Os maiores animais do mundo são as baleias. Além de enormes, elas são extremamente pesadas. A maior baleia do mundo é a baleia-azul, que pode chegar a 33,5 metros de comprimento, o equivalente a um prédio de 10 andares, e 190 toneladas, o mesmo peso de 12 ônibus de viagem!
1. Baleia-azul (Balaenoptera musculus)
- Tamanho máximo: 33,5 metros
- Peso máximo: 190 toneladas
Os dados acima se referem ao peso e tamanho do maior exemplar já encontrado da baleia-azul, não só a maior e mais pesada baleia que existe, como o maior animal que já existiu na Terra. Em média, as baleias-azuis têm 25 metros e pesam 110 toneladas. Dá para imaginar?
Bebês recém-nascidos têm 8 metros e, ao longo da amamentação, os filhotes chegam a ganhar 90 kg por dia! E só são desmamados depois de adquirirem cerca de 16 metros de comprimento. Esses animais extraordinários podem viver até 110 anos.
2. Baleia-fin (Balaenoptera physalus)
- Tamanho máximo: 20 metros
- Peso máximo: 80 toneladas
Além da barbatana dorsal curvada de 50 cm, o que caracteriza as baleias-fin é seu corpo enorme e alongado. É possível que alguns indivíduos que nadam nos mares do norte possam atingir mais de 20 metros de comprimento.
Um dado curioso sobre essas baleias é o seu comportamento sexual. Acredita-se que elas sejam monogâmicas e, como não têm um local específico de acasalamento, os machos emitem sons de baixa frequência para atrair as fêmeas. Esses "cantos de acasalamento" podem se deslocar por milhares de quilômetros!
3. Cachalote (Physeter macrocephalus)
- Tamanho máximo: 20 metros
- Peso máximo: 45 toneladas
A cachalote é um caso à parte, já que pertence a uma subordem dos cetáceos, a dos odondocetos. Todas as outras baleias desta lista pertencem à subordem misticetos. A diferença entre esses grupos já está no nome: os odondocetos, como a cachalote, possuem dentes, ao passo que os misticetos filtram seu alimento através de cerdas dentro da boca.
Imortalizada por Herman Melville no romance Moby Dick, a cachalote é a maior baleia com dentes do mundo, podendo chegar a extraordinários 20 metros de comprimento. Uma curiosidade sobre ela é o seu fôlego: se outras baleias podem ficar alguns minutos sem respirar na superfície, a cachalote é capaz de ficar até uma hora submersa, podendo com isso nadar a grandes profundidades.
4. Baleia-sei (Balaenoptera borealis)
- Tamanho máximo: 20 metros
- Peso máximo: 45 toneladas
Embora a maior baleia-sei já encontrada tivesse 20 metros, indivíduos adultos dessa espécie costumam ter em média entre 12 e 15 metros de comprimento. Baleias-sei são encontradas em todos os mares do globo, com exceção das zonas polares e tropicais. Esta é uma das baleias mais velozes do mundo, podendo nadar a 50 km/h!
5. Baleia-da-Groenlândia (Balaena mysticetus)
- Tamanho máximo: 18 metros
- Peso máximo: 100 toneladas
Essas baleias gostam de águas frias - seu nome, baleia-da-Groenlândia, não é à toa. Podem ser avistadas no hemisfério norte, seja no oceano Atlântico ou Pacífico. Em inglês, é conhecida como bowhead ("cabeça de arco"), nome que faz referência ao formato de sua mandíbula inferior. Seu tamanho descomunal é o que a protege de predadores marinhos, como a orca.
6. Baleia-franca-do-norte (Eubalaena glacialis)
- Tamanho máximo: 18 metros
- Peso máximo: 80 toneladas
A baleia-franca-do-norte, que vive no Atlântico, é muito parecida com a baleia-franca-do-Pacífico. Mas, além de viverem em regiões diferentes, constituem grupos geneticamente distintos. Sua cabeça é extremamente grande, compreendendo 1/3 do comprimento total do corpo. Devido à sua lentidão e ao fato de se aproximarem da costa, essas baleias sofreram muito ao longo dos anos com a ação de caçadores. Estima-se que hoje tenham restado menos de 300 indivíduos da franca-do-norte, que corre sério risco de extinção.
7. Baleia-franca-do-sul (Eubalaena australis)
- Tamanho máximo: 18 metros
- Peso máximo: 55 toneladas
Elas não têm nadadeira dorsal, como as minkes, por exemplo. Outra diferença em relação às minkes é que as baleias francas são extremamente lentas. Possuem uma grossa camada de gordura e calosidades na cabeça, que parecem brancas devido aos "piolhos de baleias" (colônias de crustáceos) que se alojam nesses locais. Elas costumam visitar a costa sul do Brasil no inverno e na primavera.
8. Baleia-cinzenta (Eschrichtius robustus)
- Tamanho máximo: 15 metros
- Peso máximo: 36 toneladas
Robustus é uma palavra de origem latina que significa "forte como o carvalho". E, de fato, a força da baleia-cinzenta é algo fenomenal. São conhecidas por protegerem seus filhotes com muita bravura, o que lhe rendeu por parte dos antigo baleeiros o apelido de Devilfish ("peixe diabo").
Como elas costumam se alimentar próximo da costa, não é raro observá-las saltando com sua gigantesca massa corporal e caindo de lado ou de costas na água. Dizem que elas fazem isso para remover os parasitas que ao longo dos anos vão se alojando no seu corpo.
9. Baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae)
- Tamanho máximo: 15 metros
- Peso máximo: 30 toneladas
Em 2018, uma jubarte ganhou os noticiários do mundo todo. Isso porque ela foi flagrada abocanhando um leão-marinho, evento jamais registrado em toda a história. O autor do clique certeiro, o biólogo norte-americano Chase Dekker, garante que o apavorado leão-marinho saiu ileso dessa história. Afinal, as jubartes não têm dentes e se alimentam de crustáceos e pequenos peixes, como o arenque. Leões-marinhos são grandes demais para o esôfago dessa baleia.
10. Baleia-de-bryde (Balaenoptera edeni)
- Tamanho máximo: 15 metros
- Peso máximo: 20 toneladas
As baleias-de-bryde podem ser encontradas nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, mas sua preferência é sempre pelas águas mais quentes das regiões tropicais e subtropicais. Nadar em águas frias, jamais! Têm uma dieta bem diversificada: comem sardinhas, anchovas, lulas e krill (animal invertebrado parecido com o camarão). Sabe quantos quilos uma baleia como essa pode comer num único dia? 660 kg!
11. Baleia-minke (Balaenoptera acutorostrata)
- Tamanho máximo: 11 metros
- Peso máximo: 14 toneladas
As baleias minkes, como são popularmente conhecidas, podem ser avistadas no litoral sul brasileiro. Caracterizam-se por uma dupla coloração: o ventre claro e o dorso preto, como o de uma orca. Aliás, a orca, que não é propriamente uma baleia, é um possível predador da minke. A Balaenoptera acutorostrata é ágil (pode nadar a 30 km/h), mas às vezes isso não é suficiente para despistar predadores.
12. Baleia-franca-do-Pacífico (Eubalaena japonica)
- Tamanho máximo: 10 metros
- Peso máximo: 10 toneladas
Como o próprio nome já diz, essas baleias vivem no Pacífico, mais especificamente no hemisfério norte, podendo ser encontradas próximo à costa dos Estados Unidos, Canadá, China e Japão. Por serem muito lentas e muito dóceis, as baleias-francas são alvo fácil de pescadores e correm sério risco de extinção. Hoje em dia é raro avistar algum indivíduo dessa espécie, e estima-se que tenham restado somente algumas centenas dessas baleias em todo o mundo.
Leia também:
- Os maiores e mais impressionantes animais marinhos do mundo!
- Quais são os maiores animais do mundo?
- Os animais mais estranhos do mundo!
- Curiosidades sobre a fascinante sucuri, a maior cobra do mundo
- Os animais mais inteligentes do mundo: habilidades e curiosidades
- As maiores aves do mundo e as suas maiores curiosidades
- Os animais mais rápidos do mundo e as suas velocidades impressionantes!