A corrida para construir os prédios mais altos e impressionantes está desafiando os limites do possível e produzindo obras de arte que parecem saídas da ficção científica. Descubra aqui quais são os prédios mais altos do mundo e quais vão roubar o pódio dentro de alguns anos…
15. Vincom Landmark 81 - 461,2 m
- Cidade e país: Cidade de Ho Chi Min, Vietnã
- Nº de andares: 81
- Ano de conclusão: 2018
Em 2018 o Vietnã deu entrada na lista dos maiores prédios do mundo com o Vincom Landmark 81. Com um design moderno e fora do comum, em blocos que juntos formam uma pirâmide irregular, o edifício representa o crescimento e desenvolvimento da capital do Vietnã. Muitos dos blocos da pirâmide têm jardins no telhado.
14. Lakhta Center - 462 m
- Cidade e país: São Petersburgo, Rússia
- Nº de andares: 87
- Ano de conclusão: 2019
O prédio mais alto do Velho Continente acaba de ser finalizado na cidade de São Petersburgo, na Rússia. Trata-se de um edifício de escritórios que dispõe de um mirante a 360 metros de altura, nada mais nada menos que o mais alto de toda a Europa! Ali o visitante pode conhecer melhor a cidade de São Petersburgo através de potentes telescópios.
13. Central Park Tower - 472,4 m

- Cidade e país: Nova York, EUA
- Nº de andares: 98
- Ano de conclusão: 2020
A Central Park Tower é o 2º edifício mais alto dos Estados Unidos. Além de espaço comercial, de um hotel e de duas piscinas internas, a torre também conta com uma parte residencial, com apartamentos (mas os preços não são para qualquer família!). Está localizada na famosa e charmosa região do Central Park em Nova York.
12. International Commerce Centre - 484 m
- Cidade e país: Hong Kong, China
- Nº de andares: 108
- Ano de conclusão: 2010
Como o nome indica, o International Commerce Centre é dedicado principalmente à atividade financeira. Hong Kong é um dos grandes centros financeiros do mundo e esta torre domina a paisagem da cidade. A gerência do edifício faz muitos esforços para reduzir o impacto ambiental do prédio, com uma política de reciclagem e de poupança de energia.
11. Shanghai World Financial Center - 492 m
- Cidade e país: Shanghai, China
- Nº de andares: 101
- Ano de conclusão: 2008
Este edifício estranho levou muito tempo para ser construído e seu design original foi modificado para ser ainda mais alto do que planeado inicialmente. O objetivo foi construir uma torre resistente e sem desperdício, usando materiais de construção mais leves e eficientes. O grande buraco no topo do edifício ajuda a minimizar o impacto dos ventos fortes das alturas.
10. Taipei 101 - 508 m
- Cidade e país: Taipei, Taiwan
- Nº de andares: 101
- Ano de conclusão: 2004
Antes da construção do Burj Khalifa, este era o edifício mais alto do mundo. A estrutura em blocos do Taipei 101 foi inspirada na arquitetura dos pagodes, templos típicos do sul da Ásia. Uma curiosidade deste edifício é seu enorme pêndulo, que fica no interior do prédio e ajuda a manter o equilíbrio da estrutura quando há ventos fortes ou tufões.
9. China Zun - 528 m
- Cidade e país: Pequim, China
- Nº de andares: 108
- Ano de conclusão: 2018
O Citic Tower (mais conhecido como China Zun) desafia os limites da engenharia. Sua estrutura mais larga no topo do que no meio deveria causar instabilidade, mas a base é ligeiramente maior do que o topo, garantindo a segurança. Além disso, muito cuidado foi dado à sua capacidade para resistir a terremotos. O design foi inspirado em um vaso cerimonial chinês.
8. Tanjin CTF Finance Centre - 530 m

- Cidade e país: Tanjin, China
- Nº de andares: 96
- Ano de conclusão: 2019
É uma nave espacial? Não! É mais um prédio gigante que está sendo erguido na China. As curvas do edifício servirão para reduzir o impacto dos ventos fortes que sopram a grandes alturas, que são perigosos para construções muito altas. Parece que vai levantar voo mas o objetivo é ficar bem firme no chão.
7. Guangzhou CTF Finance Centre - 530 m

- Cidade e país: Guangzhou, China
- Nº de andares: 111
- Ano de conclusão: 2016
Com seus 4 patamares, o Guangzhou CTF Finance Centre parece algo saído da ficção científica. O edifício é altamente eficiente no uso de energia e está conectado com o sistema de transportes da cidade. Para dar um toque original, algumas partes da torre foram construídas usando terracota, um material empregado em construções chinesas desde a antiguidade.
6. One World Trade Center - 541,3 m
- Cidade e país: Nova York, EUA
- Nº de andares: 94
- Ano de conclusão: 2014
A cidade de Nova York adora os seus arranha-céus! Depois do desastre das torres gémeas do World Trade Center, os americanos não ficaram de braços cruzados mas decidiram construir algo ainda maior! Combinando formas triangulares, o edifício tem uma estrutura fora do comum, que reflete a luz de muitos ângulos diferentes.
5. Lotte World Tower - 554,5 m
- Cidade e país: Seoul, Coreia do Sul
- Nº de andares: 123
- Ano de conclusão: 2017
Parece que foi rachada a meio mas foi de propósito! A Lotte World Tower fica no centro de Seoul e é a maior torre da Coreia do Sul. O edifício foi pensado para ser um centro de atividade na capital coreana, com espaço para escritórios, hotéis, centros de congressos e espaços de lazer.
4. Ping An Finance Centre - 599,1 m
- Cidade e país: Shenzhen, China
- Nº de andares: 115
- Ano de conclusão: 2017
As cidades chinesas estão competindo entre si para ver quem consegue construir o edifício mais alto. Parecendo um cristal gigante, o Ping An Finance Centre tem uma estrutura reforçada por 8 colunas exteriores, para distribuir melhor o peso da estrutura. O edifício foi construído com aço inoxidável, que é mais resistente ao clima dessa cidade costeira.
3. Makkah Royal Clock Tower - 601 m
- Cidade e país: Meca, Arábia Saudita
- Nº de andares: 120
- Ano de conclusão: 2012
Não, não é a torre de Sauron, do Senhor dos Anéis! Esta é a maior torre de relógio do mundo, que fica na cidade mais sagrada do Islão - Meca. A torre fica junto da maior mesquita do mundo, que pode albergar até 2 milhões de fiéis de uma só vez na peregrinação anual para Meca, que todo muçulmano deve fazer pelo menos uma vez na vida.
2. Shanghai Tower - 632 m
- Cidade e país: Shanghai, China
- Nº de andares: 128
- Ano de conclusão: 2015
A maior das 3 grandes torres de Shanghai, a Shanghai Tower é praticamente uma cidade dentro de uma cidade! Sua estrutura em espiral, além de elegante, é bem mais resistente aos ventos fortes que assolam edifícios altos. O edifício também tem um método inovador para regular a temperatura de forma eficiente: uma sutil “camada extra” no exterior do prédio, que reduz o impacto entre a temperatura interior e exterior.
1. Burj Khalifa - 828 m
- Cidade e país: Dubai, Emirados Árabes Unidos
- Nº de andares: 163
- Ano de conclusão: 2010
Quando foi inaugurado, em 2010, o Burj Khalifa bateu (de longe) todos os recordes! Seu design inovador foi criado para ser moderno, refletir a cultura de Dubai e ser resistente aos ventos fortes e às altas temperaturas da região. A estrutura em pirâmide e o centro reforçado por 3 alas permitiu ir mais alto sem perder a estabilidade. O Burj Khalifa vem ainda com tecnologia de ponta para ser super eficiente. Uma verdadeira obra-prima que deve manter seu lugar no pódio pelos próximos anos.
Estes são os prédios que em breve entrarão na lista:
10. Tianshan Gate of the World Plots 27 and 28 - 450 m
- Cidade e país: Shijiazhuang, China
- Nº de andares: 106
- Ano previsto de conclusão: 2025
Mais um hotel com escritórios nas altas alturas. Promete ser uma gigantesca construção chinesa. Iniciada a construção em 2019, está localizada na região do Centro Financeiro Internacional.
9. Corporate Avenue 1 - 458 m

- Cidade e país: Chongqing, China
- Nº de andares: 99
- Ano previsto de conclusão: 2024
Este belíssimo edifício de quase 100 andares, quando estiver pronto, será o maior da cidade Chongqing, no sudoeste da China. Terá função mista: hotel e escritórios. Começou a ser construído em 2012. Portanto, se a previsão se confirmar, suas obras terão durado exatamente uma década.
8. Chengdu Greenland Tower - 468 m
- Cidade e país: Chengdu, China
- Nº de andares: 101
- Ano previsto de conclusão: 2022
As obras foram iniciadas em 2014, e até agora nada da Torre da Groenlândia ficar pronta. Quando isso acontecer, será o maior arranha-céu do sudoeste da China. A estética do edifício procura imitar as formas e as cores das montanhas da cidade Chengdu quando ficam cobertas pelo gelo durante o inverno.
7. Wuhan Greenland Center - 475,6 m

- Cidade e país: Wuhan, China
- Nº de andares: 97
- Ano previsto de conclusão: 2022
A maioria dos grandes arranha-céus do futuro estão sendo construídos na China. Quando estiver completado, o Wuhan Greenland Center será o maior prédio da cidade de Wuhan e, originalmente, iria ser o mais alto da China. No entanto, o governo local ordenou a redução do tamanho do edifício, por causa do trânsito aéreo na zona. Agora o projeto está sendo reorganizado.
6. Greenland Centre - 498 m

- Cidade e país: Xi'an, China
- Nº de andares: 101
- Ano previsto de conclusão: 2024
A imagem realmente impressiona. Os outros prédios, que já são bastante altos, ficarão pequenos perto do gigante arranha-céu que será erguido na cidade chinesa de Xi'an, na província de Shaanxi, no centro do país. O prédio terá dupla função: hotel e escritórios. Mas ainda não se sabe quando a obra será entregue.
5. Evergrande International Financial Centre T1 - 518 m

- Cidade e país: Heifei, China
- Nº de andares: 112
- Ano previsto de conclusão: 2025
Um prédio super alto, com um design inovador, atrai turismo e investimento para uma cidade. Esse é o objetivo do Evergrande International Financial Center. A aparência da torre é inspirada no bambu, que é típico da China e o complexo contará também com 4 outros prédios no mesmo estilo.
4. Goldin Finance 117 - 596,6 m
- Cidade e país: Tianjin, China
- Nº de andares: 117
- Ano previsto de conclusão: 2022
O maior prédio da cidade de Tianjin, no nordeste da China, será o Goldin Finance 117. O prédio contará com um hotel de luxo na parte superior e escritórios nos andares mais baixos. Já pensou passar um final de semana hospedado num quarto de hotel a quase 600 metros de altura?
3. Merdeka PNB118 - 678.9 m

- Cidade e país: Kuala Lumpur, Malásia
- Nº de andares: 118
- Ano previsto de conclusão: 2022
A Malásia está em crescimento e este prédio também! Mesmo sem contar com o topo (que acrescentará 100 metros à sua altura), o Merdeka PNB118 será um dos edifícios mais altos do mundo. A construção do arranha-céu faz parte de um projeto muito grande para revitalizar a área com novas infra-estruturas.
2. Tower M - 700 m
- Cidade e país: Kuala Lumpur, Malásia
- Nº de andares: 145
- Ano previsto de conclusão: entre 2030 e 2035
Ainda não há imagens desse futuro gigante malaio que deverá ficar pronto nas próximas décadas, desbancando o PNB118, que ainda nem foi inaugurado. Quando o prédio da empresa de investimentos KLCC (Holdings) Sdn Bhd ficar estiver de pé, será o maior da Malásia e estará entre os 5 maiores do mundo!
1. Jeddah Tower - 1 km!

- Cidade e país: Jeddah, Arábia Saudita
- Nº de andares: 167
- Ano previsto de conclusão: ?
Vem aí a oitava maravilha do mundo! Com 1 quilômetro de altura, esta pirâmide vai deixar toda a concorrência para trás. Seu terraço aéreo circular será o mais alto do mundo. Quando estiver completa, a Jeddah Tower vai redefinir os limites do possível na arquitetura.
Veja também:
- Os prédios mais altos do Brasil (e os mais altos do futuro)
- Tanta gente! Esses são os países mais populosos do mundo
- Conheça as maiores cidades do mundo! Não vá se perder, hein?
- Saiba quais são as maiores cidades dos EUA
- As maiores pontes do mundo
- As maiores ilhas do mundo e as suas maiores curiosidades 🏝️