Os 35 sobrenomes mais comuns no Brasil: origem e significados


Silva, Santos e Oliveira são os três sobrenomes mais comuns do Brasil. Eles são compartilhados por milhões de pessoas em todo o país, mesmo elas não tendo necessariamente ligações de descendência diretas.

maiores-e-melhores-sobrenomes-opção-01

A maior parte dos sobrenomes brasileiros têm origem portuguesa e remontam o período colonial do país. Descubra quais são os sobrenomes mais comuns no Brasil, qual a frequência de pessoas que possuem eles no país, a origem e o significado de cada um! Será que o seu está na lista? Confira para descobrir!

1. Silva

Origem: Latina, Portuguesa
Frequência: Mais de 5 milhões

Se você não tem o sobrenome Silva, com certeza, conhece diversas pessoas que têm. Isso porque ele é o sobrenome mais comum de todo o país e de acordo com o site Forebears, 1 em cada 93 cidadãos brasileiros é registrado com ele. Este sobrenome de origem portuguesa significa "floresta", "selva" ou "bosque" e vem do latim. Ele é considerado um nome toponímico, pois provavelmente era dado às pessoas que viviam próximo à Torre de Honra de Silva, junto a Calença, atual cidade portuguesa de Valença.

2. Santos

Origem: Latina, Espanhola, Portuguesa
Frequência: Mais de 3.9 milhões

O segundo sobrenome mais comum no Brasil é Santos. Ele surge a partir do latim Sanctorum e significa “todos os santos”. Isso porque era comum com que ele fosse atribuído às pessoas que nasciam no dia 1º de novembro, “dia de todos os santos”. É também um dos sobrenomes mais antigos de Portugal.

3. Oliveira

Origem: Latina, Portuguesa
Frequência: Mais de 3.7 milhões

O sobrenome Oliveira tem significado bastante literal: “árvore que produz a oliva”, “cultivadores de oliveira”, “local cheio de oliveiras”. Existem duas possibilidades para as origens do sobrenome. Uma é que as pessoas que moravam em locais próximos às árvores de oliveira adotaram o nome em Portugal. Outra é de que judeus forçados ao catolicismo adotaram este sobrenome para que não fossem perseguidos na região.

4. Souza

Origem: Latina, Portuguesa
Frequência: Mais de 2.6 milhões

O quarto sobrenome mais comum do Brasil é Souza, escrito com Z. Ele possui suas origens no latim e é considerado uma variação da forma escrita com S, Sousa, mais comum em Portugal. Este sobrenome significa "seixo", "pedra", "pombo bravo" ou "aquele que pertence ao rio Sousa".

5. Rodrigues

Origem: Espanhola, Portuguesa
Frequência: Mais de 2.3 milhões

O sobrenome Rodrigues significa “filho de Rodrigo”. Isso acontece porque o sufixo “es” era normalmente associada à descendência. Dessa forma, em suas origens, o sobrenome estava ligada às pessoas descendentes de um importante patriarca de nome Rodrigo. Este é o quinto sobrenome mais comum no Brasil e possui uma versão em espanhol sendo a escrita Rodríguez.

6. Ferreira

Origem: Portuguesa
Frequência: Mais de 2.3 milhões

Este é o terceiro sobrenome mais comum de Portugal e suas origens apontam para que ele seja toponímico, ou seja, que denote uma região. Ferreira significa “que vem da terra rica em ferro”, “ferreiro”, “o que trabalha com ferro”. Curiosamente, em suas mais diversas variações, acaba sendo um dos sobrenomes mais comuns do mundo. Um exemplo é o sobrenome inglês Smith, que possui o mesmo significado de Ferreira e é o mais popular nos Estados Unidos.

7. Alves

Origem: Portuguesa, Nórdica
Frequência: Mais de 2.2 milhões

O sobrenome de origem portuguesa Alves é uma variante do nome Álvares, que por sua vez é um sobrenome patronímico significando “filho de Álvaro”. Álvaro, por sua vez, é um nome de origem nórdica que significa “exército de elfos” ou “guerreiro elfo”. O significado de Alvez pode, portanto, ter a extensão de “filho do guerreiro elfo”.

8. Pereira

Origem: Portuguesa
Frequência: Mais de 2.2 milhões

A origem do popular sobrenome brasileiro Pereira é portuguesa e está ligado à um local ou a uma terra. Ele significa “árvore que produz peras” e estudiosos remontam o sobrenome à uma propriedade em Vila Nova de Famalicão, no norte de Portugal, onde as pessoas daquela região adotaram este sobrenome.

9. Lima

Origem: Latina, Celta, Portuguesa
Frequência: Mais de 2 milhões

Outro sobrenome relacionado à uma região, Lima significa "aquele que pertence ao Rio Limia" ou "aquele que atravessou o rio do esquecimento". O rio Lima nasce na Espanha e passa por Portugal para enfim desaguar no Oceano Atlântico. Famílias que viviam nas proximidades desse rio acabaram por associá-lo aos seus nomes e daí surgiu o sobrenome Lima.

10. Gomes

Origem: Latina, Portuguesa
Frequência: Mais de 1.6 milhões

O sobrenome Gomes está associado a uma palavra que teria origem no latim, Gomo ou Gome. Sua origem também pode ter vindo do visigótico (Estado germânico estabelecido entre os Séculos V e VIII) Guma que significa “homem”. Este seria um sobrenome patronímico para identificar a descendência de uma família. Significa, portanto, “filho de Gome” ou “filho do homem”.

11. Costa

Origem: Grega, Italiana, Espanhola, Portuguesa
Frequência: Mais de 1.6 milhões

Existem diversas origens associadas ao nome Costa. A primeira é que ele era referente às pessoas que nasciam em regiões do litoral, significando “que vive na costa”, “que vive junto à encosta” ou “que é natural do litoral”. Outros estudiosos fazem a associação a um outro nome muito comum na Grécia, Kosta, com o significado de “que pertence à natureza de alguém constante”.

12. Ribeiro

Origem: Latina, Portuguesa
Frequência: Mais de 1.5 milhões

O popular sobrenome Ribeiro tem suas origens na Península Ibérica e seu significado é atrelado a uma região, significando "rio pequeno", "pequena passagem de água" ou "passagem de rio".

13. Martins

Origem: Latina
Frequência: Mais de 1.4 milhões

Este nome foi encontrado em Portugal no início do século XII inicialmente como Martino e Matinos. Ele significa “guerreiro” ou “dedicado ao Deus Marte”, sendo uma variação do nome próprio Martim. Hoje, ele é um dos sobrenomes mais comuns no Brasil, possuindo mais de 1 milhão e quatrocentas mil pessoas registradas com ele.

14. Carvalho

Origem: Latina, Portuguesa
Frequência: Mais de 1.3 milhões

O Carvalho é uma árvore que possui características como a resistência e a longevidade. Portanto, o sobrenome Carvalho possui estes significados associados. Ele tem origem portuguesa, a partir do latim, e possivelmente estava atrelado às pessoas que nasciam e habitavam regiões onde esta árvore era comum.

15. Almeida

Origem: Árabe, Portuguesa
Frequência: mais de 1.3 milhões

No árabe, a palavra almeida significa “o glorioso”, "a glória”, “conquista gloriosa” ou “a planície”. Estudiosos apontam que o sobrenome se remete a um episódio de conquista ao Castelo de Almeida em uma região de Portugal. A partir daí, o nome do castelo passou a ser adotado como nome de família.

16. Lopes

Origem: Latina, Espanhola
Frequência: Mais de 1.2 milhões

Um prestigiado sobrenome na Espanha em sua forma López, este popular sobrenome possui os significados de “corajoso”, “vitorioso” e “filho do lobo”. Ele surge a partir da palavra lupus em latim, que significa “lobo”. O sufixo “es” remete à descendência, ou seja “filho do lobo”.

17. Soares

Origem: Latina, Portuguesa
Frequência: Mais de 1.2 milhões

O sobrenome brasileiro Soares está associado às origens portuguesas e espanholas. Ele é referente a uma descendência, devido ao sufixo “es” que denota “filho de”. No caso, ele seria baseado no nome próprio Soeiro, que vem do latim e significa “pastor de suínos”. Dessa forma, o sobrenome significaria “filho do protetor ou pastor de suínos”.

18. Fernandes

Origem: Espanhola, Portuguesa
Frequência: Mais de 1.2 milhões

O sobrenome Fernandes tem origem no espanhol Fernandez que se refere a filiação da pessoa pelo sufixo “ez”. Dessa forma, o significado deste sobrenome é “filho de Fernando”. Estudiosos também apontam para sua origem germânica que significaria “homem ousado para atingir a paz”.

19. Vieira

Origem: Portuguesa
Frequência: Mais de 1 milhão

O sobrenome Vieira tem origem portuguesa e se refere à uma região. Ele se espalhou por Portugal partindo das províncias da Vieira do Minho e Vieira de Leiria. O significado de Vieira é “molusco” ou “concha que produz pérolas”.

20. Barbosa

Origem: Espanhola, Portuguesa, Catalã
Frequência: Mais de 1 milhão

Ruy Barbosa foi provavelmente uma das personalidades brasileiras mais importantes a carregar esse sobrenome. Barbosa significa “local cheio de árvores” e é provavelmente uma referência a uma fazenda, onde a planta barbosa pseudococos era encontrada em grande quantidade. D. Sancho Nunes Barbosa é normalmente atrelado a primeira pessoa com este sobrenome.

21. Rocha

Origem: Francesa
Frequência: Mais de 1 milhão

Você vai se surpreender em saber que um dos sobrenomes brasileiros mais populares tem origem francesa. Rocha surge a partir da palavra francesa Rocque que significa literalmente “rocha”. Este nome era dado aos homens que viviam em proximidades de lugares rochosos na França e acabou se espalhando para outras partes do mundo.

22. Dias

Origem: Espanhola, Portuguesa
Frequência: Mais de 1 milhão

O sobrenome Dias surge a partir do espanhol Diez, nome patronímico para se referir a “filho de Diego”. Diego, por sua vez, têm origem hebraica, pois é equivalente ao nome bíblico Jacó. As origens deste sobrenome são tanto espanhola quanto portuguesa, uma vez que chegou à Portugal com a forma Dias, com s.

23. Nascimento

Origem: Latina, Portuguesa
Frequência: Mais de 1 milhão

Em Portugal era comum as pessoas que nasciam no dia 25 de dezembro receberem o nome Nascimento em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo. Dessa forma, existem diversas famílias no país com este sobrenome, mas sem relação de descendência direta umas com as outras.

24. Andrade

Origem: Espanhola, Portuguesa
Frequência: Mais de 900 mil

O sobrenome Andrade pode ter surgido a partir de uma família que vivia na freguesia de mesmo nome no reino da Galiza, comunidade autônoma espanhola que se localiza ao norte de Portugal. O sobrenome possui o significado de "topônimo do reino da Galiza".

25. Moreira

Origem: Portuguesa
Frequência: Mais de 800 mil

Sobrenome extremamente popular em Portugal, Moreira surgiu na freguesia de Santa Maria de Moreira, atual Moreira do Castelo. Na região existiam diversas amoreiras e, portanto, é atrelado ao sobrenome o significado de “aqueles que vivem perto da árvore de amoras”.

26. Nunes

Origem: Latina, Portuguesa
Frequência: Mais de 800 mil

Registros históricos apontam que o nome Nuno foi encontrado na língua portuguesa no século XIII com a escrita Nunho. Nunes seria um sobrenome em referência aos descendentes de Nuno, significando, portanto, “filho de Nuno”, devido a presença do sufixo “es”.

27. Marques

Origem: Espanhola, Portuguesa
Frequência: Mais de 800 mil

Este popular sobrenome é encontrado no Brasil desde os primeiros anos da colonização. Alguns estudiosos apontam que ele é originário do espanhol Marquez e denota basicamente a descendência dos “filhos de Marcos” ou “filhos de Marcus”, sendo considerado um nome patronímico.

28. Machado

Origem: Portuguesa
Frequência: Mais de 800 mil

Em referência às pessoas que fabricavam ou utilizavam machados em seu dia-a-dia, este sobrenome de origem portuguesa é também muito popular no Brasil como nome próprio. Como muitas pessoas eram identificadas por seus trabalhos, o sobrenome Machado tem os significados de “aquele que faz machados”, “fabricante de machados” ou “o que trabalha com machados”.

29. Mendes

Origem: Espanhola, Portuguesa
Frequência: Mais de 700 mil

O sobrenome Mendes surgiu na Península Ibérica, regiões de Portugal e Espanha, e era um nome atribuído a um indivíduo chamado Menendo, que significa “sacrifício total”. O sufixo “es” poderia denotar também a filiação, ou seja, ele significaria “filho de Mendo”. O sobrenome Mendez em espanhol é também muito popular no país.

30. Freitas

Origem: Latina, Portuguesa
Frequência: Mais de 700 mil

O sobrenome Freitas surge a partir da palavra em latim fraga, que significa “pedregulho”, “rocha”. Dessa forma, ele significa “habitante de local rochoso” ou “aquele que tem origem de local abundante em pedras”. Estudiosos apontam que este sobrenome chegou ao Brasil, possivelmente através de uma família portuguesa que habitava um local rochoso.

31. Cardoso

Origem: Portuguesa
Frequência: Mais de 700 mil

Cardos são espécies de plantas espinhosas que estão associadas ao popular sobrenome Cardoso. De origem portuguesa, são encontrados registros deste sobrenome por volta do ano de 1100. O significado do sobrenome Cardoso seria “habitante de local onde os cardos são abundantes”, remetendo-se às pessoas que habitavam locais onde esta planta era encontrada em abundância.

32. Ramos

Origem: Latina, Portuguesa
Frequência: Mais de 700 mil

Registros históricos apontam que Manuel Francisco Ramos foi a primeira pessoa em Portugal com este sobrenome no ano de 1649. O sobrenome Ramos é na realidade uma homenagem ao tradicional culto religioso chamado “domingo de ramos”. Ele surgiu na região da Península Ibérica, sendo muito popular ainda hoje em Portugal e na Espanha.

33. Gonçalves

Origem: Portuguesa
Frequência: Mais de 700 mil

O sobrenome Gonçalves denota filiação pela presença do sufixo “es” que significa “filho de”. Dessa forma, ele seria referente a “filho de Gonçalo” ou “descendente de Gonçalo”. Ele tem origem medieval a partir de palavras no germânico com outros significados atrelados, tais como “guerreiro” e “combate”.

34. Santana

Origem: Espanhola, Portuguesa
Frequência: Mais de 700 mil

Existem diversas origens para o popular sobrenome Santana. Existem registros históricos do nome em Portugal, Espanha e também na Itália. O sobrenome pode ser uma homenagem à Santa Ana, mãe da Virgem Maria. Outra possibilidade é que os bebês que nasciam no dia 26 de julho (dia de Santa Ana) recebiam este nome. Na Itália e na Espanha é comum vermos as versões deste nome escritas como Sant'Ana e Sant'Anna.

35. Teixeira

Origem: Portuguesa
Frequência: Mais de 600 mil

De origem portuguesa, o sobrenome Teixeira é referente a uma região ou localidade onde era encontrada uma grande quantidade de teixos, uma árvore cujas folhas são venenosas. Estas espécies são muito comuns nas regiões altas de Portugal e, portanto, o significado atrelado ao nome Teixeira é “nascido na área dos teixos” ou “habitante no local onde há muitos teixos”.