Os 23 melhores animes tristes para chorar muito!


Os melhores e mais emocionantes animes tristes que são garantia de te fazer chorar muito. De Banana Fish à Violet Evergarden, selecionamos séries e filmes de animação que possuem temas como romance, tragédia, fantasia e ficção científica que estão disponíveis para você começar a assistir hoje.

Túmulo dos Vagalumes (1988)

Túmulo dos Vagalumes (1988)

Temas: guerra, drama.
Disponível em: Netflix
Filme

O estúdio de animação japonês Ghibli é aclamado por suas histórias com roteiros complexos, instigantes e, principalmente, tocantes. Túmulo dos Vagalumes é um dos filmes mais emocionantes do estúdio e com certeza te deixará com lágrimas nos olhos. Ele é ambientado nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial e apresenta a história do jovem Seita e de sua irmã mais nova Setsuko, que lutam pela sobrevivência após a morte da mãe e a convocação do pai para a guerra. Extremamente tocante e profundamente belo, será difícil não chorar com este filme.

Your Lie in April (2014)

Your Lie in April (2014)

Temas: música, drama, comédia.
Disponível em: Netflix
Série

Esta série de animação japonesa apresenta o tema do luto de forma delicada e extremamente poética. Em Your Lie in April, acompanhamos a jornada do jovem pianista Kousei Arima, que cai em uma profunda depressão após a morte da mãe. Dois anos depois, ele conhece a bela violinista Kaori Miyazono, uma jovem extrovertida que poderá fazer com que ele volte a encontrar a beleza na música.

5 Centímetros por Segundo (2007)

5 Centímetros por Segundo (2007)

Temas: amizade, desencontros.
Filme

Cinco centímetros por segundo é a velocidade da queda de uma flor de cerejeira, uma metáfora poética para o filme que leva este nome. Dirigido por Makoto Shinkai, o filme é dividido em três partes e conta a história de dois amigos próximos, que com o tempo, acabam se afastando. Apesar dos esforços de manterem contato, Takaki Tono e Akari Shinohara acabam se desencontrando e o que resta são as memórias dos momentos partilhados.

Banana Fish (2018)

Banana Fish (2018)

Temas: crime, máfia, drama.
Série

Escrito e ilustrado por Akimi Yoshida entre 1985 e 1994, Banana Fish ganhou uma adaptação para anime em 2018 e arrancou lágrimas de muita gente. A série conta a história de Ash Lynx, que com apenas 17 anos é o líder de uma gangue em Nova York. Sua vida é marcada por traumas e perdas e sua frieza para matar é o reflexo de uma infância repleta de cicatrizes. A vida de Ash vai mudar completamente quando o jovem fotógrafo Eiji viaja para os Estados Unidos com o objetivo de fazer uma reportagem sobre os jovens das ruas de Manhattan. Uma conexão entre os dois irá surgir, mas uma perigosa investigação poderá colocar a vida de ambos em perigo.

Clannad (2008) | Clannad: After Story (2009)

Clannad: After Story (2009)

Temas: vida escolar, descobertas, amadurecimento.
Série

Clannad e Clannad: After Life foram baseados no romance visual da produtora Key, conhecida por produzir jogos dramáticos e com enredos complexos. O anime consiste em duas temporadas, onde na primeira acompanhamos um clássico romance escolar que apresenta relacionamentos e amizades que surgem na adolescência. A segunda temporada, no entanto, nos mostra as dificuldades da vida adulta, as descobertas e, principalmente, os desapontamentos.

Yuri!!! on Ice (2016)

Yuri!!! on Ice (2016)

Temas: competição, patinação no gelo, inspirador.
Disponível em: Crunchyroll
Série

Para quem se emociona com animes de competição, Yuri!!! on Ice não pode ficar de fora da sua lista de séries. A história gira em torno de Yuri, um competidor de patinação artística japonês que se vê frustrado após ficar em último lugar em uma competição. Quando um vídeo de uma coreografia sua é vazado na internet e chega ao seu ídolo, o patinador russo Victor Nikiforov, sua vida muda completamente. Victor desiste de participar da temporada de competição e se muda para o Japão para treinar Yuri. Uma história energética e muito emocionante te aguarda neste aclamado e premiado anime.

Angel Beats! (2010)

Angel Beats!

Temas: sobrenatural, comédia, drama.
Disponível em: Netflix
Série

Angel Beats pode parecer ser apenas um típico anime adolescente de comédia, mas à medida que os episódios avançam, conhecemos a complexidade de cada personagem. Nesta série, acompanhamos um grupo de jovens falecidos que estão em uma vida no limbo. Todos eles morreram sem terem completado alguma tarefa em vida. Ao longo dos episódios, nós somos apresentados aos traumas de cada um dos personagens, o que torna a série muito tocante.

Anohana: The Flower We Saw That Day (2011)

Anohana: The Flower We Saw That Day (2011)

Temas: luto, amizade.
Disponível em: Netflix
Série

Nesta emocionante série, acompanhamos a história de um grupo de amigos de infância que acabam se separando após a morte de um deles. Cinco anos depois, o espírito da jovem Menma aparece para Jinta Yadomi, que a princípio acredita que está tendo alucinações. Ele vai buscar ajuda através dos amigos de infância e tentar entender qual era o último desejo de sua amiga, para que o espírito dela finalmente passe para o outro lado da vida.

A Voz do Silêncio (2016)

A Voz do Silêncio (2016)

Temas: deficiência auditiva, bullying, drama, escolar.
Disponível em: Netflix
Filme

Um filme tocante que aborda questões como o bullying e as dificuldades de jovens com deficiência auditiva. Em A Voz do Silêncio, acompanhamos a história de Shoko, uma garota que acaba sendo transferida de escola, pois está cansada de sofrer intimidações dos colegas de classe devido a sua deficiência. Na nova escola, os ataques persistem, especialmente por Ishida Shouya. A jovem é novamente transferida de escola e o garoto acaba perdendo todos os amigos. Ele tentará se redimir de seus atos se aproximando de Shoko.

Fullmetal Alchemist: Brotherhood (2009)

Fullmetal Alchemist: Brotherhood (2009)

Temas: fantasia, família, traumas, perdas.
Disponível em: Netflix e Crunchyroll
Série

Um dos animes mais aclamados de todos os tempos, Fullmetal Alchemist: Brotherhood é conhecido pela qualidade de roteiro e por ser um dos melhores animes de magia de todos os tempos. No entanto, as histórias dos personagens são também repletas de traumas e tragédias que podem te fazer chorar bastante ao longo dos episódios.

Given (2019)

Given (2019)

Temas: música, perdas, romance.
Disponível em: Crunchyroll
Série

Mafuyu Satou é um jovem introvertido que deseja aprender a tocar guitarra. Ele vai pedir ajuda a Ritsuka, um garoto da sua escola que está em uma banda. Uma bonita história de amor vai acabar surgindo entre os dois quando Mafuyu se torna o vocalista da banda de Ritsuka. Para além do romance, Given também nos mostra os traumas da vida do protagonista, que teve uma terrível perda no passado. Delicado e extremamente emocionante, Given é garantia de muitas lágrimas.

Your Name (2016)

Your Name (2016)

Temas: fantasia, romance.
Filme

Este premiado filme de animação produzido pelo estúdio CoMix Wave Films já se tornou um clássico do gênero de fantasia romântica. A história acompanha dois jovens do ensino médio que levam vidas completamente diferentes. Mitsuha vive na cidade interiorana de Itomoro, enquanto Taki mora em Tóquio. Misteriosamente, os dois vão começar a trocar de corpos e viver temporariamente as vidas trocadas. Trocando bilhetes para se comunicarem, os dois vão procurar respostas para o mistério que os conecta.

Steins;Gate (2011)

Steins;Gate (2011)

Temas: fantasia, drama, ficção científica.
Série

Okabe Rintarou é um estudante universitário que acidentalmente descobre uma maneira de mudar eventos passados através dos chamados D-mails. Okabe tenta então salvar a sua amiga de infância Mayuri, mas acaba presenciando a sua morte todas as vezes que tenta salvá-la. Okabe se vê em uma paradigma, quando deve escolher salvar a sua amiga de infância ou a primeira garota que salvou com o D-mail, por quem ele acabou se apaixonando.

True Tears (2008)

True Tears (2008)

Temas: romance, drama, amizade.
Série

Um clássico anime de romance e vida escolar, True Tears conta a história de Shinichirou Nakagami, um jovem com grandes talentos artísticos. Sua amiga de infância, Hiromi, acaba indo morar na casa do jovem após a morte do seu pai. Na escola, a jovem é popular e está sempre sorrindo. No entanto, dentro de casa, ela age de maneira fria e distante de Shinichirou, por quem nutre sentimentos.

Violet Evergarden (2018)

Violet Evergarden (2018)

Temas: guerra, fantasia, drama.
Disponível em: Netflix
Série

Violet Evergarden foi criada especificamente para ser usada como uma arma contra inimigos durante uma grande guerra. Com o término da guerra, Violet tenta encontrar um novo propósito para a sua vida e começa a trabalhar como uma boneca autônoma de auto memórias para a Companhia Postal CH. O objetivo do trabalho é transcrever os pensamentos das pessoas em papel. Uma linda e emocionante jornada de autodescoberta nos será apresentada através da protagonista.

Plastic Memories (2015)

Plastic Memories (2015)

Temas: romance, drama, ficção científica.
Série

No futuro, a tecnologia está tão avançada que chega ser difícil diferenciar os andróide dos humanos. Em Plastic Memories, acompanhamos a história de Tsukasa Mizugaki, que consegue um emprego na empresa de inteligência artificial que fabrica estes robôs. Eventualmente, ele vai acabar se apaixonando por uma andróide chamada Isla. No entanto, a vida destes robôs dura apenas 9 anos e 4 meses e Tsukasa terá que entender os sentimentos que nutre por Isla antes que seja tarde demais.

Tokyo Magnitude 8.0 (2009)

Tokyo Magnitude 8.0 (2009)

Temas: desastre natural, drama, família.
Série

Este emocionante e realista anime apresenta a história dos impactos de um terremoto de magnitude 8.0 em Tokyo. No momento do desastre, os irmãos Mirai e Yuki estavam em uma exibição fora de casa e agora se veem perdidos na cidade. Eventualmente, eles vão encontrar uma motociclista e mãe solteira chamada Mari, que vai tentar ajudar as crianças, apesar de todo o caos que a cidade de Tokyo se tornou.

As Memórias de Marnie (2014)

As Memórias de Marnie (2014)

Temas: drama, mistério.
Disponível em: Netflix
Filme

Mais um filme emocionante produzido pelo Studio Ghibli, As Memórias de Marnie foi indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação e ganhou aclamação mundial quando lançado. O filme conta a história de Anna, uma jovem que tem pais adotivos e é muito introvertida. Ela recebe a recomendação de passar o verão em uma casa de praia. Na cidade, ela acaba entrando em uma mansão abandonada e conhece uma misteriosa garota chamada Marnie.

Rascal Does Not Dream Of A Dreaming Girl (2019)

Rascal Does Not Dream Of A Dreaming Girl (2019)

Temas: fantasia, romance.
Filme

Este filme é a continuação da série de 2018 Rascal Does Not Dream Of Bunny Girl Senpai. Namorando há seis meses uma garota que conheceu quando ela estava vestida de coelho, Sakuta sofrerá conflitos com o reaparecimento de seu primeiro crush, a jovem Shouko. Para piorar as coisas, Shouko está hospitalizada e misteriosamente, toda vez que está na presença de Sakuta, suas feridas pioram. O jovem terá que enfrentar seus sentimentos e também entender sua ligação com Shouko.

Eu Quero Comer o Seu Pâncreas (2018)

Eu Quero Comer o Seu Pâncreas (2018)

Temas: drama, romance, amizade.
Filme

Apesar do título engraçado, não se engane, Eu Quero Comer o Seu Pâncreas apresenta uma história emocionante que é garantia de muitas lágrimas. Ele acompanha um jovem solitário que acaba se aproximando da extrovertida Sakura, uma menina popular do seu colégio. Ela acaba confessando para ele que possui uma condição terminal no pâncreas. O garoto vai então tentar ajudá-la a completar todos os desejos que ela possui antes de morrer; ao mesmo tempo, Sakura ajudará o menino a se abrir mais com outras pessoas.

Orange (2016)

Orange (2016)

Temas: romance, vida escolar, fantasia.
Série

A série de animação Orange possui uma das premissas mais criativas e tocantes já realizadas. O que você escreveria para você mesmo de 10 anos atrás? Quais seriam os arrependimentos que você contaria para você mesmo? Na história, a jovem estudante Naho recebe uma misteriosa carta dela mesma vinda do futuro. A carta pede para que a sua versão jovem tome melhores decisões para que não tenha tantos arrependimentos no futuro. Além disso, ela também se aconselha a prestar mais atenção ao estudante Kakeru, que não está mais vivo no futuro.

Assassination Classroom (2015)

Assassination Classroom (2015)

Temas: fantasia, comédia, drama.
Série

Apesar dos tons cômicos, a série Assassination Classroom possui belas alegorias relacionadas ao poder transformador que um professor pode ter na vida de seus alunos. Na história, uma poderosa e misteriosa criatura avisa a uma turma de estudantes que ele vai destruir o planeta Terra caso não seja morto até o final do ano. Koro-sensei vai então ensinar aos estudantes como eles podem matá-lo, mas ao mesmo tempo, também ensinará lições valiosas de empoderamento e auto aceitação.

Doukyuusei (2016)

Doukyuusei (2016)

Temas: romance, vida escolar, boy’s love
Filme

Doukyuusei, ou Colegas de Classe, é uma simples, mas tocante história de primeiro amor em um ambiente escolar. Ele acompanha o progresso de relacionamento de dois jovens que são totalmente opostos: Hikaru, um menino de espírito livre que faz parte de uma banda de rock e Rihito, um jovem introvertido conhecido por ser um ótimo estudante. Quando toda a sala é obrigada a participar de um coro na escola, Hikaru vai oferecer ajuda à Rihito, que está tendo dificuldades para aprender a música. Os dois vão acabar se apaixonando, mas terão dúvidas em relação ao futuro do relacionamento quando entrarem na universidade.

Veja também:

Animes de romance para causar muita emoção 🧡😭

Melhores animes de romance escolar para todos os gostos

Os melhores animes para ver na Netflix

Os melhores filmes do Studio Ghibli: ranking completo

Os melhores filmes de animes que você não pode deixar de ver!