Descubra quais são os 20 países mais pobres do mundo


O mundo seria lindo se todos tivessem oportunidades iguais. Mas a realidade é bem diferente.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou em 2019 uma lista com o PIB (Produto Interno Bruto) per capita de cada país, tendo em conta a paridade de poder de compra da população.

Isso quer dizer que a comparação é feita como se todos os países tivessem a mesma moeda e os produtos e serviços também custassem o mesmo em cada um deles.

Conheça a seguir os 20 países que ficaram no fim da fila no ranking:

20. Guiné (África)

PIB per Capita: 1.271 dólares

IDH: 0,414

guiné
Foto: Fábio Biolchini

Rica em minerais como diamante, ouro, urânio, minério de ferro, mas principalmente bauxita, a Guiné é a origem de um terço das reservas deste mineral existente no mundo. Devido às condições climáticas favoráveis, a Guiné tem demonstrado grande potencial para a agroindústria em larga escala. Apesar disso, na Guiné os salários são baixos, grande parte dos empregos são informais e a mão de obra é pouco qualificada. Uma pequena parte do PIB se deve à atividade industrial.

19. Ilhas Salomão (Oceania)

PIB per Capita: 2.300 dólares

IDH: 0,506

Ilhas Salomão

As Ilhas Salomão consistem em mais de 900 ilhas vulcânicas localizadas no Pacífico Sul. Independentes da Grã-Bretanha desde 1978, hoje as Ilhas Salomão vivem sob regime parlamentarista. As principais atividades econômicas são a agricultura, a pesca e a mineração.

18. Iêmen (Oriente Médio)

PIB per Capita: 2.280 dólares

IDH: 0,498

Iêmen

Guerras inevitavelmente vêm acompanhadas por pobreza, fome, desemprego. A Guerra Civil Iemenita começou em 2015 e opõe o governo do Iêmen e rebeldes houthis, representantes da corrente islâmica xiita. Estima-se que dezenas de milhares de pessoas já tenham morrido em decorrência da guerra ou da fome que assola o país. Atualmente, trata-se da maior crise humanitária do planeta.

17. Kiribati (Oceania)

PIB per Capita: 2.140 dólares

IDH: 0,590

kiribati
Foto: Josh Haner

Composto por diversas ilhas do Oceano Pacífico, Kiribati está localizado entre a Micronésia e a Polinésia e é o único país situado nos quatro hemisférios da Terra. Apesar das várias ilhas, é um dos menores países que existem. A economia é baseada principalmente na agricultura e na pesca.

16. Afeganistão (Oriente Médio)

PIB per Capita: 2.090 dólares

IDH: 0,465

Afeganistão

Em guerra desde 2001, quando os Estados Unidos de George W. Bush deram início à chamada "Guerra ao Terror", o Afeganistão ainda não sabe quando viverá dias mais tranquilos, já que o governo do país não consegue estabelecer um acordo de paz com o Talibã. O cenário de instabilidade política é acompanhado pela fuga de investidores e um dramático desemprego, que há anos assola o país.

15. Burkina Faso (África)

PIB per Capita: 2.080 dólares

IDH: 0,402

Burkina Faso

Burquina Faso significa “a terra das pessoas íntegras”, combinando duas palavras dos principais dialetos falados na região, o more e o diúla. Cerca de 32% do PIB advém da Agricultura, sendo esta a ocupação de 80% da população economicamente ativa. Os problemas sociais são graves em Burkina Faso, que tem o 6º pior IDH do mundo.

14. Guiné-Bissau (África)

PIB per Capita: 2.200 dólares

IDH: 0,420

guiné bissau

Desde a sua independência, em 1974, a Guiné-Bissau vive uma instabilidade política que reflete em todos os âmbitos do país, prejudicando bastante o seu desenvolvimento. Nenhum presidente eleito concluiu o mandato de 5 anos. O país só começou a mostrar avanços econômicos depois que um pacto de estabilidade foi assinado entre os principais partidos políticos.

13. Haiti (América Central)

PIB per Capita: 1.880 dólares

IDH: 0,483

haiti
Foto: Hector Retamal

É o único país do mundo que se tornou independente a partir de uma revolução de escravos. O Haiti sofreu um grande abalo sísmico em 2010 que deixou o país devastado e fez com que o seu PIB por paridade de poder de compra caísse 8%. Mas, mesmo antes do terremoto, 80% da população vivia abaixo da linha de pobreza.

12. Togo (África)

PIB per Capita: 1.830 dólares

IDH: 0,484

togo

Vivendo principalmente do cultivo de algodão e cana-de-açúcar, Togo é um dos países africanos do litoral atlântico. Também é um importante centro de comércio regional devido à posição estratégica do porto de sua capital, Lomé.

11. Madagascar (África)

PIB per Capita: 1.700 dólares

IDH: 0,510

madagascar

Madagascar é composto pela maior ilha do continente africano e outras ilhas menores. É considerado um dos principais pontos de biodiversidade do planeta. Mais de 90% da sua natureza selvagem existe exclusivamente ali. O rápido crescimento da população humana é a principal ameaça à preservação da natureza do país.

10. Serra Leoa (África)

PIB per Capita: 1.690 dólares

IDH: 0,413

serra leoa

Apesar de ser um dos países com maior atividade extrativista e ser rica em minerais como diamante, ferro, bauxita e platina, Serra Leoa está nesta lista. As extrações são gerenciadas por companhias estrangeiras e a população trabalha principalmente na agricultura de arroz.

9. Sudão do Sul (África)

PIB per Capita: 1.670 dólares

IDH: 0,467

sudao do sul

Tendo se tornado estado independente em 9 de julho de 2011, o Sudão do Sul é um país super jovem. Resultado de uma longa guerra civil, o país passa por uma crise humanitária de grandes proporções. Mesmo com o fim da guerra, ainda existem muitos conflitos étnicos e milícias em atividade. Um dos maiores problemas sociais a serem superados pelo Sudão é o analfabetismo, que chega a atingir mais de 70% da população com mais de 15 anos.

8. Libéria (África)

PIB per Capita: 1.410 dólares

IDH: 0,430

liberia
Foto: Carly Learson

Fundada como uma colônia para ex-escravos libertos oriundos dos Estados Unidos, o nome Libéria significa “liberdade”. Sua economia é essencialmente agrícola, sendo o café e o cacau os principais produtos exportados. Em 2010, foi considerada como o país mais corrupto do mundo pela organização não-governamental Transparência Internacional.

7. Moçambique (África)

PIB per Capita: 1.300 dólares

IDH: 0,416

moçambique

Muito rico em recursos naturais, Moçambique apresentou um forte crescimento no setor industrial com a fabricação de produtos químicos, alumínio, petróleo, bebidas e alimentos. Entretanto, a desigualdade de renda é muito grande e este crescimento não se reflete no PIB per capita nem no IDH do país.

6. Malawi (África)

PIB per Capita: 1.240 dólares

IDH: 0,445

malawi
Foto: Eric Reisenberger

A antiga colônia inglesa tem por principais atividades econômicas a agricultura e o turismo. Durante os anos 2000, foi adotada uma política externa pró-ocidental que fortaleceu as relações do país com os Estados Unidos. Em 2005 foi considerado o país mais pobre do mundo pelo FMI, mas a sua economia tem melhorado, afastando-se desta posição.

5. Níger (África)

PIB per Capita: 1.110 dólares

IDH: 0,348

Níger

O maior país da África Ocidental tem a maior parte de seu território ocupada pelo deserto do Saara. Trata-se de um dos países mais quentes do mundo. Sua economia é predominantemente agrícola e boa parte de sua população vive em áreas rurais. Chama a atenção o baixíssimo IDH do Níger, o pior dos 189 países analisados pela ONU.

4. Eritreia (África)

PIB per Capita: 1.060 dólares

IDH: 0,391

eritreia

Banhado pelo Mar Vermelho a leste e a nordeste, Eritreia viveu muitas invasões e passou um longo período em guerra contra a Etiópia. Tudo isto causou grandes danos ao desenvolvimento do país, que atualmente sobrevive essencialmente da agricultura de subsistência.

3. República Democrática do Congo (África)

PIB per Capita: 849,13 dólares

IDH: 0,433

República Democrática do Congo
Foto: newschoolthoughtsonafrica

O terceiro país mais pobre do mundo é também o segundo mais rico em biodiversidade, atrás apenas do Brasil. Localizado na África Central, é um dos maiores do continente e o maior país a ter a língua francesa como oficial. Maior até do que a França. A principal atividade econômica do país é a mineração.

2. República Centro-Africana (África)

PIB per Capita: 822,55 dólares

IDH: 0,350

república centro africana
Foto: ACNUR S. Phelps

Apesar de ser um país rico em recursos naturais e minerais, como ouro, diamantes, petróleo, urânio e grande potencial para a geração de energia hidrelétrica, a República Centro-Africana é o segundo país mais pobre do mundo. Muito disto se deve ao fato da nação viver constantemente em guerra civil.

1. Burundi (África)

PIB per Capita: 727,17 dólares

IDH: 0,400

burundi
Fonte: World Relief

Grande exportador de banana e café, Burundi tem mais de 90% da sua população trabalhando com agricultura de subsistência. O pequeno país, onde se encontra a nascente do Rio Nilo, não conta com grande diversidade de recursos naturais e apresenta um setor industrial fracamente desenvolvido. Para além destas dificuldades, o país sofre constantes reflexos dos conflitos étnicos dos países vizinhos Uganda e Ruanda.

Conheça também os 12 países mais ricos do mundo em 2017 (PIB per capita)