Existem no mundo mais de 7.000 línguas! Apesar disso, muitos destes idiomas são pouco utilizados e alguns estão em risco de extinção, por terem poucos falantes ainda vivos.
Embora existam tantas línguas, um número pequeno de idiomas é falado por uma quantidade gigantesca de pessoas ao redor do globo. Pensando isso, apresentamos o Ranking dos idiomas mais falados do mundo, pelo número total de falantes de cada língua.
1. Inglês
Total de falantes: 1,4 bilhão
Falantes nativos: 372 milhões
Mais de um bilhão de pessoas no mundo são falantes nativos ou têm a língua inglesa como segunda língua! Por ser uma língua bastante utilizada para o trabalho e o turismo ao redor do mundo, muitas pessoas são bilíngues em inglês atualmente.
De origem indo-europeia, esse idioma é falado nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália, na Escócia, na Irlanda e em muitos outros países. Em cada um destes locais, o inglês tem um sotaque diferente.
O número de falantes nativos desta língua é um número bem inferior de pessoas do que o total, o que faz outros idiomas passaram na frente neste critério.
O alfabeto da língua inglesa tem 26 letras e pode ter 44 sons.
2. Mandarim
Total de falantes: 1,1 bilhão
Falantes nativos: 929 milhões
O mandarim é a língua mais falada quando o critério é apenas falantes nativos. No entanto, em relação ao total de falantes, o inglês tem maior número. O mandarim é um idioma que, pelo nível de dificuldade, poucos optam por aprender como segunda língua.
O mandarim é um idioma de origem sino-tibetana. É formado por uma junção caracteres no lugar de letras do alfabeto. Ao todo, existem mais de 80.000 caracteres, mas costumam ser utilizados cerca de 7.000.
É uma língua que se baseia muito no tom de cada palavra pronunciada. Isto quer dizer que, com diferentes tons, coisas muito distintas podem ser ditas, como "cavalo" e "mãe".
3. Hindi
Total de falantes: 602,2 milhões
Falantes nativos: 343 milhões
Junto com o inglês, o hindi é uma das línguas oficiais da Índia. De origem indo-europeia, é um idioma que tem algumas semelhanças com o inglês em certas palavras.
Apesar de a Índia ter estes dois idiomas como oficiais, há cerca de 453 línguas vivas no país. Assim, é comum encontrar documentos e falantes em diferentes idiomas. O hindi é mais presente principalmente na região norte da Índia, sendo a língua mais comum de Nova Délhi, a capital do país.
O sistema de escrita do hindi é por meio do alfabeto devanagar, que é escrito e lido da esquerda para a direita.
4. Espanhol
Total de falantes: 548,3 milhões
Falantes nativos: 474 milhões
O espanhol é uma língua bastante popular ao redor do mundo, com muitos países que a têm como idioma oficial. Em número de falantes nativos, é a segunda língua mais falada do mundo.
É também uma língua que muitas pessoas optam para aprender como segunda língua, por ser falada em diferentes partes do mundo: Europa, América, Ásia e África. Tem origem indo-europeia.
5. Francês
Total de falantes: 274 milhões
Falantes nativos: 79,9 milhões
De origem indo-europeia, o francês é uma língua bastante utilizada por falantes não-nativos, por ser bastante popular em locais de trabalho e meios culturais no mundo.
Entre as curiosidades da língua francesa, uma delas está nos seus números, que exigem uma certa conta para serem ditos, exemplo: oitenta é quatre-vingt (quatro-vinte), enquanto noventa é quatre-vingt-dix (quatro-vinte e dez). No francês é também muito comum não pronunciar certas letras, o que faz com que as palavras escritas sejam bem diferentes do que se escuta.
6. Árabe padrão
Total de falantes: 274 milhões
Falantes nativos: 245 milhões
O árabe é a língua tradicional do Islã, o que colabora para o seu uso e sua expansão para diferentes regiões. De origem afro-asiática, este idioma é também parte da herança cultural da região, pelo domínio árabe no passado.
O idioma árabe é considerado um dos seis mais difíceis para se aprender no mundo! Uma das suas grandes dificuldades está na sua caligrafia, que exige um verdadeiro estilo artístico para a sua escrita.
7. Bengali
Total de falantes: 272,2 milhões
Falantes nativos: 233 milhões
De origem indo-europeia, o Bengali é a língua oficial de Bangladesh, sendo também falada em diferentes regiões da Birmânia e da Índia. Por serem áreas muito populosas, acabam por tornar o Bengali uma língua falada por milhões de pessoas.
Formado pelo alfabeto bengali, semelhante ao devanagar.
8. Russo
Total de falantes: 258,2 milhões
Falantes nativos: 154 milhões
O russo é a língua oficial da Rússia, mas é também utilizada em muitos dos países que fizeram parte da União Soviética no passado.
De origem indo-europeia, o russo é formado pelo alfabeto cirílico, que possui 33 letras. Apesar de ter uma sonoridade muito própria, o russo tem palavras semelhantes ao inglês, ao francês e ao espanhol.
9. Português
Total de falantes: 257,7 milhões
Falantes nativos: 232 milhões
O português é uma das dez línguas mais faladas do mundo! Com diferentes países que passaram pela colonização de Portugal e pela grande população do Brasil, muitas pessoas são falantes nativas deste idioma.
De origem indo-europeia, alguns dos países que falam português são: Brasil, Portugal, Moçambique, Angola, Macau e Timor-Leste. Em termos de território e número de pessoas, o Brasil é o local onde há mais falantes da língua portuguesa.
10. Urdu
Total de falantes: 231,3 milhões
Falantes nativos: 70 milhões
O urdu é o idioma oficial do Paquistão e uma das línguas utilizadas na Índia. O hindi (terceira língua mais falada no mundo) e o urdu podem ser compreendidos entre si, apesar das diferenças.
Esse idioma tem o estilo de escrita nastaliq, caligrafia persa, e é lido da direita para a esquerda.
11. Indonésio
Total de falantes: 199 milhões
Falantes nativos: 43 milhões
De origem australiana, esta é a língua oficial da Indonésia. É uma língua de muitos falantes não-nativos, em razão de a Indonésia ser um local de diferentes idiomas e cada região ter o seu próprio, como o sundanês e o javanês. Assim, o indonésio costuma ser utilizado como uma segunda língua, para possibilitar uma comunicação comum entre todos.
O alfabeto é o mesmo da língua portuguesa, o alfabeto latino. Apesar disso, há muitas diferenças nos idiomas em termos de sonoridade e formação das palavras.
12. Alemão
Total de falantes: 134,6 milhões
Falantes nativos: 75 milhões
O alemão é uma língua com falantes na Alemanha, na Áustria, na Suíça, na República Checa, na Hungria e em alguns outros países. Uma curiosidade é que o alemão é uma língua de muitos dialetos, tendo grandes variações entre as regiões que falam o idioma, mesmo dentro da Alemanha.
Considerada uma língua difícil de se aprender, o alemão tem origem indo-europeia e apresenta algumas semelhanças ao inglês. O alemão é famoso por ter palavras longas e de significados muito específicos, como exemplo: Fremdschämen (um verbo que significa "sentir vergonha alheia") e Lebensmüde (significa "cansaço da vida").
13. Japonês
Total de falantes: 125,4 milhões
Falantes nativos: 125,3 milhões
De origem japônico, o japonês era uma língua tradicionalmente oral no passado. Com o tempo, passou a utilizar também caracteres chineses, para além de criar os seus próprios sistemas.
Com três sistemas de escrita diferentes, o hiragana (ひらがな; 平仮名), katakana (カタカナ; 片仮名) e o kanji (漢字), o japonês é uma língua complicada para quem não está familiarizado.
Para dificultar, algumas palavras do japonês são escritas da mesma forma, mas têm pronúncias diferentes, o que pode mudar todo o significado do que se quer dizer.
14. Naijá (Nigerian Pidgin)
Total de falantes: 120,7 milhões
Falantes nativos: 70 milhões
Essa é considerada a língua franca da Nigéria, pois é formada pelo inglês em contato com a cultura local. Com base lexical inglesa, é uma língua que abrange termos de várias línguas, como palavras indígenas de origens igbo e ioruba. Por exemplo, "sem problema" quer dizer "no Wahala".
O inglês ainda é tido como língua oficial na Nigéria, mas o Naijá é bastante utilizado pela população no cotidiano.
15. Marata
Total de falantes: 99,1 milhões
Falantes nativos: 83 milhões
O marata é uma língua falada na Índia, principalmente na região de Maharashtra, costa central ocidental. É uma língua indo-europeia, que tem o alfabeto devanagar.
16. Telugu
Total de falantes: 95,7 milhões
Falantes nativos: 82,7 milhões
Também conhecida como língua télugo, o telugu é considerado uma língua dravídica, uma família linguística que reúne mais de 70 línguas faladas no sul da Índia. Além de possuir a sua própria escrita (derivada do brami), ela também possui 4 dialetos.
17. Turco
Total de falantes: 88,1 milhões
Falantes nativos: 82,2 milhões
Língua oficial da Turquia, o idioma turco é falado também, em menor quantidade, em países que um dia pertenceram ao Império Otomano. Alguns destes países são a Grécia, a Bulgária, a Romênia, a Sérvia e o Chipre. Existe também uma grande quantidade de imigrantes espalhados especialmente pela Europa que ainda utilizam o idioma.
Veja também:
- As línguas faladas em mais países no mundo
- Tanta gente! Esses são os países mais populosos do mundo
- Os maiores países do mundo por território
- A maior palavra do mundo (e outras palavras extremas)
- Melhores trava-línguas (fáceis e difíceis)
- Descubra os menores países do mundo (sem precisar de lupa)
- Trava-línguas difíceis e dificílimos
- Os exércitos mais poderosos do mundo
- Nomes para bebês modernos que fazem sucesso no ano!
- Os nomes mais bonitos do mundo (masculinos e femininos)