Tendências 2018: os nomes de bebês mais populares no ano passado


Parece que nomes são contagiantes. Surge um bebê com um nome bonito e, dentro de alguns meses, metade dos pais que você conhece têm bebês com o mesmo nome! Mas os nomes também passam por fases de maior e menor popularidade. Cada nome tem seu próprio ciclo de vida.

Nessas duas listas (meninas e meninos), você encontrará modas relativamente recentes e nomes clássicos, que nunca saem de moda. Quer você esteja à procura de um nome bonito para o próximo filho, ou queira evitar as tendências, ou simplesmente esteja curioso, essas listas são para você.

Nomes de Menina

NOmes de menina

1. Alice

Significado: de qualidade ou linhagem nobre

Origem: germânico

Alice tem sido o nome mais popular dos últimos anos no Brasil. É um nome curto, bonito e popular em vários outros países por causa da história Alice no País das Maravilhas. Também começa com A, que é sempre um bom lugar por onde começar.

2. Sophia

Significado: sabedoria

Origem: grego

Esse é o nome perfeito para meninas inteligentes e sensatas. Afinal, quem não quer ter uma filha sábia? Algumas formas alternativas do nome são Sofia ou Sofie.

3. Helena

Significado: tocha ou reluzente

Origem: grego

Helena é um nome sólido, quem tem sido popular no mundo por milênios! Na mitologia grega, o rapto de uma mulher muito bonita chamada Helena causou a guerra de Tróia, que deu origem a vários poemas épicos, como a Ilíada e a Odisseia. 

4. Valentina

Significado: valente ou saudável

Origem: latim

Valentina é o nome para meninas fortes e corajosas. Um nome moderno para mulheres modernas. A versão masculina desse nome, Valentim, é o nome de um santo católico que deu origem à festa do Dia dos Namorados.

5. Laura

Significado: louro ou vitoriosa

Origem: latim

Algumas filhas são a “coroa” de seus pais, seu grande orgulho. O nome Laura faz referência às coroas de louros entregues a atletas vitoriosos nos Jogos Olímpicos da antiguidade. O louro se tornou assim símbolo de vitória.

6. Isabella

Significado: juramento a Deus

Origem: hebraico

Isabella é atualmente a variante mais popular de Isabel. Várias rainhas na Europa foram chamadas de Isabella ou Isabel. Por isso, se você procura um nome nobre para sua filha, essa é uma boa opção.

7. Manuela

Significado: Deus conosco

Origem: hebraico

Para quem gosta de um nome mais tradicional, Manuela está na moda. Afinal, um bom nome português nunca cai mal!

8. Júlia

Significado: macia ou jovem

Origem: grego

Várias atrizes famosas se chamam Júlia, ou uma de suas variantes: Julia ou Julie. E, claro, a versão masculina foi o nome de vários imperadores romanos.

9. Heloísa

Significado: saudável ou guerreira

Origem: germânico

Se Luísa parece muito comum, Heloísa é um nome um pouco diferente, para dar alguma variedade. E quem é que não quer que sua filha seja uma guerreira saudável?

10. Luiza

Significado: guerreira famosa

Origem: germânico

As Luizas estão bombando! Seja Luiza, Luíza ou Luísa, o nome é muito popular, tanto para primeiro como para segundo nome.

11. Maria Luiza

Significado: senhora e guerreira famosa

Origem: hebraico e germânico

Você achou que dar 2 domes à sua filha iria tornar o nome menos comum? Errado. Existem várias combinações de nomes que são muito populares. Maria Luiza é uma delas.

12. Lorena

Significado: terra do guerreiro

Origem: francês

Pois é, Lorena parece um nome italiano mas vem do francês. O nome é um derivado de Lorraine, uma região da França. Mas nem por isso deixa de ser um nome bonito para menina.

13. Lívia

Significado: pálida

Origem: latim

Para quem gosta de nomes clássicos, Lívia é uma boa opção. O nome era popular nos tempos romanos e, como a História tem tendência a se repetir, voltou a ser popular, só que dessa vez no Brasil.

14. Giovanna

Significado: graça de Deus

Origem: italiano

Esquece Joana! A versão italiana, Giovanna é muito mais interessante. Giovanna tem a mesma origem que João e, se formos muito para trás, os dois nomes vêm do hebraico.

15. Maria Eduarda

Significado: senhora e protetora de riqueza

Origem: hebraico e germânico

Mais uma combinação vencedora, Maria Eduarda é o nome de uma personagem do livro Os Maias, de Eça de Queiroz. Mas não deixe a história dela estragar seu gosto pelo nome…

16. Beatriz

Significado: traz felicidade

Origem: latim

Beatriz é um nome versátil: é um pouco maior mas dá para abreviar em um apelido bonito, Bia. O nome parece que nunca sai de moda.

17. Maria Clara

Significado: senhora e clara

Origem: hebraico e latim

Maria sempre foi um nome muito popular mas hoje em dia aparece mais em combinações de nomes. Maria Clara é outra boa combinação, curta e bonita.

18. Cecília

Significado: cega

Origem: latim

Tanto a justiça quanto o amor são cegos. Cecília passou algum tempo fora da moda mas agora voltou e está ficando cada vez mais popular.

19. Eloá

Significado: Deus

Origem: hebraico

A popularidade do nome Eloá está crescendo a grande velocidade! Cada vez mais meninas são chamadas de Eloá, talvez porque o nome soa tão bem.

20. Lara

Significado: muda ou falante

Origem: grego

As origens do nome Lara são um pouco contraditórias mas não deixa de ser um nome bonito. Com o novo filme de Tomb Raider, vamos ver se Lara se torna ainda mais popular…

Nomes de Menino

Nomes de menino

1. Miguel

Significado: quem é como Deus?

Origem: hebraico

Seu filho é um anjo? Então por que não lhe dar o nome de um anjo? Miguel é um dos poucos anjos cujo nome é registrado na Bíblia. Um nome para meninos fortes e guerreiros.

2. Arthur

Significado: urso ou pedra

Origem: celta

O nome do lendário rei inglês que tirou a espada da pedra é muito popular no Brasil! Afinal, quem não tem um parente pequeno com esse nome? Esse também é o nome de várias pessoas famosas, como o criador de Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle.

3. Bernardo

Significado: urso forte

Origem: germânico

Se você gosta de animais, Bernardo é um bom nome. Bernardo está associado a dois animais: ao urso, por causa do significado, e ao cachorro, por causa da raça São Bernardo.

4. Heitor

Significado: aquele que possui

Origem: grego

Os amantes da música entenderão por que Heitor é um nome tão popular. Heitor Villa-Lobos foi um dos maiores nomes da música brasileira. O nome esteve fora de moda durante vários anos mas agora voltou.

5. Davi

Significado: amado ou querido

Origem: hebraico

Davi é um nome muito popular entre os judeus porque foi o nome do rei mais famoso de Israel. Ele derrotou o gigante Golias com apenas uma pedra. Quem tem esse nome sempre saberá que é amado!

6. Lorenzo

Significado: morador de Laurento

Origem: italiano

Esqueça Lourenço! Agora a moda é a versão italiana - Lorenzo. O nome vem de uma cidade italiana que antigamente era chamada Laurento. Agora a cidade é conhecida como Paterno, mas o nome antigo deixou sua marca em várias gerações de meninos.

7. Théo

Significado: deus

Origem: grego

Para quê dar um nome grande ao seu filho quando você pode lhe dar logo o apelido como nome? Théo é a forma abreviada de Theodoro, que significa “presente de Deus”.

8. Pedro

Significado: pedra

Origem: grego

O nome Pedro tem uma história rica. O apóstolo Pedro é considerado o 1º Papa na Igreja Católica e, desde ele, o nome tem sido muito popular. E, claro, o rei que declarou a independência do Brasil foi D. Pedro.

9. Gabriel

Significado: homem de Deus

Origem: hebraico

Mais um nome para meninos angelicais. Gabriel é o nome do anjo que anunciou o nascimento de Jesus a Maria. O nome Gabriel nunca sai de moda.

10. Enzo

Significado: senhor da casa

Origem: italiano

Você pode não ter um Ferrari mas você pode dar ao seu filho o nome do criador dessa marca. Além de ser pequeno, Enzo soa bem e é um nome sofisticado.

11. Matheus

Significado: presente de Deus

Origem: hebraico

Esse é mais um nome tornado popular por causa da Bíblia. Matheus é um nome intemporal, que nunca deixa de ser popular. Outros variantes do nome são Mateus, Matias e Mathias.

12. Lucas

Significado: morador da Lucânia ou luminoso

Origem: grego

Lucas é um nome bonito, pequeno e que soa bem. Será que existe combinação melhor? A variante Luca também é muito popular de momento.

13. Benjamim

Significado: filho da mão direita

Origem: hebraico

Esse é mais um nome popular entre judeus e cristãos. Na Bíblia, Benjamim foi o filho mais novo de Jacó. É por isso que se chama o mais novo de “o benjamim da família”.

14. Nicolas

Significado: vitorioso com o povo

Origem: grego

Nicolas é outra forma do nome Nicolau. A palavra na origem do nome é nike, que além de ser uma marca de sapatos muito conhecida, era o nome da deusa grega da vitória. São Nicolau foi o homem que deu origem à história do Papai Noel.

15. Guilherme

Significado: protetor decidido

Origem: germânico

Guilherme é mais um nome intemporal, que sempre foi popular entre pessoas que falam português. Um nome sólido, para meninos com força de vontade.

16. Rafael

Significado: Deus curou

Origem: hebraico

Mais um nome para crianças angelicais ou artísticas. Na tradição católica, Rafael foi um anjo que curou a cegueira de um homem. Um dos maiores pintores do Renascimento era um italiano chamado Rafael.

17. Joaquim

Significado: Deus estabeleceu

Origem: hebraico

Joaquim é possivelmente o nome mais português de sempre! Se você tem raizes portuguesas, isso ficará muito claro no nome de seu filho Quim.

18. Samuel

Significado: Deus ouviu

Origem: hebraico

Praticamente todos os nomes acabados em “-el” vêm do hebraico, porque El significa Deus nessa língua. Muitos homens famosos têm o nome Samuel, como o ator Samuel Jackson.

19. Enzo Gabriel

Significado: senhor da casa e homem de Deus

Origem: italiano e hebraico

Combinações de nomes não são apenas para meninas! Então quando se junta dois nomes muito populares, surge uma combinação vencedora. Perfeito para pais que não conseguem decidir se querem dar um nome maior ou menor ao filho.

20. João Miguel

Significado: Deus é gracioso e quem é como Deus?

Origem: hebraico

Não importa quanto tempo passa, João Miguel continua sempre um nome popular. João é o tipo de nome tão comum que precisa de outro nome para fazer alguma distinção.