Quais são os maiores animais do mundo?


Sabe qual é o maior bicho do mundo? E o maior animal que já existiu? E o maior animal terrestre? E o maior animal do Brasil?... Para essas e outras questões, temos as respostas! Confira e nossa lista e descubra quais os maiores animais que vivem ou já viveram neste incrível e vasto planeta que habitamos!

Baleia-azul: o maior animal do mundo!

baleia azul

A baleia-azul (Balaenoptera musculus) não é apenas o maior animal aquático, mas o maior animal do mundo! Alguns dizem que a baleia-azul é o maior animal que já existiu. Mas descobertas recentes no ramo da paleontologia mostram que houve um dinossauro maior que ela. Falaremos dele a seguir.

Geralmente essas baleias medem em torno de 25 metros. Mas um indivíduo dessa espécie pode chegar a incríveis 33,5 metros e pesar 190 toneladas! Consegue imaginar? Se não consegue, vamos fazer algumas comparações:

  • O comprimento da maior dessas baleias equivale à altura de um prédio de 10 andares.
  • O peso da maior dessas baleias equivale à soma do peso de 141 carros da marca Toyota Corolla.
  • É um pouco menor que um avião Airbus A320.
  • Já em termos de peso, seriam necessários três Airbus A320 vazios para igualar o peso desse monstro dos mares!

Quer saber mais sobre baleias? Leia: As 12 maiores baleias do mundo: tamanhos, fotos e curiosidades

Elefante-africano: o maior animal terrestre

Loxodonta africana

Se a baleia-azul é a rainha dos mares, o elefante-africano-da-savana (Loxodonta africana) é o gigante da terra. O maior indivíduo já catalogado pesava 11 toneladas e tinha quase 4 metros de altura. Esse animal foi morto a tiros e seu corpo empalhado está exposto no Museu de História Natural de Washington desde 1959.

Infelizmente, muitos elefantes desse tipo tiveram um destino igual. Hoje essa espécie encontra-se ameaçada de extinção.

Patagotitan mayorum: o maior animal que já existiu!

Patagotitan mayorum
Nesse desenho de Mario Lanzas, podemos ver como seria esse gigante pré-histórico ao lado de um ser humano.

Descobertas recentes da paleontologia (ramo da biologia que estuda os seres vivos do passado) põem em xeque a afirmação de que a baleia-azul é o maior animal de todos os tempos. Segundo pesquisadores, esse posto é ocupado por uma nova espécie de dinossauro, o Patagotitan mayorum.

Os ossos fossilizados descobertos por acaso na região da Patagônia, em 2014, pertenceram a um animal que viveu há mais de 100 milhões de anos e media mais de 36 metros de comprimento. Com isso, podemos dizer que esse animal pré-histórico era maior do que a mais comprida das baleias-azuis.

Mas, quando o assunto é peso, o Patagotitan não chega nem perto do gigante marinho: "apenas" 70 toneladas. Como dá para ver na imagem acima, boa parte do comprimento desse dinossauro se devia ao tamanho do pescoço e da cauda, que são partes do corpo menos pesadas.

Anta: o maior mamífero terrestre do Brasil

Tapirus terrestris

Um indivíduo adulto da anta-brasileira (Tapirus terrestris) pode chegar a 300 kg e 2,5 m de comprimento. Nenhum outro mamífero terrestre no Brasil é tão grande e pesado quanto a anta. Ela é um animal herbívoro - ou seja, alimenta-se basicamente de folhas e frutos.

A anta pode ser encontrada em países como Paraguai, Colômbia, Venezuela, Argentina e em todo o Brasil. Por causa da caça predatória, a anta deixou de ser vista em algumas regiões. No Brasil, é mais fácil encontrá-la no Pantanal, na Amazônia e na Mata Atlântica. Hoje a anta corre risco de extinção.

Girafa: o animal mais alto do mundo

Giraffa tippelskirchi

Aqui não há nenhuma novidade. Em termos de altura, a girafa lidera com sobra! Uma girafa já nasce com surpreendentes 2 metros de altura! Na fase adulta, uma girafa da espécie Giraffa camelopardalis atinge em média 5 metros de altura, podendo quase chegar a incríveis 6 metros, o que equivale à altura de um sobrado.

A maior girafa já medida era uma Girafa-masai de 9 anos que media 5,8 metros!

Mas esses incríveis animais, que habitam diversas regiões do continente africano, também estão ameaçados, seja pela caça seja pelo desaparecimento de seu habitat.

Salamandra-gigante-da-china: o maior anfíbio do mundo

salamandra gigante da China

Não há uma única espécie de salamandra gigante na China. Recentemente, pesquisadores descobriram que há três tipos de salamandra-gigantes. Essa recente constatação dá o título de maior anfíbio do mundo à Andrias sligoi, que pode atingir surpreendentes 2 metros de comprimento e superar os 45 kg!

Ela é nativa da região sul da China e tempos atrás podia ser encontrada com relativa facilidade. O problema é que, devido à caça furtiva e à perda de habitat, todas as três espécies de salamandra-gigante encontram-se seriamente ameaçadas de extinção.

Tubarão-baleia: o maior peixe do mundo

Rhincodon typus
Enorme tubarão-baleia é visto por visitantes no Aquário da Geórgia, nos EUA.

O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe vivo que existe, podendo atingir incríveis 20 metros de comprimento! Já imaginou? Claro que casos assim devem ser raros, e é mais comum que sejam identificados indivíduos com cerca de 9 metros.

Apesar desse tamanho todo, esses animais são completamente inofensivos para os seres humanos. Sua dieta consiste basicamente em plânctons, pequenos crustáceos e peixinhos. Mas o mais interessante é o modo como eles se alimentam. Nadando próximo à superfície, eles sugam tudo o que vem pela frente, filtrando aquilo que lhes interessa.

Para saber mais curiosidades sobre criaturas marinhas, leia:

Os 10 maiores e mais impressionantes animais marinhos do mundo!

Urso-polar: maior carnívoro do mundo

Ursus maritimus

O Ursus maritimus, popularmente conhecido como urso-polar ou urso-branco, é um animal solitário que vive no círculo polar Ártico, que passa por lugares como Alasca, norte do Canadá, Groenlândia e Rússia. Um macho adulto dessa espécie pode chegar a 2,5 metros de comprimento e pesar 800 kg! Incrível, não é mesmo?

Mas não dá para falar dos ursos-polares sem lembrar que esses animais estão entre os que mais sofrem com os efeitos do aquecimento global. Trata-se de uma situação dramática. Com o derretimento das calotas polares, esses grandes carnívoros vêm perdendo seu habitat natural e, literalmente, morrendo de fome.

Crocodilo-de-água-salgada: maior réptil do mundo

Crocodylus porosus

Isso mesmo: tem crocodilo que nada no mar. É o Crocodylus porosus, o maior réptil vivo do mundo! Um macho pode chegar a 7 metros de comprimento, entre a cabeça e a ponta da cauda, e pesar mais de 1 tonelada!

Esses animais carnívoros são encontrados águas costeiras, rios, estuários e pântanos em regiões próximas aos Oceanos Pacífico e Índico. Eles são conhecidos por serem exímios nadadores, e não é incomum que sejam avistados bem longe da terra.

Avestruz: a maior ave do mundo

Struthio camelus

A avestruz (Struthio camelus) é uma gigantesca ave terrestre que pode chegar a 2 metros de altura! Seu peso costuma variar entre 90 e 130 kg. Esses herbívoros costumam comer cerca de 3,5 kg de alimentos diariamente e são capazes de ficar sem beber água durante vários dias.

Até meados do século passado, avestruzes eram encontrados em algumas regiões do mundo, como o sudoeste da Ásia e a Península Arábica. Devido à caça predatória (seu couro é bastante valioso), hoje só é possível encontrar avestruzes vivendo em seu estado de natureza nas zonas mais secas da África Subsaariana.

Pelagornis sandersi: a maior ave que já existiu

Pelagornis sandersi
Pelagornis sandersi (centro) comparado com o condor-dos-andes (esq.) e o albatroz-gigante (dir.).

Mas há mais ou menos 24 milhões de anos o avestruz não era páreo para a Pelagornis sandersi, a maior ave que já existiu no planeta. Diferentemente do avestruz, essa ave pré-histórica tinha asas longas e podia planar por grandes distâncias.

Fósseis dessa ave foram encontrados em 1983 nos EUA. Paleontólogos que analisaram o material acreditam que o animal tinha o dobro do tamanho de um albatroz. Eram 7 metros entre as pontas das asas. A título de comparação, um albatroz adulto tem cerca de 3,40 metros de envergadura.

Lula-colossal: o maior invertebrado do mundo

lula colossal
Lula-colossal preservada no Museu Te Papa, na Nova Zelândia.

Por incrível que pareça, um indivíduo da espécie Mesonychoteuthis hamiltoni, conhecida como lula-colossal, pode atingir 14 metros de comprimento (somados os tentáculos e a cabeça). Dentre os invertebrados (ou seja, animais que não desenvolvem coluna vertebral), nenhuma outra espécie a supera.

Em 2007, pescadores neozelandeses capturaram no Mar da Antártida o maior animal desse tipo de que se tem notícia. Essa lula tinha 14 metros de comprimento e pesava quase meia tonelada! As comparações assustam: seus olhos eram do tamanho de pratos e as ventosas dos tentáculos tinham o mesmo diâmetro de um pneu de carro!

Gostou desse conteúdo? Talvez você curta este aqui também:

As 9 maiores cobras do mundo (que conhecemos)