Tanta gente! Esses são os 20 países mais populosos do mundo


Amy Gois
Amy Gois

Alguns países têm gente a mais! Quando as pessoas gostam de ter muitos filhos e o sistema de saúde melhora, a população explode. Ou, se um país é muito popular, os imigrantes enchem as fileiras. O resultado: grande parte da população do mundo vive em em apenas alguns países. Se você gosta muito de companhia, esses países são para você:

20. Tailândia

Tailândia

População: 69 milhões

Densidade populacional: 135 pessoas por km2

A Tailândia é uma terra de selvas, animais exóticos, templos budistas… e muitas pessoas!E cerca de 10% da população da Tailândia mora na capital, Banguecoque. A população continua a crescer, mas mais devagar, à medida que a qualidade de vida vai melhorando. Ah, e se você visitar a Tailândia, não insulte o rei (os tailandeses têm muito respeito por seu rei).

19. Turquia

Turquia

População: 81,6 milhões

Densidade populacional: 104 pessoas por km2

Além de ser muito populoso, a Turquia uma História longa e fascinante. A maioria da população é muçulmana mas essa região foi o centro do Cristianismo nos primeiros séculos depois de Cristo. São Nicolau, o homem que inspirou a história do Papai Noel, nasceu na Turquia, no século 3 d.C. A capital, Istambul, é a única cidade que está em dois continentes: Europa e Ásia.

18. Irã

Irã

População: 81,7 milhões

Densidade populacional: 50 pessoas por km2

Antigamente, o Irã era chamado de Pérsia. Terra de gatos e tapetes especiais, o Irã também é um país com uma grande população urbana. Grande parte do país é deserto e as pessoas procuram emprego nas cidades. Atualmente, o Irã faz notícia principalmente por causa de suas leis islâmicas radicais e a tensão política com os Estados Unidos da América.

17. Alemanha

Alemanha

População: 82 milhões

Densidade populacional: 230 pessoas por km2

A Alemanha é o país com maior população na Europa e o segundo destino mais procurado por imigrantes, depois dos Estados Unidos da América. E é fácil entender porquê: o país tem muitas oportunidades de emprego, fabrica alguns dos melhores carros do mundo, a faculdade é gratuita e há muita cerveja! Mas para quem não é pontual, viver na Alemanha pode ser difícil…

16. República Democrática do Congo

República Democrática do Congo

População: 83 milhões

Densidade populacional: 36 pessoas por km2

Não confunda a República Democrática do Congo (RDC) com seu vizinho, a República do Congo! Os dois ficam lado a lado mas a RDC é muito maior. Apesar de ter sofrido com muitos conflitos e violência nas últimas décadas, a população da RDC continua a crescer rapidamente. O país tem muitos minérios preciosos e tem o parque natural mais antigo da África, o Vironga, que é a casa de muitos gorilas.

15. Vietname

Vietname

População: 96 milhões

Densidade populacional: 291 pessoas por km2

Junto da China, o Vietname parece muito pequeno mas não é. A maioria das pessoas sabe do Vietname principalmente por causa da guerra em que os Estados Unidos se envolveram, mas no mercado é mais conhecido por ser o 2º maior produtor de café, depois do Brasil. No Vietname, comprar um carro é muito caro, por isso quase toda a gente anda de moto (e é uma confusão!).

14. Egito

Egito

População: 99 milhões

Densidade populacional: 99 pessoas por km2

A terra dos faraós é quase toda composta por deserto. Tal como nos tempos antigos, a vasta maioria da população mora junto do rio Nilo, o único lugar com solo arável. O Nilo é o rio mais comprido do mundo e era considerado sagrado pelos egípcios antigos. Atualmente, o Egito tem muitos utilizadores de facebook e a rede social foi muito importante na organização da revolução de 2011.

13. Filipinas

Filipinas

População: 106 milhões

Densidade populacional: 311 pessoas por km2

As Filipinas são um conjunto de milhares de ilhas mas muitas são desabitadas. Uma em cada 4 pessoas nas Filipinas mora na área metropolitana de Manila, que é uma das maiores cidades do mundo. (Se você gosta de viver rodeado por muita gente, Manila é para você.) As línguas oficiais do país são o filipino e o inglês, mas a população também fala mais de 170 outras línguas!

12. Etiópia

Etiópia

População: 107 milhões

Densidade populacional: 97 pessoas por km2

Apesar de ser um dos países mais pobres do mundo, a Etiópia tem uma cultura muito rica. O país é um centro histórico do Cristianismo e do Islão e tem uma comunidade judaica antiga. O movimento Rastafari surgiu da crença que um imperador etíope era a encarnação de Jesus. E, se você gosta do Indiana Jones, há quem diga que a Arca da Aliança está guardada na Etiópia…

11. Japão

Japão

População: 127 milhões

Densidade populacional: 336 pessoas por km2

Terra de sushi, mangá e anime, o Japão também e conhecido por seus problemas de população. Ao contrário da maioria dos países nessa lista, a população do Japão está a diminuir bastante rapidamente. Uma grande parte da população é idosa e as pessoas mais novas não têm muitos filhos. Ainda assim, o Japão tem muitas pessoas e Tóquio é a maior cidade do mundo.

10. México

México

População: 130 milhões

Densidade populacional: 66 pessoas por km2

O México ultrapassou recentemente o Japão como o 10º país com mais pessoas no mundo. A maioria da população vem da mistura entre descendentes de povos indígenas, como os astecas, e descendentes de espanhóis. O resultado: uma cultura muito interessante, que junta pirâmides astecas e igrejas católicas, chouriço e malaguetas!

9. Rússia

Rússia

População: 144 milhões

Densidade populacional: 8 pessoas por km2

Pois é, a Rússia tem muitas pessoas mas também tem muito espaço. É o maior país do mundo! Mesmo tendo muitos habitantes, a Rússia tem várias regiões praticamente desabitadas. E é fácil entender porquê. O clima na Sibéria é extremamente frio e a ferrovia transiberiana leva vários dias a atravessar o país.

Descubra aqui quais são os 10 maiores países do mundo por território.

8. Bangladesh

Bangladesh

População: 166 milhões

Densidade populacional: 1127 pessoas por km2

Não há muito espaço no Bangladesh. Entalado entre países muito maiores, como a Índia e a China, o Bangladesh tem tantos habitantes que quase vivem uns em cima dos outros! A capital, Daka, é uma das maiores cidades do mundo. O país é um grande fabricante de roupa para exportação.

7. Nigéria

Nigéria

População: 194 milhões

Densidade populacional: 212 pessoas por km2

Não há outro país africano com mais habitantes que a Nigéria. Os nigerianos sorriem muito, produzem muitos filmes e têm muitos filhos! O país tem a sua versão do Hollywood, chamado Nollywood, que produz mais filmes que o gigante americano. A língua oficial da Nigéria é o inglês mas também tem centenas de tribos e línguas diferentes.

6. Paquistão

Paquistão

População: 120 milhões

Densidade populacional: 228 pessoas por km2

Para quem gosta de alturas, o Paquistão tem a 2ª maior montanha do mundo, o K-2. Algumas das civilizações mais antigas do mundo surgiram no Paquistão e o país continua a ser um lugar muito populoso. Atualmente, o país é conhecido por ser a casa de Malala Yousafzai, a pessoa mais nova a receber um prémio Nobel da paz.

5. Brasil

Brasil

População: 210 milhões

Densidade populacional: 25 pessoas por km2

O Brasil é o 5º país com mais pessoas e também o 5º com maior território. Uma grande parte da população vive nas 4 maiores cidades do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília. Mas agora se tornou moda ter menos filhos, por isso a população está crescendo mais devagar.

4. Indonésia

Indonésia

População: 266 milhões

Densidade populacional: 140 pessoas por km2

O maior país muçulmano do mundo fica no sudeste asiático. A Indonésia também é o país com mais ilhas do mundo (mais de 17 mil!) a casa do maior lagarto do mundo (o dragão de Komodo) e da maior flor do mundo. O país foi visitado por Marco Polo na Idade Média (mas ninguém na Europa acreditou nele).

3. Estados Unidos da América

Estados Unidos da América

População: 326 milhões

Densidade populacional: 35 pessoas por km2

Parece que metade do mundo quer morar nos Estados Unidos da América! Uma boa parte do crescimento da população americana se deve à imigração. O país tem um grande número de imigrantes latino-americanos e asiáticos. Os americanos têm uma coisa em comum com os brasileiros: ambos adoram pizza!

2. Índia

Índia

População: 1350 milhões

Densidade populacional: 412 pessoas por km2

A população da Índia não para de crescer! Estima-se que dentro de alguns anos a Índia subirá para a 1ª posição nessa lista. Se você acha que o trânsito em São Paulo é uma loucura, o trânsito em Mumbai é uma loucura. E ai de quem bater em uma vaca… A maioria da população é hindu e, nessa religião, as vacas são sagradas.

1. China

China

População: 1413 milhões

Densidade populacional: 145 pessoas por km2

Cerca de 1 em cada 7 pessoas no mundo é chinesa! Por causa do crescimento louco da população, o governo impôs uma política de apenas 1 filho por casal. A consequência: a população está ficando muito envelhecida e há falta de mulheres, porque as famílias preferem ter filhos homens. Atualmente, casais de filhos únicos podem ter 2 filhos.

Gostou do artigo? Descubra os 20 menores países do mundo (sem precisar de lupa)

Amy Gois
Amy Gois
Licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Politécnico de Coimbra, em Portugal (2014). Escreve conteúdos para a internet desde 2015.