As 14 línguas mais faladas do mundo em 2021


Existem no mundo mais de 7.000 línguas! Apesar disso, muitos destes idiomas são pouco utilizados e alguns estão em risco de extinção, por terem poucos falantes ainda vivos.

Embora existam tantas línguas, um número pequeno de idiomas é falado por uma quantidade gigantesca de pessoas ao redor do globo. Pensando isso, apresentamos o Ranking dos idiomas mais falados do mundo, pelo número total de falantes de cada língua.

1. Inglês

Eu falo inglês
Significa: eu falo inglês

Total de falantes: 1.348 bilhões
Falantes nativos: 369 milhões
Falantes não-nativos: 979 milhões

Mais de um bilhão de pessoas no mundo são falantes nativos ou têm a língua inglesa como segunda língua! Por ser uma língua bastante utilizada para o trabalho e o turismo ao redor do mundo, muitas pessoas são bilíngues em inglês atualmente.

De origem indo-europeia, esse idioma é falado nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália, na Escócia, na Irlanda e em muitos outros países. Em cada um destes locais, o inglês tem um sotaque diferente.

O número de falantes nativos desta língua é um número bem inferior de pessoas do que o total, o que faz outros idiomas passaram na frente neste critério.

O alfabeto da língua inglesa tem 26 letras e pode ter 44 sons.

2. Mandarim

Eu falo mandarim
Significa: eu falo mandarim

Total de falantes: 1.120 bilhões
Falantes nativos: 921 milhões
Falantes não-nativos: 199 milhões

O mandarim é a língua mais falada quando o critério é apenas falantes nativos. No entanto, em relação ao total de falantes, o inglês tem maior número. O mandarim é um idioma que, pelo nível de dificuldade, poucos optam por aprender como segunda língua.

O mandarim é um idioma de origem sino-tibetana. É formado por uma junção caracteres no lugar de letras do alfabeto. Ao todo, existem mais de 80.000 caracteres, mas costumam ser utilizados cerca de 7.000.

É uma língua que se baseia muito no tom de cada palavra pronunciada. Isto quer dizer que, com diferentes tons, coisas muito distintas podem ser ditas, como "cavalo" e "mãe".

3. Hindi

Eu falo hindi
Significa: eu falo hindi

Total de falantes: 600 milhões
Falantes nativos: 342 milhões
Falantes não-nativos: 258 milhões

Junto com o inglês, o hindi é uma das línguas oficiais da Índia. De origem indo-europeia, é um idioma que tem algumas semelhanças com o inglês em certas palavras.

Apesar de a Índia ter estes dois idiomas como oficiais, há cerca de 453 línguas vivas no país. Assim, é comum encontrar documentos e falantes em diferentes idiomas. O hindi é mais presente principalmente na região norte da Índia, sendo a língua mais comum de Nova Délhi, a capital do país.

O sistema de escrita do hindi é por meio do alfabeto devanagar, que é escrito e lido da esquerda para a direita.

4. Espanhol

Eu falo espanhol
Significa: eu falo espanhol

Total de falantes: 543 milhões
Falantes nativos: 471 milhões
Falantes não-nativos: 72 milhões

O espanhol é uma língua bastante popular ao redor do mundo, com muitos países que a têm como idioma oficial. Em número de falantes nativos, é a segunda língua mais falada do mundo.

É também uma língua que muitas pessoas optam para aprender como segunda língua, por ser falada em diferentes partes do mundo: Europa, América, Ásia e África. Tem origem indo-europeia.

5. Árabe padrão

Eu falo árabe
Significa: eu falo árabe

Total de falantes: 274 milhões
Falantes nativos: 245 milhões
Falantes não-nativos: 29 milhões

O árabe é a língua tradicional do Islã, o que colabora para o seu uso e sua expansão para diferentes regiões. De origem afro-asiática, este idioma é também parte da herança cultural da região, pelo domínio árabe no passado.

O idioma árabe é considerado um dos seis mais difíceis para se aprender no mundo! Uma das suas grandes dificuldades está na sua caligrafia, que exige um verdadeiro estilo artístico para a sua escrita.

6. Bengali

Eu falo bengali
Significa: eu falo bengali

Total de falantes: 268 milhões
Falantes nativos: 228 milhões
Falantes não-nativos: 40 milhões

De origem indo-europeia, o Bengali é a língua oficial de Bangladesh, sendo também falada em diferentes regiões da Birmânia e da Índia. Por serem áreas muito populosas, acabam por tornar o Bengali uma língua falada por milhões de pessoas.

Formado pelo alfabeto bengali, semelhante ao devanagar.

7. Francês

Eu falo francês
Significa: eu falo francês

Total de falantes: 267 milhões
Falantes nativos: 79 milhões
Falantes não-nativos: 188 milhões

De origem indo-europeia, o francês é uma língua bastante utilizada por falantes não-nativos, por ser bastante popular em locais de trabalho e meios culturais no mundo.

Entre as curiosidades da língua francesa, uma delas está nos seus números, que exigem uma certa conta para serem ditos, exemplo: oitenta é quatre-vingt (quatro-vinte), enquanto noventa é quatre-vingt-dix (quatro-vinte e dez). No francês é também muito comum não pronunciar certas letras, o que faz com que as palavras escritas sejam bem diferentes do que se escuta.

8. Russo

Eu falo russo
Significa: eu falo russo

Total de falantes: 258 milhões
Falantes nativos: 153 milhões
Falantes não-nativos: 105 milhões

O russo é a língua oficial da Rússia, mas é também utilizada em muitos dos países que fizeram parte da União Soviética no passado.

De origem indo-europeia, o russo é formado pelo alfabeto cirílico, que possui 33 letras. Apesar de ter uma sonoridade muito própria, o russo tem palavras semelhantes ao inglês, ao francês e ao espanhol.

9. Português

Eu falo português
Significa: eu falo português

Total de falantes: 258 milhões
Falantes nativos: 232 milhões
Falantes não-nativos: 26 milhões

O português é uma das dez línguas mais faladas do mundo! Com diferentes países que passaram pela colonização de Portugal e pela grande população do Brasil, muitas pessoas são falantes nativas deste idioma.

De origem indo-europeia, alguns dos países que falam português são: Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Macau e Timor-Leste. Em termos de território e número de pessoas, o Brasil é o local onde há mais falantes da língua portuguesa.

10. Urdu

Eu falo urdu
Significa: eu falo urdu

Total de falantes: 230 milhões
Falantes nativos: 69 milhões
Falantes não-nativos: 161 milhões

O urdu é o idioma oficial do Paquistão e uma das línguas utilizadas na Índia. O hindi (terceira língua mais falada no mundo) e o urdu podem ser compreendidos entre si, apesar das diferenças.

Esse idioma tem o estilo de escrita nastaliq, caligrafia persa, e é lido da direita para a esquerda.

11. Indonésio

Eu falo indonésio
Significa: eu falo indonésio

Total de falantes: 199 milhões
Falantes nativos: 43 milhões
Falantes não-nativos: 156 milhões

De origem australiana, esta é a língua oficial da Indonésia. É uma língua de muitos falantes não-nativos, em razão de a Indonésia ser um local de diferentes idiomas e cada região ter o seu próprio, como o sundanês e o javanês. Assim, o indonésio costuma ser utilizado como uma segunda língua, para possibilitar uma comunicação comum entre todos.

O alfabeto é o mesmo da língua portuguesa, o alfabeto latino. Apesar disso, há muitas diferenças nos idiomas em termos de sonoridade e formação das palavras.

12. Alemão

Eu falo alemão
Significa: eu falo alemão

Total de falantes: 135 milhões
Falantes nativos: 76 milhões
Falantes não-nativos: 77 milhões

O alemão é uma língua com falantes na Alemanha, na Áustria, na Suíça, na República Checa, na Hungria e em alguns outros países. Uma curiosidade é que o alemão é uma língua de muitos dialetos, tendo grandes variações entre as regiões que falam o idioma, mesmo dentro da Alemanha.

Considerada uma língua difícil de se aprender, o alemão tem origem indo-europeia e apresenta algumas semelhanças ao inglês. O alemão é famoso por ter palavras longas e de significados muito específicos, como exemplo: Fremdschämen (um verbo que significa "sentir vergonha alheia") e Lebensmüde (significa "cansaço da vida").

13. Japonês

Eu falo japonês
Significa: eu falo japonês

Total de falantes: 128 milhões
Falantes nativos: 118 milhões
Falantes não-nativos: 10 milhões

De origem japônico, o japonês era uma língua tradicionalmente oral no passado. Com o tempo, passou a utilizar também caracteres chineses, para além de criar os seus próprios sistemas.

Com três sistemas de escrita diferentes, o hiragana (ひらがな; 平仮名), katakana (カタカナ; 片仮名) e o kanji (漢字), o japonês é uma língua complicada para quem não está familiarizado.

Para dificultar, algumas palavras do japonês são escritas da mesma forma, mas têm pronúncias diferentes, o que pode mudar todo o significado do que se quer dizer.

14. Marata

Eu falo marata
Significa: eu falo marata

Total de falantes: 99 milhões
Falantes nativos: 83 milhões
Falantes não-nativos: 16 milhões

O marata é uma língua falada na Índia, principalmente na região de Maharashtra, costa central ocidental. É uma língua indo-europeia, que tem o alfabeto devanagar.

Recomendamos também: