Você sabe quais são as maiores economias do mundo?


Quanto mais um país apresenta capacidade de produção e distribuição de bens materiais, maior se torna a sua força econômica. As maiores economias globais são as principais potências financeiras do planeta e, provavelmente, você tem alguns produtos na sua casa que vieram de alguns desses países.

Conheça as maiores economias do mundo de acordo com o relatório Perspectiva Econômica Mundial, publicado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em 2018:

10. Canadá

PIB: 1,8 trilhões

Canadá

Apesar da grande produção industrial, o Canadá se diferencia de outros países desenvolvidos pelo setor primário ter grande importância para a economia do país. Com o território rico em recursos naturais, é um grande exportador de gás natural e petróleo, mas também de produtos agrícolas como trigo e outros cereais.

9. Brasil

PIB: 2,14 trilhões

Brasil
Fonte: Minas News

Devido à crise econômica recente, o Brasil perdeu 2 posições neste ranking. Porém continua entre as maiores economias do mundo e pelas estimativas deverá continuar por aqui. O maior produtor de café do mundo há 150 anos e o quarto maior mercado de automóveis. Com uma enorme diversidade, o país é ativo nos setores de mineração, agricultura, manufatura e serviços.

8. Itália

PIB: 2,18 trilhões

itália

Após a II Guerra Mundial, a Itália sofreu uma grande transformação na sua economia. Passou de um país essencialmente agrícola para uma potência industrial e de exportação. Apesar de não possuir um número muito grande de empresas multinacionais globais, apresenta uma vasta quantidade de empresas de pequeno e médio porte focadas em nichos de mercado e produtos de luxo, que são a base da economia do país.

7. Índia

PIB: 2,85 trilhões

India

Com uma taxa de crescimento anual que ronda os 5,8%, a Índia é dos países com crescimento mais acelerado do mundo. É o país que apresenta a maior força de trabalho mundial, contando com 513,6 milhões de pessoas, sendo que 54% da sua produção está no setor de serviços.

6. França

PIB: 2,93 trilhões

frança

Embora em declínio, as empresas estatais apresentam grande importância na economia francesa. Desde os anos 90 o país vem gradualmente tornando o setor estatal mais corporativo. Porém o governo continua exercendo grande influência em setores importantes de infra-estrutura como na construção de estradas de ferro, eletricidade, telecomunicações e usinas nucleares.

5. Reino Unido

PIB: 2,94 trilhões

londres

Londres, a capital do Reino Unido, é a cidade com o maior PIB urbano da Europa, além de dividir o status de maior centro financeiro do mundo com Nova York e ser um dos 3 “centros de comando” da economia global (os outros são Nova York e Tóquio). A maior parte do PIB do Reino Unido, cerca de 73%, está concentrado no setor de serviços. Londres é ainda o maior destino turístico do mundo.

4. Alemanha

PIB: 4,2 trilhões

alemanha
Fonte: Fotolia

A maior economia da Europa e a grande defensora da prática de uma economia globalizada. É o país que mais exporta, sendo que cerca de 70% do seu PIB é gerado pelo setor de serviços, 29,1% pela indústria e apenas 0,9% provém da agricultura. Tornou-se a maior referência de produção em engenharia, sendo o principal produtor de turbinas eólicas e tecnologia de energia solar do mundo.

3. Japão

PIB: 5,1 trilhões

japão

Líder nas áreas de pesquisa científica, médica e no desenvolvimento tecnológico. O Japão possui o maior banco do mundo, o Mitsubishi UFJ Financial Group. A economia japonesa depende essencialmente de uma forte cooperação entre o governo e a indústria, com um grande investimento em alta tecnologia e práticas de redução de desperdício e reciclagem de materiais.

2. China

PIB: 14 trilhões

china

O país com maior crescimento econômico do mundo. A China apresenta um aumento médio de 10% do PIB anualmente. Composto por uma economia mista resultante das reformas econômicas de Xiaoping aplicadas desde 1978. Fazendas foram privatizadas, encerrando a prática da agricultura coletiva. Assim como indústrias na área de mineração e produtos básicos (roupas, processamento de comida e etc) também passaram a fazer parte o setor privado. Estas medidas levaram a China a se tornar a nação com o maior crescimento econômico dos últimos 25 anos.

1. Estados Unidos

PIB: 20,4 trilhões

estados unidos

Responsável por cerca de 24% do PIB mundial, os Estados Unidos são o maior importador e o terceiro maior exportador de produtos do mundo. Grandes marcas globais têm origem no país, como Coca-Cola, Nike e McDonald’s. É o principal produtor de energia elétrica e nuclear, mas também é o maior importador de petróleo. Apesar de ser o maior produtor de milho e soja, a agricultura representa menos de 1% do PIB. A maior parte do PIB é composta por serviços, cerca de 67,8%.

Veja ainda os 12 países mais ricos do mundo em 2017 (PIB per capita)