Os 14 melhores livros para ler pelo menos 1 vez na vida


Amy Gois
Amy Gois

Alguns livros merecem ser lidos pelo menos uma vez na vida. Mesmo com muitas adaptações para o cinema, nada substitui a leitura da obra original. Os livros nessa lista são todos reconhecidos mundialmente como alguns dos melhores de sempre, que deixaram seu marco na literatura. Por isso, arrume sua cadeira favorita, prepare seu copo de café (ou chá) e tire um tempo para ficar a sós com um desses livros!

Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Orgulho e Preconceito

Poucas histórias de amor se comparam a esse clássico da literatura inglesa. Quando Elizabeth Bennett conhece o senhor Darcy, de início eles odeiam. Mas, através de várias aventuras, cada um vai descobrir o bom carácter do outro. Mesmo assim, será que conseguem largar o orgulho (e o preconceito) para admitir o que sentem?

1984 - George Orwell

1984

Em um país controlado por um regime totalitário, um homem vai se rebelar contra o sistema. Mas cada ação e até cada pensamento dele está sendo vigiado… Escrito em 1948, esse livro é quase profético sobre os perigos modernos da vigilância do Estado, da alteração da História e da criação de fake news.

Não tem tempo para livros grandes? Encontre aqui algo mais à sua medida: os 7 melhores livros para ler em uma sentada.

Dom Quixote de la Mancha - Miguel de Cervantes

Dom Quixote de la Mancha

Um dos maiores clássicos da literatura espanhola, Dom Quixote conta a história de um cavaleiro que leu demasiados romances e enlouqueceu. Dom Quixote agora pensa que é um herói, como nos livros que leu, e sai em busca de aventuras com seu leal escudeiro, Sancho Pança. Esse livro cômico inspirou muitas outras sátiras ao longo da História.

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

O Pequeno Príncipe

Esse livro vale tanto pelas palavras quanto pelas ilustrações. Embora seja (oficialmente) um livro infantil, O Pequeno Príncipe analisa questões profundas sobre a vida humana. O príncipe da história vive em um pequeno planeta, onde cuida de um rosa. Quando decide visitar outros planetas, aprende o valor do amor e da criatividade.

Dom Casmurro - Machado de Assis

Dom Casmurro

Existem muitos livros que exploram o ciúme no casamento, mas poucos o fazem tão bem como Dom Casmurro. A história se centra na vida de Bento Santiago, que ganhou o apelido de Casmurro. Bento se apaixona e casa com uma mulher pobre chamada Capitu, mas começa a desconfiar de sua infidelidade. E o resto… Só lendo!

É fã de literatura brasileira? Leia também: 14 dos maiores clássicos da literatura brasileira.

O Bandolim do Capitão Corelli - Louis de Bernières

O Bandolim do Capitão Corelli

Com um estilo e uma linguagem muito distintos, O Bandolim do Capitão Corelli conta a história do amor entre duas pessoas em lados opostos da 2ª Guerra Mundial. Pelagia é grega e não gosta dos invasores italianos. Mas mas o capitão Corelli vai desafiar seus sentimentos. Um livro muito invulgar e interessante.

O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas

O Conde de Monte Cristo

Amor, vingança, traição e tesouro! Edmond Dantès perde tudo quando é traído por um companheiro invejoso. Agora, com uma nova identidade, ele sairá em busca de vingança, procurando destruir totalmente seus inimigos. Desde que foi publicado, O Conde de Monte Cristo nunca deixou de ser popular e inspirou muitas outras histórias.

Um Estudo em Vermelho - Arthur Conan Doyle

Um Estudo em Vermelho

A primeira história do famoso detetive Sherlock Holmes e seu fiel companheiro, John Watson. Quando um assassinato estranho confunde a polícia, Holmes terá de empregar toda sua inteligência para resolver o mistério e apanhar o culpado, antes que uma pessoa inocente pague o preço… Para fãs do detetive, não há melhor lugar para começar.

O Processo - Franz Kafka

O Processo

Uma crítica à burocracia, O Processo conta a história de Joseph K., preso e julgado por um crime que desconhece. Como ninguém lhe diz qual foi o crime que cometeu, o protagonista não consegue se defender. A história fica cada vez mais bizarra, enquanto Joseph K. procura uma solução para uma situação impossível.

Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez

Cem Anos de Solidão

Nessa obra-prima de Gabriel García Márquez encontramos o retrato de 7 gerações de uma família colombiana. Os membros da família Buendía têm todos histórias de vida estranhas e fantásticas, ligadas à cidade que fundaram. Uma mistura invulgar de fantasia e realismo, Cem Anos de Solidão é considerado um dos melhores livros escritos em espanhol.

O Coração das Trevas - Joseph Conrad

O Coração das Trevas

O Coração das Trevas foi pioneiro no questionamento do colonialismo e da “civilização” branca. O aventureiro Charles Marlow faz uma viagem ao coração da África, onde os colonos europeus estão tentando impor sua cultura. As aventuras de Marlow vão levar à descoberta das trevas de sua própria cultura, mudando sua visão sobre o mundo.

Eu, Robô - Isaac Asimov

Eu, Robô

E se toda inteligência artificial fosse programada com 3 leis para proteger a humanidade? Essa é a ideia central desta série de contos de Isaac Asimov, que tem inspirado cientistas pelo mundo inteiro. Em um futuro não tão distante, a inteligência artificial é real mas as 3 Leis da Robótica nem sempre funcionam como esperado…

O Senhor dos Anéis - J. R. R. Tolkien

O Senhor dos Anéis

Vá, são 3 livros, mas se você gosta de mundos fantásticos, não pode deixar de ler esta obra-prima. Acompanhe a história de Frodo, um humilde hobbit que tem a missão de destruir o Anel do Poder, para salvar seu mundo da destruição. Rico em detalhes e línguas inventadas, O Senhor dos Anéis transformou a literatura fantástica.

Guerra e Paz - Leo Tolstói

Guerra e Paz

Se prepare mentalmente, porque este livro é gigante! A obra-prima de Tolstói conta a história de 5 famílias aristocráticas na Rússia e como foram afetadas pela invasão de Napoleão. Entre intrigas, romances, batalhas e surpresas, esse livro é um verdadeiro épico da literatura russa.

Gostou desses livros? Então veja: os 14 melhores livros de romance para você se derreter.

Amy Gois
Amy Gois
Licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Politécnico de Coimbra, em Portugal (2014) e líder do grupo de jovens de sua igreja local. Escreve conteúdos sobre a Bíblia desde 2015.