As 12 maiores baleias do mundo: tamanhos, fotos e curiosidades


Os maiores animais do mundo são as baleias. Além de enormes, elas são extremamente pesadas. A maior amostra de baleia de que se tem notícia era uma baleia-azul de 33,5 metros de comprimento, o equivalente a um prédio de 10 andares, e 190 toneladas, o mesmo peso de 12 ônibus de viagem!

Mas além da baleia-azul há outras belíssimas e extraordinárias baleias que povoam os oceanos. Vamos conhecer as maiores?

12º Baleia-franca-do-Pacífico (Eubalaena japonica)

baleia franca do Pacífico

  • Tamanho máximo: 10 metros
  • Peso máximo: 10 toneladas

Como o próprio nome já diz, essas baleias vivem no Pacífico, mais especificamente no hemisfério norte, podendo ser encontradas próximo à costa dos Estados Unidos, Canadá, China e Japão. Por serem muito lentas e muito dóceis, as baleias-francas são alvo fácil de pescadores e correm sério risco de extinção. Hoje em dia é raro avistar algum indivíduo dessa espécie, e estima-se que tenha restado somente algumas centenas dessas baleias em todo o mundo.

11º Baleia-minke (Balaenoptera acutorostrata)

baleia minke

  • Tamanho máximo: 11 metros
  • Peso máximo: 14 toneladas

As baleias minkes, como são popularmente conhecidas, podem ser avistadas no litoral sul brasileiro. Caracterizam-se por uma dupla coloração: o ventre claro e o dorso preto, como o de uma orca. Aliás, a orca, que não é propriamente uma baleia, é um possível predador da minke. A Balaenoptera acutorostrata é ágil (pode nadar a 30 km/h), mas às vezes isso não é suficiente para despistar predadores.

10º Baleia-de-bryde (Balaenoptera edeni)

Bryde

  • Tamanho máximo: 15 metros
  • Peso máximo: 20 toneladas

As baleias-de-bryde podem ser encontradas nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, mas sua preferência é sempre pelas águas mais quentes das regiões tropicais e subtropicais. Nadar em águas frias, jamais! Têm uma dieta bem diversificada: comem sardinhas, anchovas, lulas e krill (animal invertebrado parecido com o camarão). Sabe quantos quilos uma baleia como essa pode comer num único dia? 660 kg!

9º Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae)

Jubarte
Crédito da Imagem: Chase Dekker
  • Tamanho máximo: 15 metros
  • Peso máximo: 30 toneladas

Em 2018, uma jubarte ganhou os noticiários do mundo todo. Isso porque ela foi flagrada abocanhando um leão-marinho, evento jamais registrado em toda a história. O autor do clique certeiro, o biólogo norte-americano Chase Dekker, garante que o apavorado leão-marinho saiu ileso dessa história. Afinal, as jubartes não têm dentes e se alimentam de crustáceos e pequenos peixes, como o arenque. Leões-marinhos são grandes demais para o esôfago dessa baleia.

8º Baleia-cinzenta (Eschrichtius robustus)

baleia cinzenta

  • Tamanho máximo: 15 metros
  • Peso máximo: 36 toneladas

Robustus é uma palavra de origem latina que significa "forte como o carvalho". E, de fato, a força da baleia-cinzenta é algo fenomenal. São conhecidas por protegerem seus filhotes com muita bravura, o que lhe rendeu por parte dos antigo baleeiros o apelido de Devilfish ("peixe diabo").

Como elas costumam se alimentar próximo da costa, não é raro observá-las saltando com sua gigantesca massa corporal e caindo de lado ou de costas na água. Dizem que elas fazem isso para remover os parasitas que ao longo dos anos vão se alojando no seu corpo.

7º Baleia-franca-do-sul (Eubalaena australis)

Eubalaena australis

  • Tamanho máximo: 18 metros
  • Peso máximo: 55 toneladas

Elas não têm nadadeira dorsal, como as minkes, por exemplo. Outra diferença em relação às minkes é que as baleias francas são extremamente lentas. Possuem uma grossa camada de gordura e calosidades na cabeça, que parecem brancas devido aos "piolhos de baleias" (colônias de crustáceos) que se alojam nesses locais. Elas costumam visitar a costa sul do Brasil no inverno e na primavera.

6º Baleia-franca-do-norte (Eubalaena glacialis)

Baleia franca do norte

  • Tamanho máximo: 18 metros
  • Peso máximo: 80 toneladas

A baleia-franca-do-norte, que vive no Atlântico, é muito parecida com a baleia-franca-do-Pacífico. Mas, além de viverem em regiões diferentes, constituem grupos geneticamente distintos. Sua cabeça é extremamente grande, compreendendo 1/3 do comprimento total do corpo. Devido à sua lentidão e ao fato de se aproximarem da costa, essas baleias sofreram muito ao longo dos anos com a ação de caçadores. Estima-se que hoje tenham restado menos de 300 indivíduos da franca-do-norte, que corre sério risco de extinção.

5º Baleia-da-Groenlândia (Balaena mysticetus)

Baleia da Groenlândia

  • Tamanho máximo: 18 metros
  • Peso máximo: 100 toneladas

Essas baleias gostam de águas frias - seu nome, baleia-da-Groenlândia, não é à toa. Podem ser avistadas no hemisfério norte, seja no oceano Atlântico ou Pacífico. Em inglês, é conhecida como bowhead ("cabeça de arco"), nome que faz referência ao formato de sua mandíbula inferior. Seu tamanho descomunal é o que a protege de predadores marinhos, como a orca.

4º Baleia-sei (Balaenoptera borealis)

baleia sei

  • Tamanho máximo: 20 metros
  • Peso máximo: 45 toneladas

Embora a maior baleia-sei já encontrada tivesse 20 metros, indivíduos adultos dessa espécie costumam ter em média entre 12 e 15 metros de comprimento. Baleias-sei são encontradas em todos os mares do globo, com exceção das zonas polares e tropicais. Esta é uma das baleias mais velozes do mundo, podendo nadar a 50 km/h!

3º Cachalote (Physeter macrocephalus)

Cachalote
Crédito da Imagem: Wild for Life
  • Tamanho máximo: 20 metros
  • Peso máximo: 45 toneladas

A cachalote é um caso à parte, já que pertence a uma subordem dos cetáceos, a dos odondocetos. Todas as outras baleias desta lista pertencem à subordem misticetos. A diferença entre esses grupos já está no nome: os odondocetos, como a cachalote, possuem dentes, ao passo que os misticetos filtram seu alimento através de cerdas dentro da boca.

Imortalizada por Herman Melville no romance Moby Dick, a cachalote é a maior baleia com dentes do mundo, podendo chegar a extraordinários 20 metros de comprimento. Uma curiosidade sobre ela é o seu fôlego: se outras baleias podem ficar alguns minutos sem respirar na superfície, a cachalote é capaz de ficar até uma hora submersa, podendo com isso nadar a grandes profundidades.

2º Baleia-fin (Balaenoptera physalus)

baleia fin

  • Tamanho máximo: 20 metros
  • Peso máximo: 80 toneladas

Além da barbatana dorsal curvada de 50 cm, o que caracteriza as baleias-fin é seu corpo enorme e alongado. É possível que alguns indivíduos que nadam nos mares do norte possam atingir mais de 20 metros de comprimento.

Um dado curioso sobre essas baleias é o seu comportamento sexual. Acredita-se que elas sejam monogâmicas e, como não têm um local específico de acasalamento, os machos emitem sons de baixa frequência para atrair as fêmeas. Esses "cantos de acasalamento" podem se deslocar por milhares de quilômetros!

1º Baleia-azul (Balaenoptera musculus)

baleia azul
Crédito da Imagem: Australian Antarctic Division
  • Tamanho máximo: 33,5 metros
  • Peso máximo: 190 toneladas

Os dados acima se referem ao peso e tamanho do maior exemplar já encontrado da baleia-azul, não só a maior e mais pesada baleia que existe, como o maior animal que já existiu na Terra. Em média, as baleias-azuis têm 25 metros e pesam 110 toneladas. Dá para imaginar?

Bebês recém-nascidos têm 8 metros e, ao longo da amamentação, os filhotes chegam a ganhar 90 kg por dia! E só são desmamados depois de adquirirem cerca de 16 metros de comprimento. Esses animais extraordinários podem viver até 110 anos.

Leia também:

Os 10 maiores e mais impressionantes animais marinhos do mundo!

Descubra os 9 animais mais estranhos que vivem no mar

8 curiosidades sobre a fascinante sucuri, a maior cobra do mundo