O maior navio do mundo: 25 curiosidades que deixam o Titanic no chinelo


O Symphony of the Seas, em português, Sinfonia dos Mares, é o maior navio de cruzeiro do mundo atualmente. Ele possui cerca de 228 mil toneladas e mede mais de 362 metros de comprimento.

mairoes-e-melhores-maior-navio-do-mundo-01
Imagem de divulgação | Royal Caribbean International

Operado pela Royal Caribbean International, conhecida por ter os maiores navios de cruzeiro do mundo, o Symphony of the Seas teve sua viagem inaugural em 2018 e provou ser a maior cidade flutuante dos oceanos, quebrando diversos recordes de embarcações similares. Conheça as maiores curiosidades deste extravagante navio de luxo que deixaria o Titanic com inveja!

Ficha técnica do maior navio do mundo

1. O navio possui a capacidade para quase 9.000 pessoas à bordo, sendo 2.200 tripulantes e quase 7.000 passageiros.

2. Ele foi construído através de 500.000 peças individuais, 27 vezes mais partes do que as utilizadas para construir a Torre Eiffel.

3. Com 228 mil toneladas, o navio pesa o equivalente a mais de 17.000 elefantes africanos.

4. O Symphony of the Seas possui 72,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de 24 andares, e 362 metros de comprimento. Se a Sky Tower da Nova Zelândia fosse colocada deitada ao lado do navio, ela perderia por 33 metros.

5. Ele é o navio mais rápido de sua classe, podendo atingir impressionantes 25 nós, o equivalente a cerca de 46 km/h.

mairoes-e-melhores-maior-navio-do-mundo-ficha-tecnica-01

6. O calado do Symphony of the Seas é de 9,32 metros. Para quem não sabe, calado é o nome dado à profundidade que se encontra o ponto mais baixo da embarcação em relação à linha do mar.

7. Somente um de seus quatro propulsores de proa tem mais potência do que sete carros Ferrari.

8. Ele possui 2.759 cabines, incluindo 188 suítes e 28 varandas a mais do que o segundo maior navio do mundo, o Harmony of the Seas.

Restaurantes e comidas servidas no Symphony of the Seas

mairoes-e-melhores-maior-navio-do-mundo-02
Imagem de divulgação | Royal Caribbean International

9. O luxuoso navio possui 25 restaurantes, sendo 12 de especialidades com mais de 350 pratos diferentes sendo servidos por dia, incluindo mais de 40 opções diferentes para crianças.

10. O navio possui um total de 24 bares e lounges, onde os bartenders servem 124 especialidades de cocktails.

11. 680 quilos de café são feitos semanalmente. Isso equivale a aproximadamente 6 milhões de grãos de café.

mairoes-e-melhores-maior-navio-do-mundo-03
Imagem de divulgação | Royal Caribbean International.

12. O impressionante “bar biônico” serve mais de 1.000 drinks por dia. Ele possui 21 mixólogos e 2 bartenders robôs. Sim! Robôs que fazem drinks.

13. Para quem ama doces, o Sweet Beach, ou praia doce, possui mais de 200 produtos diferentes de confeitaria, incluindo diversos sabores de sorvetes, doces e sobremesas.

14. Existem 1.085 pessoas de diferentes nacionalidades responsáveis pelos restaurantes do navio.

Atividades de lazer no maior navio do mundo

mairoes-e-melhores-maior-navio-do-mundo-04
Imagem de divulgação | Royal Caribbean International.

15. Uma das maiores atrações do Symphony of the Seas é o maior toboágua em alto mar do mundo. Chamado de The Ultimate Abyss, ele está a impressionantes 45,7 metros acima do mar.

16. Ele possui ainda 25 piscinas espalhadas por toda a embarcação, banheiras de hidromassagem e simuladores de surfe.

17. O navio também possui uma tirolesa que atravessa regiões diferentes da embarcação e 2 paredes de escalada profissionais.

18. Existem mais obras de artes no maior navio do mundo do que no próprio museu do Louvre em Paris. São exatamente 13.347 obras que incluem esculturas, pinturas, instalações e fotografias.

mairoes-e-melhores-maior-navio-do-mundo-07
Imagem de divulgação | Royal Caribbean International.

19. O teatro chamado de Royal Theater comporta mais de 1.400 convidados, onde produções originais e internacionalmente conhecidas são exibidas, incluindo, produções da Broadway que venceram o Oscar do teatro, o Tony.

20. O cruzeiro possui destinos fantásticos, como Miami, Porto Rico e o Caribe. No entanto, todas as viagens dão uma paradinha em uma ilha privada no Bahamas chamada Coco Cay. Nesta paradisíaca ilha, os convidados têm a oportunidade de voar de balão e nadar no maior lago de água fresca do Caribe, o Oasis Lagoon.

O maior navio do mundo vs o Titanic

Apesar do Symphony of the Seas ser o maior navio do mundo, ele ainda perde em relação à fama do Titanic.

A embarcação que afundou em 1912 foi eternizada no filme de James Cameron de 1997 e as pessoas costumam comparar outros navios luxuosos ao eterno cenário da história de Jack e Rose. Então vamos ver quais são as maiores diferenças entre os dois.

mairoes-e-melhores-maior-navio-do-mundo-05
Imagem produzida pelo canal Discovery Canada revela o tamanho do Titanic em comparação ao Symphony of the Seas.

21. O Symphony possui 93 metros a mais de largura do que o Titanic. O navio naufragado possuía 269 metros e o maior do mundo atualmente possui 362.

22. Com 72,5 metros de altura, o Symphony of the Seas possui 19,5 metros a mais que o Titanic, que possuía 53 metros.

23. Quando inaugurado, o Titanic foi considerado o maior navio do mundo por seu peso e não exatamente por seu comprimento. Seu “irmão”, o Olympic tinha na realidade o mesmo tamanho, mas o Titanic possuía 46 mil toneladas, tendo sido considerado maior que o Olympic na época. Seja como for, ele ainda perde para o Symphony, que tem 228 mil toneladas.

24. O Titanic possuía a capacidade para cerca de 2.300 pessoas, incluindo passageiros e tripulação. O Symphony of the Seas possui capacidade para cerca de 9.000 pessoas!

25. Surpreendentemente, o Symphony of the Seas só é um pouco mais rápido que o Titanic. A média de velocidade do Titanic era de 39 km/h, mas ele estava a 41 km/h na hora da colisão com o iceberg. O Symphony ganha do Titanic por apenas 5 km/h a mais.

Publicado em