Os 10 maiores países do mundo por território


Amy Gois
Amy Gois

Você sabia que os 10 maiores países do mundo cobrem cerca de metade de todo o solo do planeta? Esses países são verdadeiros gigantes, dominando até continentes inteiros. Podem não ser os países mais ricos ou com mais pessoas mas o tamanho de seu território é impressionante! E alguns desses países poderão lhe surpreender...

Países do mundo

1. Rússia

Tamanho: 17 milhões km2

População: 143,36 milhões

Língua mais falada: russo

Rússia

A Rússia é de longe o maior país do mundo. Com mais de 17 milhões (17.000.000) de quilómetros quadrados, tem quase o dobro do tamanho do país em segundo lugar! Uma grande parte da Ásia e da Europa pertencem à Rússia.

2. Canadá

Tamanho: 9,98 milhões km2

População: 36,6 milhões

Língua mais falada: inglês

Canadá

O Canadá não é tão conhecido como os Estados Unidos, mas é maior. Não há falta de espaço no Canadá! Algumas das celebridades canadenses mais conhecidas são o Justin Bieber e a Avril Lavigne.

3. e 4. China e EUA

China

Tamanho: cerca de 9,5 milhões km2

População: 1.388,88 milhões

Língua mais falada: chinês mandarim

EUA

Tamanho: cerca de 9,5 milhões km2

População: 328,7 milhões

Língua mais falada: inglês

China e América

A medição de um território é mais complicada do que parece. A China ocupa mais solo mas tem alguns territórios que disputam independência, como a ilha de Taiwan. Assim, o tamanho real da China é difícil de determinar. Além disso, se contarmos o espaço marítimo que pertence a cada um, os Estados Unidos da América são um pouco maiores. Por isso, os dois estão mais ou menos empatados.

5. Brasil

Tamanho: 8,5 milhões km2

População: 211,4 milhões

Língua mais falada: português

Brasil

O Brasil não é só praia! Gigante pela própria natureza, o Brasil é o maior país da América do Sul. Graças aos mais de 200 milhões de brasileiros, o português é uma das línguas mais faladas do mundo.

6. Austrália

Tamanho: 7,7 milhões km2

População: 24,67 milhões

Língua mais falada: inglês

Austrália

Terra de cangurus, coalas e todo tipo de animais estranhos e mortíferos, a Austrália ocupa um continente inteiro! Além do continente, várias ilhas nos oceanos Índico e Pacífico pertencem à Austrália. Apesar de ser independente, o país ainda reconhece a rainha da Inglaterra como sua rainha.

7. Índia

Tamanho: 3,28 milhões km2

População: 1.344,26 milhões

Língua mais falada: hindi

Índia

A Índia é um país muito diverso. Cada região tem sua cultura e sua língua, mas o hindi é usado como língua comum. Prevê-se que em breve a Índia será o país com maior população do mundo, ultrapassando a China.

8. Argentina

Tamanho: 2,78 milhões km2

População: 44,3 milhões

Língua mais falada: espanhol

Argentina

Nessa disputa, o Brasil ganha da Argentina. Mesmo assim, a Argentina é uma força a levar em conta. A economia da Argentina é uma das mais fortes da América latina.

9. Cazaquistão

Tamanho: 2,72 milhões km2

População: 18,08 milhões

Língua mais falada: russo e cazaque

Cazaquistão

Vizinho da Rússia e da China, o Cazaquistão parece bastante pequeno, mas não é. O Cazaquistão foi anexado pela União Soviética mas declarou independência em 1991. A língua oficial do país é o russo mas a língua nativa mais falada é o cazaque.

10. Argélia

Tamanho: 2,38 milhões km2

População: 41,1 milhões

Língua mais falada: árabe

Argélia

O tamanho de um território pode mudar dramaticamente de um dia para outro! Até 2011, o Sudão era o 10º maior país do mundo. Mas nesse ano o país se dividiu e surgiu o Sudão do Sul, que diminuiu o tamanho do país. Assim a Argélia subiu ao pódio.

Gostou? Confira também quais são os 20 países mais populosos do mundo.

Amy Gois
Amy Gois
Licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Politécnico de Coimbra, em Portugal (2014). Escreve conteúdos para a internet desde 2015.