Quais são os maiores rios do mundo?


Saber exatamente quais são os maiores rios do mundo em extensão não é tarefa fácil. Os maiores rios do mundo estendem-se por milhares de quilômetros, e medi-los com precisão requer conhecimento especializado e uso de tecnologia avançada, como satélites. Além disso, nem sempre é fácil determinar exatamente onde um rio nasce e termina.

Como você vai ver, estudos recentes contrariam a afirmação de que o Nilo é o maior rio do mundo. Nosso Amazonas o supera em 140 km.

10. Amur - 4.444 km

Amur Argu Kherlen

O rio Amur, chamado de "Rio do Dragão Negro" (Heilong Viong) pelos chineses, traça o limite entre o extremo oriente da Rússia e o nordeste da China. O rio nasce na China a partir de seus principais afluentes: os rios Shilka e Argun. Ele corre sempre no sentido leste, desaguando no Golfo da Tartária, estreito situado no Oceano Pacífico que liga o mar de Okhotsk com o mar do Japão.

9. Congo - 4.700 km

rio congo

Trata-se do 2º maior rio da África, apenas atrás do gigante Nilo. O rio Congo, também conhecido como Zaire, é o segundo rio mais caudaloso do mundo, desaguando no Atlântico Sul 67.000 m³/s!

Se olharmos o rio Congo no mapa, ele parece a letra U de cabeça para baixo. Nasce no nordeste da Zâmbia, a uma altitude de quase 2 mil metros, e flui em forma de arco para o oeste, cruzando a República Democrática do Congo até chegar ao Atlântico.

8. Ob-Irtysh - 5.410 km

rio ob

Os rios Ob e Irtysh formam uma das maiores bacias hidrográficas do continente asiático. O Ob nasce no sul da Rússia e o Irtysh, mais longo, na fronteira da China com a Mongólia. Ambos correm para o norte, encontrando-se no oeste da Sibéria. O Irtysh é o principal afluente do Ob, que deságua a norte, no Oceano Ártico.

7. Rio da Prata-Paraná - 4.876 km

rio da prata
Na sua extremidade, o estuário do rio da Prata chega a ter 219 km de largura.

Com 219 km de largura, o rio da Prata é o maior estuário do mundo. Ele é formado pelos rios Paraná e Uruguai, sendo o Paraná seu principal afluente. Se levarmos em conta toda a extensão do rio Paraná, até a foz do estuário da Prata, chegaremos a 4.876 km, o que faz desse rio o 7º maior do mundo.

O rio Paraná nasce do encontro entre os rios Grande e Parnaíba, na fronteira dos estados de Minas, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Fluindo em direção ao sul, ele se encontra com o rio Uruguai, formando o rio da Prata, que deságua no Oceano Atlântico.

6. Amarelo (Huang He) - 5.464 km

Huang He rio amarelo
O rio Amarelo no trecho em que cruza a cidade de Lanzhou, no oeste da China.

O rio Amarelo é o 2º maior da China e o mais importante historicamente, já que foi em suas margens que se desenvolveu a civilização chinesa. Ele nasce no Tibete e fui para o leste até desembocar no Mar Amarelo. O nome Amarelo faz referência à coloração dada pelo lodo às águas do rio.

5. Yenisei-Angara-Selenga - 5.539 km

rio Yenisei

Se juntarmos os 3 rios, desde o nascimento do Selenga na Mongólia, passando pelos rios Angara e Yenisei ("O Grande Rio"), que desemboca no Mar de Kara, no Ártico, temos o 5º maior rio do mundo em extensão. O rio cruza o centro da Sibéria no sentido sul-norte e suas águas congelam durante o inverno.

4. Mississippi-Missouri - 6.270 km

Mississippi
Vista aérea do rio Mississipi no Great River Bluffs State Park, no estado do Minnesota (EUA).

O Mississippi e o Missouri são os dois maiores rios dos Estados Unidos, formando a maior bacia hidrográfica da América do Norte. O Missouri sozinho tem mais de 3.700 km, sendo o maior rio do país. Se formos considerar os dois rios juntos, o Mississippi e seu principal afluente, chegamos a mais de 6.200 km de extensão de curso d'água que cruza os EUA de norte a sul, onde deságua no Golfo do México.

3. Yangtze - 6.380 km

Yangtze

O maior rio da China cruza quase todo o país de oeste a leste. Ele nasce na cordilheira montanhosa Kunlun, no Tibete, e, divindindo o país em duas grandes regiões (norte e sul), deságua no Mar da China Oriental. O rio é importantíssimo para a economia da China, seja no que diz respeito à irrigação, saneamento ou transporte.

Uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo em termos de capacidade, a Hidrelétrica das Três Gargantas, está instalada na cidade de Sandouping, no rio Yangtze.

2. Nilo - 6.852 km

rio Nilo
Imagem do delta do Nilo à noite obtida pela tripulação da Expedição 25 na Estação Espacial Internacional.

"O Nilo é o maior rio do mundo". Quantas vezes a gente não ouviu essa frase na escola? Estudos de 2007, porém, contrariam essa informação, colocando o nosso Amazonas em 1º lugar.

Seja como for, uma coisa é certa: o Nilo é gigantesco, estendendo-se pelo noroeste do continente africano desde Uganda até o Egito, onde deságua no Mar Mediterrâneo. Na imagem acima, é possível observar como esse rio é importante para as populações africanas, que se concentram ao longo do vale do rio. O ponto mais brilhante, na ponta da pirâmide que se forma no delta, é a capital do Egito, Cairo.

1. Amazonas - 6.992 km - o maior rio do mundo!

rio amazonas
Imagem de satélite do rio Amazonas próximo ao município de fonte Boa Nova (AM).

Sim, o rio Amazonas, considerado por muito tempo o 2º maior rio do mundo, tomou o lugar do Nilo há alguns anos. O que fez com que o Amazonas passasse a ocupar o 1º lugar foi um estudo realizado em 2007 por uma equipe de pesquisadores brasileiros e peruanos ligados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Agência Nacional de Águas (ANA), o IBGE e o Instituto Geográfico Militar do Peru.

O estudo contou com uma expedição à nascente do rio, nos Andes Peruanos, que redefiniu o exato local onde o rio nasce. Assim, foi possível que "o rio crescesse" e superasse o Nilo em 140 km. Já era o maior do mundo em volume, agora é também o maior em extensão. O rio Amazonas nasce no Peru e, cortando o norte da América do Sul de oeste a leste, deságua no Oceano Atlântico, no norte do Brasil.

Gostou desse conteúdo? Então experimente ler estes também:

As 10 paisagens mais espetaculares do Brasil

As 15 maiores pontes do mundo

Os 15 maiores terremotos da história e os 5 maiores do Brasil