O mundo seria lindo se todos tivessem oportunidades iguais. Mas infelizmente a realidade não é essa.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou em 2019 uma lista com o PIB (Produto Interno Bruto) per capita de cada país, tendo em conta a paridade de poder de compra da população. É o último relatório do gênero publicado pelo FMI.
Isso quer dizer que a comparação é feita como se todos os países tivessem a mesma moeda e os produtos e serviços também custassem o mesmo em cada um deles.
Conheça a seguir os 20 países que ficaram no fim da fila no ranking:
20. Guiné (África)
PIB per Capita: 1.271 dólares
IDH: 0,466

Rica em minerais como diamante, ouro, urânio, minério de ferro, mas principalmente bauxita, a Guiné é a origem de um terço das reservas deste mineral existente no mundo. Devido às condições climáticas favoráveis, a Guiné tem demonstrado grande potencial para a agroindústria em larga escala. Apesar disso, na Guiné os salários são baixos, grande parte dos empregos são informais e a mão de obra é pouco qualificada. Uma pequena parte do PIB se deve à atividade industrial.
19. Ilhas Salomão (Oceania)
PIB per Capita: 2.300 dólares
IDH: 0,557
As Ilhas Salomão consistem em mais de 900 ilhas vulcânicas localizadas no Pacífico Sul. Independentes da Grã-Bretanha desde 1978, hoje as Ilhas Salomão vivem sob regime parlamentarista. As principais atividades econômicas são a agricultura, a pesca e a mineração.
18. Iêmen (Oriente Médio)
PIB per Capita: 2.280 dólares
IDH: 0,463
Guerras inevitavelmente vêm acompanhadas por pobreza, fome, desemprego. A Guerra Civil Iemenita começou em 2015 e opõe o governo do Iêmen e rebeldes houthis, representantes da corrente islâmica xiita. Estima-se que dezenas de milhares de pessoas já tenham morrido em decorrência da guerra ou da fome que assola o país. Atualmente, trata-se da maior crise humanitária do planeta.
17. Quiribati (Oceania)
PIB per Capita: 2.140 dólares
IDH: 0,623

Composto por diversas ilhas do Oceano Pacífico, Quiribati está localizado entre a Micronésia e a Polinésia e é o único país situado nos quatro hemisférios da Terra. Apesar das várias ilhas, é um dos menores países que existem. A economia é baseada principalmente na agricultura e na pesca.
16. Afeganistão (Oriente Médio)
PIB per Capita: 2.090 dólares
IDH: 0,496
Em guerra desde 2001, quando os Estados Unidos de George W. Bush deram início à chamada "Guerra ao Terror", o Afeganistão ainda não sabe quando viverá dias mais tranquilos, já que o governo do país não consegue estabelecer um acordo de paz com o Talibã. O cenário de instabilidade política é acompanhado pela fuga de investidores e um dramático desemprego, que há anos assola o país.
15. Burkina Faso (África)
PIB per Capita: 2.080 dólares
IDH: 0,434
Burquina Faso significa “a terra das pessoas íntegras”, combinando duas palavras dos principais dialetos falados na região, o more e o diúla. Cerca de 32% do PIB advém da Agricultura, sendo esta a ocupação de 80% da população economicamente ativa. Os problemas sociais são graves em Burkina Faso, que tem o 8º pior IDH dentre os 189 países analisados pela ONU.
14. Guiné Bissau (África)
PIB per Capita: 2.200 dólares
IDH: 0,461
Desde a sua independência, em 1974, a Guiné-Bissau vive uma instabilidade política que reflete em todos os âmbitos do país, prejudicando bastante o seu desenvolvimento. Nenhum presidente eleito concluiu o mandato de 5 anos. O país só começou a mostrar avanços econômicos depois que um pacto de estabilidade foi assinado entre os principais partidos políticos.
13. Haiti (América Central)
PIB per Capita: 1.880 dólares
IDH: 0,503

É o único país do mundo que se tornou independente a partir de uma revolução de escravos. O Haiti sofreu um grande abalo sísmico em 2010 que deixou o país devastado e fez com que o seu PIB por paridade de poder de compra caísse 8%. Mas, mesmo antes do terremoto, 80% da população vivia abaixo da linha de pobreza.
12. Togo (África)
PIB per Capita: 1.830 dólares
IDH: 0,513
Vivendo principalmente do cultivo de algodão e cana-de-açúcar, Togo é um dos países africanos do litoral atlântico. Também é um importante centro de comércio regional devido à posição estratégica do porto de sua capital, Lomé.
11. Madagascar (África)
PIB per Capita: 1.700 dólares
IDH: 0,521
Madagascar é composto pela maior ilha do continente africano e outras ilhas menores. É considerado um dos principais pontos de biodiversidade do planeta. Mais de 90% da sua natureza selvagem existe exclusivamente ali. O rápido crescimento da população humana é a principal ameaça à preservação da natureza do país.
10. Serra Leoa (África)
PIB per Capita: 1.690 dólares
IDH: 0,438
Apesar de ser um dos países com maior atividade extrativista e ser rica em minerais como diamante, ferro, bauxita e platina, Serra Leoa está nesta lista. As extrações são gerenciadas por companhias estrangeiras e a população trabalha principalmente na agricultura de arroz.
9. Sudão do Sul (África)
PIB per Capita: 1.670 dólares
IDH: 0,413
Tendo se tornado estado independente em 9 de julho de 2011, o Sudão do Sul é um país super jovem. Resultado de uma longa guerra civil, o país passa por uma crise humanitária de grandes proporções. Mesmo com o fim da guerra, ainda existem muitos conflitos étnicos e milícias em atividade. Um dos maiores problemas sociais a serem superados pelo Sudão é o analfabetismo, que chega a atingir mais de 70% da população com mais de 15 anos. Trata-se do 4º pior IDH do mundo.
8. Libéria (África)
PIB per Capita: 1.410 dólares
IDH: 0,465

Fundada como uma colônia para ex-escravos libertos oriundos dos Estados Unidos, o nome Libéria significa “liberdade”. Sua economia é essencialmente agrícola, sendo o café e o cacau os principais produtos exportados. Em 2010, foi considerada como o país mais corrupto do mundo pela organização não-governamental Transparência Internacional.
7. Moçambique (África)
PIB per Capita: 1.300 dólares
IDH: 0,446
Muito rico em recursos naturais, Moçambique apresentou um forte crescimento no setor industrial com a fabricação de produtos químicos, alumínio, petróleo, bebidas e alimentos. Entretanto, a desigualdade de renda é muito grande e este crescimento não se reflete no PIB per capita nem no IDH do país.
6. Malawi (África)
PIB per Capita: 1.240 dólares
IDH: 0,485

A antiga colônia inglesa tem por principais atividades econômicas a agricultura e o turismo. Durante os anos 2000, foi adotada uma política externa pró-ocidental que fortaleceu as relações do país com os Estados Unidos. Em 2005 foi considerado o país mais pobre do mundo pelo FMI, mas a sua economia tem melhorado, afastando-se desta posição.
5. Níger (África)
PIB per Capita: 1.110 dólares
IDH: 0,377
O maior país da África Ocidental tem a maior parte de seu território ocupada pelo deserto do Saara. Trata-se de um dos países mais quentes do mundo. Sua economia é predominantemente agrícola e boa parte de sua população vive em áreas rurais. Chama a atenção o baixíssimo IDH do Níger, o pior dos 189 países analisados pela ONU.
4. Eritreia (África)
PIB per Capita: 1.060 dólares
IDH: 0,434
Banhado pelo Mar Vermelho a leste e a nordeste, Eritreia viveu muitas invasões e passou um longo período em guerra contra a Etiópia. Tudo isso causou grandes danos ao desenvolvimento do país, que atualmente sobrevive essencialmente da agricultura de subsistência.
3. República Democrática do Congo (África)
PIB per Capita: 849,13 dólares
IDH: 0,459

O terceiro país mais pobre do mundo é também o segundo mais rico em biodiversidade, atrás apenas do Brasil. Localizado na África Central, é um dos maiores do continente e o maior país a ter a língua francesa como oficial. Maior até do que a França. A principal atividade econômica do país é a mineração.
2. República Centro-Africana (África)
PIB per Capita: 822,55 dólares
IDH: 0,381

Apesar de ser um país rico em recursos naturais e minerais, como ouro, diamantes, petróleo, urânio e grande potencial para a geração de energia hidrelétrica, a República Centro-Africana é o segundo país mais pobre do mundo e tem o 2º pior IDH dentre todos os países analisados pela ONU. Muito disso se deve ao fato da nação viver constantemente em guerra civil.
1. Burundi (África)
PIB per Capita: 727,17 dólares
IDH: 0,423

Grande exportador de banana e café, Burundi tem mais de 90% da sua população trabalhando com agricultura de subsistência. O pequeno país, onde se encontra a nascente do Rio Nilo, não conta com grande diversidade de recursos naturais e apresenta um setor industrial fracamente desenvolvido. Para além destas dificuldades, o país sofre constantes reflexos dos conflitos étnicos dos países vizinhos Uganda e Ruanda.
Recomendamos também: