Descubra os 20 menores países do mundo (sem precisar de lupa)


Você já imaginou como seria morar em um país mais pequeno que uma cidade? Alguns países são tão pequenos que quase precisamos de uma lupa para os encontrar no mapa! Somente os melhores em geografia sabem onde todos os países desta lista ficam…

20. Singapura

Singapura

Área: 719 km2

População: 5,610 milhões

Língua mais falada: inglês

Singapura é um pequeno território independente perto da Malásia. Apesar de pequeno, o país é um grande centro financeiro a nível mundial. A Singapura também está na lista dos países mais ricos do mundo em 2017.

19. Micronésia

Micronésia

Área: 702 km2

População: 105 mil

Língua mais falada: inglês

Muitos dos menores países do mundo são ilhas no Oceano Pacífico. Os Estados Federados da Micronésia são um conjunto de mais de 600 ilhas pequenas, espalhadas pelo mar. Como o nome indica, muitas dessas ilhas são microscópicas.

18. Santa Lúcia

Santa Lúcia

Área: 616 km2

População: 178 mil

Língua mais falada: crioulo de Santa Lúcia

Situada no meio do Caribe, a ilha de Santa Lúcia vive do turismo. A língua oficial do país é o inglês mas grande parte da população fala crioulo no dia a dia. Se você está procurando um lugar exótico para passar férias, as paisagens de Santa Lúcia são deslumbrantes!

17. Andorra

Andorra

Área: 468 km2

População: 79 mil

Língua mais falada: catalão

Nas montanhas que fazem fronteira entre a França e a Espanha esconde-se o Principado de Andorra. Esse pequeno país tem um governo surpreendente com dois príncipes soberanos: um bispo católico e o presidente de França!

16. Palau

Palau

Área: 459 km2

População: 21 mil

Língua mais falada: inglês

Palau é outro conjunto de ilhas no Pacífico, perto da Micronésia. Este país tem um grande território marinho, que é conhecido por sua beleza. Muitos turistas visitam o Palau para fazer mergulho.

15. Seychelles

Seychelles

Área: 455 km2

População: 94 mil

Língua mais falada: seychellense

Há muito tempo, as ilhas Seychelles serviam de abrigo a piratas no Oceano Índico. As ilhas passaram pelas mãos dos franceses e dos ingleses, antes de conseguirem a independência em 1976. Atualmente, o país combate a pirataria marítima.

14. Antígua e Barbuda

Antígua e Barbuda

Área: 442 km2

População: 100 mil

Língua mais falada: inglês

Antígua e Barbuda são duas ilhas do Caribe, que formam um único país. Este é mais um destino de férias popular, e grande parte da economia depende do turismo. Em 2017 o furacão Irma devastou a ilha de Barbuda, deixando o país em grandes problemas.

13. Barbados

Barbados

Área: 430 km2

População: 286 mil

Língua mais falada: inglês

O Caribe tem muitos países pequenos! Barbados é conhecido atualmente por ser a terra natal da cantora Rihanna. Sua música Work incorpora algum do dialeto local de Barbados na letra.

12. São Vicente e Granadinas

São Vicente e Granadinas

Área: 389 km2

População: 109 mil

Língua mais falada: inglês

Vizinho de Barbados, São Vicente e Granadinas é um grande produtor de bananas. Algumas ilhas desse país foram usadas para filmar cenas famosas da franquia cinematográfica Piratas do Caribe.

11. Granada

Granada

Área: 344 km2

População: 108 mil

Língua mais falada: crioulo inglês de Granada

Como o nome indica, Granada fica perto das ilhas Granadinas (as pessoas que deram nomes a estes lugares não tinham muita imaginação). O país é um grande produtor de especiarias caras, como a canela, o gengibre e a noz moscada. 

10. Malta

Malta

Área: 316 km2

População: 431 mil

Língua mais falada: maltês

Plantado bem no meio do Mar Mediterrâneo, a ilha de Malta tem sido usada como posto marítimo por muitas civilizações ao longo da História. De acordo com a Bíblia, o navio em que o apóstolo Paulo viajava naufragou na costa de Malta e ele pregou lá. Atualmente, grande parte da população é católica.

9. Maldivas

Maldivas

Área: 298 km2

População: 417 mil

Língua mais falada: divehi

As Maldivas são um arquipélago no Mar Índico, perto da Índia. Esse é um destino de férias popular mas o país também é conhecido pelo radicalismo islâmico. Como as ilhas são muito planas, se o nível do mar subir, muito do território ficará debaixo de água.

8. São Cristóvão e Névis

São Cristóvão e Névis

Área: 261 km2

População: 54 mil

Língua mais falada: inglês

De volta ao Caribe, São Cristóvão e Névis é outro país que depende muito do turismo. Embora seja um país independente, a rainha de Inglaterra é reconhecida como a chefe de estado. Esse é um eco do passado da ilha como colônia britânica.

7. Ilhas Marshall

Ilhas Marshall

Área: 181 km2

População: 53 mil

Língua mais falada: marshalês

As Ilhas Marshall são algumas dezenas de ilhas muito pequenas, que se tornaram independentes dos Estados Unidos da América. Algumas das ilhas foram usadas no passado para testes nucleares americanos. Atualmente, o país tem uma grande indústria de atum.

6. Liechtenstein

Liechtenstein

Área: 160 km2

População: 38 mil

Língua mais falada: alemão

Entalado entre a Suíça e a Áustria, Liechtenstein não é fácil de encontrar no mapa. Para quem gosta de neve, o país fica bem no meio dos Alpes. A economia de Liechtenstein se baseia na produção de artigos eletrônicos especializados.

5. San Marino

San Marino

Área: 61 km2

População: 33,4 mil

Língua mais falada: italiano

San Marino é pequeno mas é um dos países mais ricos do mundo. Roubando pouco espaço à Itália, San Marino depende muito de seu vizinho para coisas básicas como comida. Mas seu ar de mundo antigo é muito popular com os turistas.

4. Tuvalu

Tuvalu

Área: 26 km2

População: 10 mil

Língua mais falada: tuvaluano

Mais uma vez no Pacífico, Tuvalu é tão pequeno que não tem um exército. A polícia também vive descansada, porque há pouca criminalidade. O povo de Tuvalu é reconhecido por ter bons marinheiros (um talento muito útil em uma região cheia de ilhas).

3. Nauru

Nauru

Área: 21 km2

População: 10 mil

Língua mais falada: nauruano

Situado no Pacífico, perto da Austrália, o Nauru é um bom exemplo de como não administrar um país. Toda a economia da ilha se baseava toda na extração de minério. As minas esgotaram, a ilha ficou poluída e muitas pessoas ficaram sem emprego. Agora o Nauru depende de ajuda financeira de outros países.

2. Mônaco

Mônaco

Área: 2.02 km2

População: 38,5 mil

Língua mais falada: francês

Quem é que não gostaria de morar em um país com poucos impostos, muitos milionários e a maior esperança média de vida do mundo? Este país minúsculo é muito chique e atrai os mais ricos da Europa. Mas também não é barato…

1. Vaticano

Vaticano

Área: 0,44 km2

População: 800

Língua mais falada: italiano

Sim, a sede da Igreja Católica é um país independente! O Vaticano é tão pequeno que cabe dentro da cidade de Roma, sem ocupar muito espaço. O Papa é o chefe supremo do país e a maioria dos cidadãos são membros do clero (logo, a taxa de natalidade não é muito grande).

Veja também os 10 maiores países do mundo por território!