As 11 línguas faladas em mais países no mundo


Amy Gois
Amy Gois

Para quantos países você pode viajar se você fala português? Algumas línguas têm muitos falantes nativos mas não abrem a porta para muitos países. Por exemplo, o Chinês é a língua mais falada do mundo, mas apenas porque a China tem muitos habitantes! Mas o Suahíli, que não é uma das línguas mais faladas, é a língua oficial de 4 países e é muito útil na África Oriental.

Prepare sua viagem pelo mundo aprendendo um pouco sobre essas línguas.

11. Suahíli

Suahíli
Olá em Suahíli

Nº de países onde é uma língua oficial: 4 (Tanzânia, Quénia, Uganda, República democrática do Congo)

Nº de falantes nativos: 16 milhões

Se você nunca ouviu falar do suahíli, está na hora de mudar isso! O suahíli é uma língua muito falada na África Oriental. Além de ser a língua oficial de 4 países, o suahíli é usado como língua internacional e de comércio em outros países da região. A palavra “safari” e a expressão “hakuna matata” (do filme O Rei Leão) vêm do swahíli.

10. Servo-Croata

Servo-Croata
Olá em Servo-Croata

Nº de países onde é uma língua oficial: 4 (Sérvia, Croácia, Bósnia Herzegovina, Montenegro)

Nº de falantes nativos: 21 milhões

Por motivos políticos, algumas pessoas dizem que o servo-croata é na verdade 4 línguas diferentes, que correspondem aos 4 países onde é falado: sérvio, croata, bósnio e montenegro. Os povos da região dos Balcãs têm uma história bastante sangrenta e, para alguns, separar seus dialetos é uma forma de afirmar sua independência.

9. Italiano

Italiano
Olá em Italiano

Nº de países onde é uma língua oficial: 4 (Itália, Suíça, Vaticano, San Marino)

Nº de falantes nativos: 64,8 milhões

A língua italiana é più bella! Cada região da Itália tem sua língua diferente mas, no século XII, a língua da Florença foi escolhida como língua nacional. Atualmente, além de ser falado por toda a Itália, o italiano também é bastante usado entre descendentes de imigrantes italianos nos Estados Unidos e no Brasil.

8. Malaio

Malaio
Bom dia em Malaio

Nº de países onde é uma língua oficial: 4 (Malásia, Indonésia, Singapura, Brunei)

Nº de falantes nativos: 77 milhões

Se você está pensando em ir para o Sudeste Asiático, você vai precisar conhecer um pouco de malaio. Essa é mais uma língua com vários dialetos regionais, falados em ilhas diferentes. Além dos países onde é língua oficial, o malaio é falado entre minorias na Tailândia e nas Filipinas.

7. Russo

Russo
Olá em Russo

Nº de países onde é uma língua oficial: 5 (Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão)

Nº de falantes nativos: 153,9 milhões

Para os amantes da literatura, o russo é a língua de Tolstoy e Dostoyevsky. Em território, a Rússia é o maior país do mundo… e já foi maior. Apesar de não ser língua oficial em todos, o russo ainda é falado por muitas pessoas nos países da antiga União Soviética, na Europa Oriental.

6. Alemão

Alemão
Olá em Alemão

Nº de países onde é uma língua oficial: 6 (Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica, Luxemburgo, Liechtenstein)

Nº de falantes nativos: 76 milhões

Língua de Beethoven e Mozart, o alemão é uma das línguas dominantes da Europa Central. Existem várias comunidades alemãs espalhadas pelo mundo, incluindo no Brasil. O alemão é uma língua importante para quem quer cantar ópera clássica, junto com o italiano, o francês e o inglês.

5. Português

Português

Nº de países onde é uma língua oficial: 9 (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial)

Nº de falantes nativos: 222,7 milhões

Será que existe língua mais bonita que o português? A língua de Camões está entre as mais faladas do mundo e é uma verdadeira língua internacional. Em 2014, a Guiné Equatorial se tornou o 9º membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, depois de ter decretado o portugês sua 3ª língua oficial.

4. Espanhol

Espanhol
Olá em Espanhol

Nº de países onde é uma língua oficial: 20 (Espanha, México, Argentina, Paraguai, Panama, Costa Rica, República Dominicana…)

Nº de falantes nativos: 442,3 milhões

O espanhol é a 2ª língua com mais falantes nativos no mundo, depois do chinês. Essa é a língua dominante da América Latina. Além dos países onde o espanhol é língua oficial, existem muitas comunidades de falantes de espanhol pelo mundo, especialmente nos Estados Unidos da América.

3. Árabe

Árabe
Olá em Árabe

Nº de países onde é uma língua oficial: 26 (Egito, Argélia, Sudão, Arábia Saudita, Marrocos, Iraque; Tanzânia, Síria…)

Nº de falantes nativos: 290 milhões

O árabe se espalhou por uma razão fora do normal: é a língua oficial do Islã. Todo muçulmano tem o dever de aprender árabe para ler o Corão, que foi escrito originalmente nessa língua. Embora todos falem árabe padrão, cada região tem seu dialeto próprio. O árabe é parecido com o hebraico.

2. Francês

Francês
Bom dia em Francês

Nº de países onde é uma língua oficial: 29 (França, Bélgica, Suíça, Luxemburgo, Congo, Madagáscar, Djibuti, Haiti, Canadá…)

Nº de falantes nativos: 76,7 milhões

Conhecido por muitos como a língua do amor, o francês é falado em vários países da Europa e em antigas colónias da França. Para quem está aprendendo a escrever, o francês é complicado, porque muitas das letras não se lêem. Essa língua também é muito utilizada em negócios.

1. Inglês

Inglês
Olá em Inglês

Nº de países onde é uma língua oficial: 59 (Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá, Austrália, Irlanda, África do Sul, Índia…)

Nº de falantes nativos: 378,2 milhões

Diz yes ao inglês! Essa não é a língua com mais falantes nativos mas é a mais popular para aprender como 2ª língua. O império britânico dominou uma grande parte do mundo e espalhou o inglês por toda a parte. E, como o inglês é mais fácil de aprender que o chinês, provavelmente vai continuar a ser a língua do mundo.

Amy Gois
Amy Gois
Licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Politécnico de Coimbra, em Portugal (2014). Escreve conteúdos para a internet desde 2015.