Conheça as 20 maiores cidades do mundo! Não vá se perder, hein?


Todos os anos a população mundial tem um aumento considerável. Segundo a ONU, a previsão para 2050 é que seremos cerca de 9,8 bilhões de habitantes no planeta. E onde a maioria dessas pessoas vai viver? Nas grandes cidades, claro!

Mais da metade da população já vive em áreas urbanas e, nas próximas décadas, as principais cidades terão mais de 10 milhões de habitantes. Só que as 20 maiores áreas metropolitanas do mundo já ultrapassaram esse número faz tempo. É mole?

Veja a seguir a lista com as 20 maiores áreas metropolitanas do mundo, segundo o relatório “Demografia das Áreas Urbanas do Mundo", do centro de estudos urbanos dos EUA (Demographia):

20. Buenos Aires (Argentina)

Buenos Aires

População: 15,1 milhões

Tamanho: 3.212 km²

Densidade: 4.700 pessoas por km²

Localizada no estuário do rio da Prata, a área metropolitana de Buenos Aires é a segunda maior da América do Sul e a terceira da América Latina. Trata-se da única metrópole do país. É, ao mesmo tempo, centro cultural, político e econômico.

19. Calcutá (Índia)

calcutá
Foto: Steve McCurry

População: 15,2 milhões

Tamanho: 1.347 km²

Densidade: 11.300 pessoas por km²

Começamos pela terceira maior cidade da Índia. Sim, ainda faltam mais duas aqui no ranking. Às margens do rio Hooghly, Calcutá está situada na região leste do país, próxima à fronteira com Bangladesh. É conhecida como a capital cultural do país. Sua arquitetura ainda preserva traços do período em que a cidade era a capital da Índia Britânica.

18. Los Angeles (EUA)

Los Angeles

População: 15,4 milhões

Tamanho: 6.299 km²

Densidade: 2.300 pessoas por km²

Lar das estrelas de Hollywood, a área metropolitana de Los Angeles apresenta uma das menores densidades demográficas do mundo. Uma característica da cidade é sua grande diversidade cultural.

17. Bangkok (Tailândia)

Bangkok
Foto: Dorith Mous

População: 16 milhões

Tamanho: 3.043 km²

Densidade: 5.300 pessoas por km²

Bangkok teve um crescimento enorme a partir da década de 1960, sendo alvo de investimentos econômicos que atraíram grandes multinacionais. O resultado disso é hoje ser das maiores e mais influentes cidades do Sudeste Asiático.

16. Moscou (Rússia)

Moscou

População: 16,5 milhões

Tamanho: 5.698 km²

Densidade: 2.900 pessoas por km²

A principal cidade russa é considerada a megacidade mais ao norte do planeta e, pela revista Forbes, é o lar de uma grande comunidade de milionários.

15. Cairo (Egito)

Cairo

População: 16,9 milhões

Tamanho: 1.917 km²

Densidade: 8.800 pessoas por km²

A capital do Egito é a maior cidade da África e do Mundo Árabe. Situação bastante apropriada para uma cidade cujo nome significa “vencedor” ou “conquistador”.

14. Osaka – Kobe - Kyoto (Japão)

Osaka

População: 17,1 milhões

Tamanho: 3.004 km²

Densidade: 5.700 pessoas por km²

A aglomeração urbana das cidades de Osaka, Kobe e Kyoto teve origem na Era Edo, que durou de 1603 a 1668. É uma das áreas no Japão onde melhor se podem observar as construções antigas convivendo com a arquitetura moderna.

13. Daca (Bangladesh)

Dhaka

População: 18,6 milhões

Tamanho: 453 km²

Densidade: 41.000 pessoas por km²

Situada no centro de Bangladesh, a capital abriga boa parte da população do país e é conhecida como a “Cidade das Mesquitas”. Chama a atenção o fato de abrigar tanta gente num território que não é tão grande assim. Isso faz com que Daca seja, de longe, a cidade com maior densidade demográfica do mundo!

12. Pequim (China)

Pequim

População: 19,4 milhões

Tamanho: 4.144 km²

Densidade: 4.700 pessoas por km²

A última das grandes capitais antigas da China, Pequim tem mais de 3.000 anos de existência e permanece como o centro do poder político, cultural e educacional do país.

11. Guangzhou-Foshan (China)

Guangzhou

População: 20,1 milhões

Tamanho: 3.885 km²

Densidade: 5.200 pessoas por km²

Situada em um ponto estratégico às margens do rio Zhu Jiang no sul da China, Guangzhou é um importante centro portuário, o que atrai uma grande quantidade de pessoas em busca de trabalho.

10. Cidade do México (México)

Cidade do México

População: 20,4 milhões

Tamanho: 2.370 km²

Densidade: 8.600 pessoas por km²

A região metropolitana da Cidade do México é tão grande que ocupa um décimo do Vale do México e reúne mais de 40 municípios. Para completar, cerca de 20% da população mexicana vive ali.

9. São Paulo (Brasil)

São Paulo

População: 20,9 milhões

Tamanho: 3.043 km²

Densidade: 6.900 pessoas por km²

A única representante brasileira é obviamente a região metropolitana mais populosa do Brasil, mas também a maior do continente sul-americano, dos países que falam português e de todo o hemisfério sul. Só o município conta hoje com mais de 12 milhões de pessoas. Não é pouca coisa, não!

Conheça quais são os 10 maiores Estados do Brasil

8. Nova York (EUA)

Nova York

População: 21 milhões

Tamanho: 11.875 km²

Densidade: 1.700 pessoas por km²

Considerada a capital cultural do mundo, Nova York é a maior cidade dos EUA. Em seu território são falados mais de 800 idiomas para além do oficial, o inglês.

7. Xangai (China)

Xangai

População: 22,1 milhões

Tamanho: 4.015 km²

Densidade: 5.500 pessoas por km²

A maior cidade da China começou como uma vila de pescadores. Mas isso já faz muito tempo... Hoje, Xangai é o principal centro comercial e financeiro da China Continental, além de ser detentora do maior porto de cargas do mundo.

6. Mumbai (Índia)

Mumbai

População: 23,6 milhões

Tamanho: 881 km²

Densidade: 26.900 pessoas por km²

Abrigo dos estúdios de Bollywood, a antiga colônia portuguesa e, posteriormente, britânica, apresenta uma mistura de culturas muito evidente em sua arquitetura.

5. Seul (Coreia do Sul)

seul

População: 24,3 milhões

Tamanho: 2.745 km²

Densidade: 8.900 pessoas por km²

Com mais de 2.000 anos de idade, Seul combina áreas com patrimônios históricos e mundiais definidos pela UNESCO e edifícios ultramodernos. Com um enorme sistema de metrô, é considerada a cidade mais conectada do planeta.

4. Manila (Filipinas)

Manila

População: 25 milhões

Tamanho: 1.813 km²

Densidade: 13.800 pessoas por km²

Palco de diferentes batalhas, Manila por muito tempo esteve sob o domínio espanhol, o que se refletia na arquitetura da cidade. Porém, durante a II Guerra Mundial, quando já estava sob o domínio dos japoneses, sofreu um bombardeio dos EUA que destruiu grande parte das construções antigas. Hoje, após a reconstrução, assemelha-se às cidades norte-americanas.

3. Deli (Índia)

deli

População: 28,1 milhões

Tamanho: 2.240 km²

Densidade: 12.600 pessoas por km²

Deli é o centro político e econômico do norte da Índia, sendo a sede de embaixadas de 160 países. Também é onde está a principal mesquita do país, Jama Masjid.

2. Jacarta (Indonésia)

Jacarta

População: 34,3 milhões

Tamanho: 3.367 km²

Densidade: 10.200 pessoas por km²

A capital da Indonésia é tão grande que administrativamente está dividida em 5 partes: Central, Ocidental, Oriental, do Sul e do Norte. Isso sem contar o arquipélago das Mil Ilhas que também fazem parte da cidade.

1. Tóquio (Japão)

Tóquio

População: 38,5 milhões

Tamanho: 8.223 km²

Densidade: 4.700 pessoas por km²

A maior cidade do mundo, teoricamente, não é uma cidade. É que o Japão não é dividido em cidades, mas em prefeituras que são um pouquinho mais amplas administrativamente do que as cidades de outros países. Na prática, Tóquio é a mais populosa região metropolitana do mundo e, pelas previsões, continuará no topo por muitos anos.

E você sabe quais são as maiores cidades do Brasil? Descubra aqui!