º Passageiro, a única sobrevivente do ataque do alien acorda, 57 anos depois, e decide salvar 70 famílias que estão presas num planeta distante com colonizadores. Com muita força e coragem, ela enfrenta a perigosa criatura e uma companhia que quer ganhar dinheiro a qualquer custo.

Poltergeist - O Fenômeno

Poltergeist - O Fenômeno

Ano: 1982
Gênero: terror
Disponível em: HBO Max

Fantasmas começam a se comunicar com uma família por meio da televisão da casa. Inicialmente, a interação parece inofensiva, mas depois a caçula da família passa a apresentar comportamentos estranhos e logo desaparece. Com momentos assustadores, a família precisa buscar alguém que salve sua filha.

Com o sucesso do primeiro Poltergeist, logo foram filmados mais dois filmes na continuidade da história, ainda na década de 1980.

Dirty Dancing – Ritmo Quente

Dirty Dancing – Ritmo Quente

Ano: 1987
Gênero: dança e romance
Disponível em: Netflix, Prime Video e Telecine

Uma jovem é levada para passar as férias de verão em Catskills. Sem muita esperança de conhecer alguém interessante neste local, ela surpreende-se ao encontrar um dançarino no resort em que está hospedada. Com realidades e passados diferentes, começam a partilhar a pista de dança e logo apaixonam-se fortemente.

Recomendamos também:

Marcela Endres Balbão
Marcela Endres Balbão
Formada em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Ciências da Educação na Universidade do Porto. Apaixonada pela escrita, ama ler e contar histórias. Adora filmes e séries de suspense, mas não recusa um bom romance.