Os 10 melhores lugares românticos em SP para curtir um passeio a dois


Sim, existe amor em SP! Não faltam lugares legais em São Paulo para namorar, de espaços culturais a ruas charmosas. Áreas verdes, ao contrário do que muita gente pensa, também é um forte dessa cidade: parques românticos em SP há aos montes, e aqui selecionamos alguns especiais. Quer ver?

1. Sala São Paulo: para os casais musicais

sala são paulo

Ir a Sala São Paulo é uma experiência incrível. A começar pela beleza do edifício neoclássico, uma antiga estação ferroviária (a Júlio Prestes) onde está instalada a sala de concertos. A Sala São Paulo é o lugar ideal para os casais que curtem um rolê musical e artístico.

Quase todos os domingos, às 11h da manhã, há concertos gratuitos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Além disso, é possível agendar uma visita monitorada para conhecer a histórica da estação.

  • Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elísios
  • É gratuito? Há concertos gratuitos quase todos os domingos, às 11h (tem que ficar de olho na programação). Os preços das outras atrações variam. As visitas monitoradas são gratuitas aos sábados e domingos (mas convém fazer agendamento).
  • Para mais informações: site da Sala São Paulo

2. Terraço Itália: amor nas alturas!

terraço itália
O centro de São Paulo à noite visto lá do alto do Edifício Itália.

Com 165 metros de altura, o Edifício Itália é o segundo maior prédio de São Paulo. No último andar, a 165 metros do chão, fica o restaurante Terraço Itália, local ideal para jantares românticos. É possível jantar à luz de velas, ao som do piano e tendo diante de si uma das vistas mais belas e impressionantes da capital paulista.

Para quem quiser economizar (já que almoçar ou jantar no Terraço Itália não é barato), há a opção de visitar o terraço panorâmico e beber um drink servido pelo bar da casa - o que, convenhamos, já é bem romântico! A visitação, que é paga, ocorre todos os dias das 15h às 19h.

3. Praça do Pôr do Sol: para passar o fim de tarde bem juntinho!

praça do pôr do sol

Não é à toa que a praça tem esse nome. Assistir ao pôr do sol dali é realmente uma experiência bem bacana - e potencialmente romântica! Convém levar uma canga ou esteira para sentar no gramado e levar petiscos ou bebidinhas para improvisar um piquenique. E se tudo isso for feito a dois, melhor ainda!

  • Endereço: Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro, 334 - Alto de Pinheiros
  • É gratuito? Sim!

4. Jardim Botânico: passeio romântico em meio à natureza

jardim botânico de sp
Lago das Ninfeias, no Jardim Botânico de São Paulo.

Se o casal gosta de natureza, um passeio no Jardim Botânico é uma excelente pedida! Localizado no Parque do Estado, o Jardim conta com uma área de 360 mil m², com bosques e alamedas cheios de belíssimos exemplares da flora nativa, alguns deles ameaçados de extinção. Na primavera, algumas árvores, como o manacá-de-cheiro e a quaresmeira, ficam cheias de flores.

Vale a pena visitar as duas estufas e fazer um piquenique às margens do Lago das Ninfeias. O passeio tem tudo para ser bem romântico!

  • Endereço: Av. Miguel Estéfano, 3031 - Água Funda
  • É gratuito? Há meia entrada para estudantes. Convém consultar o preço dos ingressos no site.
  • Para mais informações: site do Jardim Botânico

5. Passeio romântico de barco na represa Guarapiranga

represa Guarapiranga

Sim, é possível fazer um passeio de lancha em São Paulo! Quando dizem que nesta cidade tem de tudo, as pessoas não estão exagerando. Para os casais que querem fugir do concreto e do caos urbano, uma das melhores opções está na zona sul da cidade, a poucos minutos do centro. Há empresas que oferecem passeios personalizados, com pacotes que incluem almoço ou jantar.

Para agendar um passeio, basta entrar em contato com as empresas que prestam esse serviço.

6. Rolezinho a dois pela Paulista com direito a cinema

Avenida Paulista

Um passeio bem paulistano, e super recomendável para se fazer a dois, é dar um rolê na Paulista. De preferência aos domingos, quando a avenida fica aberta aos pedestres, e dá para caminhar sem pressa pelos quase 3 km. Sugerimos um passeio pelo Parque do Trianon, que fica bem em frente ao MASP (Museu de Arte de São Paulo). Um cafezinho na Casa das Rosas pode ser um bom momento para um papo mais intimista.

Para fechar, nada melhor e mais romântico do que um cineminha - e nesta região o que não faltam são opções, seja na Rua da Consolação, na Augusta, na Frei Caneca ou na própria Avenida Paulista.

  • Endereço: Av. Paulista - Bela Vista
  • É gratuito? Convém pesquisar o valor do ingresso dos cinemas da região.

7. Avanhandava: charme e gastronomia numa única rua

rua avanhandava
Tradicional cantina italiana da Rua Avanhandava.

Não tem jeito: restaurantes são os lugares ideais para curtir bons momentos a dois. E São Paulo está cheio de ótimos restaurantes - não à toa, a cidade é conhecida como a capital gastronômica do Brasil. E um dos melhores lugares em São Paulo para comer e beber bem e, de quebra, viver um clima romântico, é a Rua Avanhandava, famosa por seus restaurantes italianos, por suas lojas e galerias de arte e por seu charme. Tudo isso em pleno centro da cidade!

  • Endereço: Rua Avanhandava - Bela Vista
  • É gratuito? A rua é pública - claro! Convém visitar os sites dos restaurantes para saber os preços.

8. Parque Estadual da Cantareira: que tal um piquenique romântico?

Parque Estadual da Cantareira

Mais um espaço da cidade com remanescentes da Mata Atlântica, ideal para ser visitado ao lado de quem a gente gosta! O Parque Estadual da Cantareira tem 79,2 km² e é uma das maiores áreas do mundo com esse tipo de bioma. Lá dá para fazer piqueniques, trilhas (são várias opções), visitar cachoeiras e acessar mirantes com mais de 1.000 m de altitude.

  • Endereço: Rua do Horto, 1799 - Horto Florestal
  • É gratuito? O acesso é gratuito apenas para crianças de até 12 anos e adultos com mais 60.
  • Para mais informações: site do Governo do Estado de São Paulo

9. Theatro Municipal: porque cultura e romance combinam bem

Theatro Municipal

Quando o assunto é arte, uma das maiores referências da cidade de São Paulo é o Theatro Municipal, localizado no centro histórico da cidade, bem ao lado do famoso Viaduto do Chá. Com mais de 100 anos de história, a maior casa de óperas do Brasil conta com espetáculos de dança, balé, óperas, peças de teatro e concertos musicais. Ótima opção para os casais que gostam de agregar cultura ao seu passeio romântico.

  • Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº - Sé
  • É gratuito? Em 2019, quase 30% da programação do teatro foi gratuita. Convém consultar o site do teatro para ver a programação, preços e possíveis gratuidades.
  • Para mais informações: site do Theatro Municipal

10. Parque do Carmo: quer parque mais romântico do que esse?

Parque do Carmo

Com 1,5 milhão de m², o Parque do Carmo é o segundo maior da cidade de São Paulo - um verdadeiro refúgio verde na zona leste da capital! Para um passeio romântico, é ideal. O parque conta com espaços para piqueniques, um enorme bosque e lagos naturais. Passear a dois no meio da natureza é muito legal, não é mesmo? Mas mais legal ainda é fazer isso na época da florada das cerejeiras, em agosto. O parque conta com milhares de exemplares dessa árvore que é um dos símbolos do Japão.

Leia também:

Os 26 melhores passeios em São Paulo para você curtir e conhecer a cidade

As 23 melhores músicas românticas brasileiras para dedicar ao seu amor

Publicado em