Gigantes da bola: os 12 maiores estádios de futebol do mundo


É triste admitir, mas não temos nenhum estádio brasileiro nesta lista. Apesar do Maracanã ter sido por muito tempo o maior estádio do mundo, já faz algum tempo que ele foi superado no que diz respeito à capacidade de público.

Os estádios mais antigos também precisaram ser adaptados às normas de segurança e, com isto, muitos tiveram de reduzir a sua capacidade de acomodação de público.  

Mas a tendência é que os estádios cresçam mais e mais! O objetivo vai ser sempre ter mais gente reunida para curtir o espetáculo da bola no pé! Então, aproveite para conferir quais são os 12 maiores estádios de futebol do mundo:

12. Estádio Santiago Bernabéu

Capacidade: 81.044

Onde: Madrid, Espanha

Time: Real Madrid FC

santiago bernabeu
Foto: Real Madrid FC

A casa do Real Madrid leva o nome do ex-presidente do clube e principal articulador para a construção do estádio. Foi inaugurada em 1947, ainda com o nome de Estádio Chamartín. Chegou a ter capacidade para 125.000 pessoas, mas após algumas remodelações e adequações, o estádio recebe atualmente 81.044 torcedores.

11. Stade de France

Capacidade: 81.338

Onde: Saint-Denis, França

Time: Seleção Francesa de Futebol

stade de france

Construído para a Copa do Mundo de 1998 sediada em França, o Stade de France recebe normalmente amistosos da Seleção Francesa de Futebol, mas também é palco de competições de outros esportes como o rúgbi.

10. ANZ Stadium (Stadium Australia)

Capacidade: 83.500

Onde: Sydney, Australia

Times: Seleção Australiana de Futebol, Western Sydney Wanderers e Sydney FC

anz stadium

Inaugurado em 1999, o Stadium Australia é um estádio olímpico multiuso utilizado para diferentes competições de esportes olímpicos. Em relação ao futebol, costuma receber as partidas da Seleção Australiana que acontecem no país, mas também jogos de exibição dos times locais Western Sydney Wanderers e Sydney FC.

9. Borg El Arab Stadium

Capacidade: 86.000

Onde: Alexandria, Egito

Time:Seleção Egípcia de Futebol

borg el arab

Um dos maiores estádios localizados na África, o Borg El Arab Stadium foi construído no âmbito da candidatura do Egito à sede da Copa do Mundo de 2010, a qual fracassou. Hoje o estádio recebe os jogos da seleção nacional e é o principal estádio do Norte da África.

8. Estádio Azteca

Capacidade: 87.000

Onde: Cidade do México, México

Times: Club America e Seleção Mexicana de Futebol

azteca
Foto: Marvin520

Também chamado de Coloso de Santa Úrsula, o Estádio Azteca é um dos pouquíssimos que já sediou duas finais de Copa do Mundo. Em 1970 foi palco do confronto Brasil 4 x 1 Itália e, em 1986, foi a vez de Argentina 3 x 2 Alemanha Ocidental. Foi o primeiro estádio a receber um jogo da NFL fora dos Estados Unidos, bem como onde o comediante Chespirito, que interpretava o Chaves e o Chapolin, foi velado.

É gol!! Conheça os maiores artilheiros da Copa do Mundo!

7. Bukit Jalil National Stadium

Capacidade: 87.411

Onde: Kuala Lumpur, Malásia

Time: Seleção Malásia de Futebol

bukit jalil
Foto: Populous

Considerado o melhor estádio da Malásia, o Bukit Jalil National Stadium foi construído em 1998 para os Jogos da Commonwealth e foi uma das sedes da Copa da Ásia de 2007. Está situado próximo a outros complexos esportivos como o Bukit Jalil Golf e Country Resort.

6. Wembley Stadium

Capacidade: 90.000

Onde: Londres, Reino Unido

Times: Seleção Inglesa de Futebol, Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa

wembley

O segundo maior estádio da Europa está situado em um dos subúrbios de Londres e recebe partidas de futebol, de rúgbi e atletismo, além de grandes shows de artistas famosos. É onde acontece a final da Copa da Liga Inglesa.

5. Rose Bowl

Capacidade: 90.888

Onde: Pasadena, Estados Unidos

Time: Seleção dos Estados Unidos de Futebol

rose bowl

O Rose Bowl leva este nome devido aos mais de 100 tipos de rosas plantados ao redor do estádio. Recebeu as finais das Copas do Mundo sediadas pelos Estados Unidos, a competição masculina em 1994 e a competição feminina em 1999.

4. FNB - Soccer City

Capacidade: 94.736

Onde: Joanesburgo, África do Sul

Time: Seleção Sul-Africana de Futebol

soccer city

O maior estádio do continente africano foi, como não podia deixar de ser, o principal local das partidas da Copa de 2010. Mas o FNB também foi palco de um dos discursos mais importantes feitos por Nelson Mandela logo após a sua libertação em 1990.

3. Camp Nou

Capacidade: 99.354

Onde: Barcelona, Espanha

Time: FC Barcelona

camp nou
Foto: Diario AS

Camp Nou significa “campo novo” em catalão e já é o terceiro estádio do FC Barcelona, por isso mesmo os torcedores o nomearam assim. Conta com instalações bem completas, desde a parte administrativa, o museu do clube até dormitórios para os jogadores da categoria de base.

2. Melbourne Cricket Ground

Capacidade: 100.024

Onde: Melbourne, Austrália

Time: Seleção Australiana de Futebol

melbourne cricket ground
Foto: Flickerd

Apesar de ser o principal estádio da Austrália, o futebol não é o principal esporte praticado no Melbourne Cricket Ground. Pelo menos não o futebol que conhecemos e adoramos. Por lá, o Aussie Rules, também chamado de Futebol Australiano, é o esporte mais popular. Mesmo assim, os eventos mais importantes que o estádio já recebeu foram relacionados ao futebol, nos Jogos Olímpicos de 1956 e 2000.

1. Primeiro de Maio Rungrado

Capacidade: 114.000

Onde: Pyongyang, Coréia do Norte

Time: Seleção Norte-Coreana de Futebol

rungrado

O maior estádio do mundo é um grande orgulho para a Coreia do Norte. Números não-oficiais dizem que a capacidade do estádio chega a 150.000 pessoas e, apesar de receber os jogos da seleção do país, a grande maioria dos eventos que recebe são comemorativos ou militares.

Você sabe qual é a maior torcida do mundo? Descubra aqui!