Tendências 2020: os nomes de bebês mais populares no ano


Parece que nomes são contagiantes. Surge um bebê com um nome bonito e, dentro de alguns meses, metade dos pais que você conhece têm bebês com o mesmo nome! Mas os nomes também passam por fases de maior e menor popularidade. Cada nome tem seu próprio ciclo de vida.

Pensando nisso, preparamos uma lista de nomes de menina e de menino com aqueles nomes que prometem arrasar esse ano! Há desde nomes recentes até os clássicos sempre amados. Boa leitura!

Nomes de Menina

nomes de menina

1. Betina

Significado: promessa de Deus

Origem: hebraica

Tem coisa melhor que ter uma filha com um nome que significa promessa de deus? Um nome popular no passado que promete ser tendência para esse ano. Betina é um nome citado no Antigo Testamento da Bíblia. Entre os apelidos carinhosos para esse nome, há Beti ou Tina. Uma bela escolha de nome de bebê para esse 2020!

2. Valentina

Significado: valente ou forte

Origem: latina

Valentina é o nome para meninas fortes e corajosas. Um nome moderno para mulheres modernas. A versão masculina desse nome, Valentim, é o nome de um santo católico que deu origem à festa do Dia dos Namorados.

3. Olívia

Significado: azeitona

Origem: latina e espanhola

Um nome com origens de um local, na Espanha, chamado Navarra, em que plantações de oliveiras eram típicas. Assim, é um nome que encontra a origem relacionada com pessoas que se dedicavam ao cultivo de oliveiras. Uma personagem famosa com esse nome é Olívia Palito, das histórias em quadrinho de Popeye.

4. Martina

Significado: pequena guerreira ou dedicada ao deus Marte

Origem: latina

Um nome popular em vários países, como na Itália, na Alemanha e na Noruega. Na sua versão masculina, esse nome ficou famoso com Matinho Lutero, conhecido por iniciar a Reforma Protestante. Martina é o nome de uma santa.

5. Alice

Significado: de qualidade ou linhagem nobre

Origem: germânico

Alice é um dos nomes mais populares dos últimos anos no Brasil. É um nome curto, bonito e popular em vários outros países por causa da história Alice no País das Maravilhas. Também começa com A, que é sempre um bom lugar por onde começar.

6. Laura

Significado: louro ou vitoriosa

Origem: latim

Algumas filhas são a “coroa” de seus pais, seu grande orgulho. O nome Laura faz referência às coroas de louros entregues a atletas vitoriosos nos Jogos Olímpicos da antiguidade. O louro se tornou assim símbolo de vitória.

7. Manuela

Significado: Deus conosco

Origem: hebraico

Para quem gosta de um nome mais tradicional, Manuela está na moda. Afinal, um bom nome português nunca cai mal! Manuela vem do nome hebraico Emanuel, que significa “Deus conosco” e que foi um dos títulos de Jesus na Bíblia.

8. Sophia

Significado: sabedoria

Origem: grego

Esse é o nome perfeito para meninas inteligentes e sensatas. Afinal, quem não quer ter uma filha sábia? Algumas formas alternativas do nome são Sofia ou Sofie.

9. Isabella

Significado: juramento a Deus

Origem: hebraico

Isabella é atualmente a variante mais popular de Isabel. Várias rainhas na Europa foram chamadas de Isabella ou Isabel. Por isso, se você procura um nome nobre para sua filha, essa é uma boa opção.

10. Madalena

Significado: a que vive na Torre de Deus ou habitante de Magdala

Origem: grega, hebraica e armênia

Um nome lindo e de ótima sonoridade! Madalena tem origem em referência a uma aldeia junto ao Mar da Galileia. Esse nome se popularizou por Maria Madalena, personagem bíblica citada no Novo Testamento.

11. Luiza

Significado: guerreira famosa

Origem: germânico

As Luizas estão bombando! Seja Luiza, Luíza ou Luísa, o nome é muito popular, tanto para primeiro como para segundo nome. Esse é o tipo de nome que raramente sai de moda.

12. Júlia

Significado: macia ou jovem

Origem: grego

Várias atrizes famosas se chamam Júlia, ou uma de suas variantes: Julia ou Julie. E, claro, a versão masculina, foi o nome de vários imperadores romanos, como Júlio César.

13. Greta

Significado: pérola

Origem: latina ou sueca

Uma forma curta do nome Margarida. Greta é um nome popular na Suécia e na Alemanha. Entre as personalidades com esse nome, é possível destacar a atriz sueca Greta Garbo (1905-1990).

14. Maria Luiza

Significado: senhora e guerreira famosa

Origem: hebraico e germânico

Você achou que dar 2 domes à sua filha iria tornar o nome menos popular? Errado. Existem várias combinações de nomes que são muito populares. Maria Luiza é uma delas.

15. Cecília

Significado: cega

Origem: latim

Tanto a justiça quanto o amor são cegos. Cecília passou algum tempo fora da moda mas agora voltou e está ficando cada vez mais popular.

16. Eloá

Significado: Deus

Origem: hebraico

A popularidade do nome Eloá está crescendo a grande velocidade! Cada vez mais meninas são chamadas de Eloá, talvez porque o nome soa tão bem.

17. Giovanna

Significado: graça de Deus

Origem: italiano

Esqueça Joana! A versão italiana, Giovanna é muito mais interessante. Giovanna tem a mesma origem que João e, se formos muito para trás na História, os dois nomes vêm do hebraico.

18. Beatriz

Significado: a que traz felicidade ou viajante

Origem: latina

Nome comum entre os cristãos. Beatriz ganhou fama pela personagem Beatrice Portinari, na obra “Divina Comédia”, como musa do escritor italiano Dante Alighieri. É um belo nome de bebê que garante duas coisas maravilhosas: uma filha viajante e que traz felicidade!

19. Helena

Significado: tocha ou reluzente

Origem: grego

Helena é um nome sólido, que tem sido popular no mundo por milênios! Na mitologia grega, o rapto de uma mulher muito bonita chamada Helena causou a guerra de Tróia, que deu origem a vários poemas épicos, como a Ilíada e a Odisseia.

20. Sara

Significado: princesa ou senhora

Origem: hebraico

Um nome popular nas histórias bíblicas, em que é mencionado no Antigo Testamento como a esposa de Abraão e a mãe de Isaac. Também no contexto religioso, esse nome é consagrado pelos ciganos na figura de Santa Sara Kali. Eis um nome sagrado e protegido! Ainda tem o significado de princesa para deixar tudo mais simbólico.

Nomes de Menino

Nomes de menino

21. Gael

Significado: belo e generoso ou o protegido

Origem: hebraica, irlandesa e bretã

Esse nome pode vir a ser uma das opções prediletas para esse ano. Com mais de uma origem, alguns estudiosos afirmam que se origina do bretão Gwrnäel. Aponta-se também uma relação entre o nome e as pessoas nativas da Irlanda, em referência à tribo irlandesa, "os Gael". Outra hipótese é a origem do nome a partir do hebraico Gah-El.

Gael é, portanto, um nome curto, de boa sonoridade e de atributos importantes. Uma forte tendência para nomes de bebês em 2020.

22. Miguel

Significado: quem é como Deus?

Origem: hebraico

Seu filho é um anjo? Então por que não lhe dar o nome de um anjo? Miguel é um dos poucos anjos cujo nome é registrado na Bíblia. Um nome para meninos fortes e guerreiros.

23. Arthur

Significado: urso ou pedra

Origem: celta

O nome do lendário rei inglês que tirou a espada da pedra é muito popular no Brasil! Afinal, quem não tem um parente pequeno com esse nome? Esse também é o nome de várias pessoas famosas, como o criador de Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle.

24. Valentim

Significado: valente, forte ou cheio de saúde

Origem: latina

A versão masculina do nome Valentina, que é também tendência neste ano. Valentim é o nome do santo São Valentim, que é relacionado ao dia dos namorados na maior parte dos lugares do mundo, comemorado no dia 14 de fevereiro. Para um filho valente dá-se o nome de Valentim.

25. Ben

Significado: o filho

Origem: hebraica, espanhola e galês

Essa é uma ótima opção de nome curto. É a forma encurtada de Benjamim, aparecendo no Antigo Testamento da Bíblia, para se referir ao filho mais novo de Raquel e Jacob. Ben é bastante popular em países de língua inglesa, mas promete ser tendência como nome de bebê no Brasil esse ano.

26. Davi

Significado: amado ou querido

Origem: hebraico

Davi é um nome muito popular entre os judeus porque foi o nome do rei mais famoso de Israel. Ele derrotou o gigante Golias com apenas uma pedra. Quem tem esse nome sempre saberá que é amado!

27. Lorenzo

Significado: morador de Laurento

Origem: italiano

Esqueça Lourenço! Agora a moda é a versão italiana - Lorenzo. O nome vem de uma cidade italiana que antigamente era chamada Laurento. Agora a cidade é conhecida como Paterno, mas o nome antigo deixou sua marca em várias gerações de meninos.

28. Gabriel

Significado: homem de Deus

Origem: hebraico

Mais um nome para meninos angelicais. Gabriel é o nome do anjo que anunciou o nascimento de Jesus a Maria. O nome Gabriel nunca sai de moda.

29. Pedro

Significado: pedra

Origem: grego

O nome Pedro tem uma história rica. O apóstolo Pedro é considerado o 1º Papa na Igreja Católica e, desde ele, o nome tem sido muito popular. E, claro, o rei que declarou a independência do Brasil se chamava D. Pedro.

30. Benjamim

Significado: filho da mão direita

Origem: hebraico

Esse é mais um nome popular entre judeus e cristãos. Na Bíblia, Benjamim foi o filho mais novo de Jacó. É por isso que se chama o mais novo de “o benjamim da família”.

31. Matheus

Significado: presente de Deus

Origem: hebraico

Esse é mais um nome tornado popular por causa da Bíblia. Matheus é um nome intemporal, que nunca deixa de ser popular. Outros variantes do nome são Mateus, Matias e Mathias.

32. Santiago

Significado: Santo Iago ou uma aglutinação de Santo Tiago

Origem: hebraica, espanhola ou galês

Um nome bonito e muito popular na Espanha e em Portugal. É um dos doze discípulos de Jesus Cristo, citado no Novo Testamento. Pode ser uma opção de nome interessante para esse ano, não?

33. Nicolas

Significado: vitorioso com o povo

Origem: grego

Nicolas é outra forma do nome Nicolau. A palavra na origem do nome é Nike, que além de ser uma marca de sapatos muito conhecida, era o nome da deusa grega da vitória. São Nicolau foi o homem que deu origem à história do Papai Noel.

34. Joaquim

Significado: Deus estabeleceu

Origem: hebraico

Joaquim é possivelmente o nome mais português de sempre! Se você tem raízes portuguesas, isso ficará muito claro no nome de seu filho Quim.

35. Samuel

Significado: Deus ouviu

Origem: hebraico

Praticamente todos os nomes acabados em “-el” vêm do hebraico, porque El significa Deus nessa língua. Muitos homens famosos têm o nome Samuel, como o ator Samuel Jackson.

36. Afonso

Significado: inclinação nobre ou apto para ser nobre

Origem: germânico

Um nome de atributos nobres por essência, que tal? Atualmente popular em Portugal, Afonso foi o nome de treze reis na Espanha, seis em Portugal e dois na Sicília. Precisa dizer mais?

37. Rafael

Significado: Deus curou

Origem: hebraico

Mais um nome para crianças angelicais ou artísticas. Na tradição católica, Rafael foi um anjo que curou a cegueira de um homem. Um dos maiores pintores do Renascimento era um italiano chamado Rafael.

38. Guilherme

Significado: protetor decidido

Origem: germânico

Guilherme é mais um nome intemporal, que sempre foi popular entre pessoas que falam português. Um nome sólido, para meninos com força de vontade.

39. Enzo

Significado: senhor da casa

Origem: italiano

Você pode não ter um Ferrari mas você pode dar ao seu filho o nome do criador dessa marca. Além de ser pequeno, Enzo soa bem e é um nome sofisticado.

40. Murilo

Significado: muro pequeno

Origem: espanhol

Com o tempo, apelidos se tornam nomes próprios. Esse é o caso de Murilo, que vem do espanhol. Como um muro baixo, não é preciso ser grande para ser forte!

Descubra aqui os 50 ditados populares mais utilizados no Brasil!