Descubra quais são os 20 países mais pobres do mundo


O mundo seria lindo se todos tivessem oportunidades iguais. Infelizmente, para existirem os mais ricos também é preciso existir os mais pobres.

Na lista publicada pelo Fundo Monetário Internacional, os países foram organizados conforme o PIB (Produto Interno Bruto) per capita de cada um tendo em conta a paridade de poder de compra da população.

Isso quer dizer que a comparação é feita como se todos os países tivessem a mesma moeda e os produtos e serviços também custassem o mesmo em cada um deles.

Conheça a seguir os 20 países que ficaram no fim da fila no ranking:

20. Ruanda (África)

PIB per Capita: 1.905 dólares

IDH: 0,498

ruanda
Foto: George Mulala

Ruanda sofreu um terrível genocídio em 1994 que fez com que o país perdesse 800 mil habitantes. Desde então, recebeu diferentes apoios internacionais que permitiram a recuperação do território e hoje o seu modelo de desenvolvimento é considerado exemplar para os países em desenvolvimento.

19. Kiribati   

PIB per Capita: 1.820 dólares

IDH: 0,588

kiribati
Foto: Josh Haner

Composto por diversas ilhas do Oceano Pacífico, Kiribati está localizado entre a Micronésia e a Polinésia e é o único país situado nos quatro hemisférios da Terra. Apesar das várias ilhas, é um dos menores países que existem. A economia é baseada principalmente na agricultura e na pesca.

18. Burquina Faso (África)

PIB per Capita: 1.790 dólares

IDH: 0,402

Burkina Faso

Burquina Faso significa “a terra das pessoas íntegras”, combinando duas palavras dos principais dialetos falados na região, o more e o diúla. Cerca de 32% do PIB advém da Agricultura, sendo esta a ocupação de 80% da população economicamente ativa.

17. Haiti (América Central)

PIB per Capita: 1.784 dólares

IDH: 0,493

haiti
Foto: Hector Retamal

O único país do mundo que se tornou independente a partir de uma revolução de escravos. O Haiti sofreu um grande abalo sísmico em 2010 que deixou o país devastado e fez com que o seu PIB por paridade de poder de compra caísse 8%. Mas a situação do país já era delicada antes do terremoto, sendo que 80% da população vivia abaixo da linha de pobreza.

16. Sudão do Sul (África)

PIB per Capita: 1.670 dólares

IDH: 0,418

sudao do sul

O Sudão do Sul é um dos países mais recentes, tendo sido fundado em 9 de julho de 2011. Resultado de uma longa guerra civil, o país passa por uma crise humanitária de grandes proporções. Mesmo com o fim da guerra, ainda existe muitos conflitos étnicos e milícias em atividade.

15. Gâmbia (África)

PIB per Capita: 1.664 dólares

IDH: 0,452

gambia

As belezas naturais de Gâmbia têm feito dela um destino turístico muito procurado. Porém, a principal atividade econômica do país é a agricultura. Cerca de 75% da população trabalha com o cultivo da terra ou com a criação de animais.

14. Serra Leoa (África)  

PIB per Capita: 1.651 dólares

IDH: 0,420

serra leoa

Apesar de ser um dos países com maior atividade extrativista e ser rica em minerais como diamante, ferro, bauxita e platina, Serra Leoa está nesta lista. As extrações são gerenciadas por companhias estrangeiras e a população trabalha principalmente na agricultura de arroz.

13.  Guiné-Bissau (África)

PIB per Capita: 1.568 dólares

IDH: 0,424

guiné bissau

Desde a sua independência em 1974, Guiné-Bissau vive uma instabilidade política que reflete em todos os âmbitos do país, prejudicando bastante o seu desenvolvimento. Nenhum presidente eleito concluiu o mandato de 5 anos. O país só começou a mostrar avanços econômicos depois que um pacto de estabilidade foi assinado entre os principais partidos políticos.

12. Togo (África)

togo

PIB per Capita: 1.545 dólares

IDH: 0,487

Vivendo principalmente do cultivo de algodão e  cana-de-açúcar, Togo é um dos países africanos do litoral atlântico. Também é um importante centro de comércio regional devido à posição estratégica do porto de sua capital, Lomé.

11.  Comores (África)   

PIB per Capita: 1.529 dólares

IDH: 0,497

comores

O terceiro menor país africano é composto por ilhotas e 3 grandes ilhas do Arquipélago de Comores, o qual ainda conta com mais uma ilha que permanece sob o governo francês. As ilhas dependem bastante do investimento estrangeiro e a sua economia é baseada em agricultura, extração de areia, turismo e destilação de perfumes.

10. Madagascar (África)

PIB per Capita: 1.504 dólares

IDH: 0.512

madagascar

Madagascar é composto pela maior ilha do continente africano e outras ilhas menores. É considerado um dos principais pontos de biodiversidade do planeta. Mais de 90% da sua natureza selvagem existe exclusivamente ali. O rápido crescimento da população humana é a principal ameaça à preservação da natureza do país.

9. Eritreia (África)

PIB per Capita: 1.321 dólares

IDH: 0,420

eritreia

Banhado pelo Mar Vermelho a leste e a nordeste, Eritreia viveu muitas invasões e passou um longo período em guerra contra a Etiópia. Tudo isto causou grandes danos ao desenvolvimento do país que atualmente sobrevive essencialmente da agricultura de subsistência.

8. Guiné (África)   

PIB per Capita: 1.271 dólares

IDH: 0,414

guiné
Foto: Fábio Biolchini

Rica em minerais como diamante, ouro, urânio, minério de ferro, mas principalmente bauxita, sendo a origem de um terço das reservas deste mineral existente no mundo. Devido às condições climáticas favoráveis, a Guiné tem demonstrado grande potencial para a agroindústria em larga escala.

7. Moçambique (África)

PIB per Capita: 1.228 dólares

IDH: 0,418

moçambique

Muito rico em recursos naturais, Moçambique apresentou um forte crescimento no setor industrial com a fabricação de produtos químicos, alumínio, petróleo, bebidas e alimentos. Entretanto, as desigualdades e renda são muito grandes e este crescimento não se reflete no PIB per capita nem no IDH do país.

6. Malawi    

PIB per Capita: 1.139 dólares

IDH: 0,476

malawi
Foto: Eric Reisenberger

A antiga colônia inglesa tem por principais atividades econômicas a agricultura e o turismo. Durante os anos 2000, foi adotada uma política externa pró-ocidental a qual fortaleceu as relações do país com os Estados Unidos. Em 2005 foi considerado o país mais pobre do mundo pelo FMI, mas a sua economia tem melhorado, afastando-se desta posição.

5. Nigéria (África)

PIB per Capita: 1.113 dólares

IDH: 0,527

nigeria

A Nigéria é o país mais populoso da África, sendo muitas vezes referida como “o gigante da África” por seu tamanho, mas também pela sua importância econômica. As reservas de petróleo no território nigeriano são a causa para que o país tenha tido o maior PIB da África em 2013. Apesar disto, a desigualdade social é muito grande e a concentração de riquezas nas mãos de poucos faz com que o país seja o quinto país mais pobre do mundo.

4. Libéria (África)

PIB per Capita: 882 dólares

IDH: 0,427

liberia
Foto: Carly Learson

Fundada como uma colônia para ex-escravos libertos oriundos dos Estados Unidos, o nome Libéria significa “liberdade”. Sua economia é essencialmente agrícola, sendo o café e o cacau  os principais produtos exportados. Em 2010, foi considerada como o país mais corrupto do mundo pela organização não-governamental Transparência Internacional.

3. Burundi (África)

PIB per Capita: 818 dólares

IDH: 0,404

burundi
Fonte: World Relief

Grande exportador de banana e café, Burundi tem mais de 90% da sua população trabalhando com agricultura de subsistência. O pequeno país, onde se encontra a nascente do Rio Nilo, não conta com grande diversidade de recursos naturais e apresenta um setor industrial fracamente desenvolvido. Para além destas dificuldades, o país sofre constantes reflexos dos conflitos étnicos dos países vizinhos Uganda e Ruanda.

2. República Democrática do Congo (África)

PIB per Capita: 784 dólares

IDH: 0,435

República Democrática do Congo
Foto: newschoolthoughtsonafrica

O segundo país mais pobre do mundo é também o segundo país mais rico em biodiversidade, está atrás apenas do Brasil. Localizado na África Central, é um dos maiores do continente e o maior país a ter a língua francesa como oficial. Maior até do que a França. A principal atividade econômica do país é a mineração.

1. República Centro-Africana (África)   

PIB per Capita: 656 dólares

IDH: 0,352

república centro africana
Foto: ACNUR S. Phelps

Apesar de ser um país rico em recursos naturais e minerais, como ouro, diamantes, petróleo, urânio e grande potencial para a geração de energia hidrelétrica, a República Centro-Africana é o país mais pobre do mundo. Muito disto se deve ao fato da nação viver constantemente em guerra civil.

Conheça também os 12 países mais ricos do mundo em 2017 (PIB per capita)