21 filmes baseados em fatos reais disponíveis na Netflix para ver hoje


Luan Santos
Luan Santos
Jornalista e Crítico Cultural

Os melhores e mais emocionantes filmes baseados em fatos reais que estão disponíveis na Netflix para você assistir ainda hoje. Selecionamos dramas biográficos, histórias de guerra, filmes inspiradores e de outros gêneros que você não pode deixar de conferir na plataforma de streaming.

O Enfermeiro da Noite (2022)

Trailer:

Gêneros: suspense, crimes reais
Classificação indicativa: 14 anos

Estrelado por Eddie Redmayne e Jessica Chastain, “O Enfermeiro da Noite” é uma adaptação cinematográfica da obra “The Good Nurse: A True Story of Medicine”, que narra os terríveis assassinatos cometidos pelo enfermeiro Charlie Cullen. No longa, acompanhamos a vida da enfermeira Amy, que coloca a sua vida e a de seus filhos em perigo para conseguir retirar de Charlie a verdade de seus crimes.

Adú (2020)

Trailer:

Gêneros: drama
Classificação indicativa: 12 anos

Baseado em centenas de histórias semelhantes que assolam o continente africano, o filme “Adú”, produção original da Netflix apresenta três histórias paralelas muito emocionantes. A primeira delas é a de um jovem e de seu irmão mais novo que tentam sair da África rumo à Europa dentro do porão de um avião. Na trama, acompanhamos também a vida de ativistas ambientais que tentam proteger os animais da caça ilegal. Além disso, acompanhamos também as histórias relacionadas com os profissionais que atuam nas fronteiras entre a Espanha e o Marrocos.

Paternidade (2021)

Trailer:

Gêneros: comédia dramática
Classificação indicativa: 12 anos

Estrelado pelo comediante Kevin Hart e dirigido por Paul Weitz, o filme “Paternidade” conta uma emocionante e também divertida história de um pai solo chamado Matthew. Após perder a esposa quando ela estava em trabalho de parto, o Matthew fica responsável por todo o futuro de sua filha recém-nascida e vai buscar conforto e apoio nos amigos e em uma rede de mães.

O Baile dos 41 (2021)

Trailer:

Gêneros: drama, LGBT
Classificação indicativa: 16 anos

No início do século XX, um grande escândalo abalou a vida de diversos homens de elite no México. Foi revelada uma rede secreta de homens que se relacionavam entre eles, davam bailes onde podiam se sentir livres e se vestir como quiserem. Esta produção da Netflix apresenta a vida de alguns destes homens e das famílias que foram afetados por este escândalo.

A Escavação (2021)

Trailer:

Gêneros: histórico, drama
Classificação indicativa: 14 anos

Durante a Segunda Guerra Mundial, Edith Pretty, uma viúva, contrata um arqueólogo para ajudá-la a entender o que está por trás das misteriosas formações em suas terras. Baseado no livro “A Escavação” do escritor John Preston, o filme revela como a família foi afetada pela descoberta de uma grande quantia de ouro na Inglaterra.

Milagre Azul (2021)

Trailer:

Gêneros: tragédia, drama, espirituoso
Classificação indicativa: 10 anos

Uma emocionante história real que vai te prender do começo ao fim. “Milagre Azul” é estrelado por Dennis Quaid e Jimmy Gonzales e conta a história real de um grupo de órfãos que está prestes a perder o abrigo onde moram após a passagem de um furacão na região. O dono da instituição chamado Papa Omar vai então entrar em uma competição de pesca ao lado do rabugento marinho Wade para ganhar um prêmio que poderá mudar a vida das crianças.

Dois Papas (2019)

Trailer:

Gêneros: histórico, drama
Classificação indicativa: 12 anos

Dirigido pelo realizador brasileiro Fernando Meirelles, o premiado filme “Dois Papas” revela a relação entre o Papa Bento XVI e o Papa Francisco. No filme, acompanhamos as dificuldades e as controvérsias do papado de Bento e como a sua relação com o Papa Francisco foi fundamental para a eventual renúncia do cargo.

Blonde (2022)

Trailer:

Gêneros: drama biográfico
Classificação indicativa: 18 anos

O filme “Blonde” reimagina a vida e as dificuldades de um dos maiores ícones da cultura pop de todos os tempos, Marilyn Monroe. No filme, acompanhamos as pressões e os relacionamentos vividos pela bombshell hollywoodiana e como ela lidou com os problemas vivendo sob os holofotes. O filme é uma adaptação da obra de mesmo nome da jornalista estadunidense Joyce Carol Oates.

The Dirt: Confissões do Mötley Crüe (2019)

Trailer:

Gêneros: musical, biográfico
Classificação indicativa: 18 anos

Baseado na obra que revelou os bastidores de uma das bandas de glam rock mais influentes de todos os tempos, “The Dirt: Confissões do Mötley Crüe” mostra a controversa história dos músicos que agitaram o mundo do rock entre as décadas de 1980 e 1990. Dirigido por Jeff Tremaine, este eletrizante filme vai te deixar preso no sofá do começo ao fim.

Contra o Gelo (2022)

Trailer:

Gêneros: drama histórico
Classificação indicativa: 12 anos

Baseado em uma inacreditável história real, “Contra o Gelo” revela uma expedição que ocorreu no ano de 1909 ao longo da Groenlândia. Ao tentar provar que aquela região do planeta era na realidade uma única ilha, o capitão Ejnar Mikkelsen e o inexperiente ajudante Iver Iversen saem em busca da verdade no frio extremo. No entanto, o retorno para o navio vai colocar a vida de muitas pessoas em perigo.

Era Uma Vez Um Sonho (2020)

Trailer:

Gêneros: drama
Classificação indicativa: 16 anos

Baseado no livro de memórias do empresário de sucesso J.D. Vance, o filme “Era Uma Vez Um Sonho” revela os conflitos familiares que marcaram a trajetória de J.D. rumo a uma carreira de sucesso. Mais do que contar a história de J.D., o filme mostra a dinâmica da família Vance, caracterizada pela pobreza, pelo vício e também pela falta de perspectivas.

O Menino que Descobriu o Vento (2019)

Trailer:

Gêneros: drama
Classificação indicativa: 12 anos

Este emocionante filme original da Netflix conta a história de um menino que ultrapassa os seus limites para salvar a sua vila de uma terrível seca. William é um jovem do Malawi fascinado em aprender sobre os mais diversos assuntos na escola. Ele vai utilizar sua destreza e conhecimento geral para tentar construir um moinho de vento e fornecer energia a uma bomba de água com o propósito de salvar as pessoas da sua vila da miséria.

Primeiro, Mataram Meu Pai (2017)

Trailer:

Gêneros: drama, guerra
Classificação indicativa: 16 anos

Uma linda e inspiradora história de sobrevivência é o que te espera neste aclamado filme escrito e dirigido pela realizadora Angelina Jolie. “First They Killed My Father” conta a história real de vida de Loung, filha de um oficial do governo do Camboja que vê a sua vida despedaçada após o golpe militar de Estado que se instaurou no país na década de 1970.

Anne Frank, Minha Melhor Amiga (2021)

Trailer:

Gêneros: drama, biográfico
Classificação indicativa: 14 anos

Hannah Goslar foi a melhor amiga de uma das figuras mais emblemáticas relacionadas com a Segunda Guerra Mundial, Anne Frank. Neste filme dirigido por Ben Sombogaart, acompanhamos a amizade das duas jovens e as experiências que compartilharam juntas, antes de Anne ter que se refugiar em uma casa de família, após a tomada nazista na Europa.

Elisa y Marcela (2020)

Trailer:

Gêneros: drama biográfico, LGBT
Classificação indicativa: 16 anos

A diretora espanhola Isabel Coixet conta esta surpreendente história que por muito tempo ficou escondida. O único casamento homoafetivo já realizado pela igreja católica aconteceu em 1901 na região da Galícia na Espanha. Neste filme, ela revela a história de amor entre Marcela e Elisa no começo do século XX e como elas conseguiram fingir com que Elisa fosse na verdade o seu falecido primo Mario para conseguirem se casar.

Yara (2021)

Trailer:

Gêneros: policial, crime, drama
Classificação indicativa: 14 anos

A pequena cidade italiana Brembate di Sopra está em choque com o assassinato de uma menina de apenas 13 anos de idade. A procuradora Letizia Ruggeri vai então em busca de provas para conseguir desvendar o caso e trazer um pouco de paz para a família. Dirigido por Marco Tullio Giordana, este filme vai te surpreender do começo ao fim!

O Menino de Asakusa (2021)

Trailer:

Gêneros: comédia dramática, biográfico
Classificação indicativa: 13 anos

A vida, a obra e o legado do comediante japonês Takeshi Kitano é retratado com maestria no filme “O Menino de Asakusa”. Na história, acompanhamos como o jovem Takeshi abandonou a universidade na década de 1960 para aprender as habilidades de comédia e performance com o seu lendário mestre Senzaburo Fukami.

22 de Julho (2020)

Trailer:

Gêneros: crime, policial, drama
Classificação indicativa: 16 anos

O maior ataque terrorista da Noruega aconteceu no dia 22 de julho de 2011, quando 77 pessoas foram brutalmente assassinadas por um fanático de extrema-direita que carregava ideias anti-islâmicas. Este filme emocionante relata a busca por justiça de um dos sobreviventes em um período em que o país precisava de mudanças urgentes.

Bohemian Rhapsody (2018)

Trailer:

Gêneros: musical, biográfico
Classificação indicativa: 14 anos

O vencedor do Oscar de Melhor Ator Rami Malek dá vida a uma das figuras mais emblemáticas do rock de todos os tempos, Freddie Mercury. Em “Bohemian Rhapsody”, acompanhamos a jornada de vida de Mercury, seus amores, relacionamentos, suas dores e, especialmente, a sua paixão pela música.

Comer Rezar Amar (2010)

Trailer:

Gêneros: comédia dramática, biográfico
Classificação indicativa: 12 anos

Baseado no best-seller autobiográfico da autora estadunidense Elizabeth Gilbert, “Comer Rezar Amar” conta a história de Liz, uma mulher recém-divorciada que embarca em uma jornada de autoconhecimento e reflexão em três partes diferentes do mundo. Na Itália, Liz descobre os prazeres da culinária italiana. Na Índia, a mulher tenta encontrar paz de espírito em um centro de meditação. Na Indonésia, Liz descobre um novo amor. Estrelado por Julia Roberts, este filme é emocionante e inspirador ao mesmo tempo.

Os 7 de Chicago (2020)

Trailer:

Gêneros: policial, drama
Classificação indicativa: 16 anos

Dirigido por Aaron Sorkin, o filme “Os 7 de Chicago” revela os acontecimentos de um julgamento que definiu e inspirou uma geração de ativistas nos Estados Unidos no final da década de 1960. O filme é focado em sete pessoas condenadas pelo país por conspiração, após protestos pacíficos contra a Guerra do Vietnã que aconteceu em Chicago no ano de 1968.

Veja também:

Luan Santos
Luan Santos
Jornalista formado pela Universidade Federal de Viçosa e especialista em produção e crítica cultural pela PUC Minas. Atualmente é mestrando em comunicação, arte e cultura pela Universidade do Minho e apaixonado por cinema clássico, séries, musicais, livros e bons papos.