Os 15 maiores países do mundo por território


Você sabia que os 15 maiores países do mundo cobrem mais da metade de todo o solo do planeta? Esses países são verdadeiros gigantes, dominando até continentes inteiros. Podem não ser os países mais ricos ou com mais pessoas, mas o tamanho de seus territórios é impressionante! E alguns desses países poderão lhe surpreender...

Maiores países do mundo

1. Rússia

Tamanho: 17 milhões km²
População: 145,8 milhões
Língua mais falada: russo

Rússia

A Rússia é de longe o maior país do mundo. Com mais de 17 milhões (17.000.000) de quilômetros quadrados, tem quase o dobro do tamanho do país em segundo lugar! Uma grande parte da Ásia e da Europa pertencem à Rússia.

2. Canadá

Tamanho: 9,98 milhões km²
População: 38 milhões
Língua mais falada: inglês

Canadá

O Canadá não é tão conhecido como os Estados Unidos, mas é maior. Não há falta de espaço no Canadá! Algumas das celebridades canadenses mais conhecidas são o Justin Bieber e a Avril Lavigne.

3. e 4. China e EUA

China

Tamanho: cerca de 9,5 milhões km²
População: 1,43 bilhão (o mais populoso do mundo!)
Língua mais falada: chinês mandarim

EUA

Tamanho: cerca de 9,5 milhões km²
População: 329 milhões
Língua mais falada: inglês

China e América

A medição de um território é mais complicada do que parece. A China ocupa mais solo, mas tem alguns territórios que disputam independência, como a ilha de Taiwan. Assim, o tamanho real da China é difícil de determinar. Além disso, se contarmos o espaço marítimo que pertence a cada um, os Estados Unidos da América são um pouco maiores. Por isso, os dois estão mais ou menos empatados.

5. Brasil

Tamanho: 8,5 milhões km²
População: 212 milhões
Língua mais falada: português

Brasil

O Brasil não é só praia! Gigante pela própria natureza, o Brasil é o maior país da América do Sul. Graças aos mais de 200 milhões de brasileiros, o português é uma das línguas mais faladas do mundo.

6. Austrália

Tamanho: 7,7 milhões km²
População: 25,50 milhões
Língua mais falada: inglês

Austrália

Terra de cangurus, coalas e todo tipo de animais estranhos e mortíferos, a Austrália ocupa um continente inteiro! Além do continente, várias ilhas nos oceanos Índico e Pacífico pertencem à Austrália. Apesar de ser independente, o país ainda reconhece a rainha da Inglaterra como sua rainha.

7. Índia

Tamanho: 3,28 milhões km²
População: 1,38 bilhão
Língua mais falada: hindi

Índia

A Índia é um país muito diverso. Cada região tem sua cultura e sua língua, mas o hindi é usado como língua comum. Um relatório da Nações Unidas (ONU), prevê que até 2027 a Índia será o país com maior população do mundo, ultrapassando a China.

8. Argentina

Tamanho: 2,78 milhões km²
População: 45,2 milhões
Língua mais falada: espanhol

Argentina

Nessa disputa, o Brasil ganha da Argentina. Mesmo assim, a Argentina é uma força a levar em conta. A economia da Argentina já foi uma das mais fortes da América Latina. Está na Argentina a cidade mais ao sul do mundo: Ushuaia!

9. Cazaquistão

Tamanho: 2,72 milhões km²
População: 18,77 milhões
Língua mais falada: russo e cazaque

Cazaquistão

Vizinho da Rússia e da China, o Cazaquistão parece bastante pequeno, mas não é. O Cazaquistão foi anexado pela União Soviética, mas declarou independência em 1991. A língua oficial do país é o russo, mas a língua nativa mais falada é o cazaque.

10. Argélia

Tamanho: 2,38 milhões km²
População: 43,85 milhões
Língua mais falada: árabe

Argélia

O tamanho de um território pode mudar dramaticamente de um dia para outro! Até 2011, o Sudão era o 10º maior país do mundo. Mas, nesse mesmo ano, o país se dividiu e surgiu o Sudão do Sul, que diminuiu o tamanho do país. Assim, a Argélia subiu ao pódio.

11. República Democrática do Congo

Tamanho: 2,34 milhões km²
População: 5,51 milhões
Língua mais falada: francês

República Democrática do Congo

O segundo maior país da África é rico em recursos naturais, mas é um dos mais pobres em termos econômicos. O Congo já passou por muitos processos de colonização e exploração, tendo apenas em 2006 sua primeira eleição democrática. Há ainda muitos confrontos armados pelo país.

12. Arábia Saudita

Tamanho: 2,14 milhões km²
População: 34,81 milhões
Língua mais falada: árabe

Arábia Saudita

É considerado um país rico, por ter uma economia baseada no petróleo, sendo o maior exportador do combustível no mundo. Ainda hoje o país é chamado de Reino da Arábia Saudita, com uma sucessão de reis no poder e, a nível político, denominado de monarquia absoluta.

13. México

Tamanho: 1,96 milhões km²
População: 128,93 milhões
Língua mais falada: espanhol (e muitas línguas indígenas)

México

É o segundo país mais populoso da América Latina, com uma das melhores economias do continente latino-americano. O México tem uma grande riqueza histórica, com muitas civilizações antigas famosas, como zapotecas, maias e astecas.

14. Indonésia

Tamanho: 1,90 milhões km²
População: 273,52 milhões
Língua mais falada: indonésio

Indonésia

É o maior arquipélago do mundo, com um povo de diversos grupos étnicos, linguísticos e religiosos, divididos pelas ilhas do país. É o quarto país mais populoso do mundo! O arroz é dos grãos mais importantes do país, sendo normal ser comido até na hora do café da manhã.

15. Sudão

Tamanho: 1,88 milhões km²
População: 43,84 milhões
Língua mais falada: árabe e inglês

Sudão

Até 2011, era o maior país africano, mas separou-se do Sudão do Sul, que se tornou independente. O Sudão é um país islâmico de diferentes grupos étnicos, que já sofreu com muitas guerras civis, provocando episódios de pobreza na sociedade e instabilidade no governo. Tal como no Egito, é um país famoso por ter pirâmides no seu território.

Gostou? Confira também quais são os 20 países mais populosos do mundo.