Os 12 maiores desertos do mundo


Atualizado em

Desertos são regiões muito secas, onde a taxa de evaporação supera a quantidade de chuvas. Há desertos onde faz frio o ano todo. Em outros, as temperaturas no verão podem ultrapassar os 50ºC! Cerca de ⅕ do planeta Terra é composto por desertos, sendo que o maior deles é um deserto polar: a Antártida.

1. Antártida

Tamanho: 14.2000.000 km²
Localização: Polo Sul

Antártida

As pessoas geralmente não se referem à Antártida como um deserto. Mas a verdade é que boa parte do continente gelado é, sim, um deserto. E o maior do mundo!

A Antártida é o continente mais seco e frio do mundo, e quase toda a sua superfície é coberta de gelo. Foi lá que se mediu, em 1983, a menor temperatura já registrada na Terra: -89,2 °C. Sua área é quase duas vezes a do Brasil (8.416.000 km²).

2. Ártico

Tamanho: 13.900.000 km²
Localização: Polo Norte

Ártico

Tal como a Antártida, boa parte da região conhecida como Ártico é considerada um deserto polar. O Deserto do Ártico é uma vasta região que abrange arquipélagos de países como a Noruega e a Rússia, o Oceano Glacial Ártico, além de parte da Groenlândia e do Alasca. Sua área é superior à de todo o continente europeu.

O deserto Ártico é bastante frio, com temperaturas médias anuais de -2ºC. Infelizmente a região vem sendo bastante afetada pelo aquecimento global. Uma das consequências do derretimento das calotas polares é a elevação do nível dos oceanos.

3. Deserto do Saara

Tamanho: 9.200.000 km²
Localização: África

Saara

O Saara é um deserto subtropical localizado no norte da África, abrangendo ao todo 11 países, dentre os quais Argélia, Líbia, Sudão, Marrocos, Tunísia, Egito e Chade. É o maior deserto quente do mundo, com uma área que equivale à dos Estados Unidos. Quase ⅓ do vasto continente africano é coberto pelo Saara.

Uma das marcas registradas do Deserto do Saara são suas enormes dunas de areia, que chegam a atingir mais de 180 metros. É no lá que ficam as famosas pirâmides do Egito.

4. Deserto da Arábia

Tamanho: 1.855.000 km²
Localização: Oriente Médio

Deserto da Arábia

O Deserto da Arábia é o segundo maior deserto quente do mundo, com uma área que equivale à do México. Ele cobre a quase totalidade da Península Arábica, abrangendo países como a Arábia Saudita, o Iraque, o Catar, a Jordânia e o Kuwait.

O maior trecho do Deserto da Arábia é o Rub'al khali, com 650 mil km². Situado na região sul da península, o Rub'al khali é famoso por ser a maior área de areia contínua do mundo, com dunas que podem ultrapassar os 200 metros de altura!

5. Deserto de Gobi

Tamanho: 1.295.000 km²
Localização: Ásia

deserto de Gobi

O Deserto de Gobi é o maior deserto da Ásia. Com uma área que equivale à do Peru, ele se estende por uma vasta região no centro do continente, entre o norte da China e o sul da Mongólia, ocupando cerca de ⅓ do território deste país. A título de comparação, o Deserto de Gobi tem três vezes o tamanho do Uruguai.

Uma das características do Deserto de Gobi são as suas temperaturas extremas. Por lá pode fazer muito calor no verão e muito frio no inverno. As temperaturas médias giram em torno de 33ºC em julho e -20ºC nos meses mais frios.

6. Deserto do Kalahari

Tamanho: 930.000 km²
Localização: África

Kalahari

O Deserto do Kalahari é o segundo maior da África (o primeiro é o Saara). Está localizado no sul do continente, estendendo-se por três países: Botswana, Namíbia e África do Sul. O Deserto do Kalahari tem quase duas vezes o tamanho do estado da Bahia.

Não há um consenso sobre a classificação do Kalahari como um deserto. Essa controvérsia se deve ao fato da região mesclar regiões áridas com semiáridas, incluindo savanas e pastagens.

7. Deserto da Patagônia

Tamanho: 673.000 km²
Localização: América do Sul

Patagônia deserto

O Deserto da Patagônia é o maior da América do Sul, abrangendo uma boa parte do território argentino. O principal responsável pelo clima árido e semidesértico da Patagônia é a Cordilheira dos Andes, que promove o bloqueio da umidade originária do Pacífico. O Deserto da Patagônia tem quase três vezes o tamanho do estado de São Paulo.

Exceção feita ao chamado “setor andino”, que é mais úmido, cerca de 90% da Patagônia é bastante seca (clima árido e semiárido). Outra característica da Patagônia é o frio - lá as temperaturas dificilmente ultrapassam os 12ºC.

8. Deserto de Chihuahua

Tamanho: 501.896 km²
Localização: América do Norte

Chihuahua deserto

O maior deserto da América do Norte é compartilhado pelo México e pelos Estados Unidos. Apesar da região ser extremamente seca, ela contém lagos e rios, entre os quais o Rio Grande (ou Rio Bravo, para os mexicanos), que estabelece uma fronteira natural entre os dois países. O Deserto de Chihuahua é quase do tamanho do estado da Bahia.

Uma das características mais interessantes do Deserto de Chihuahua é a sua rica diversidade biológica, abrigando uma grande quantidade de espécies de cactos, aves, répteis e anfíbios.

9. Deserto da Grande Bacia

Tamanho: 492.000 km²
Localização: América do Norte

Deserto da Grande Bacia

A Grande Bacia (Great Basin, em inglês) faz fronteira com as Montanhas Rochosas (a leste) e com a Serra Nevada (a oeste). O Deserto da Grande Bacia tem quase o tamanho da Espanha.

O clima seco da Grande Bacia se deve ao paredão da Serra Nevada, a imponente cordilheira situada no leste do estado da Califórnia, que bloqueia a umidade originária do Oceano Pacífico com os seus incríveis 4.421 m de altitude.

10. Deserto Sírio

Tamanho: 470.000 km²
Localização: Oriente Médio

Deserto Sírio
Ruínas da antiga cidade de Palmira, no Deserto Sírio.

O Deserto Sírio é uma vasta região árida localizada no sudoeste da Ásia, abrangendo o norte da Península Arábica e se estendendo pelo Iraque, a Jordânia e a Síria. Cerca de ⅔ do território sírio é tomado pelo deserto. O Deserto Sírio tem quase duas vezes o tamanho do Reino Unido.

O clima no Deserto Sírio é bastante seco e quente, embora no inverno as temperaturas possam ficar abaixo dos 10ºC. Apesar de estar situada no deserto, a capital da Síria, Damasco, beneficia-se de temperaturas mais amenas (fica num planalto) e de um clima mais úmido.

11. Grande Deserto de Vitória

Tamanho: 422.466 km²
Localização: Oceania

Grande Deserto de Vitória

O Grande Deserto de Vitória é a região menos povoada da Austrália. Isso se explica por seu clima extremamente seco e suas temperaturas extremas. A área do Grande Deserto de Vitória corresponde a dois estados do Paraná.

Há boas porções de dunas de areia e de planícies cobertas por seixos. Uma das marcas do maior deserto australiano é sua grande diversidade de répteis, como lagartos e cobras. Uma das espécies de cobra que habitam o Grande Deserto de Vitória é a taipan-do-interior, a serpente mais venenosa do mundo!

12. Deserto de Karakum

Tamanho: 350.000 km²
Localização: Ásia

Karakum deserto
A cratera "Porta do Inferno", no Deserto Karakum.

O Deserto de Karakum está localizado na Ásia Central, ocupando cerca de 70% do território do Turcomenistão. No idioma túrquico, Karakum significa “areia negra”. A área do Deserto de Karakum corresponde ao estado do Mato Grosso do Sul.

Uma dos fatos mais curiosos envolvendo o Karakum é a “Porta do Inferno”, uma enorme cratera de 69 m de largura por 30 m de profundidade que expele fogo desde a década de 80. O que mantém as chamas acesas é o gás natural que emana do fundo do buraco. Mas ninguém sabe dizer ao certo como aquilo começou.

Veja também: